Categoria: Sociologia Artigos |
A Configuração "Sociedade": numa ótica de Norbert Elias  |
Versão: Atualização: 23/3/2012 |
Descrição:
FRASSON, Antonio Carlos
A análise da configuração da sociedade traz em sua contextualização os estudos efetuados por Norbert Elias, que convicto da necessidade de caracterizar uma nova orientação para o estudo da história, estabelece um novo caminho para analisar a configuração da sociedade, cujo processo central é o estudo do comportamento humano, da sua evolução e desenvolvimento social, provocando desta maneira um processo de revisão nas teorias históricas. Acrescente-se a isto que procurou analisar e entender a sociedade como um processo em evolução e de desenvolvimento social linear, apontando que a sociedade constitui-se como um dos elementos essenciais de uma estrutura organizacional cujas atuações demonstram-se de diversas formas de interrelacionamentos e entrelaçamentos sociais em que se permitem agrupar - igreja, escola, família, clubes sociais, partidos políticos, entre outras, em um único estudo e que esta jamais poderá agir individualmente.
Palavras-chave: Sociedade. Norbert Elias. Sociedade. Instituição social. Igreja. Instituições.
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Categoria: Sociologia Artigos |
A I. Inteligência Artificial: SuperBrinquedos duram mesmo o Verão todo?  |
Versão: PDF Atualização: 8/11/2012 |
Descrição:
PALACIOS, Marcos
A história de A.I. (Inteligência Artificial) começa num futuro próximo, de recursos naturais escassos e rígido controle de natalidade. Grande parte do planeta está submersa, em virtude do derretimento das calotas polares provocado pelo efeito estufa. Robôs (Mechas) de todos os tipos garantem o equilíbrio econômico e convivem com os humanos (Orgas) em seu dia a dia. Como o controle da natalidade tornouse obrigatório, a Cybertronics Manufacturing, uma fábrica de robôs, desenvolve o protótipo de uma máquinacriança, programada para amar incondicionalmente. É assim que o menino David (Haley Joel Osment, de A Corrente do Bem e Sexto Sentido) é fabricado e “adotado” por um funcionário da Cybertronics (Sam Robards) e sua mulher (Frances O ́Connor), cujo único filho, portador de uma doença terminal, está criogenicamente preservado há cinco anos. Quando o filho real é curado e retorna ao lar, a convivência “em família” fica tumultuada. Após um malexplicado acidente numa piscina, envolvendo os dois “irmãos”, a mãe resolve abandonar David numa floresta. Programado para amar, ele parte junto com Teddy, seu urso de pelúcia futurista, e Gigolo Joe (Jude Law), um amante mecânico, em busca de sua natureza humana para também ter o direito de ser amado. As aventuras, pontuadas por efeitos especiais realistas e algumas vezes arrepiantes, levam o trio para Rouge City, uma espécie de caricatura de Las Vegas, e Flesh Fair, uma feira de variedades onde, entre outros prazeres, Orgas fundamentalistas se divertem em torturar e destruir Mechas, como num circo romano. O filme termina num futuro ainda mais remoto. Depois de descobrir a Fada Azul da história de Pinóquio, num parque de diversões da submersa Manhattan, e ficar por dois mil anos aprisionado no fundo das águas congeladas que cobrem o planeta, David é encontrado por evoluidíssimos robôs. Os humanos estão extintos e são os Mechas que tentam realizar o desejo do meninomecânico, trazendo de volta sua mãe, através de uma clonagem. Seria um Final Feliz para uma Fábula Negra, não fosse o fato de que a Felicidade do reencontro tem prazo de duração pré fixado: 24 horas. O resto é Sonho...
Palavras-chave: Não disponível
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15842 0 bytes RUBIM http:// |
Categoria: Sociologia Artigos |
Religião, cultura e poder na obra de Gilberto Freyre  |
Versão: pdf Atualização: 13/11/2013 |
Descrição:
SOARES, Geraldo Antonio
Na obra de Gilberto Freyre, e em particular em Casa-grande e senzala, percebemos claramente a importância das relações entre religião e cultura na formação da sociedade brasileira. No Brasil se formou uma religiosidade peculiar, muito distante da ortodoxia puritana dos colonizadores da América do Norte e mesmo do catolicismo espanhol no restante da América. Por pressão social ou por contágio, rapidamente se impregnou o escravo da religião católica dominante. Mas os negros tiveram também a oportunidade de conservar formas e acessórios da cultura e do misticismo africano. Para Freyre, foi um cristianismo doméstico, lírico e festivo que criou, no Brasil, as primeiras ligações espirituais, morais e estéticas entre a família, a sociedade e a cultura. São estas interligações entre religião, cultura e poder que exploramos neste artigo.
Palavras-chave: Religião. Cultura. Gilberto Freyre.
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11473 0 bytes UFES http://www.ufes.br |
Categoria: Sociologia Artigos |
Deficiente Auditivo: sua inclusão social e educatica sob o olhar de Norbert Elias  |
Versão: Atualização: 21/8/2013 |
Descrição:
FRASSON, Antonio Carlos – UTFPR/PG / CESCAGE – ancafra@gmail.com PIETROCHINSKI, Andréa Ribeiro – SEED/PR - andreapietrochinski@hotmail.com SCHULMEISTER, Clarice – PPGE/CT/UTFPR/PG - claraschul@hotmail.com
A essência da vida dos deficientes auditivos passa por um emaranhado de situações em seus paradigmas sociais e educacionais historicamente constituídos, cujos fatores são evidenciados através de teorias e práticas sociais. Dentro do sistema configuracional da sociedade a dificuldade para o acesso ao saber tem se apresentado como um problema insolúvel para os sujeitos surdos. Poucos deficientes auditivos participavam dos espaços sociais educativos nos quais se criavam e transmitiam conhecimentos. Considerados como doentes e incapazes, eles sempre estiveram em situação de desvantagem, ocupando no imaginário coletivo a posição de alvo de caridade e de assistência social, e não de cidadãos com direitos e deveres. Ao assim constatar, objetiva-se com este trabalho analisar as relações, no que diz respeito às questões sociais educacionais, que ocultam a hegemonia de uma classe social sobre a outra no tocante ao sistema educacional voltado para atender os deficientes auditivos.
Palavras-chave: Deficientes auditivos. Cidadania. Norbert Elias. Inclusão social. Direitos.
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Categoria: Sociologia Artigos |
Os Signos do Poema Eu, Etiqueta  |
Versão: Pdf Atualização: 22/3/2012 |
Descrição:
CARMO, Alex Sandro de Araújo
Por meio de extração e análise entre o poema Eu, Etiqueta de Carlos Drummond de Andrade, e os estudos de Mikhail Bakhtin, este trabalho tem como objetivo buscar perceber a concepção de enunciado, signo e ideologia. Para traçar uma linha de entendimento acerca do universo da linguagem e os aspectos ideológicos, utilizar-se-á um viés materialista e dialético. Ressalta-se ainda que, embora seja utilizado neste estudo um poema, não se terá necessariamente uma abordagem literária, pois o principal intuito aqui, é contribuir para uma leitura mais reflexiva de Bakhtin.
Palavras-chave: Poema. Signo. Ideologia.
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Categoria: Sociologia Artigos |
Processo civilizador de pessoas com deficiência no Brasil: do colobial amparo à moderna sociedade in  |
Versão: PDF Atualização: 15/8/2013 |
Descrição:
CAZINI, Janaina. FRASSON, Antonio Carlos. AVILA de MATOS, Eloiza Aparecida
O fomento de novas tecnologias para o sistema produtivo aliadas ao poder do Estado direciona um novo caminhar para a inclusão de pessoas com deficiência no ambiente produtivo. Caminhar, este repleto, de ideologias e de superioridade de grupos sociais, no qual o poder simbólico do Estado se faz presente. Desta forma, objetiva-se neste artigo analisar a evolução do processo de inclusão de pessoas com deficiência na sociedade brasileira, com abordagem teórica a luz dos estudos de Norbert Elias, em especial, as obras: “Os Estabelecidos e os Outsiders” e da “Sociedade dos Indivíduos”. Mesmo em havendo o aparato legal, questiona-se: O poder emanado pelo Estado Brasileiro e as estratégias da sociedade industrial conduzem para um processo de inclusão social dos portadores com deficiência? A metodologia utilizada caracteriza-se como exploratória com corpus analítico em fontes de papéis. Assim sendo, o presente estudo conduz a uma reflexão sobre a historiografia do indivíduo deficiente imbuído de forças do Estado, tecnológicas e sociais.
Palavras-chave: Sociedade. Inclusão. Pessoas com deficiência
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Categoria: Sociologia Artigos |
Sociologia e Cinema: Reflexões sobre o gesto e o rosto na tela  |
Versão: PDF Atualização: 7/2/2014 |
Descrição:
ROVAI, Mauro Luiz
Os procedimentos para a realização de um filme e as particularidades promovidas pelo uso da câmera (a distância e o ângulo em relação ao “objeto” filmado, a luz, o movimento, a montagem etc.), breve afastaram a tentação de ver no cinema o mero registro do real. Simultaneamente, a utilização desses recursos aproximou a imagem cinematográfica do registro da estética. O Grande Plano e a maneira como os detalhes do corpo apareceram inseridos na trama, pela quebra que promoveram das relações visuais, sempre suscitaram instigantes reflexões, como as de Balázs, sobre a subjetividade expressa nos gestos e nas feições; a de Epstein, sobre a fotogenia e a identidade; a de Eisenstein, contrapondo-se ao close-up de Griffith; a de Deleuze, sobre a “imagem-afecção”, entre outras. Nessa perspectiva, o objetivo deste texto é retomar tais discussões de modo a perscrutar o uso estético que três cineastas fizeram do “detalhe” na tela grande. Leni Riefenstahl e o rosto de Hitler e das mulheres alemãs em O Triunfo da Vontade. Michelangelo Antonioni e a maneira como filmou Monica Vitti em Deserto Vermelho. Manoel de Oliveira e os planos dedicados a Mastroianni em Viagem ao princípio do mundo.
Palavras-chave: Sociologia. Cinema.
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