Categoria: Química Artigos |
Nanotecnologia, um tema para o ensino médio utilizando a abordagem CTSA |
Versão: 2012 Atualização: 6/8/2013 |
Descrição:
REBELLO, G. A. F. et al. Nanotecnologia, um tema para o ensino médio utilizando a abordagem CTSA. Qnesc, v. 34, n. 1, p. 3-9, fev., 2012.
O tema nanociência e nanotecnologia foi explorado utilizando-se a abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) em uma turma da 1ª série do ensino médio. Para a execução desse projeto, foi desenvolvido um experimento que envolveu a preparação de nanopartículas magnéticas a partir da reação entre íons Fe(II) e Fe(III) em meio básico, empregando-se como reagentes materiais de uso comercial, bem como a elaboração de um vídeo didático sobre o tema.
Palavras-chave: Nanotecnologia. Nanopartículas magnéticas. CTSA
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949 0 bytes Qnesc |
Categoria: Química Artigos |
Um Olhar Sobre a História da Química no Brasil |
Versão: 2006 Atualização: 25/10/2011 |
Descrição:
OLIVEIRA, Luiz Henrique Milagres de; CARVALHO, Regina Simplício. Um Olhar Sobre a História da Química no Brasil. Revista Ponto de Vista. Universidade Federal de Viçosa, v. 3, Viçosa, MG, 2006.
São aparesentadas, neste artigo, algumas discussões sobre relações entre Ciência, Cultura e Arte e possíveis contribuições na formação de professores de Química, mais especificamente a partir da poesia António Gedeão, focando dois de seus poemas: Lágrimas de Preta e Lição Sobre a Água.
Palavras-chave: Poesia e Química. Lágrimas de Preta. Lição Sobre a Água.
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868 0 bytes Revista Ponto de Vista, V. 3 |
Categoria: Química Artigos |
SOS Mogi-Guaçu: Contribuições de um Estudo de Caso para a Educação Química no Nível Médio |
Versão: 2011 Atualização: 24/10/2011 |
Descrição:
SILVA, Osmair Benedito da; OLIVEIRA, Jane Raquel Silva de; QUEIROZ, Salete Linhares. SOS Mogi-Guaçu: Contribuições de um Estudo de Caso para a Educação Química no Nível Médio. Qnesc, Vol. 33, N° 3, AGOSTO 2011.
Este artigo descreve a aplicação do estudo de caso intitulado SOS Mogi-Guaçu em uma turma de química do ensino médio. As atividades didáticas favoreceram a busca e a análise de informações relacionadas à poluição de ambientes aquáticos, à reflexão sobre as prováveis causas de problemas reais, à tomada de decisão e à sugestão de possíveis soluções para o caso por parte dos alunos. Na percepção destes, a proposta também desenvolveu a capacidade de investigar e solucionar problemas, de realizar trabalhos em grupo e de comunicação oral. Portanto, tais atividades, pautadas na metodologia de estudo de casos, mostraram-se potencialmente capazes de atender às novas demandas formativas para a educação básica.
Palavras-chave: Método estudo de casos. Educação química. Aabordagem sociocientífica.
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493 0 bytes Qnesc, Vol. 33, N° 3, AGOSTO 2011 |
Categoria: Química Artigos |
O Despertar da Radioatividade ao Alvorecer do Século XX |
Versão: 2011 Atualização: 6/8/2013 |
Descrição:
LIMA, Rodrigo da Silva; PIMENTEL, Luiz Cláudio Ferreira; AFONSO, Júlio Carlos. O Despertar da Radioatividade ao Alvorecer do Século XX. Qnesc, Vol. 33, N° 2, MAIO 2011.
Este trabalho apresenta um resumo do impacto da radioatividade na vida cotidiana no início do século XX. O rádio foi considerado uma fantástica fonte de energia e de cura de doenças, tendo papel central no início da história da radioatividade. Muitos produtos com radioatividade adicionada e práticas médicas a envolvendo foram lançados. Decorridos cerca de 30 anos após a descoberta da radioatividade, a visão do ser humano acerca desta já era bastante diferente daquela do início do século XX.
Palavras-chave: Radioatividade. Rádio. Produtos com radioatividade adicionada.
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1104 0 bytes Qnesc, Vol. 33, N° 2, MAIO 2011 |
Categoria: Química Artigos |
A Matriz de Referência do Enem 2009 e o Desafio de Recriar o Currículo de Química na Educação Básica |
Versão: 2011 Atualização: 24/7/2013 |
Descrição:
MACENO, Nicole Glock; RITTER-PEREIRA, Jaqueline; MALDANER, Otavio Aloisio; GUIMARÃES, Orliney Maciel. A Matriz de Referência do Enem 2009 e o Desafio de Recriar o Currículo de Química na Educação Básica. Qnesc, Vol. 33, N. 3, AGOSTO 2011.
A proposição de matrizes vem sendo recorrentes no Brasil a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Brasil, 1996) a fim de induzir a reorganização curricular na educação básica, preconizando os princípios de interdisciplinaridade e de contextualização para o desenvolvimento cognitivo dos alunos. Nesse contexto, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) emerge como possibilidade de contemplar tais princípios e vem ganhando legitimidade no contexto escolar e na formação de professores. No presente texto, analisou-se o que é preconizado para o ensino na Matriz de Referência do Enem 2009 (Brasil, 2009a), especificamente na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e nos objetos de conhecimento, no qual foram identificadas contradições entre o que defende tal Matriz em relação ao seu anexo, podendo induzir às interpretações equivocadas, resgatar um tipo de ensino já em fase de superação e inviabilizar a inovação educacional na educação básica.
Palavras-chave: Enem. Currículo. Matriz de Referência.
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678 0 bytes Qnesc, Vol. 33, N. 3, AGOSTO 2011 |
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