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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Articulações entre o enfoque CTS e a pedagogia de Paulo Freire como base para o ensino de ciências Popular Versão: 
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
NASCIMENTO, Tatiana Galieta; LINSINGEN, Irlan von

En este artículo se presentan unas relaciones teóricas entre el enfoque CTS y la filosofía educacional de Paulo Freire. Se explotan tres puntos de convergencia que por supuesto no agotan las posibilidades de articulación entre estas frentes pedagógicas y que no se quedan cerradas en sí mismas sino que dialogan entre sí. Son ellos: (i) el abordaje temática y la selección de los contenidos y materiales didácticos; (ii) la perspectiva interdisciplinar del trabajo pedagógico y el papel de la formación del profesorado; (iii) el papel del educador en el proceso de la enseñanza y aprendizaje, y en la formación para el ejercicio de la ciudadanía. Tenemos en cuenta que la articulacción de estas proposiciones educacionales es una ganancia para los dos: para el enfoque CTS por conferirle una base educacional sólida y coherente (no siempre explícita en el enfoque CTS) y, a la vez, para la pedagogía y método Paulo Freire (y sus desdoblamientos en la enseñanza de las ciencias) por hacer oportuno el abordaje de temas actuales de dimensión social, política y económica, en particular en el ámbito de la enseñanza de la ciencia y la tecnología.

Palabras clave: CTS. Educación progresista de Paulo Freire. Enseñanza de las ciencias. Educación científico-tecnológica. Ciudadanía.

Downloads 2823  2823  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Convergencia, septiembre-diciembre, año/vol. 13, n  Site http://redalyc.uaemex.mx
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Estratégias de Leitura e Educação Química: Que relações? Popular Versão: 2010
Atualização:  24/7/2013
Descrição:
FRANCISCO JUNIOR, Wilmo Ernesto. Estratégias de Leitura e Educação Química: Que relações?

O presente trabalho traz apontamentos acerca do papel da leitura no ensino de química e de ciências. Para isso, o texto foi dividido basicamente em três partes: (i) considerações sobre a importância das estratégias de leitura no ensino da Química; (ii) um estudo crítico de trabalhos concernentes à leitura e à Educação Química publicados em periódicos brasileiros da área; e (iii) a apresentação de algumas estratégias de leitura arroladas em aulas de Química.

Palavras-chave: Estratégias de leitura. Escrita. Ensino de química. Qnesc, Vol. 32, N. 4, NOVEMBRO 2010.

Downloads 639  639  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Qnesc, Vol. 32, N. 4, NOVEMBRO 2010  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Ciência e Tecnologia: implicações sociais e o papel da educação Popular Versão: 
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
ANGOTTI, José André Peres; AUTH, Milton Antonio Auth

A crescente evolução e utilização de novas tecnologias vem acarretando profundas mudanças no meio ambiente e nas relações e nos modos de vida da população, colocando os indivíduos diante de novos desafios, cuja maioria da população não está preparada para enfrentar. Como possibilidade para melhor discernir situações deste tipo e atuar sobre elas, propomos desenvolver atividades didático-pedagógicas direcionadas para uma alfabetização científica e tecnológica, tendo como base aspectos históricos e epistemológicos, atentando para a questão das concepções, valores e atitudes dos indivíduos nas suas ações em sociedade. Estudos em curso sobre ciência, tecnologia e sociedade (CTS) e sobre a problemática ambiental serviram de apoio para a elaboração do presente trabalho.

Palavras-chave: Ciência. Tecnologia e sociedade (CTS). História e epistemologia. Interdisciplinaridade. Ensino de ciências. Formação de professores.

Downloads 580  580  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência & Educação, v.7, n.1, p.15-27, 2001  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Concepções dos(as) professores(as) de química sobre o desenvolvimento de competências na escola Popular Versão: 
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
SANTOS, Verônica T. Santos; CAMPOS, Angela F. Campos; ALMEIDA, Maria Angela V. de

Este artigo retrata uma pesquisa realizada com um grupo de professores de Química do ensino médio no sentido de investigar como concebem a abordagem por competências na escola. A metodologia envolveu as seguintes etapas: (i)-concepções dos(as) professores(as) sobre competência, usando como instrumento de pesquisa um questionário; (ii)- análise e validação das respostas dos(as) professores(as) ao questionário; (iii)- discussão sobre competência na escola, utilizando como instrumentos um texto e uma fita de vídeo de Perrenoud. Os resultados mostraram que não há uma mobilização dos(as) professores(as) e das escolas com relação à abordagem por competências. Além disso, esta abordagem será possível se o sistema educacional investir em melhores salários, recursos, e uma formação continuada inserida no projeto pedagógico que propicie a cooperação entre os(as) professores(as) e a universidade e contribua para a discussão dos conteúdos de Química, metodologia e avaliação. E, ao mesmo tempo, a construção de novas competências profissionais nos(as) professores(as).

Palavras-chave: Competências. Formação de professores. Ensino de Química.

Downloads 667  667  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ensaio Vol. 7, No 1 (2005)  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Concepções e alertas sobre formação continuada de Professores de Química Popular Versão: 
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
SCHNETZLER, Roseli P.

Neste artigo são discutidas algumas concepções e apontados alguns alertas sobre formação continuada (FC) de professores de Química, contribuindo com critérios que auxiliem professores da educação básica e formadores de professores (professores universitários) a elaborar e a desenvolver ações de FC que sejam mais efetivas, baseadas em parcerias colaborativas. A análise de quatro dessas parcerias, publicadas em Química Nova na Escola, permite evidenciar os problemas de ensino de Química abordados, os temas discutidos pelos participantes, a participação do professor universitário nessas parcerias e os principais resultados obtidos.

Palavras-chave: Formação continuada. Docência em Química. Parceria colaborativa.

Downloads 620  620  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Qnesc n° 16, novembro 2002  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Construtivismo, Mudança Conceitual e Ensino de Ciências: para onde vamos? Popular Versão: 
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
MORTIMER, Eduardo Fleury

Neste artigo discutiremos criticamente alguns aspectos do construtivismo e das estratégias de ensino para mudança conceitual, buscando construir um modelo alternativo para compreender as concepções dos estudantes dentro de um esquema geral que permita relacioná-las e ao mesmo tempo diferenciá-las dos conceitos científicos apreendidos na escola: a noção de perfil conceitual. Essa noção permite entender a evolução das ideias dos estudantes em sala de aula não como uma substituição de ideias alternativas por ideias científicas, mas como a evolução de um perfil de concepções, em que as novas ideias adquiridas no processo de ensino-aprendizagem passam a conviver com as ideias anteriores, sendo que cada uma delas pode ser empregada no contexto conveniente. Através dessa noção é possível situar as ideias dos estudantes num contexto mais amplo que admite sua convivência com o saber escolar e com o saber científico.

Palavras-chave: Construtivismo. Mudança conceitual. Perfil conceitual.

Downloads 585  585  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V1(1), pp.20-39, 1996.   Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Construção do Conhecimento e Ensino de Ciências Popular Versão: 
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
SCHNETZLER, Roseli Pacheco

Downloads 704  704  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Em Aberto, Brasília, ano 11, no 55, jul./set. 1992  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Controvérsias Construtivistas Popular Versão: 
Atualização:  17/12/2012
Descrição:
LABURÚ, Carlos Eduardo Laburú; CARVALHO, Marcelo de; BATISTA, Irinéa de Lourdes

Neste trabalho apresentamos uma coletânea de análises divergentes que dizem respeito aos fundamentos epistemológicos, ontológicos e pedagógicos disseminados pelo pensamento construtivista, envolvido diretamente com a educação científica. Para evidenciar tais divergências, partimos da premissa máxima do construtivismo de que o aprendiz, através de um ativo envolvimento, é o construtor ou o arquiteto do seu próprio conhecimento. Diante dessa afirmação, alguns autores questionam o fato de que o conhecimento passa a ser algo que existe somente na mente dos seres cognitivos, onde ele é construído; e também, a concepção de que o reino natural não é preexistente mas, antes, é construído pelas nossas indagações, ficando o seu papel na construção do conhecimento científico, relegado a uma irrelevância. Busca-se, igualmente, ponderar a atuação do professor entre uma conotação construtivista mediadora e negociadora e um enfoque voltado ao instruir e a ensinar de forma mais direta.

Palavras-chave: Conhecimento Científico. Educação Científica.

Downloads 4874  4874  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad.Cat.Ens.Fís., v. 18, n. 2: p. 152-181, ago. 20  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Ciência-Tecnologia-Sociedade: relações estabelecidas por professores de ciências Popular Versão: 
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
AULER, Décio Auler; DELIZOICOV, Demétrio Delizoicov

Buscou-se identificar compreensões de professores de Ciências sobre interações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) com a finalidade de respaldar ações no processo de formação inicial e continuada de professores de Ciências. Metodologicamente, a pesquisa configurou-se segundo dois eixos complementares: a explicitação e fundamentação de parâmetros sobre interações entre CTS e a realização de entrevistas semi-estruturadas com um grupo de 20 professores, cuja análise foi balizada pelos parâmetros. Neste trabalho, apresentam-se e se discutem as principais tendências presentes na compreensão destes professores, bem como dimensões a serem consideradas no processo formativo: endosso ao modelo de decisões tecnocráticas, passividade diante do desenvolvimento científico-tecnológico e a superação da perspectiva salvacionista/redentora atribuída à Ciência-Tecnologia (CT).

Palavras-chave: Compreensões de professores sobre CTS. Formação de professores. Não-neutralidade das relações CTS.

Downloads 626  626  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias V  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!O Debate como Estratégia em Aulas de Química Popular Versão: 
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
ALTARUGIO, Maisa Helena; DINIZ, Manuela Lustosa; LOCATELLI, Diniz e Solange Wagner

Neste artigo, analisamos os depoimentos de professores de Química em formação continuada que experimentaram a estratégia do debate em suas salas de aula. O debate traz diversas vantagens para um ensino de Química e de ciências que, em geral, tenham como objetivo a formação de cidadãos críticos e atuantes na sociedade, principalmente porque desenvolve nos alunos a habilidade da argumentação. Mostramos também que essa atividade, como prática incomum em aulas de ciências, representa uma alternativa para os docentes que procuram soluções mais criativas e motivadoras para suas aulas.

Palavras-chave: Debate. Estratégia de ensino. Argumentação.

Downloads 826  826  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma QNESC. Vol. X, N° X, XXX 2009.  Site 
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