No presente trabalho, foram empregados vários métodos citoquímicos e bioquímicos de análise a fim de se verificar comparativamente as alterações celulares que ocorrem durante a perda de viabilidade de sementes de P.vulgaris e S.reticulada, submetidos a condições de envelhecimento acelerado em períodos crescentes de tempo.
Noventa e um camundongos (42 machos e 49 fêmeas) receberam dimetilnitrosamina na água de beber, durante 6 meses, com a seguinte concentração: a) 17 ppm (partes por milhão), durante o primeiro mês. b) 10,6 ppm durante os cinco meses restantes. A solução contendo a droga foi oferecida 'ad libitum'. Nestas circunstâncias, a DMN provoca diversas modificações nos núcleos de hepatócitos, tais como são vistos após a reação de Feulgen. Os cromocentros desses núcleos (heterocromatina constitutiva) sofrem um processo de dissolução ou descompactação. Paralelamente, determinações citofotométricas revelaram alterações nos padrões de distribuição dos valores Feulgen-DNA de tais núcleos.
Um dos principais desafios apresentados àqueles interessados em estudar ecologia evolutiva tem sido conceituar, definir e explicar os padrões encontrados em uma comunidade. O presente estudo visa investigar as relações entre espécies e recursos, no intuito de estabelecer em que grau esta relação pode contribuir para os padrões de abundância identificados para os drosofilídeos na região Amazônica.
Este trabalho tem como objetivo geral “Investigar as contribuições do ensino de biologia na construção de um conhecimento que possibilite ao aluno e ao professor compreender e explorar a realidade em que vivem capacitando-os a transitar entre o conhecimento científico e as peculiaridades do mundo que os cerca”. Procura analisar como os professores de Biologia de Criciúma – SC lidam com a contextualização do Ensino e discute como essa forma de Ensino é compreendida por eles.
O entendimento da Embriologia Humana é fundamental para o diagnóstico e tratamento corretos das malformações congênitas. No entanto, as disciplinas tradicionais de Embriologia Humana exigem do aluno um rápido entendimento de uma série de mudanças que ocorrem simultaneamente em uma escala macro e microscópica no embrião e, como consequência, os estudantes têm dificuldade em compreender os conceitos apresentados e criar mentalmente imagens tridimensionais dos processos envolvidos. Sabendo-se que os testes de múltipla escolha, quizzes, são métodos objetivos comumente usados como ferramenta auxiliar de aprendizado, neste estudo foram desenvolvidos quizzes eletrônicos e uma metodologia para a utilização dos mesmos, visando o ensino de Embriologia Humana.
Palavras-chave: Embriologia. Humana. Educação. Médica. Aprendizagem. Perceptiva. Tecnologia. Educacional. Brasil.
O sombreamento de cafezais é uma técnica que tem sido utilizada em muitos países devido ao seu elevado potencial de sustentabilidade. No sul e sudeste do Brasil a arborização cafeeira tem uma vantagem especial: proteção contra geadas. Todavia o sombreamento, dependendo da espécie utilizada, densidade, manejo de solo e condições climáticas, pode causar decréscimos na produção. Com a finalidade de obter conhecimentos básicos e específicos do sombreamento parcial sobre os diferentes aspectos do ciclo reprodutivo do cafeeiro, analisou-se os efeitos da evolução das gemas florais, flores e frutos.
Realizou-se um estudo de corte transversal em mulheres com idade entre 45 e 65 anos, não usuárias de terapia hormonal ou tamoxifeno nos últimos seis meses. Com o objetivo de comparar a prevalência de sintomas climatéricos, a proporção de mulheres com atividade sexual e a qualidade de vida (QV) em mulheres com e sem câncer de mama e identificar os fatores associados à QV em mulheres com câncer de mama.
Palavras-chave: Mamas. Câncer. Neoplasias. Menopausa. Qualidade de vida.
A Aids é uma pandemia que representa um grave problema de saúde pública e o efeito das terapias anti-retrovirais tem sido objeto de estudos. Os objetivos desse trabalho é estimar a mediana do tempo livre de Aids (MTLA) e o tempo mediano de sobrevida (TMS) entre pacientes HIV positivos sem e com Aids, respectivamente, e investigar os preditores de Aids e óbito, em duas coortes selecionadas entre 1988 a 2003.
Palavras chave: HIV/Aids. Incubação. Análise de sobrevida. Anti-retrovirais. Estudos de coorte. Brasil.
O presente trabalho é a uma pesquisa empírica, de caráter qualitativo que tem como objeto de estudo a formação inicial de licenciandos de Ciências e Biologia. O objetivo central da investigação foi analisar se ela tem contribuído adequadamente para a tematização e construção de valores humanos e verificar sob a ótica dos licenciandos seu papel na formação ético-moral dos futuros estudantes e seu nível de preocupação sobre a dimensão ética dos saberes científicos e tecnológicos.
Palavras-chave: Bioética. Cidadania. Educação em valores. Ensino de Ciências. Biologia.
Este trabalho pretende sugerir que a cultura escolar regula as modalidades de acesso dos indivíduos aos objetos da cultura científica, em contraposição à ideia de enculturação como objetivo do ensino de Ciências. Para tanto, parte de uma longa discussão teórica em que o conceito de cultura, campo ou esfera é discutido. De mão desses conceitos, parte-se para definição do que seria cultura escolar uma relação pedagógica submetida a tempos, lugares e objetos específicos e cultura científica atividade humana com métodos e padrões historicamente contingentes que são avaliados em relação à sua meta e ao grau de sucesso obtido, na qual está inserida a Biologia.
Palavras-chave: Argumentação. Cultura científica. Cultura escolar. Educação científica. Ensino de Biologia. Hibridação.