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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Concepções sobre Currículo de Formadores de Professores: O Curso de Licenciatura em Química do Insti Popular Versão: 2011
Atualização:  5/9/2013
Descrição:
MASSENA, Elisa Prestes; MONTEIRO, Ana Maria Ferreira da Costa

Neste artigo, discutimos as concepções de currículo de formadores de professores do curso de Química do Instituto de Química e da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Entendemos que o currículo resulta de uma construção social, por isso, temos a intenção de compreender como acontece a constituição do currículo do curso, com base em documentos e entrevistas com os sujeitos da pesquisa. O estudo mostrou que houve uma competição dos concursos por status, recursos e territórios entre o Instituto de Química e da Faculdade de Educação, quando o curso foi criado, assim como houve concursos internos na criação das disciplinas, dependendo do departamento de origem dos professores.

Palavras-chave: Curso de Licenciatura em Química. Professores. História do Currículo.

Downloads 429  429  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Quim. Nova, Vol. 34, No. 8  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Discursos Curriculares na Disciplina Escolar Química Popular Versão: 2005
Atualização:  5/9/2013
Descrição:
LOPES, Alice Casimiro Lopes

Neste artigo, é defendido que a disciplina escolar é um híbrido de discursos curriculares. Para argumentar em favor dessa idéia, é analisado como textos na área de ensino de Química influenciam nas políticas de currículo, hibridizando discursos oficiais e outros discursos curriculares. São articuladas as discussões teóricas de Ball, sobre políticas de currículo, de Goodson, sobre disciplinas escolares, de Bernstein, sobre recontextualização, e de Canclini, sobre hibridismo.

Palavras-chave: Disciplina Escolar. Ensino de Química. Hibridismo. Políticas de Currículo.

Downloads 481  481  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência & Educação, v. 11, n. 2  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Educação pela Pesquisa como Modo, Tempo e Espaço de Qualificação da Formação de Professores de Ciênc Popular Versão: 2002
Atualização:  5/9/2013
Descrição:
GALIAZZI, Maria do Carmo, MORAES, Roque

O presente artigo propõe-se a reunir argumentos em favor do educar pela pesquisa como modo, tempo e espaço de formação docente. Iniciando-se por apresentar alguns princípios que fundamentam o educar pela pesquisa, mostra-se sempre com exemplificações práticas, como esses podem ser implementados pelo uso de um ciclo de pesquisa constituído por questionamento, argumentação e validação. Procurase mostrar também como esse encaminhamento da formação de professores possibilita uma educação com qualidade formal e política. Conclui-se o texto com alguns argumentos que sustentam que o educar pela pesquisa possibilita superar algumas limitações históricas dos cursos de formação de professores.

Palavras-chave: Educar pela Pesquisa. Formação de Professores de Ciências.

Downloads 428  428  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência & Educação, v. 8, n. 2  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Formação inicial de professores de química: a utilização dos relatórios de observação de aulas como  Popular Versão: 2011
Atualização:  6/9/2013
Descrição:
BROIETTI, Fabiele Cristiane Dias; BARRETO, Sônia Regina Giancoli

Neste estudo, foram utilizados os relatórios de observação de aulas como ferramenta de pesquisa, servindo de instrumento para se investigar sobre formação inicial de professores de química. O estudo consistiu em analisar 12 relatórios, elaborados por alunos de um curso de Licenciatura em Química e discutir por meio das narrativas dos alunos, tópicos referentes a estrutura escolar e ao ensino de química. As narrativas se mostraram instrumentos importantes a serem analisadas a fim de se examinar a formação inicial. Este trabalho confirmou e ressaltou a relevância do estágio de observação na formação do licenciando como um momento de pesquisa e reflexão da prática docente.

Palavras-chave: Formação inicial. Estágio supervisionado. Química.

Downloads 739  739  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Semina: Ciências Exatas e Tecnológicas, v. 32, n.   Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!O Ensino de História da Química: Contribuindo para a Compreensão da Natureza da Ciência Popular Versão: 2008
Atualização:  5/9/2013
Descrição:
OKI, Maria da Conceição Marinho; MORADILLO, Edílson Fortuna de

Relata-se um estudo de caso que teve como objetivo explorar as potencialidades de aproximação entre História e Filosofia da Ciência da educação científica mediante utilização do ensino de História da Química. Visou-se auxiliar os alunos na compreensão da natureza da ciência e no aprendizado de conceitos químicos. O estudo envolveu a intervenção de uma professora/investigadora numa disciplina de História da Química e teve caráter exploratório, com abordagem de pesquisa qualitativa. A análise dos resultados utilizou o modelo misto, com categorias analíticas definidas a priori, que nortearam as dimensões epistemológicas de análise e a identificação de categorias emergentes, construídas a partir das respostas dos alunos a questionários abertos. Os resultados obtidos confirmaram a importância do espaço dessa disciplina para os alunos conhecerem a natureza da ciência, adquirindo concepções menos simplistas e mais
contextualizadas sobre a ciência, apesar de alguma dificuldade na superação de concepções realistas ingênuas fortemente enraizadas em suas visões epistemológicas.

Palavras-chave: História e Filosofia da Ciência. Ensino de Química. Natureza da ciência.

Downloads 431  431  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência & Educação, v. 14, n. 1  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!A pesquisa como perspectiva de formação continuada do professor de química  Popular Versão: 
Atualização:  17/12/2012
Descrição:
MALDANER, Otavio A.

A pesquisa como perspectiva de formação continuada de professores de química. A educação e os professores de Química não está sendo como uma preparação específica para o exercício de uma atividade profissional, o que difere da atividade profissional ou um pesquisador de química. Isso acontece porque no campo acadêmico, principalmente na ciência exata e natural, a ideia de que conhecer um determinado assunto é o suficiente para ser capaz de ensiná-lo, é facilmente aceito.

Palavras-chave: Formação continuada. Professores de química. Educação.

Downloads 568  568  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Química Nova, Vol. 22, No.2, 1999  Site http://
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!O Desenvolvimento Profissional da Docência na Formação de Professores Face a Utilização das Tecnolog Popular Versão: 2009
Atualização:  5/9/2013
Descrição:
PICONEZ, Stela C. Bertholo; FILATRO, Andrea Cristina

Neste artigo, descrevemos as contribuições das abordagens de Design Instrucional e do Learning Design para a organização do trabalho pedagógico no STEA – Sistema Transversal Ensino-Aprendizagem que emprega recursos tecnológicos na educação apoiado pelos dados de pesquisa qualitativa e perspectivas teórico-descritivas, em um estudo de caso brasileiro. A abordagem pedagógica na qual o sistema está baseado permeia, em toda sua documentação e práxis: as teorias socioconstrutivistas de Piaget e Vygotsky, os estudos de Ausubel sobre organização dos conceitos prévios da aprendizagem significativa, a concepção de autonomia e liberdade de Paulo Freire, a tipologia conceitual dos conteúdos procedimentais e atitudinais de Zabala bem como a perspectiva andragógica de Knowles que fundamentam a tomada de decisões durante o processo de ensino. Contempla todos os processos de design instrucional - desde planejamento, concepção, implementação, execução e avaliação até a formação e avaliação contínua dos docentes em serviço. Confronta as etapas teórico-práticas do projeto com a abordagem de organização do trabalho pedagógico realizado em um sistema nacional de ensino-aprendizagem, ancorado em bases pedagógicas explícitas, elaborado através de duas décadas de investigação e de práxis. O estudo também inclui material didático produção e ações complementares de investigação acadêmica, contextualizada. Como resultado apresenta as reflexões sobre o projeto de aprendizagem, seus benefícios e desafios e suas contribuições para a inovação no campo da tecnologia educacional. O STEA foi construído de acordo com um modelo pedagógico cuja delimitação conceitual abraça objetivos, organização de conteúdos e metodologias relacionada a diferentes domínios do conhecimento. A elaboração desse modelo atende as necessidades educativas especiais de duas comunidades com características distintas de aprendizagem: a dos jovens e adultos em curso de ensino médio e a formação em ação de estagiários das licenciaturas.

Palavras-chave: Formação Educadores-estagiários. Design Instrucional. Design da Aprendizagem. Organização do Trabalho Pedagógico. Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Downloads 405  405  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ETD – Educação Temática Digital, Campinas, v.10, n  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Análise de Obstáculos Epistemológicos em Livros Didáticos de Química do Ensino Médio do PNLD 2012 Popular Versão: 2012
Atualização:  5/9/2013
Descrição:
STADLER, J. P.; SOUSA JÚNIOR, F. S.; GEBARA, M. J. F.; HUSSEIN, F. R. G. S.

Tendo em vista a grande importância dos livros didáticos no cotidiano da prática docente, esse artigo visa avaliar quatro livros indicados pelo PNLD 2012 quanto à presença dos obstáculos epistemológicos estudados por Bachelard, uma vez que esses não são analisados pelos examinadores do PNLD e podem gerar dificuldades de aprendizagem durante o processo de ensino. A análise foi feita considerando a obra como um todo e, então, pode-se perceber que todos os livros apresentaram obstáculos, em sua maioria verbal, cuja causa foi atribuída à tentativa de simplificar termos científicos ou abstratos. Por outro lado nenhum texto apresentou o obstáculo animista, o que pode indicar maior preocupação com a inserção da linguagem científica no cotidiano escolar.

Palavras-Chave: Livro Didático. PNLD 2012. Bachelard. Epistemológico. Obstáculo.

Downloads 612  612  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma HOLOS, Ano 28, Vol 2  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!A identidade docente: constantes e desafios Popular Versão: 2009
Atualização:  5/9/2013
Descrição:
A melhoria na qualidade do ensino requer bons professores. Docentes comprometidos com a difícil tarefa de ensinar que, por sua vez, exige dos profissionais sentido e responsabilidade. A identidade profissional docente se constitui como uma interação entre a pessoa e suas experiências individuais e profissionais. A identidade se constrói e se transmite. E existem algumas características ou constantes da identidade profissional docente que se repetem e que são, geralmente, independentes do contexto social ou cultural. Neste artigo, discutimos essas características da profissão docente que lhes garantem identidade.

Palavras-Chave: Docentes. Ientidade Profissional. Cultura Profissional. Desenvolvimento Profissional.

Downloads 528  528  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Form. Doc. v. 01, n. 01, p. 109-131, ago./dez.  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Concepções e ações de formadores de professores de Química sobre o estágio supervisionado: propostas Popular Versão: 2008
Atualização:  5/9/2013
Descrição:
SILVA, Rejane Maria Ghisolfi da; SCHNETZLER, Roseli P.

O objetivo deste trabalho é investigar ações e concepções dos professores sobre as práticas de ensino pré-serviço em química. Neste sentido, leva em conta vários referenciais teóricos preocupados com a formação de professores, que baseiam na análise qualitativa de 18 entrevistas com 14 professores brasileiros e quatro portugueses. Os resultados revelam que as práticas de ensino pré-serviço em química foram realizadas longe de uma abordagem técnica, mostrando uma ruptura paradigmática e apresentando outra lógica relacionada com a formação de professores de química, que melhoraram a compreensão das práticas reais dos professores, já que estas foram moldadas por fatores complexos e fatores não pré-estabelecidos.

Palavras-chave: Pré-serviço em ensino de química. Formação inicial de professores. Ações e concepções de docentes.

Downloads 426  426  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Quim. Nova, Vol. 31, No. 8,  Site 
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