Categoria: Sociologia Artigos |
A modernização na era das incertezas: crise e desafios da teoria social.  |
Versão: Atualização: 19/10/2010 |
Descrição:
BRITO, Daniel Chaves de ; RIBEIRO, Tânia Guimarães
O artigo discute os desafios colocados às teorias sociais modernas gerados pela crise nas teorias do planejamento do desenvolvimento, diante da conformação de uma sociedade de risco _ individual, social e ambiental. Neste sentido as teses formuladas no âmbito das teorias desenvolvimentistas, que prometiam realizar a felicidade da humanidade, transformaram-se em um projeto normativo e teórico de modernização-racionalização, pela via da certeza de seus resultados através do planejamento. No entanto, contrariamente a esta perspectiva concebida no seio da filosofia iluminista, acaba por constituir a ideia de progresso paralelamente a uma situação iminente de riscos sociais, que então, contra-argumenta as teorias sociais modernas e sua perspectiva de análise globalizante.
Palavras-chave: Teoria da modernidade. Planejamento do desenvolvimento. Sociedade de risco. Modernização. Desenvolvimento sustentável.
|
2439 0 bytes Scielo http://www.scielo.br |
Categoria: Sociologia Artigos |
O consumo: uma perspectiva sociológica  |
Versão: Atualização: 22/3/2012 |
Descrição:
RIBEIRO, Raquel
Resumo: Apresentamos os resultados preliminares de uma investigação sobre o consumo, numa perspectiva sociológica, desenvolvido no âmbito do CAPP e do CES-ISCSP. Trata-se de um projecto de pesquisa essencialmente qualitativo, cujos principais objectivos são identificar quais os consumos que servem, no quotidiano dos indivíduos, de fronteiras perceptivas entre estratos sociais e, por outro lado, compreender os processos que subjazem à escolha e utilização desses consumos, nas suas diversas acepções. O estudo assentou na aplicação de um questionário a uma amostra de 545 indivíduos, na realização de entrevistas em profundidade e na observação de uma população dos 18 aos 45 anos, residente nas áreas de Lisboa e Leiria, apresentando-se uma análise comparativa de perfis e resultados para estas duas cidades. Os dados mostram que o consumo é um dos critérios mais relevantes para a diferenciação social e que o seu papel é visto de forma diferente nas duas cidades analisadas.
Palavras-chave: Consumo. Estratificação. Sociologia. Lisboa. Leiria.
|
2415 0 bytes http:// |
Categoria: Sociologia Artigos |
Análise da importância de estagiários no lar dos velhinhos de Mafra "São Francisco de Assis"/Mafra-s  |
Versão: PDF Atualização: 19/12/2017 |
Descrição:
LUANA V.; REICHARDT A. L.; RODRIGUES, E. R.
Neste trabalho é apresentada uma análise realizada no Lar dos velhinhos de Mafra “São Francisco de Assis” e no Lar do Idoso “Sagrado Coração de Jesus”, em Rio Negro, para saber o trabalho que um estagiário pode desenvolver dentro dessas instituições. Nele, são abordados temas referentes ao bem-estar dos idosos e as leis que protegem os mesmos, o histórico de ambos os Lares e uma pesquisa realizada para obter as informações necessárias para verificar a importância e/ou interesse em se ter estagiários auxiliando nos trabalhos do Lar e se isso teria um impacto positivo para a vida dos idosos que lá residem atualmente. Para a metodologia, foram aplicados 8 (oito) questionários, sendo um para a estagiária fixa do Lar de Mafra, para o familiar de um dos idosos, um questionário para cada Lar e para quatro idosos, de ambos os Lares; com perguntas abertas e fechadas, para saber a opinião deles referente ao assunto. Após a realização dessa pesquisa, foram efetuados dois tipos de análises: A análise qualitativa, apenas de aspectos subjetivos e a análise quantitativa, representada em uma tabela com os principais pontos da análise qualitativa. Ao final, concluiu-se que é importante a participação de estagiários dentro dos lares para idosos, seja como estagiário fixo, sem remuneração, temporário ou até mesmo obrigatório.
Palavras-chave: Lar do idoso. Estagiários. Idosos.
|
2128 0 bytes Interdisciplinaridade & Ensino http://www.faculdadespontagrossa.com.br/revistas/index.php/interensino/article/view/267/244 |
Categoria: Sociologia Artigos |
Quem é negro, quem é branco: desempenho escolar e classificação racial de alunos  |
Versão: Atualização: 15/8/2013 |
Descrição:
CARVALHO, Marília
Baseado em pesquisa desenvolvida junto às turmas de 1ª a 4ª séries de uma escola pública no município de São Paulo, este artigo discute as diferenças entre a classificação racial dos alunos feita pelas professoras ou por eles mesmos. O conceito de raça adotado é o de "raça social", isto é, um constructo social baseado numa idéia biológica errônea, mas eficaz na manutenção de privilégios. Conclui que o fato de a desigualdade de desempenho escolar entre brancos e negros na escola estudada ser maior quando se usa a classificação das professoras em lugar da auto-classificação decorre tanto de as professoras clarearem crianças de melhor desempenho quanto de avaliarem com maior rigor crianças que percebem como negras, principalmente os meninos. Enfatiza ainda que não se trata de acusar as professoras de uma deliberada discriminação racial, mas de perceber como o racismo, presente na sociedade brasileira como um todo, penetra também nas relações escolares.
Palavras-chave: Racismo. Ensino fundamental. Desempenho escolar. Avaliação.
|
2036 0 bytes Scielo http://www.scielo.br |
|