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Categoria: Arte Teses
Fazer Download agora!Música na escola: desafios e perspectivas na formação contínua de educadores da rede pública Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
FERNANDES, Iveta Maria Borges Avila

Esta pesquisa busca contribuir para o desenvolvimento de projetos de formação contínua de educadores da rede pública, que trabalham com ensino de música na escola de Educação Infantil e no Ensino Fundamental I. A investigação compreende duas fases. A primeira dialogando e refletindo sobre contribuições de Caldeira Filho e do Experimental da Lapa, dentre outros, referentes a música na escola. A segunda descrevendo e analisando o projeto de pesquisa-ação Tocando, cantando,...fazendo música com crianças, da Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes, (SP), apresentando considerações para o desenvolvimento de projetos de formação contínua de educadores em ensino de música, capazes de promover a superação da barreira do ensino tradicional, desenvolvendo a linguagem sonora e musical e a produção de conhecimentos sobre ensino de música para crianças, a partir da incorporação de novos paradigmas de ensino. Orientaram-me os seguintes objetivos: Contribuir com a produção de conhecimentos para desenvolver projetos de formação contínua de educadores da rede pública, em ensino de música para crianças; propiciar ao educador em exercício na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I, em processo de formação contínua, saber música e saber ser educador que trabalha com música. Procedi a uma pesquisa qualitativa, na modalidade de pesquisa-ação colaborativa/comunicacional. A análise dos dados recolhidos ao longo do desenvolvimento do projeto resulta em princípios norteadores de Projetos de Formação Contínua de Educadores, para a superação do modelo tradicional de ensino de música, propiciadores da incorporação de novos paradigmas de ensino. São eles: construídos a partir dos docentes, de suas experiências profissionais, de seus conhecimentos e desconhecimentos de música e do ensino de música; privilegiam o lócus da escola como espaço de construção, inscrevem-se em seu Projeto Político Pedagógico; são de realização interdisciplinar; e no modo de pesquisa-intervenção, procedimento indispensável para cobrir pontos fundamentais em projetos de Formação Contínua de Professores de Música para crianças, quais sejam: 1. proceder a avaliação diagnóstica, processual e final; 2. articular o trabalho escolar de prática de ensino-investigativa, com trabalho de pesquisa-ensino da Universidade; 3. dar conta de importantes funções de um ensino produtivo de música: a) que providencie ensino de música como linguagem, incluindo música popular de tradição à erudita; b) que resulte na produção de conhecimento sobre ensino de música, no registro desse conhecimento produzido e em sua socialização através de escrita, publicação de artigos, participação em Congressos; c) que se realize de forma contextualizada, envolvendo profissionais de música e ensino de música, bem como amadores da comunidade onde a escola se situa.

Palavras-chave: Música como linguagem e como forma de expressão. Produção de conhecimento sobre ensino de música para crianças. Projeto de formação contínua de educadores em ensino de música para crianças. Saber música e saber ser educador que trabalha com ensino de música.

Downloads 863  863  Tamanho do arquivo 16.83 MB  Plataforma Universidade de São Paulo - USP  Site http://www.teses.usp.br/
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Categoria: Arte Teses
Fazer Download agora!Tá ligado mano : o hip-hop como lazer e resgate da cidadania P Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
STOPPA, Edmur Antonio

O presente estudo tem como objetivo analisar como se processa a organização de grupos de hip-hop no desenvolvimento de suas ações, com base na análise central dos significados do lazer dos seus participantes, na busca de uma nova perspectiva de inserção social para os membros da comunidade. O estudo pode contribuir para a área da Educação Física e dos Estudos do Lazer, na medida que busca conhecer e entender esses espaços como uma possibilidade de atuação a partir das “brechas” que o sistema oferece, no caminho para a implantação de uma nova ordem social, que permita às pessoas a autopromoção por meio da efetiva participação sociocultural. Enquanto metodologia, o estudo foi realizado mediante a combinação da pesquisa bibliográfica, documental e empírica, o que levou a inserção do pesquisador no grupo pesquisado.

Palavras-chave: Hip-hop. Movimento da juventude. Movimentos sociais. Lazer e educação. Participação social. Dança. Cidadania. Arte.

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Categoria: Arte Teses
Fazer Download agora!Saberes Enquadrados: (Re)construções identitárias nas histórias em qu Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
D'OLIVEIRA, Gêisa Fernandes

Analisa o processo de construção e reconstrução de identidades por meio das histórias em quadrinhos e a consolidação da imagem que a linguagem reivindica para si. Utiliza os fundamentos do método arqueológico/genealógico (FOUCAULT, 1979) como uma via de aproximação do processo de construção cultural na sociedade. A hipótese sustentada é a de que as linguagens, como um todo, estão sujeitas a um duplo movimento de incorporação de aspectos da sociedade disciplinar e construção de novas realidades identitárias. Os resultados da pesquisa reforçam a necessidade de se lançar um novo olhar em relação às histórias em quadrinhos no contexto social de esmaecimento das fronteiras identitárias. É possível se perceber, por meio da linguagem, os novos papéis reservados à representação e à interação entre imagens e coisas, arte e produto.

Palavras-chave: Quadrinhos. Identidades. Representação. Cultura. Foucault.

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Categoria: Arte Teses
Fazer Download agora!Integração das artes no Paraná – 1950-1970: a conquista do espaço público Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
GONÇALVES, Josilena Maria Zanello

A partir da segunda metade da década de 1940, a arte moderna deixa o confinamento das galerias e ganha as ruas através de sua integração com a arquitetura. Esta pesquisa estuda a relação entre arquitetura moderna e arte no Paraná, no período compreendido entre os anos 1950 e 1970, e sua ação conjunta no sentido de consolidar o projeto moderno no Estado, através do estudo de murais concebidos integrados a obras de arquitetura.

Palavra-chave: Síntese das artes. Arquitetura moderna. Muralismo.

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Categoria: Arte Teses
Fazer Download agora!Meios místicos de reprodução social: arte e estilo na cerâmica funeraŕia da Amazônia antiga Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
BARRETO, Cristiana Nunes Galvão de Barros

O presente trabalho propõe um enfoque na arte e no estilo da cerâmica arqueológica funerária da Amazônia com o objetivo de aprofundar o entendimento sobre as formas de organização social e as dinâmicas pré-coloniais de ocupação humana da região. Utilizando-nos de conceitos da antropologia social e da antropologia da arte sobre estilo e agência, analisamos os objetos rituais funerários enquanto mediadores e transformadores das relações sociais. Uma incursão exploratória na etnologia de rituais funerários, em particular nas implicações do perspectivismo ameríndio sobre as concepções de humanidade, ancestralidade, morte, corpo e alma na Amazônia, somada a um breve panorama da variabilidade estilística das urnas antropomorfas das diferentes tradições e fases cerâmicas arqueológicas, propomos alguns parâmetros comparativos para a correlação entre estilos funerários e formas de reprodução social. Os parâmetros propostos são então verificados para o caso particular de um conjunto de urnas funerárias da fase marajoara. Concluímos que a cerâmica ritual e, em particular a funerária, apresenta um enorme potencial analítico para resolvermos algumas incongruências epistemológicas que tem se apresentado entre a arqueologia e a etnologia da Amazônia, notadamente sobre os diferentes princípios de organização social das sociedades do passado e do presente.

Palavras-chave: Arqueologia da Amazônia. Arte e arqueologia. Estilo e arqueologia. Arqueologia da morte. Rituais funerários.

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Categoria: Arte Teses
Fazer Download agora!Entre as Pedras as ocupações pré-históricas recentes e os grafismos rupestres da região  Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
ISNARDIS, Andrei

A região de Diamantina, em Minas Gerais, guarda um amplo acervo de grafismos rupestres e ricos conjuntos artefatuais e estruturas atribuíveis aos últimos 1.500 anos de ocupação humana. Esta pesquisa investiga os dois conjuntos de registros arqueológicos: o horizonte recente e as pinturas rupestres. Numa análise que procura congregar estudos intra e intersítios, os dois conjuntos são explorados, em busca de identificar sistemas de ocupação e construção da paisagem. Nas ocupações recentes, vêem-se coleções líticas bastante variadas, em sítios de atributos diferentes, que se pretende conectar por meio do emprego das noções de organização tecnológica e cadeia operatória. No que tange aos grafismos rupestres, esta pesquisa investe na identificação de estilos e no reconhecimento das relações cronológicas entre esses. São analisadas também as formas de interação diacrônica entre figuras e as formas de sua composição gráfica.

Palavras-chave: Tecnologia lítica. Organização tecnológica. Arte rupestre. Holoceno recente. Crono-estilística.

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