Categoria: Sociologia Artigos |
Sociologia e Cinema: Reflexões sobre o gesto e o rosto na tela |
Versão: PDF Atualização: 7/2/2014 |
Descrição:
ROVAI, Mauro Luiz
Os procedimentos para a realização de um filme e as particularidades promovidas pelo uso da câmera (a distância e o ângulo em relação ao “objeto” filmado, a luz, o movimento, a montagem etc.), breve afastaram a tentação de ver no cinema o mero registro do real. Simultaneamente, a utilização desses recursos aproximou a imagem cinematográfica do registro da estética. O Grande Plano e a maneira como os detalhes do corpo apareceram inseridos na trama, pela quebra que promoveram das relações visuais, sempre suscitaram instigantes reflexões, como as de Balázs, sobre a subjetividade expressa nos gestos e nas feições; a de Epstein, sobre a fotogenia e a identidade; a de Eisenstein, contrapondo-se ao close-up de Griffith; a de Deleuze, sobre a “imagem-afecção”, entre outras. Nessa perspectiva, o objetivo deste texto é retomar tais discussões de modo a perscrutar o uso estético que três cineastas fizeram do “detalhe” na tela grande. Leni Riefenstahl e o rosto de Hitler e das mulheres alemãs em O Triunfo da Vontade. Michelangelo Antonioni e a maneira como filmou Monica Vitti em Deserto Vermelho. Manoel de Oliveira e os planos dedicados a Mastroianni em Viagem ao princípio do mundo.
Palavras-chave: Sociologia. Cinema.
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3466 0 bytes ANPOCS http://portal.anpocs.org |
Categoria: Sociologia Artigos |
A técnica do questionário na pesquisa educacional |
Versão: PDF Atualização: 15/8/2013 |
Descrição:
O presente trabalho almeja discutir o emprego do questionário enquanto técnica de coleta de dados, recorrentemente empregada nas pesquisas que envolvem o levantamento de uma grande quantidade de dados, como também o seu emprego nas pesquisas de cunho qualitativo. Aqui, decidiu-se pelo recorte espacial de estudo dessa técnica, especificamente, orientado para trabalhos de conclusão de curso de graduandos dos cursos tecnológicos de instituição de ensino superior privada. Este trabalho pretende demonstrar a importância da pesquisa na construção do conhecimento e destacar a urgência de se socializar e divulgar o conhecimento científico entre os discentes de nível superior como forma de conhecer, participar e intervir na realidade. Soma-se a isso, a partir da identificação percebida pelos autores quando da orientação de trabalhos de conclusão de curso, a necessidade de apontar a relevância da escolha adequada da técnica de coleta de dados para o alcance dos resultados esperados. Pretende, ainda, mostrar que o questionário é uma técnica bastante viável e pertinente para ser empregada quando se trata de problemas cujos objetos de pesquisa correspondem a questões de cunho empírico, envolvendo opinião, percepção, posicionamento e preferências dos pesquisados. Neste sentido, busca-se destacar a forma pela qual são construídas as perguntas do questionário, atentando-se para o conteúdo, número e ordem das questões, uma vez que as perguntas são as responsáveis pelo alcance das respostas ao desenvolvimento dos trabalhos. Este estudo fundamenta-se nos autores que tratam da temática, tendo como principais fontes de pesquisa os autores: GIL (1999), RICHARDSON (1999), MARCONE (1999), MALHOTRA (2006), MATALLO (2000), GIL (1996) e RIBEIRO (2008).
Palavras-chave: Técnica. Coleta de dados. Questionário. Pesquisa. Ensino superior.
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3389 0 bytes Evidência http:// |
Categoria: Sociologia Artigos |
Cinema Novo Brasileiro e Representações Sociais: diálogos entre sétima arte e sociologia |
Versão: docx Atualização: 7/2/2014 |
Descrição:
SILVA JUNIOR, Ailton da Costa
O presente artigo foi solicitado pelo professor Breitner Tavares, como instrumento avaliativo da disciplina Teoria Social Clássica, e se propõe a relacionar alguns traços do movimento cinematográfico brasileiro conhecido como Cinema Novo e o conceito de representações sociais proposto pelo sociólogo Émile Durkheim em sua obra As Regras do Método Sociológico. De maneira a aguçar a reflexão a cerca da sétima arte e seu reflexo na sociedade, serão correlacionados, alguns elementos provenientes das pesquisas de pensadores como Walter Benjamin sobre a arte e a lógica existente nas imagens cinematográficas, as de Christian Metz em seus estudos sobre linguagem do cinema, dentre outros pesquisadores que realizaram estudos sobre o Cinema Novo brasileiro. Partindo da ideia de que a sociologia observa o cinema como uma ferramenta de representação das diferentes realidades sociais, será feita, em primeiro momento, uma breve descrição do movimento cinemanovista e seu perfil antidogmático seguida de uma análise de cunho sociológico onde discutiremos as representações sociais.
Palavras – chaves: Representações sociais. Cinema. Sociologia.
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3203 0 bytes http://www.webartigos.com |
Categoria: Sociologia Artigos |
Breves indicações para o ensino de teoria sociológica hoje |
Versão: Atualização: 21/8/2013 |
Descrição:
LIEDKE, Élida Rubini
O artigo busca argumentar sinteticamente acerca da relevância dos estudos em teoria sociológica, considerada em termos de modelos interpretativos, os quais remetem às relações entre sujeito e objeto, assim como às conexões de sentido entre temas e problemas de ordem micro e macrossocietárias. Propõe-se a considerar cinco conjuntos de aspectos como forma de construção de referências para a análise das diversas abordagens teóricas, quais sejam: culturais, psicosociais, psicanalíticos, político-econômicos e de relações de poder. Ao final, o artigo apresenta dois diagramas ilustrativos das teorias sociológicas clássicas e contemporâneas, considerado o período de 1830 ao momento atual.
Palavras-chave: Teoria sociológica. Teorias sociológicas contemporâneas. Teorias sociológicas clássicas. Relações micro e macrossocietárias. Modelos interpretativos. Narrativas.
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3155 0 bytes Scielo http://www.scielo.br |
Categoria: Sociologia Artigos |
Análise da importância de estagiários no lar dos velhinhos de Mafra "São Francisco de Assis"/Mafra-s |
Versão: PDF Atualização: 19/12/2017 |
Descrição:
LUANA V.; REICHARDT A. L.; RODRIGUES, E. R.
Neste trabalho é apresentada uma análise realizada no Lar dos velhinhos de Mafra “São Francisco de Assis” e no Lar do Idoso “Sagrado Coração de Jesus”, em Rio Negro, para saber o trabalho que um estagiário pode desenvolver dentro dessas instituições. Nele, são abordados temas referentes ao bem-estar dos idosos e as leis que protegem os mesmos, o histórico de ambos os Lares e uma pesquisa realizada para obter as informações necessárias para verificar a importância e/ou interesse em se ter estagiários auxiliando nos trabalhos do Lar e se isso teria um impacto positivo para a vida dos idosos que lá residem atualmente. Para a metodologia, foram aplicados 8 (oito) questionários, sendo um para a estagiária fixa do Lar de Mafra, para o familiar de um dos idosos, um questionário para cada Lar e para quatro idosos, de ambos os Lares; com perguntas abertas e fechadas, para saber a opinião deles referente ao assunto. Após a realização dessa pesquisa, foram efetuados dois tipos de análises: A análise qualitativa, apenas de aspectos subjetivos e a análise quantitativa, representada em uma tabela com os principais pontos da análise qualitativa. Ao final, concluiu-se que é importante a participação de estagiários dentro dos lares para idosos, seja como estagiário fixo, sem remuneração, temporário ou até mesmo obrigatório.
Palavras-chave: Lar do idoso. Estagiários. Idosos.
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3103 0 bytes Interdisciplinaridade & Ensino http://www.faculdadespontagrossa.com.br/revistas/index.php/interensino/article/view/267/244 |
Categoria: Sociologia Artigos |
Finalidades, metodologias e perspectivas do ensino da Sociologia |
Versão: Atualização: 15/8/2013 |
Descrição:
As dificuldades para a efetivação da Sociologia nos currículos do Ensino Médio parecem um desafio do presente, no entanto, é um fato que existe há algum tempo. O texto tem como objetivo refletir sobre os desafios da Sociologia no contexto do ensino médio sob as considerações de Octávio Ianni no artigo O Ensino das Ciências Sociais no 1º e 2º Graus. A discussão a respeito das perspectivas, dos métodos de ensino, as finalidades, ao lado de outros dilemas, igualmente importantes, como as condições de trabalho, a quantidade de aulas semanais e a desnaturalização das pré-noções, são fundamentais seja por sua atualidade e relevância e como também pela oportunidade de debatermos e ampliarmos nossos conceitos sobre a questão.
Palavras-chave: Educação. Ensino médio. Sociologia.
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3052 0 bytes http://www.sociologos.org.br/ http://www.sociologos.org.br/ |
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