Categoria: Sociologia Artigos |
Famílias, poder e riqueza: redes políticas no Paraná em 2007 |
Versão: PDF Atualização: 22/3/2012 |
Descrição:
OLIVEIRA; Ricardo Costa de
A estrutura de poder não é uma abstração, ela se materializa em situações objetivas de posse de riqueza, se reproduz e se consolida graças a redes políticas, sociais e de parentesco. As redes políticas de poder são definidas neste artigo como conexões de interesses envolvendo, basicamente, empresários e cargos políticos no aparelho de Estado, no executivo, legislativo e no judiciário e, também, em outros espaços de poder buscando assegurar vantagens e privilégios para os participantes. Além da ideologia que lhe reforça a legitimidade, as redes podem utilizar artifícios tais como o nepotismo, o clientelismo e a corrupção. O Estado do Paraná é apresentado como exemplo de modernidade, de racionalidade, de adesão aos valores e às práticas de um capitalismo regido pelos princípios de impessoalidade e de eficiência. Neste artigo mostraremos que isso é um mito. Para tanto, procederemos à genealogia de famílias que detêm poder e riqueza na atualidade, mas que estão associadas aos interesses dominantes há quase 300 anos. Nomes ilustres da política e da economia compõem uma surpreendente e intricada rede de relações familiares, de parentesco e de privilegiamento que assegura a estrutura do poder nas mais diversas conjunturas econômicas e políticas.
Palavras-chave: Redes políticas de poder. Redes sociais dominantes. Grupos dominantes. Genealogia do poder.
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Categoria: Sociologia Artigos |
O consumo: uma perspectiva sociológica |
Versão: Atualização: 22/3/2012 |
Descrição:
RIBEIRO, Raquel
Resumo: Apresentamos os resultados preliminares de uma investigação sobre o consumo, numa perspectiva sociológica, desenvolvido no âmbito do CAPP e do CES-ISCSP. Trata-se de um projecto de pesquisa essencialmente qualitativo, cujos principais objectivos são identificar quais os consumos que servem, no quotidiano dos indivíduos, de fronteiras perceptivas entre estratos sociais e, por outro lado, compreender os processos que subjazem à escolha e utilização desses consumos, nas suas diversas acepções. O estudo assentou na aplicação de um questionário a uma amostra de 545 indivíduos, na realização de entrevistas em profundidade e na observação de uma população dos 18 aos 45 anos, residente nas áreas de Lisboa e Leiria, apresentando-se uma análise comparativa de perfis e resultados para estas duas cidades. Os dados mostram que o consumo é um dos critérios mais relevantes para a diferenciação social e que o seu papel é visto de forma diferente nas duas cidades analisadas.
Palavras-chave: Consumo. Estratificação. Sociologia. Lisboa. Leiria.
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Categoria: Sociologia Artigos |
A modernização na era das incertezas: crise e desafios da teoria social. |
Versão: Atualização: 19/10/2010 |
Descrição:
BRITO, Daniel Chaves de ; RIBEIRO, Tânia Guimarães
O artigo discute os desafios colocados às teorias sociais modernas gerados pela crise nas teorias do planejamento do desenvolvimento, diante da conformação de uma sociedade de risco _ individual, social e ambiental. Neste sentido as teses formuladas no âmbito das teorias desenvolvimentistas, que prometiam realizar a felicidade da humanidade, transformaram-se em um projeto normativo e teórico de modernização-racionalização, pela via da certeza de seus resultados através do planejamento. No entanto, contrariamente a esta perspectiva concebida no seio da filosofia iluminista, acaba por constituir a ideia de progresso paralelamente a uma situação iminente de riscos sociais, que então, contra-argumenta as teorias sociais modernas e sua perspectiva de análise globalizante.
Palavras-chave: Teoria da modernidade. Planejamento do desenvolvimento. Sociedade de risco. Modernização. Desenvolvimento sustentável.
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Categoria: Sociologia Artigos |
Quem é negro, quem é branco: desempenho escolar e classificação racial de alunos |
Versão: Atualização: 15/8/2013 |
Descrição:
CARVALHO, Marília
Baseado em pesquisa desenvolvida junto às turmas de 1ª a 4ª séries de uma escola pública no município de São Paulo, este artigo discute as diferenças entre a classificação racial dos alunos feita pelas professoras ou por eles mesmos. O conceito de raça adotado é o de "raça social", isto é, um constructo social baseado numa idéia biológica errônea, mas eficaz na manutenção de privilégios. Conclui que o fato de a desigualdade de desempenho escolar entre brancos e negros na escola estudada ser maior quando se usa a classificação das professoras em lugar da auto-classificação decorre tanto de as professoras clarearem crianças de melhor desempenho quanto de avaliarem com maior rigor crianças que percebem como negras, principalmente os meninos. Enfatiza ainda que não se trata de acusar as professoras de uma deliberada discriminação racial, mas de perceber como o racismo, presente na sociedade brasileira como um todo, penetra também nas relações escolares.
Palavras-chave: Racismo. Ensino fundamental. Desempenho escolar. Avaliação.
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Categoria: Sociologia Artigos |
O tabu do incesto e os olhares de Freud e Lévi-Strauss |
Versão: PDF Atualização: 12/12/2013 |
Descrição:
PONTES, Andrea Mello.
Sempre que tentamos desvelar os nexos da formação societária do homem, e, por conseguinte tentamos compreendê-lo, faz-se necessário percebêlo, enquanto ser social no contexto histórico-cultural, donde é possível também visualizar a construção do indivíduo e de sua identidade. Portanto, deve-se buscar uma análise que supere o mecanicismo, assim como também, uma visão estática que não dê conta de uma complexa articulação das dimensões singular (indivíduo); particular (a dimensão das mediações) e a Universal (grandes leis tendências da sociedade). Na articulação destas dimensões estão presentes as culturas, a fisiologia humana, a psique, articulando-se permanentemente entre si e expressando a totalidade de relações que envolvem o homem. Isto quer dizer que toda e qualquer análise das relações humanas deve obedecer à conjugação de uma complexidade de fatores, os quais, se esquecidos, prejudicam seriamente a análise, produzindo-se um enfoque restrito e parcial da realidade. Embora não seja possível abarcar todas essas dimensões que constituem o problema enfocado neste artigo, é possível partir desta perspectiva para adentrar-nos numa questão particular como a que nos propomos a estudar, que são as abordagens teóricasde Freud e Levi-Strauss sobre a proibição do incesto.
Plavras-chave: Freud. Levi-Strauss. Incesto. Psicanálise. Proibição.
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