Categoria: Química Artigos |
Concepções sobre Currículo de Formadores de Professores: O Curso de Licenciatura em Química do Insti |
Versão: 2011 Atualização: 5/9/2013 |
Descrição:
MASSENA, Elisa Prestes; MONTEIRO, Ana Maria Ferreira da Costa
Neste artigo, discutimos as concepções de currículo de formadores de professores do curso de Química do Instituto de Química e da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Entendemos que o currículo resulta de uma construção social, por isso, temos a intenção de compreender como acontece a constituição do currículo do curso, com base em documentos e entrevistas com os sujeitos da pesquisa. O estudo mostrou que houve uma competição dos concursos por status, recursos e territórios entre o Instituto de Química e da Faculdade de Educação, quando o curso foi criado, assim como houve concursos internos na criação das disciplinas, dependendo do departamento de origem dos professores.
Palavras-chave: Curso de Licenciatura em Química. Professores. História do Currículo.
|
429 0 bytes Quim. Nova, Vol. 34, No. 8 |
Categoria: Química Artigos |
Discursos Curriculares na Disciplina Escolar Química |
Versão: 2005 Atualização: 5/9/2013 |
Descrição:
LOPES, Alice Casimiro Lopes
Neste artigo, é defendido que a disciplina escolar é um híbrido de discursos curriculares. Para argumentar em favor dessa idéia, é analisado como textos na área de ensino de Química influenciam nas políticas de currículo, hibridizando discursos oficiais e outros discursos curriculares. São articuladas as discussões teóricas de Ball, sobre políticas de currículo, de Goodson, sobre disciplinas escolares, de Bernstein, sobre recontextualização, e de Canclini, sobre hibridismo.
Palavras-chave: Disciplina Escolar. Ensino de Química. Hibridismo. Políticas de Currículo.
|
481 0 bytes Ciência & Educação, v. 11, n. 2 |
Categoria: Química Artigos |
Educação pela Pesquisa como Modo, Tempo e Espaço de Qualificação da Formação de Professores de Ciênc |
Versão: 2002 Atualização: 5/9/2013 |
Descrição:
GALIAZZI, Maria do Carmo, MORAES, Roque
O presente artigo propõe-se a reunir argumentos em favor do educar pela pesquisa como modo, tempo e espaço de formação docente. Iniciando-se por apresentar alguns princípios que fundamentam o educar pela pesquisa, mostra-se sempre com exemplificações práticas, como esses podem ser implementados pelo uso de um ciclo de pesquisa constituído por questionamento, argumentação e validação. Procurase mostrar também como esse encaminhamento da formação de professores possibilita uma educação com qualidade formal e política. Conclui-se o texto com alguns argumentos que sustentam que o educar pela pesquisa possibilita superar algumas limitações históricas dos cursos de formação de professores.
Palavras-chave: Educar pela Pesquisa. Formação de Professores de Ciências.
|
428 0 bytes Ciência & Educação, v. 8, n. 2 |
Categoria: Química Artigos |
O Ensino de História da Química: Contribuindo para a Compreensão da Natureza da Ciência |
Versão: 2008 Atualização: 5/9/2013 |
Descrição:
OKI, Maria da Conceição Marinho; MORADILLO, Edílson Fortuna de
Relata-se um estudo de caso que teve como objetivo explorar as potencialidades de aproximação entre História e Filosofia da Ciência da educação científica mediante utilização do ensino de História da Química. Visou-se auxiliar os alunos na compreensão da natureza da ciência e no aprendizado de conceitos químicos. O estudo envolveu a intervenção de uma professora/investigadora numa disciplina de História da Química e teve caráter exploratório, com abordagem de pesquisa qualitativa. A análise dos resultados utilizou o modelo misto, com categorias analíticas definidas a priori, que nortearam as dimensões epistemológicas de análise e a identificação de categorias emergentes, construídas a partir das respostas dos alunos a questionários abertos. Os resultados obtidos confirmaram a importância do espaço dessa disciplina para os alunos conhecerem a natureza da ciência, adquirindo concepções menos simplistas e mais contextualizadas sobre a ciência, apesar de alguma dificuldade na superação de concepções realistas ingênuas fortemente enraizadas em suas visões epistemológicas.
Palavras-chave: História e Filosofia da Ciência. Ensino de Química. Natureza da ciência.
|
431 0 bytes Ciência & Educação, v. 14, n. 1 |
Categoria: Química Artigos |
O Desenvolvimento Profissional da Docência na Formação de Professores Face a Utilização das Tecnolog |
Versão: 2009 Atualização: 5/9/2013 |
Descrição:
PICONEZ, Stela C. Bertholo; FILATRO, Andrea Cristina
Neste artigo, descrevemos as contribuições das abordagens de Design Instrucional e do Learning Design para a organização do trabalho pedagógico no STEA – Sistema Transversal Ensino-Aprendizagem que emprega recursos tecnológicos na educação apoiado pelos dados de pesquisa qualitativa e perspectivas teórico-descritivas, em um estudo de caso brasileiro. A abordagem pedagógica na qual o sistema está baseado permeia, em toda sua documentação e práxis: as teorias socioconstrutivistas de Piaget e Vygotsky, os estudos de Ausubel sobre organização dos conceitos prévios da aprendizagem significativa, a concepção de autonomia e liberdade de Paulo Freire, a tipologia conceitual dos conteúdos procedimentais e atitudinais de Zabala bem como a perspectiva andragógica de Knowles que fundamentam a tomada de decisões durante o processo de ensino. Contempla todos os processos de design instrucional - desde planejamento, concepção, implementação, execução e avaliação até a formação e avaliação contínua dos docentes em serviço. Confronta as etapas teórico-práticas do projeto com a abordagem de organização do trabalho pedagógico realizado em um sistema nacional de ensino-aprendizagem, ancorado em bases pedagógicas explícitas, elaborado através de duas décadas de investigação e de práxis. O estudo também inclui material didático produção e ações complementares de investigação acadêmica, contextualizada. Como resultado apresenta as reflexões sobre o projeto de aprendizagem, seus benefícios e desafios e suas contribuições para a inovação no campo da tecnologia educacional. O STEA foi construído de acordo com um modelo pedagógico cuja delimitação conceitual abraça objetivos, organização de conteúdos e metodologias relacionada a diferentes domínios do conhecimento. A elaboração desse modelo atende as necessidades educativas especiais de duas comunidades com características distintas de aprendizagem: a dos jovens e adultos em curso de ensino médio e a formação em ação de estagiários das licenciaturas.
Palavras-chave: Formação Educadores-estagiários. Design Instrucional. Design da Aprendizagem. Organização do Trabalho Pedagógico. Ambiente Virtual de Aprendizagem.
|
405 0 bytes ETD – Educação Temática Digital, Campinas, v.10, n |
Categoria: Química Artigos |
Análise de Obstáculos Epistemológicos em Livros Didáticos de Química do Ensino Médio do PNLD 2012 |
Versão: 2012 Atualização: 5/9/2013 |
Descrição:
STADLER, J. P.; SOUSA JÚNIOR, F. S.; GEBARA, M. J. F.; HUSSEIN, F. R. G. S.
Tendo em vista a grande importância dos livros didáticos no cotidiano da prática docente, esse artigo visa avaliar quatro livros indicados pelo PNLD 2012 quanto à presença dos obstáculos epistemológicos estudados por Bachelard, uma vez que esses não são analisados pelos examinadores do PNLD e podem gerar dificuldades de aprendizagem durante o processo de ensino. A análise foi feita considerando a obra como um todo e, então, pode-se perceber que todos os livros apresentaram obstáculos, em sua maioria verbal, cuja causa foi atribuída à tentativa de simplificar termos científicos ou abstratos. Por outro lado nenhum texto apresentou o obstáculo animista, o que pode indicar maior preocupação com a inserção da linguagem científica no cotidiano escolar.
Palavras-Chave: Livro Didático. PNLD 2012. Bachelard. Epistemológico. Obstáculo.
|
612 0 bytes HOLOS, Ano 28, Vol 2 |
Categoria: Química Artigos |
Concepções e ações de formadores de professores de Química sobre o estágio supervisionado: propostas |
Versão: 2008 Atualização: 5/9/2013 |
Descrição:
SILVA, Rejane Maria Ghisolfi da; SCHNETZLER, Roseli P.
O objetivo deste trabalho é investigar ações e concepções dos professores sobre as práticas de ensino pré-serviço em química. Neste sentido, leva em conta vários referenciais teóricos preocupados com a formação de professores, que baseiam na análise qualitativa de 18 entrevistas com 14 professores brasileiros e quatro portugueses. Os resultados revelam que as práticas de ensino pré-serviço em química foram realizadas longe de uma abordagem técnica, mostrando uma ruptura paradigmática e apresentando outra lógica relacionada com a formação de professores de química, que melhoraram a compreensão das práticas reais dos professores, já que estas foram moldadas por fatores complexos e fatores não pré-estabelecidos.
Palavras-chave: Pré-serviço em ensino de química. Formação inicial de professores. Ações e concepções de docentes.
|
426 0 bytes Quim. Nova, Vol. 31, No. 8, |
|