Os rotavírus são os mais importantes agentes de gastroenterite em crianças e animais jovens. Neste trabalho, os aspectos da patogenia em cultura de células MA-104 infectadas com a cepa 1154 de rotavírus porcino foram determinados e comparados com a cepa padrão SA-11. Foi determinado que a cepa 1154 pertence ao genótipo G5P[6], não possui atividade hemaglutinante e é dependente de ácido siálico nos receptores celulares e da tripsina para formação do plaque. A cepa desenvolve efeito citopático (ECP) rápido, com grande capacidade de disseminação entre as células adjacentes, além de possuir mutantes com tamanho de plaque diferente. Em paralelo ao ECP foi observado o efeito de fragmentação nuclear de células infectadas, seguido da diminuição da atividade desidrogenásica mitocondrial.
Este trabalho tem como objetivo geral “Investigar as contribuições do ensino de biologia na construção de um conhecimento que possibilite ao aluno e ao professor compreender e explorar a realidade em que vivem capacitando-os a transitar entre o conhecimento científico e as peculiaridades do mundo que os cerca”. Procura analisar como os professores de Biologia de Criciúma – SC lidam com a contextualização do Ensino e discute como essa forma de Ensino é compreendida por eles.
Um dos principais desafios apresentados àqueles interessados em estudar ecologia evolutiva tem sido conceituar, definir e explicar os padrões encontrados em uma comunidade. O presente estudo visa investigar as relações entre espécies e recursos, no intuito de estabelecer em que grau esta relação pode contribuir para os padrões de abundância identificados para os drosofilídeos na região Amazônica.
Noventa e um camundongos (42 machos e 49 fêmeas) receberam dimetilnitrosamina na água de beber, durante 6 meses, com a seguinte concentração: a) 17 ppm (partes por milhão), durante o primeiro mês. b) 10,6 ppm durante os cinco meses restantes. A solução contendo a droga foi oferecida 'ad libitum'. Nestas circunstâncias, a DMN provoca diversas modificações nos núcleos de hepatócitos, tais como são vistos após a reação de Feulgen. Os cromocentros desses núcleos (heterocromatina constitutiva) sofrem um processo de dissolução ou descompactação. Paralelamente, determinações citofotométricas revelaram alterações nos padrões de distribuição dos valores Feulgen-DNA de tais núcleos.
O presente trabalho objetiva descrever a espermiogênese do carrapato do boi - (Boophilus microplus) (Canestrini, 1887), sob aspectos histológicos, histoquímicos, morfológicos e ultra-estruturais.
Esta pesquisa está inserida no campo das investigações sobre a formação inicial de professores e assume que a docência é uma profissão. Como tal, envolve um corpo de saberes específicos. Além disso, fundamenta-se na necessidade de se superar o modelo da racionalidade técnica na formação docente, em direção ao modelo da prática reflexiva, centrado na investigação do próprio trabalho em sala de aula.
Palavras-chave: Ensino de Biologia. Estágio supervisionado. Estágios. Formação de professores. Licenciatura. Pesquisa-ação. Saberes docentes. Tutoria.
Esta tese faz a análise de uma experiência de formação de professores de Biologia, realizada na disciplina de Prática de Ensino, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - Campus Botucatu, Unesp -, procurando articular ensino e pesquisa. Seu objetivo é discutir como ocorre a produção do conhecimento escolar, pelo aluno da graduação, a partir de seu envolvimento na produção de material didático para o ensino de Biologia.
Palavras-chave: Professores. Biologia. Material didático. Prática de ensino.
Neste trabalho, busca-se compreender a presença das imagens nos livros didáticos de Biologia, do Ensino Médio, por meio de três níveis diferentes de análises.
Palavras-chave: Imagem. Livros didáticos. Ensino Médio. Biologia. DNA recombinante.
Esta pesquisa teve como objetivo geral, a partir da ótica de aconselhadores de Serviços de Prevenção em AIDS, analisar o aconselhamento como prática de promoção e educação em saúde.
Palavras-chave: DST. Prevenção. Aconselhamento. Serviços de Saúde. Usuários.
O presente estudo teve como objetivo analisar as avaliações, que foram empregadas pelos professores de ensino médio na disciplina de Biologia, quando é abordado o tópico sobre biologia celular, traçando um paralelo entre as avaliações realizadas e os conteúdos de outras avaliações de âmbito mais geral, com destaque para o Concurso Vestibular da Unicamp e o Exame Nacional do Ensino Médio - Enem. Nas escolas pesquisadas foram analisados os conteúdos dos livros, os seus exercícios, e os planos de ensino dos professores. Além disso, foram propostos questionários, os quais abordaram um conjunto de questões que visou mostrar a forma como o professor encara o processo ensino/aprendizagem e como a avaliação se insere nesse contexto.