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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Um objeto de aprendizagem para o ensino de Química Geral Popular Versão: 2007
Atualização:  7/8/2013
Descrição:
PASTORIZA, Bruno dos Santos; et al.

Os calouros usualmente encontram dificuldades na disciplina de Química Geral. O objetivo desta proposta é o de contribuir para a melhoria da aprendizagem deles através do desenvolvimento de um hipertexto, que abrange o conteúdo discutido na disciplina oferecida no Instituto de Química da UFRGS para os alunos dos cursos de Química, Engenharia Química e Engenharia de Materiais. Cada assunto é apresentado através de diferentes abordagens: texto escrito e ilustrado, exercícios resolvidos e discutidos, problemas de diferentes graus de complexidade, além de informações complementares onde a relação e a integração com outros assuntos e também com a vida cotidiana podem ser feitas. Os alunos que se dispuseram a utilizar o material o avaliaram positivamente, embora muitos deles ainda apresentem resistência à utilização de métodos que usam estratégias de estudo mediadas por computador, sem a orientação de um professor.

Palavras chave: Química geral. Hipertexto. Objeto de aprendizagem.

Downloads 585  585  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma CINTED-UFRGS, V. 5, N. 2, Dez., 2007.  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Cartilha sobre Nanotecnologia Popular Versão: 2010
Atualização:  2/5/2013
Descrição:
Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Cartilha sobre Nanotecnologia. Brasília, 2010.
Em sua segunda edição, esta publicação reforça a importância da nanotecnologia para a competitividade da indústria brasileira e, oportunamente, homenageia o Ano Internacional da Química. Ainda com o objetivo de disseminar essa ciência, a ABDI disponibiliza o Estudo Prospectivo de Nanotecnologia, o Panorama de Nanotecnologia e o boletim mensal Nano em Foco, com informações atualizadas sobre os lançamentos de produtos e processos, além de notícias sobre normas técnicas e legislação para o setor.

Downloads 591  591  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Abdi  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência–Tecnologia–Sociedade) no contexto d Popular Versão: 2002
Atualização:  7/8/2013
Descrição:
SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; MORTIMER, Eduardo Fleury

Desde a década de sessenta, currículos de ensino de ciências com ênfase em CTS – ciência, tecnologia e sociedade – vêm sendo desenvolvidos no mundo inteiro. Tais currículos apresentam como objetivo central preparar os alunos para o exercício da cidadania e caracterizam-se por uma abordagem dos conteúdos científicos no seu contexto social. No presente artigo, discutimos criticamente os pressupostos desses currículos, de modo a fornecer subsídios para a elaboração de novos modelos curriculares na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias os quais possam contemplar a finalidade da educação básica em preparar o aluno para o exercício consciente da cidadania.

Downloads 595  595  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, V. 2, N.   Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!A nanotecnologia das moléculas Popular Versão: 2005
Atualização:  24/7/2013
Descrição:
TOMA, H. E. A nanotecnologia das moléculas. Qnesc, n. 21, p. 3-9, maio, 2005.

A tecnologia atual, que avança na escala nanométrica, está rompendo as barreiras do mundo clássico para ingressar no domínio quântico dos átomos e moléculas. Essa onda, que se anuncia como a maior revolução tecnológica de todos os tempos, poderá transcender a própria Química ao ir ao encontro dos sistemas organizados e nanomáquinas moleculares que sustentam a vida. Inspiradas nesses sistemas, novas estratégias em nanotecnologia já estão aflorando através da Química Supramolecular, permitindo vislumbrar uma enorme gama de aplicações, desde medicamentos e materiais inteligentes, até avançados dispositivos sensoriais, eletrônicos e de conversão de energia.

Palavras-chave: Nanotecnologia. Nanociências. Química supramolecular.

Downloads 596  596  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Qnesc  Site http://
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Aprendizagem Mediada por Gêneros do Discurso Escolar-Científico – Projeto, Desenvolvimento e Utiliza Popular Versão: 2011
Atualização:  24/7/2013
Descrição:
DIAS, Dirceu Donizetti; ARROIO, Agnaldo. Aprendizagem Mediada por Gêneros do Discurso Escolar-Científico – Projeto, Desenvolvimento e Utilização de Material Instrucional em Sala de Aula de Química. Qnesc, Vol. 33, N. 2, MAIO 2011.

Este relato discute o uso de um material instrucional para produção escrita de gêneros do discurso escolar-científico como mediador na aprendizagem, no ensino básico, em sala de aula de química. Nossa meta é apresentar os fundamentos que nortearam o projeto do material instrucional, bem como da construção das ferramentas de avaliação dos discursos escritos produzidos pelos estudantes. Além disso, propomo-nos a relatar a metodologia de implantação em sala de aula e, finalmente, apresentar um exemplo que nos ajudará a acompanhar a estratégia proposta. São abordados os princípios da teoria do enunciado segundo Bakhtin no projeto dos modelos instrucionais, os quais foram denominados protocolo de experimento, pré-relatório de experimentos e relatório de experimento. Como consequência, esses mesmos princípios são referências para a construção das ferramentas de avaliação dos discursos escritos. A implantação em sala de aula do material instrucional tem como suporte a realização de experimentos simples, inclusive demonstrativos, após os quais os estudantes são encorajados a construir os discursos mediados, utilizando a ferramenta cultural escrita. O resultado mostra que essa estratégia é passível de ser introduzida em salas de aula de química no ensino médio, que auxilia a prática da escrita e facilita o foco dos estudantes nos conceitos escolar-científicos, tradicionalmente trabalhados nesse nível de ensino. Além disso, aponta para incrementos positivos no uso da linguagem escolar-científica, implicando a princípio em maior domínio de um determinado conteúdo temático ao final do processo de construção do conhecimento.

Palavras Chave: Escrita. Gêneros do discurso. Material instrucional. Química.

Downloads 596  596  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Qnesc, Vol. 33, N. 2, MAIO 2011  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Uso Combinado de Mapas Conceituais e Estratégias Diversificadas de Ensino: Uma Análise Inicial das L Popular Versão: 2012
Atualização:  7/8/2013
Descrição:
TRINDADE, José Odair e HARTWING, Dácio Rodney

Apresenta a estratégia dos mapas conceituais, por ser um recurso válido para sondar em profundidade as limitações e potencialidades de aprendizagem dos alunos, mesmo em terrenos muito áridos, onde predomina a falta de motivação para a aprendizagem significativa e a ausência de recursos materiais. Houve uma grande aceitação dos alunos por atividades de informática e modelos, mas menor pela elaboração dos mapas. É possível que essa resistência seja uma consequência dos bons resultados anteriores em abordagens de aprendizagem mecânica, porque tornam os estudantes inseguros na mudança para estratégias de aprendizagem significativa, visto que consideram um desafio tomarem a responsabilidade pela construção dos seus próprios significados, embora compensadora para alguns aprendizes.

Palavras-chave: Aprendizagem significativa. Mapas conceituais. Realidade virtual no ensino de química.

Downloads 605  605  Tamanho do arquivo 1.67 KB  Plataforma QNEsc, Vol. 34, N° 2, p. 83-91, MAIO 2012  Site http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_2/
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!O Projeto Água em Foco como Uma Proposta de Formação no PIBID Popular Versão: 
Atualização:  7/8/2013
Descrição:
SILVA, Penha Souza; MORTIMER, Eduardo Fleury

Este artigo apresenta uma experiência desenvolvida pelo grupo PIBID Química/Biologia na Faculdade de Educação da UFMG. O objetivo é enfocar as ações executadas durante o projeto Água em foco: qualidade de vida e cidadania, que vem sendo desenvolvido em escolas das redes pública e particular de Minas Gerais desde 2004. Esse projeto discute conteúdos científicos a partir de uma abordagem que leva em consideração as relações entre ciência, tecnologia e sociedade (CTS) e tem como objetivo a investigação de um problema real, relacionado à qualidade da água, a partir dos conhecimentos adquiridos em sala de aula.

Palavras-chave: Formação de professores. Abordagem CTS. PIBID. Qualidade da água.

Downloads 605  605  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Vol. 34, N° 4, p. 240-247, NOVEMBRO 2012  Site http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_4/
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Multimodos e Múltiplas Representações: fundamentos e perspectivas semióticas para a aprendizagem de  Popular Versão: 2011
Atualização:  2/8/2013
Descrição:
LABURÚ, Carlos Eduardo; SILVA, Osmar Henrique Moura da.

A natureza do conhecimento científico está necessariamente vinculada a um tipo particular de linguagem que emprega uma variedade de representações e utiliza diversos modos discursivos para comunicá-las. Compreender esse conhecimento envolve dar significação a essas representações. Por essa perspectiva, este trabalho destaca alguns conceitos teóricos da ciência
semiológica com a finalidade de realizar uma reflexão a respeito das dificuldades de estudantes com as representações científicas. As reflexões que se encaminharão estão balizadas em recentes pesquisas que vem tomando parte em estudos da educação matemática e científica, sendo que porção substancial do tema a ser tratado tem sido foco privilegiado de investigações da primeira área de estudo. Com esse procedimento, temos a intenção, primeiramente, de transpor reflexões teóricas relevantes dessa área para a educação científica, confiando estar contribuindo com o refinamento conceitual desta última, na medida em que o referencial analítico que subsidia a educação matemática se mostra capaz de fornecer um panorama teórico igualmente válido para o aprimoramento da educação científica. Deste modo, procuramos confluir conhecimentos que vem
ocorrendo de maneira praticamente independente entre duas áreas de conhecimento, possibilitando um enriquecimento intelectual Num segundo momento, reunimos trabalhos de uma ainda incipiente área de pesquisa em educação científica que investiga as influências pedagógicas que a multimodalidade representacional e múltiplas representações têm na construção dos significados científicos. Além de procurar mostrar uma continuidade direta com o tema anterior, tentamos estabelecer relações com outros conceitos e teorias da literatura em educação científica. Todavia, a essência do trabalho está em atentar para a questão semiótica como campo promissor de estudo para entender a natureza das dificuldades de aprendizagem das representações científicas, permitindo com seus conceitos teóricos trazer nova luz aos problemas dos aprendizes com a compreensão dessas representações, assim como ser um ponto de inspiração para a elaboração de novas ferramentas pedagógicas para tentar enfrentá-los.

Palavras-chave: Educação científica. Semiótica. Perspectivas de investigações.

Downloads 606  606  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V16(1), pp. 7-33, 2011  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!A Utilização de Vídeos Didáticos nas Aulas de Química do Ensino Médio para Abordagem Histórica e Con Popular Versão: 2012
Atualização:  24/7/2013
Descrição:
SILVA, José Luiz et al.

Traz uma experiência didática relacionada ao uso de vídeos como recurso didático para abordar o tema vidros numa perspectiva histórica e contextualizada no ensino médio. A experiência didática foi desenvolvida pelos bolsistas de um subprojeto de Química do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para alunos de primeiras séries do ensino médio de duas escolas da rede pública. A atividade foi desenvolvida em três etapas: planejamento de ensino, exibição e discussão dos vídeos e avaliação da sequência didática. O planejamento resultou na seleção de três vídeos para exibição e na elaboração de questionário avaliativo. A atividade desenvolvida exigiu o desenvolvimento de habilidades como a de mediação necessária ao futuro professor, e o recurso vídeo foi considerado motivador para a aprendizagem.

Palavras-chave: Vidro. Audiovisual. Contextualização. PIBID

Downloads 607  607  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Vol. 34, N. 4, p. 189-200, NOVEMBRO 2012  Site http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_4/
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Freire e Vygotsky: um diálogo com pesquisas e sua contribuição na educação em ciências Popular Versão: 
Atualização:  2/8/2013
Descrição:
GEHLEN, Simoni Tormöhlen; MALDANER, Otavio Aloisio; DELIZOICOV, Demétrio. Freire e Vygotsky: um diálogo com pesquisas e sua contribuição na educação em ciências. Pro-Posições, Campinas, v. 21, n. 1, Apr. 2010 .

O presente estudo constitui-se numa revisão de trabalhos que tomam como objeto de pesquisa as interlocuções entre o pensamento de Freire e Vygotsky na educação escolar, com o objetivo de explicitar os principais elementos explorados nessas articulações. Metodologicamente, a pesquisa compreende uma revisão em atas de eventos da área de Educação e Educação em Ciências e, mediante o emprego da Análise Textual Discursiva, examina as seguintes articulações entre as ideias de Freire e Vygotsky: linguagem, concepção de conhecimento e mediação. Sinaliza-se que os estudos identificados não dão a devida atenção à problematização, categoria fundamental em Freire, assim como pouco exploram a significação conceitual baseada em Vygotsky. Essas categorias podem contribuir no envolvimento e no nível de aprendizagem dos estudantes da Educação Básica, para as mudanças necessárias no Ensino de Ciências.

Palavras-chave: Freire e Vygotsky. Ensino de Ciências. Problematização. Significação conceitual.

Downloads 612  612  Tamanho do arquivo 1.96 KB  Plataforma Pro-Posições, Campinas, v. 21, n. 1, Apr. 2010  Site 
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