Categoria: Arte Teses |
GUIDO VIARO: Modernidade na arte e na educação |
Versão: PDF Atualização: 14/3/2011 |
Descrição:
OSINSKI, Dulce Regina Baggio
Esta pesquisa pretende analisar a contribuição de Guido Viaro para o ensino da arte do Paraná. Considerado por muitos o responsável pela introdução do Paraná na modernidade das artes plásticas, Viaro protagonizou diversas ações no campo educacional na cidade de Curitiba, no período que vai desde a década de 30 até meados dos anos 60 do século XX, ações essas marcadas pelo incentivo à liberdade e pela valorização da expressão individual. Colaborador da revista Joaquim, que circulou em Curitiba entre os anos 1946 e 1948, Viaro se relacionava com intelectuais de outras áreas do conhecimento, participando do debate que então se colocava na educação, na literatura e na arte. Como educador em arte, atuou em frentes diversas: com o trabalho dirigido às crianças, com a preparação de pessoal docente e com a formação de artistas, tanto na forma de ensino livre como nos cursos de belas artes. A análise da trajetória intelectual de Guido Viaro será apoiada no conceito de Gramsci do intelectual como um partícipe fundamental do processo de organização da cultura. Busca, também, relacionar o pensamento moderno veiculado na Curitiba da década de 40 e defendido pelos intelectuais da época, com as ideias e ações pedagógicas deste educador em arte, identificando as relações possíveis entre obra, ações educacionais e escritos sobre os temas de arte e educação. Como fontes foram utilizados artigos de jornais e revistas, projetos pedagógicos, documentos oficiais institucionais, programas de curso, atas do Centro Juvenil de Artes Plásticas e planos de aula, bem como fotografias, obras de arte e exercícios escolares produzidos em forma de desenhos, pinturas, gravuras, etc. Essas fontes expressam, por um lado, as ideias e a trajetória de Viaro como partícipe de projetos formativos, revelando, por outro, a presença impessoal e dispersa dos discursos artístico e educativo.
Palavras-chave: Ensino da arte. Guido Viaro. História da Educação.
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1501 11.31 MB Universidade Federal do Paraná - UFPR http://www.portal.ufpr.br |
Categoria: Arte Teses |
A musicalidade como arcabouço da cena: Caminhos para uma educação musical no teatro |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
CINTRA, Fabio Cardozo de Mello
Neste trabalho, proponho caminhos para uma educação musical no teatro, partindo da crença de que a cena pode ser compreendida como um evento regido e estruturado sobre bases musicais, a partir da similaridade existente nos modos de percepção do tempo na música e no teatro. É possível entender a cena a partir do conceito de mousiké, compreendido como a organização de som, silêncio, movimento e palavra no tempo-espaço. A mousiké funciona assim como o princípio organizador da obra artística como um todo. Tomo o conceito de cronotopo artístico, tal como utilizado por Patrice Pavis, como instrumento para a análise e elaboração da musicalidade cênica. Nesse contexto, torna-se essencial a questão do tempo, o que demanda do ator meios para sua percepção, apreensão e controle. Esta foi uma preocupação marcante na obra de diversos encenadores do século XX, examinados neste trabalho. A prática da música pode ser o ponto de partida ideal para encontrar esses meios e elaborar outros, os quais, por sua vez, podem ser encontrados em novas propostas - presentes na produção musical do século XX, e também examinadas aqui -, que transformaram os paradigmas de escuta vigentes. Proponho então uma educação do ator para a musicalidade da cena, a partir de uma pedagogia da escuta, necessariamente ligada à consciência e ao uso do corpo como centro da ação musical. Dessa forma, o ator deve tornar-se o ordenador da temporalidade cênica. Isto pode ser alcançado através da improvisação e do jogo, recursos presentes nas pedagogias do teatro e da música desde o início do século XX. Esses recursos proporcionam um tipo de aprendizado em rede, no qual tanto o conhecimento específico quanto as próprias metodologias de elaboração de aprendizagem são construídos coletivamente. A fim de apoiar meu pensamento pedagógico, elaborei um modelo, baseado no trinômio Escuta-Escrita-Execução. A improvisação e o jogo são aí trabalhados de forma simultânea, estabelecendo uma rede de ações que propicia o exercício conjunto da criação, da pesquisa e do aprendizado técnico. A formação musical para o teatro aqui proposta deve, portanto, contemplar as necessidades específicas da cena e proporcionar ao ator autonomia de criação e de construção de conhecimento nesse campo.
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1407 1003.02 KB Universidade de São Paulo - USP www.teses.usp.br/ |
Categoria: Arte Teses |
A Lei 10.639/03 e o ensino de artes nas séries iniciais: políticas afirmativas e folclorização racis |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
SANTANA, Jair Esta tese discute "A Lei 10.639/03 e o ensino de artes nas séries iniciais: políticas afirmativas e Folclorização racista". Analisa a implementação da obrigatoriedade legal do ensino da Cultura afro-Brasileira e Africana na escola, promulgada em 2003, no que tange especificamente ao ensino de Arte, em Escolas Públicas de um Município do Estado do Paraná. Entende-se que a teorização decorrente do diiagnóstico desta implementação, dialeticamente, possa vicejar algumas possíveis formas de transformação desta realidade e contribuir para que as diferenças culturais sejam respeitadas, aprendidas e vistas como riquezas dos grupos humanos. Desse modo, as ideias, os fatos de como os sujeitos participam das investigações, interagindo de forma a expressarem seus sentimentos, trazem à tona o valor da reflexão da subjetividade como um relevante componente da importância da pesquisa. O pesquisador apresenta-se como parte integrante da pesquisa e num esforço busca responder "como me tornei o que sou?". Assim, ao identificar-se com a própria realidade vivida, o pesquisador, por meio da interação entre realidade observada (o campo) e a teoria (a ciência), tonifica o seu foco e estabelece um processo de construção do conhecimento, ampliando a visão de mundo muitas vezes pouco percebida pelos (as) pesquisados (as). A presente tese aborda: (a) a Lei n.o 10.639/03, que estabelece a obrigatoriedade do Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nas escolas – o que na opinião de vários estudiosos, desde a própria relatora do processo, Professora Beatriz Petronilha Silva, deveria vir a constituir-se como um importante diálogo, uma contribuição da Escola no desenvolvimento de uma pedagogia antirracista e antipreconceito; e (b) da forma como tem sido desenvolvido o trabalho de implementação, após sete anos de vigência da referida Lei, em escolas municipais nas séries iniciais, responder às seguintes questões: 1) como a Lei está sendo implementada, conforme os professores da disciplina de Arte de escolas públicas de um município paranaense; e 2) de que maneira contribui para a pedagogia antirracista a forma como tem se dado esta implementação na disciplina de Arte. A questão suscitada, portanto, é a de analisar o que está e o que não está sendo ensinado nas escolas, como decorrência da Lei, e de que formas isso se dá, na perspectiva dos professores responsáveis por esta implementação. Partindo do plano discursivo das respostas, obtidas em conversas gravadas, para efeito de análise, inferiu-se que os dados empíricos obtidos permitem defender a seguinte tese: a implementação que hoje se dá na disciplina de Artes para as séries iniciais do município analisado pode ser caracterizada como uma "folclorização racista", cujas consequências alimentam a afirmação do preconceito ao invés de seu combate, como é o objetivo das Políticas Afirmativas. Este argumento remonta em sua causa, ora oculta, ora revelada, à total ignorância de consciência e de atitude em relação ao negro e sua cultura, bem como à naturalização pejorativa com ou sem intenção de fazê-lo das características culturais e de aparência nos espaços escolares. Toda esta preocupação geradora da pesquisa, no caso do autor do trabalho, é umbilicalmente atravessada pela história de vida de alguém que um dia na condição de negro, órfão e pobre, constitui por si mesmo representação icônica da população de crianças negras vítimas do preconceito e da discriminação, cuja Lei n.o 10.639/03 pretende defender.
Palavras-chave: Políticas afirmativas. Lei n.o 10.639/03. Ensino de Artes. Folclorização racista.
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1363 866.31 KB Universidade Federal do Paraná - UFPR http://www.ppge.ufpr.br/teses/D10_santana.pdf |
Categoria: Arte Teses |
Elementos para uma poética da música do cinema : ferramentas conceituais e metodológicas aplicada |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
JESUS, Guilherme Maia de
Neste trabalho é examinada a hipótese de que os estudos fílmicos brasileiros pagam tributos altos demais a um determinado esquema conceitual de atribuição de valor à música dos filmes, esculpido no âmbito das grandes teorias gerais do cinema, com raízes mais profundas na declaração assinada por Eisenstein, Pudovkin e Alexandrov sobre o futuro do cinema sonoro, de 1929, e em um artigo escrito pelo compositor francês Maurice Jaubert, em 1937. Flagrando fragilidades conceituais e empíricas importantes no paradigma em questão, a pesquisa questiona a rentabilidade analítica deste modelo e propõe, como alternativa, uma base epistêmica construída a partir de um conjunto de pressupostos do campo da Estética, da Musicologia e dos estudos internacionais contemporâneos sobre a música do cinema, articulados no interior da matriz metodológica que orienta os trabalhos do Laboratório de Análise Fílmica – a ‘Poética do Filme’. O teste da metodologia, realizado nos filmes Ajuste final e O homem que não estava lá, sugere que a dimensão pragmática da análise torna-se acentuadamente mais dinâmica com a aplicação da matriz de raiz aristotélica aqui proposta - análise imanente com foco nos efeitos sensoriais, sentimentais e cognitivos que a obra produz sobre o apreciador -, do que com os esquemas conceituais dominantes no contexto dos estudos fílmicos brasileiros. Tudo indica que esta ‘poética da música dos filmes’, aplicada a uma determinada obra, constrói um território conceitual e analítico mais seguro e fecundo para ajudar a compreender por que algumas estratégias musicais têm grande potência de impressionar o gosto e a memória, enquanto outras são esquecidas ou guardadas nas subpastas das coisas corriqueiras e banais.
Palavras-chave: Música de cinema. Análise. Apreciação. Cinema. Música. Ajuste final (Filme). O homem que não estava lá (Filme).
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1239 2.46 MB Universidade Federal da Bahia - UFBA http://www.bibliotecadigital.ufba.br |
Categoria: Arte Teses |
Temporadas de Brincadeiras |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
GUERRA, Vera Lucia
Este trabalho investigou a existência de marcas de sazonalidade no repertório lúdico infantil, verificando as relações entre lúdico, calendários, condições climáticas, elementos da flora e da fauna, festa e eventos sociais e religiosos, crenças, comércio e meios de comunicação. Cada jogo, brinquedo ou brincadeira foi analisado em seu contexto, considerando o período, o espaço e o ambiente em que foi realizado. A pesquisa qualitativa seguiu por caminhos da etnografia, da antropologia e da história cultural, e usou três tipos de fontes. O primeiro, constituído pelos registros dos estudiosos do brinquedo e do folclore brasileiro, português e espanhol, e textos memorialísticos e autobiográficos de autores brasileiros. O segundo, constituído por agências governamentais, grupos de preservação da cultura, artistas e museus portugueses, espanhóis, franceses, italianos e brasileiros. O terceiro refere-se à pesquisa empírica realizada em espaço de lazer e de circulação na zona urbana de Maracaju (MS). A comparação e análise dos dados indicam que as práticas lúdicas acompanham as transformações ocorridas na natureza, nos modos de produção, comunicação e de organização social de cada grupo. Dessa estreita ligação evidenciam-se as marcas sazonais, ou os fatores que favorecem ou interferem no brincar. Tais marcas não são localizadas apenas nas estações climáticas, mas nas significações simbólicas diferentes. Constatou-se a existência de temporadas de brincadeiras, apesar das alterações do repertório lúdico e das condições em que é praticado.
Palavras-chave: Jogos. Educação. Brinquedos. Brincadeiras. Crianças. Educação. Sazonalidade. Educação.
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1033 11.36 MB Universidade de São Paulo - USP http://www.teses.usp.br/ |
Categoria: Arte Teses |
Apropriações de Imagens Artísticas e Arquitetônicas pela Mídia |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
MATTOS, Paula de Vincenzo Fidelis Belfort
Este trabalho apresenta releituras de imagens consagradas na história da arte e da arquitetura, constantes em materiais publicitários e em veículos de comunicação, assim como em fachadas arquitetônicas, visualizadas na cidade de São Paulo, no período que compreende a virada do século XX para o XXI. As releituras publicitárias focam as imagens que se tornaram famosas no mundo contemporâneo e privilegiam as que fazem referências ao mundo de tradição clássica, embora seja possível encontrar outros momentos da história, também evidenciados nas propagandas. Nas imagens arquitetônicas, enfocou-se principalmente nos aspectos de fachada que apresentam referências advindas do mundo clássico. Observou-se, a partir das duas leituras, que as referências são utilizadas pelo aspecto simbólico que elas assumem ao longo da história.
Palavras chaves: Arquitetura. Mídia. Propaganda. Releitura. História da arte.
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1014 0 bytes Universidade de São Paulo - USP http://www.teses.usp.br/ |
Categoria: Arte Teses |
Experiência artístico-estética como experiência educativa: a necessidade de superar antagoni |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
GOSSI, Inez dos Santos
Experiência artístico-estética como experiência educativa: a necessidade é uma pesquisa fundamentada no de superar antagonismos “instrumentalismo deweiano”. A tese defende a importância da dimensão arquitetônica para a educação aprofundando com Dewey a necessidade da superação de antagonismos, dentre eles o existente entre “arte e vida”. Como movimento filosófico, o “instrumentalismo” não concebe a “razão” como algo completo por si mesmo, independente da “matéria”, indiferente às influências dos hábitos, dos instintos e das emoções como fatores ativos da vida, ou seja, independente da “experiência”. O conceito de “experiência” é central na filosofia deweiana e sua influência na concepção contemporânea de “currículo” pode ser constatada no reconhecimento da importância da interrelação entre “sujeito” e “ambiente” no processo educativo; mas a arquitetura como um elemento do ambiente educativo, segundo Antonio Viñao Frago, dificilmente é estudada em sua dimensão antropológica. Frago aponta razões para essa dificuldade que, possivelmente, dizem respeito à necessidade de superação de antagonismos, assim como as razões para o distanciamento da discussão arquitetônica da sociedade. No entanto, é possível constatar em intervenções arquitetônicas no âmbito da educação, dentre elas o restauro e requalificação da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, que esses antagonismos podem ser superados como o existente entre “cultura” e “eficiência social”.
Palavras-chave: Pragmatismo. Instrumentalismo. Experiência. Educação. Currículo. Arquitetura.
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932 487.53 KB Universidade de São Paulo - USP http://www.teses.usp.br/ |
Categoria: Arte Teses |
Crítica de Arte e Bienais: as contribuições de Geraldo Ferraz |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
HOFFMANN, Ana Maria Pimenta Este estudo trata da crítica de arte de Geraldo Ferraz durante o período das primeiras Bienais de São Paulo. Foi dada especial atenção aos artigos sobre as IV, V e VI Bienais, publicados no jornal O Estado de São Paulo. Através da pesquisa nos arquivos da Fundação Bienal (Arquivo Histórico Wanda Svevo), do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM SP), do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP), do Arquivo Edgard Leuenroth da Universidade Estadual de Campinas (AEL UNICAMP), do Centro de Documentação e Memória da Universidade Estadual de São Paulo (CEDEM UNESP) e do Arquivo do Estado de São Paulo, foram selecionados e analisados documentos em critica de arte. O crítico Geraldo Ferraz, proveniente do jornalismo e da literatura, contribuiu para difusão da crítica de arte e para o desenvolvimento do jornalismo na área da cultura. Na análise de sua trajetória como crítico, destacou-se a sua reflexão sobre a organização das Bienais e seus posicionamentos estéticos.
Palavras-chave: Crítica. Crítica de arte. Arte brasileira. Bienal de São Paulo. Museu de Arte Moderna de São Paulo. Premiação. Geraldo Ferraz. Jornalismo.
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887 35.85 MB Universidade de São Paulo - USP http://www.teses.usp.br/ |
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