Categoria: Sociologia Artigos |
Análise da importância de estagiários no lar dos velhinhos de Mafra "São Francisco de Assis"/Mafra-s |
Versão: PDF Atualização: 19/12/2017 |
Descrição:
LUANA V.; REICHARDT A. L.; RODRIGUES, E. R.
Neste trabalho é apresentada uma análise realizada no Lar dos velhinhos de Mafra “São Francisco de Assis” e no Lar do Idoso “Sagrado Coração de Jesus”, em Rio Negro, para saber o trabalho que um estagiário pode desenvolver dentro dessas instituições. Nele, são abordados temas referentes ao bem-estar dos idosos e as leis que protegem os mesmos, o histórico de ambos os Lares e uma pesquisa realizada para obter as informações necessárias para verificar a importância e/ou interesse em se ter estagiários auxiliando nos trabalhos do Lar e se isso teria um impacto positivo para a vida dos idosos que lá residem atualmente. Para a metodologia, foram aplicados 8 (oito) questionários, sendo um para a estagiária fixa do Lar de Mafra, para o familiar de um dos idosos, um questionário para cada Lar e para quatro idosos, de ambos os Lares; com perguntas abertas e fechadas, para saber a opinião deles referente ao assunto. Após a realização dessa pesquisa, foram efetuados dois tipos de análises: A análise qualitativa, apenas de aspectos subjetivos e a análise quantitativa, representada em uma tabela com os principais pontos da análise qualitativa. Ao final, concluiu-se que é importante a participação de estagiários dentro dos lares para idosos, seja como estagiário fixo, sem remuneração, temporário ou até mesmo obrigatório.
Palavras-chave: Lar do idoso. Estagiários. Idosos.
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3156 0 bytes Interdisciplinaridade & Ensino http://www.faculdadespontagrossa.com.br/revistas/index.php/interensino/article/view/267/244 |
Categoria: Sociologia Artigos |
Breves indicações para o ensino de teoria sociológica hoje |
Versão: Atualização: 21/8/2013 |
Descrição:
LIEDKE, Élida Rubini
O artigo busca argumentar sinteticamente acerca da relevância dos estudos em teoria sociológica, considerada em termos de modelos interpretativos, os quais remetem às relações entre sujeito e objeto, assim como às conexões de sentido entre temas e problemas de ordem micro e macrossocietárias. Propõe-se a considerar cinco conjuntos de aspectos como forma de construção de referências para a análise das diversas abordagens teóricas, quais sejam: culturais, psicosociais, psicanalíticos, político-econômicos e de relações de poder. Ao final, o artigo apresenta dois diagramas ilustrativos das teorias sociológicas clássicas e contemporâneas, considerado o período de 1830 ao momento atual.
Palavras-chave: Teoria sociológica. Teorias sociológicas contemporâneas. Teorias sociológicas clássicas. Relações micro e macrossocietárias. Modelos interpretativos. Narrativas.
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3162 0 bytes Scielo http://www.scielo.br |
Categoria: Sociologia Artigos |
Cinema Novo Brasileiro e Representações Sociais: diálogos entre sétima arte e sociologia |
Versão: docx Atualização: 7/2/2014 |
Descrição:
SILVA JUNIOR, Ailton da Costa
O presente artigo foi solicitado pelo professor Breitner Tavares, como instrumento avaliativo da disciplina Teoria Social Clássica, e se propõe a relacionar alguns traços do movimento cinematográfico brasileiro conhecido como Cinema Novo e o conceito de representações sociais proposto pelo sociólogo Émile Durkheim em sua obra As Regras do Método Sociológico. De maneira a aguçar a reflexão a cerca da sétima arte e seu reflexo na sociedade, serão correlacionados, alguns elementos provenientes das pesquisas de pensadores como Walter Benjamin sobre a arte e a lógica existente nas imagens cinematográficas, as de Christian Metz em seus estudos sobre linguagem do cinema, dentre outros pesquisadores que realizaram estudos sobre o Cinema Novo brasileiro. Partindo da ideia de que a sociologia observa o cinema como uma ferramenta de representação das diferentes realidades sociais, será feita, em primeiro momento, uma breve descrição do movimento cinemanovista e seu perfil antidogmático seguida de uma análise de cunho sociológico onde discutiremos as representações sociais.
Palavras – chaves: Representações sociais. Cinema. Sociologia.
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3211 0 bytes http://www.webartigos.com |
Categoria: Sociologia Artigos |
A técnica do questionário na pesquisa educacional |
Versão: PDF Atualização: 15/8/2013 |
Descrição:
O presente trabalho almeja discutir o emprego do questionário enquanto técnica de coleta de dados, recorrentemente empregada nas pesquisas que envolvem o levantamento de uma grande quantidade de dados, como também o seu emprego nas pesquisas de cunho qualitativo. Aqui, decidiu-se pelo recorte espacial de estudo dessa técnica, especificamente, orientado para trabalhos de conclusão de curso de graduandos dos cursos tecnológicos de instituição de ensino superior privada. Este trabalho pretende demonstrar a importância da pesquisa na construção do conhecimento e destacar a urgência de se socializar e divulgar o conhecimento científico entre os discentes de nível superior como forma de conhecer, participar e intervir na realidade. Soma-se a isso, a partir da identificação percebida pelos autores quando da orientação de trabalhos de conclusão de curso, a necessidade de apontar a relevância da escolha adequada da técnica de coleta de dados para o alcance dos resultados esperados. Pretende, ainda, mostrar que o questionário é uma técnica bastante viável e pertinente para ser empregada quando se trata de problemas cujos objetos de pesquisa correspondem a questões de cunho empírico, envolvendo opinião, percepção, posicionamento e preferências dos pesquisados. Neste sentido, busca-se destacar a forma pela qual são construídas as perguntas do questionário, atentando-se para o conteúdo, número e ordem das questões, uma vez que as perguntas são as responsáveis pelo alcance das respostas ao desenvolvimento dos trabalhos. Este estudo fundamenta-se nos autores que tratam da temática, tendo como principais fontes de pesquisa os autores: GIL (1999), RICHARDSON (1999), MARCONE (1999), MALHOTRA (2006), MATALLO (2000), GIL (1996) e RIBEIRO (2008).
Palavras-chave: Técnica. Coleta de dados. Questionário. Pesquisa. Ensino superior.
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3416 0 bytes Evidência http:// |
Categoria: Sociologia Artigos |
Sociologia e Cinema: Reflexões sobre o gesto e o rosto na tela |
Versão: PDF Atualização: 7/2/2014 |
Descrição:
ROVAI, Mauro Luiz
Os procedimentos para a realização de um filme e as particularidades promovidas pelo uso da câmera (a distância e o ângulo em relação ao “objeto” filmado, a luz, o movimento, a montagem etc.), breve afastaram a tentação de ver no cinema o mero registro do real. Simultaneamente, a utilização desses recursos aproximou a imagem cinematográfica do registro da estética. O Grande Plano e a maneira como os detalhes do corpo apareceram inseridos na trama, pela quebra que promoveram das relações visuais, sempre suscitaram instigantes reflexões, como as de Balázs, sobre a subjetividade expressa nos gestos e nas feições; a de Epstein, sobre a fotogenia e a identidade; a de Eisenstein, contrapondo-se ao close-up de Griffith; a de Deleuze, sobre a “imagem-afecção”, entre outras. Nessa perspectiva, o objetivo deste texto é retomar tais discussões de modo a perscrutar o uso estético que três cineastas fizeram do “detalhe” na tela grande. Leni Riefenstahl e o rosto de Hitler e das mulheres alemãs em O Triunfo da Vontade. Michelangelo Antonioni e a maneira como filmou Monica Vitti em Deserto Vermelho. Manoel de Oliveira e os planos dedicados a Mastroianni em Viagem ao princípio do mundo.
Palavras-chave: Sociologia. Cinema.
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3470 0 bytes ANPOCS http://portal.anpocs.org |
Categoria: Sociologia Artigos |
Neoliberalismo e a crise nos movimentos sociais |
Versão: pdf Atualização: 21/8/2013 |
Descrição:
LIMANSKI, Tiago
O artigo contempla uma discussão pertinente a dinâmica dos movimentos sociais frente aos impasses do movimento de desregulamentação impulsionado com o advento do ideário neoliberal.
O autor aborda conceitos e práticas neoliberais dentro da globalização, expõe relações destas com a tendência de fragmentação das lutas sociais em que não existe um sentido claro do coletivo, mas determinações pontuais; movimentos feministas, pelo meio ambiente, dos afrodescendentes. "Estes novos entendimentos não somente adulteram a gênese que permeia a articulação da classe expropriada, como também seu produto final, ou seja, as perspectivas quanto ao processo de mudança na estrutura social que por via de reforma conciliam os interesses opostos em um processo ímpar de inserção na estrutura social". Citando Florestam Fernandes, seu contexto e pensamento, o qual afirma que se faz necessário: "uma ação coletiva e simultânea dos indivíduos, tanto em nível de categorias, quanto em nível de classe social", insere a escola nesta problemática. Desmistifica a escola como agente transformador do meio social, ou seja, segundo o autor, não é na escola, mas em direção a escola, que a ruptura social deve se constituir.
Palavras-chave: Escola. Meio social. Estrutura social.
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