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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Alfabetização Científico-Tecnológica: um novo “paradigma”? Popular Versão: 
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
AULER, Décio

Busca-se ampliar o debate sobre a denominada Alfabetização Científico-Tecnológica. Neste âmbito, postula-se a necessidade de superar o ensino meramente propedêutico, disciplinar. Discute-se, enquanto configuração curricular, a progressiva substituição da abordagem conceitual pela abordagem temática. Tal encaminhamento está alicerçado em pressupostos do educador brasileiro Paulo Freire, bem como do denominado movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade.

Palavras-chave: Alfabetização Científico-Tecnológica. Abordagem Conceitual. Abordagem Temática.

Downloads 639  639  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ENSAIO - Volume 05 - Número 1 – março de 2003  Site http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/arquivos/File/conteudo/artigos_teses/quimica/act
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Alfabetização Científico-Tecnológica. Para quê? Popular Versão: 
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
AULER, Décio; DELIZOICOV, Demétrio.

A Alfabetização Científico-Tecnológica (ACT), cada vez mais, tem sido postulada enquanto dimensão fundamental numa dinâmica social crescentemente relacionada ao desenvolvimento científico-tecnológico. Contudo, o rótulo ACT abarca um espectro bastante amplo de significados. Os objetivos balizadores são diversos e difusos. Neste trabalho, discute-se ACT segundo duas perspectivas, denominadas de reducionista e ampliada. A reducionista, em nossa análise, desconsidera a existência de construções subjacentes à produção do conhecimento científico-tecnológico, tal como aquela que leva a uma concepção de neutralidade da Ciência-Tecnologia. Relacionamos a esta compreensão de neutralidade os denominados mitos: superioridade do modelo de decisões tecnocráticas, perspectiva salvacionista da Ciência-Tecnologia e o determinismo tecnológico. A perspectiva ampliada, proposta neste trabalho, busca a compreensão das interações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), associando o ensino de conceitos à problematização desses mitos.

Palavras chave: Alfabetização Científico-Tecnológica, Ciência-Tecnologia-Sociedade.

Downloads 584  584  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ENSAIO - Volume 03 / Número 1 – Jun. 2001  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social Popular Versão: 
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
CHASSOT, Attico.


Downloads 559  559  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma RBE - Jan/Fev/Mar/Abr 2003 No 22  Site http://
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Contribuições da Análise do Discurso e da Epistemologia de Fleck para a Compreensão da Divulgação Ci Popular Versão: 
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
NASCIMENTO, Tatiana Galieta

Neste artigo, a divulgação científica é entendida como produção de um círculo esotérico constituído por cientistas e jornalistas. Nele busco caracterizar as condições de produção deste tipo de texto tendo para tanto apoio em categorias da Análise do Discurso e da epistemologia de Fleck. A divulgação científica é compreendida em termos de circulação intercoletiva de ideias, ou seja, pelo fluxo de informações que ocorre entre o círculo esotérico e o círculo exotérico de não especialistas. Discuto, ainda, as implicações das mediações realizadas durante a produção dos textos de divulgação e sua inserção na sala de aula. Finalmente, comento a possibilidade de que estas mediações venham a se constituir em obstáculos na aprendizagem formal de conceitos científicos, sendo ressaltadas as relações entre os contextos de produção e significação dos textos de divulgação científica no processo de leitura.

Palavras-chave: Divulgação científica. Análise do discurso.Fleck. Ensino de Ciências.

Downloads 548  548  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ENSAIO - Volume 07 - Número 2 – dezembro de 2005  Site http://
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Análise Textual Discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces Popular Versão: 
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo

O artigo, resultado de pesquisa qualitativa de dissertações e relatos de mestres que utilizaram a análise textual discursiva como ferramenta analítica, descreve a análise textual discursiva como procedimento de pesquisa que permite quatro reconstruções concomitantes: 1. do entendimento de ciência e de seus caminhos de produção; 2. do objeto da pesquisa e de sua compreensão; 3. da competência de produção escrita; 4. do sujeito pesquisador. Argumenta-se que a análise textual discursiva cria espaços de reconstrução, envolvendo-se nisto diversificados elementos, especialmente a compreensão da produção de significados sobre os fenômenos investigados e a transformação do pesquisador.

Palavras-chave: Análise textual discursiva. Paradigma emergente. Autoria.

Downloads 610  610  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência & Educação, v. 12, n. 1, p. 117-128, 2006  Site http://
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Aprendizagem Cooperativa e Ensino de Química – parceria que dá certo Popular Versão: 
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
BARBOSA, Rejane Martins Novais; JÓFILI, Zélia Maria Soares

Os métodos de aprendizagem cooperativa são importantes não só na facilitação do processo ensino-aprendizagem, mas também na formação profissional, preparando cidadãos mais aptos para os trabalhos em equipe e mais comprometidos com os valores sociais e os princípios da solidariedade. Este estudo propõe-se a investigar a influência dos métodos cooperativos no desenvolvimento de atitudes cooperativas entre estudantes do ensino fundamental e superior, com vistas tanto a aprendizagens significativas de química quanto ao desenvolvimento de atitudes éticas relacionadas à essa ciência. Após analisar duas perspectivas teóricas que subsidiam os métodos cooperativos – desenvolvimentista e motivacional –, reforçamos a importância da existência dessa diversidade de perspectivas para permitir um amplo leque de alternativas aos professores. Recomendamos também a utilização combinada de métodos, de forma a contemplar tanto o desenvolvimento cognitivo, quanto a formação ética do cidadão.

Palavras -chave: Aprendizagem cooperativa. Ensino de Química.

Downloads 535  535  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência & Educação, v. 10, n. 1, p. 55-61, 2004  Site http://
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Articulações entre o enfoque CTS e a pedagogia de Paulo Freire como base para o ensino de ciências Popular Versão: 
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
NASCIMENTO, Tatiana Galieta; LINSINGEN, Irlan von

En este artículo se presentan unas relaciones teóricas entre el enfoque CTS y la filosofía educacional de Paulo Freire. Se explotan tres puntos de convergencia que por supuesto no agotan las posibilidades de articulación entre estas frentes pedagógicas y que no se quedan cerradas en sí mismas sino que dialogan entre sí. Son ellos: (i) el abordaje temática y la selección de los contenidos y materiales didácticos; (ii) la perspectiva interdisciplinar del trabajo pedagógico y el papel de la formación del profesorado; (iii) el papel del educador en el proceso de la enseñanza y aprendizaje, y en la formación para el ejercicio de la ciudadanía. Tenemos en cuenta que la articulacción de estas proposiciones educacionales es una ganancia para los dos: para el enfoque CTS por conferirle una base educacional sólida y coherente (no siempre explícita en el enfoque CTS) y, a la vez, para la pedagogía y método Paulo Freire (y sus desdoblamientos en la enseñanza de las ciencias) por hacer oportuno el abordaje de temas actuales de dimensión social, política y económica, en particular en el ámbito de la enseñanza de la ciencia y la tecnología.

Palabras clave: CTS. Educación progresista de Paulo Freire. Enseñanza de las ciencias. Educación científico-tecnológica. Ciudadanía.

Downloads 2776  2776  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Convergencia, septiembre-diciembre, año/vol. 13, n  Site http://redalyc.uaemex.mx
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Estratégias de Leitura e Educação Química: Que relações? Popular Versão: 2010
Atualização:  24/7/2013
Descrição:
FRANCISCO JUNIOR, Wilmo Ernesto. Estratégias de Leitura e Educação Química: Que relações?

O presente trabalho traz apontamentos acerca do papel da leitura no ensino de química e de ciências. Para isso, o texto foi dividido basicamente em três partes: (i) considerações sobre a importância das estratégias de leitura no ensino da Química; (ii) um estudo crítico de trabalhos concernentes à leitura e à Educação Química publicados em periódicos brasileiros da área; e (iii) a apresentação de algumas estratégias de leitura arroladas em aulas de Química.

Palavras-chave: Estratégias de leitura. Escrita. Ensino de química. Qnesc, Vol. 32, N. 4, NOVEMBRO 2010.

Downloads 584  584  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Qnesc, Vol. 32, N. 4, NOVEMBRO 2010  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Ciência e Tecnologia: implicações sociais e o papel da educação Popular Versão: 
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
ANGOTTI, José André Peres; AUTH, Milton Antonio Auth

A crescente evolução e utilização de novas tecnologias vem acarretando profundas mudanças no meio ambiente e nas relações e nos modos de vida da população, colocando os indivíduos diante de novos desafios, cuja maioria da população não está preparada para enfrentar. Como possibilidade para melhor discernir situações deste tipo e atuar sobre elas, propomos desenvolver atividades didático-pedagógicas direcionadas para uma alfabetização científica e tecnológica, tendo como base aspectos históricos e epistemológicos, atentando para a questão das concepções, valores e atitudes dos indivíduos nas suas ações em sociedade. Estudos em curso sobre ciência, tecnologia e sociedade (CTS) e sobre a problemática ambiental serviram de apoio para a elaboração do presente trabalho.

Palavras-chave: Ciência. Tecnologia e sociedade (CTS). História e epistemologia. Interdisciplinaridade. Ensino de ciências. Formação de professores.

Downloads 545  545  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência & Educação, v.7, n.1, p.15-27, 2001  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Concepções dos(as) professores(as) de química sobre o desenvolvimento de competências na escola Popular Versão: 
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
SANTOS, Verônica T. Santos; CAMPOS, Angela F. Campos; ALMEIDA, Maria Angela V. de

Este artigo retrata uma pesquisa realizada com um grupo de professores de Química do ensino médio no sentido de investigar como concebem a abordagem por competências na escola. A metodologia envolveu as seguintes etapas: (i)-concepções dos(as) professores(as) sobre competência, usando como instrumento de pesquisa um questionário; (ii)- análise e validação das respostas dos(as) professores(as) ao questionário; (iii)- discussão sobre competência na escola, utilizando como instrumentos um texto e uma fita de vídeo de Perrenoud. Os resultados mostraram que não há uma mobilização dos(as) professores(as) e das escolas com relação à abordagem por competências. Além disso, esta abordagem será possível se o sistema educacional investir em melhores salários, recursos, e uma formação continuada inserida no projeto pedagógico que propicie a cooperação entre os(as) professores(as) e a universidade e contribua para a discussão dos conteúdos de Química, metodologia e avaliação. E, ao mesmo tempo, a construção de novas competências profissionais nos(as) professores(as).

Palavras-chave: Competências. Formação de professores. Ensino de Química.

Downloads 625  625  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ensaio Vol. 7, No 1 (2005)  Site 
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