Educadores

Ínicio : Química : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do menos para o mais procurado)

Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Nanotecnologia: Desenvolvimento de Materiais Didáticos para uma Abordagem no Ensino Fundamenta Popular Versão: 2010
Atualização:  6/8/2013
Descrição:
PEREIRA, Fábio Delgado; HONÓRIO, Káthia M. Honório; SANNOMIYA, Miriam

Este artigo relata uma extensa pesquisa em recursos on-line, abordando temas ligados à nanociência e nanotecnologia com objetivo de fornecer ferramentas educacionais para professores do ensino fundamental e médio, bem como contribuir para a compreensão de conceitos químicos relacionados a muitos fenômenos de nosso cotidiano. Além disso, algumas atividades educativas sobre nanotecnologia são propostas com o objetivo principal de contribuir para a melhoria da prática docente e motivar a educação científica como uma forma de construção do conhecimento e da cidadania.

Palavras-chave: Nanotecnologia. Ensino de química. Ensino fundamental e médio.

Downloads 619  619  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Qnesc, Vol. 32, N° 2 , MAIO 2010.  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Vulnerabilidade ambiental e social: estudo de caso em um bairro no município de Sales-SP Popular Versão: 2012
Atualização:  17/12/2012
Descrição:
SILVA, Clélia Aparecida F.; MALAFAIA, Guilherme; VEIGA, Bruno G. A.; CASTRO, André Luis da Silva

O presente estudo suscita discussões sobre a importância da verificação e dos indicadores que fornecem a avaliação da qualidade ambiental em áreas urbanizadas, utilizando estes como um alicerce para o planejamento das cidades e imprescindível para melhorar a qualidade de vida nas cidades.

Palavras-chave: Qualidade ambiental. Meio ambiente urbano. Qualidade de vida. Saneamento ambiental.

Downloads 620  620  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma HOLOS, Ano 28, Vol. 4  Site http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/881
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Estratégias de Leitura e Educação Química: Que relações? Popular Versão: 2010
Atualização:  24/7/2013
Descrição:
FRANCISCO JUNIOR, Wilmo Ernesto. Estratégias de Leitura e Educação Química: Que relações?

O presente trabalho traz apontamentos acerca do papel da leitura no ensino de química e de ciências. Para isso, o texto foi dividido basicamente em três partes: (i) considerações sobre a importância das estratégias de leitura no ensino da Química; (ii) um estudo crítico de trabalhos concernentes à leitura e à Educação Química publicados em periódicos brasileiros da área; e (iii) a apresentação de algumas estratégias de leitura arroladas em aulas de Química.

Palavras-chave: Estratégias de leitura. Escrita. Ensino de química. Qnesc, Vol. 32, N. 4, NOVEMBRO 2010.

Downloads 623  623  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Qnesc, Vol. 32, N. 4, NOVEMBRO 2010  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Produção coletiva e inovação curricular como mediação da formação continuada de professores Popular Versão: 2004
Atualização:  7/8/2013
Descrição:
MALDANER, Otavio Aloisio

Sabe-se que os professores da Área de Ciências Naturais e suas Tecnologias, de forma geral, apresentam uma visão de currículo de ensino muito próximo de sua vivência na formação escolar e universitária. Manifestam, em geral, uma grande preocupação com os conteúdos científicos, transmitidos como verdades científicas, e dão pouca atenção ao saber de professor fora dos próprios conteúdos da ciência que ensinam. Isso pode estar ocorrendo porque nas licenciaturas costumam estar presentes duas esferas estanques de formação: uma em que a preocupação é com os conteúdos científicos e outra com os princípios psicopedagógicos. Dessa forma não se dá a mediação para a constituição do saber pedagógico dos conteúdos. Esta é uma nova síntese que pode ser realizada desde que se supere a prática tradicional de formação nas licenciaturas. Constituir os professores no saber pedagógico dos conteúdos é um processo mediado, como todo o processo formativo, em que são importantes as vivências culturais e os princípios teóricos dos mais diferentes campos do conhecimento humano; na interação desses dois níveis de saber acontecem as significações desejadas e um novo nível de conhecimento. A pesquisa realizada até aqui mostra que as interações produzidas na reorganização curricular de Ciências, envolvendo três grupos de sujeitos - professores formadores de universidades, professores de escolas e estudantes das licenciaturas -, permitem a formação continuada de todos, além de produzir material didático-pedagógico de grande valor formativo. O processo é eficaz se tiver continuidade no tempo, contemplar as assimetrias adequadas nas interações, contemplar o objeto de estudo com um bom referencial teórico.

Palavras-chave: Criação curricular. Formação professores. Pesquisa e formação. Histórico-cult.

Downloads 624  624  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Anped V. 2004.  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Poesia de António Gedeão e a Formação de Professores de Química Popular Versão: 2011
Atualização:  25/10/2011
Descrição:
SILVA, Camila Silveira da. Poesia de António Gedeão e a Formação de Professores de Química. Qnesc, Vol. 33, N° 2, MAIO 2011.

São aparesentadas, neste artigo, algumas discussões sobre relações entre Ciência, Cultura e Arte e possíveis contribuições na formação de professores de Química, mais especificamente a partir da poesia António Gedeão, focando dois de seus poemas: Lágrimas de Preta e Lição Sobre a Água.

Palavras-chave: Poesia e Química. Lágrimas de Preta. Lição Sobre a Água.

Downloads 625  625  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Qnesc, Vol. 33, N° 2, MAIO 2011  Site 
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Abordagem temática: desafios na educação de jovens e adultos Popular Versão: 2007
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
MUECHEN, Cristiane; AULER, Décio

São apresentados desafios a serem enfrentados no âmbito de intervenções curriculares balizadas por uma aproximação entre pressupostos do educador brasileiro Paulo Freire e referenciais ligados ao denominado movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). No âmbito destas intervenções situa-se o problema investigado: Quais os possíveis desafios a serem enfrentados quando se buscam configurações curriculares que contemplem o enfoque CTS, através da abordagem de problemas de relevância social junto à Educação de Jovens e Adultos (EJA)? Os objetivos da pesquisa são: identificar e discutir posicionamentos de professores da EJA quanto à utilização de temas/problemas de relevância social em suas aulas e identificar e discutir entraves a serem enfrentados nas instituições escolares. Os resultados da pesquisa estão sintetizados em quatro categorias: a) o reducionismo metodológico, b) o trabalho interdisciplinar; c) a suposta resistência dos alunos à abordagem temática e d) o desenvolvimento de temas polêmicos. No presente trabalho, são apresentadas e analisadas as categorias “b” e “c”.

Palavras-chave: Configurações Curriculares. Abordagem Temática. Enfoque CTS. Educação de Jovens e Adultos.

Downloads 626  626  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma RBPEC, V. 7, N. 3, 2007  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Abordagem de Aspectos Sociocientíficos em Aulas de Ciências: possibilidades e limitações Popular Versão: 
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; MORTIMER, Eduardo Fleury

Neste artigo são apresentados resultados de pesquisa sobre a introdução de aspectos sociocientíficos (ASC) em sala de aula, com o propósito de identificar potencialidades e limitações desse processo e implicações para o currículo e para o processo de formação de professores. A pesquisa se constituiu em um estudo de caso, em que foram produzidos dados a partir de entrevistas, observações registradas em diário de campo e análise de aulas gravadas em vídeo. As aulas gravadas foram transcritas e interações discursivas de episódios de abordagem de ASC foram analisadas. A investigação teve como objetivos a identificação das estratégias e conteúdos explorados pela professora na abordagem de ASC e dos fatores que facilitaram e dificultaram a abordagem desses aspectos. O estudo foi conduzido em uma escola pública do ensino médio em que a professora adotava o livro didático Química na Sociedade. A análise dos dados evidenciou a importância da preparação do professor na condução de discussões de ASC. Há indicadores de que a abordagem de ASC potencializa o aumento de interações dialógicas em sala de aula e facilita a emergência de situações vivenciais dos alunos e a introdução de atitudes e valores em uma perspectiva humanística. O estudo demonstrou também a importância da adoção de estratégias que envolvam os alunos na discussão de ASC, como o uso de debates por meio de questões abertas e o uso de vídeos de temas sociocientíficos. Ao final, defende-se a introdução de ASC como elemento constitutivo dos currículos de ciências no sentido de seu objetivo de formação para a cidadania.

Palavras-chave: Aspecto sociocientífico. Educação científica humanística. Educação para cidadania. Análise de discurso. Formação de professores.

Downloads 627  627  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI - V14(2), pp. 191-218, 2009  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Análise Textual Discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces Popular Versão: 
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo

O artigo, resultado de pesquisa qualitativa de dissertações e relatos de mestres que utilizaram a análise textual discursiva como ferramenta analítica, descreve a análise textual discursiva como procedimento de pesquisa que permite quatro reconstruções concomitantes: 1. do entendimento de ciência e de seus caminhos de produção; 2. do objeto da pesquisa e de sua compreensão; 3. da competência de produção escrita; 4. do sujeito pesquisador. Argumenta-se que a análise textual discursiva cria espaços de reconstrução, envolvendo-se nisto diversificados elementos, especialmente a compreensão da produção de significados sobre os fenômenos investigados e a transformação do pesquisador.

Palavras-chave: Análise textual discursiva. Paradigma emergente. Autoria.

Downloads 637  637  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência & Educação, v. 12, n. 1, p. 117-128, 2006  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Análise de Obstáculos Epistemológicos em Livros Didáticos de Química do Ensino Médio do PNLD 2012 Popular Versão: 2012
Atualização:  5/9/2013
Descrição:
STADLER, J. P.; SOUSA JÚNIOR, F. S.; GEBARA, M. J. F.; HUSSEIN, F. R. G. S.

Tendo em vista a grande importância dos livros didáticos no cotidiano da prática docente, esse artigo visa avaliar quatro livros indicados pelo PNLD 2012 quanto à presença dos obstáculos epistemológicos estudados por Bachelard, uma vez que esses não são analisados pelos examinadores do PNLD e podem gerar dificuldades de aprendizagem durante o processo de ensino. A análise foi feita considerando a obra como um todo e, então, pode-se perceber que todos os livros apresentaram obstáculos, em sua maioria verbal, cuja causa foi atribuída à tentativa de simplificar termos científicos ou abstratos. Por outro lado nenhum texto apresentou o obstáculo animista, o que pode indicar maior preocupação com a inserção da linguagem científica no cotidiano escolar.

Palavras-Chave: Livro Didático. PNLD 2012. Bachelard. Epistemológico. Obstáculo.

Downloads 644  644  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma HOLOS, Ano 28, Vol 2  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Desafios da acidez na catálise em estado sólido Popular Versão: 2009
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
MORENO, Esteban Lopez Moreno; RAJAGOPAL, Krishnaswamy

Este estudo explora as semelhanças entre os catalisadores ácidos sólidos e líquidos, realçando as vantagens e os principais desafios dos processos catalíticos heterogêneos. Nós descrevemos os principais desenvolvimentos em procedimentos técnicos, como seleção de compostos e modelos de reação envolvidos: aumento da acidez, caracterização de sólidos e acidez na formação de coque.

Palavras-chave: Acidez. Acidez em sólidos. Catálise ácida.

Downloads 646  646  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Quim. Nova, Vol. 32, No. 2, 538-542, 2009  Site 
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 (8) 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 »