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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Jogos no Ensino de Química: Considerações Teóricas para sua Utilização em Sala de Aula Popular Versão: 2012
Atualização:  19/2/2013
Descrição:
CUNHA, Márcia Borin

No ensino de química, os jogos têm ganhado espaço nos últimos anos, mas é necessário que a utilização desse recurso seja pensada e planejada dentro de uma proposta pedagógica mais consistente. É indispensável que professores e pesquisadores em Educação Química reconheçam o real significado da educação lúdica para que possam aplicar os jogos adequadamente em suas pesquisas e nas aulas de química. É nesse contexto que este artigo pretende contribuir, trazendo alguns referenciais teóricos e aspectos pedagógicos que devem ser levados em consideração quando se pretendem desenvolver atividades com jogos didáticos nas aulas de química.

Palavras-chave: Recursos didáticos. Jogos. Educação lúdica

Downloads 767  767  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma QNEes, Vol. 34, N° 2, p. 92-98, MAIO 2012  Site http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_2/
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Educação Alimentar: Uma Proposta de Redução do Consumo de Aditivos Alimentares Popular Versão: 2012
Atualização:  19/2/2013
Descrição:
ALBUQUERQUE, Miriane V.; SANTOS, Silvânio A.; CERQUEIRA, Nely T. V.; SILVA, José A.

Apresenta a reeducação alimentar por meio da redução do consumo de alimentos aditivados. A metodologia foi desenvolvida em cinco etapas: a) aplicação de dois questionários; b) discussão do tema em sala; c) análise dos rótulos; d) lanches coletivos; e e) mostra de conhecimentos. Os alimentos mais consumidos: frituras, massas, refrigerantes e biscoitos. Os aditivos identificados pertencem às classes dos aromatizantes, conservantes, acidulantes e edulcorantes. Os alunos tentaram mudar os seus hábitos alimentares por intermédio da inclusão de alimentos saudáveis e essa iniciativa foi transmitida à comunidade na Mostra de Conhecimentos. As atividades neste trabalho permitiram observar que os aditivos mais prejudiciais à saúde são os conservantes nitritos presentes nos defumados e nas carnes enlatadas que, consumidos em demasia, causam câncer. Tal conhecimento possibilitou a tentativa de mudança dos estudantes de hábitos alimentares adquiridos em família, escola, mídia e pelo ritmo de vida.

Palavras-chave: Aditivos alimentares. Reeducação alimentar. Saúde

Downloads 813  813  Tamanho do arquivo 3.17 KB  Plataforma QNEes, Vol. 34, N° 2, p. 51-57, MAIO 2012  Site http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_2/
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Cartilha sobre Nanotecnologia Popular Versão: 2010
Atualização:  2/5/2013
Descrição:
Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Cartilha sobre Nanotecnologia. Brasília, 2010.
Em sua segunda edição, esta publicação reforça a importância da nanotecnologia para a competitividade da indústria brasileira e, oportunamente, homenageia o Ano Internacional da Química. Ainda com o objetivo de disseminar essa ciência, a ABDI disponibiliza o Estudo Prospectivo de Nanotecnologia, o Panorama de Nanotecnologia e o boletim mensal Nano em Foco, com informações atualizadas sobre os lançamentos de produtos e processos, além de notícias sobre normas técnicas e legislação para o setor.

Downloads 592  592  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Abdi  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!A Construção de Sentidos para o Termo Ensino por Investigação no Contexto de um Curso de Formação Popular Versão: 
Atualização:  24/7/2013
Descrição:
SÁ, Eliane Ferreira de; LIMA, Maria Emília Caixeta de Castro; AGUIAR JR; Orlando.

Neste trabalho apresentamos uma análise do esforço despendido por um grupo de tutores e coordenadores de um curso de pós-graduação lato senso em ensino de ciências envolvidos com a necessidade de compartilhar sentidos para o termo ensino por investigação. Para isso, analisamos os dados gerados a partir de notas pessoais de reuniões desse grupo ao longo de dois anos, de entrevistas realizadas com os tutores e da gravação de uma reunião do grupo que tratou especificamente do tema. Recorremos à Teoria da Enunciação de Bakhtin para compreender os sentidos postos em circulação pelos participantes, considerando-se as posições de cada um e as condições concretas da enunciação. Nossos resultados apontam as tensões que emergem das interações entre os sujeitos, marcadas por movimentos de consensos e dissensos. Permitem, ainda, caracterizar uma determinada perspectiva sobre ensino por investigação, assumida por este grupo, no contexto do trabalho de formação de professores de ciências.

Palavras chaves: Ensino por investigação. Formação de professores. Construção de sentidos. Teoria da enunciação.

Downloads 979  979  Tamanho do arquivo 1.96 KB  Plataforma IENCI – V16(1), pp. 79-102, 2011  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!A contextualização no ensino de cinética química Popular Versão: 2000
Atualização:  24/7/2013
Descrição:
LIMA, Jozária de Fátima Lemos de; PINA, Maria do Socorro Lopes; BARBOSA, Rejane Martins Novais; JÓFILI, Zélia Maria Soares

A contextualização no ensino busca trazer o cotidiano para a sala de aula, ao mesmo tempo em que procura aproximar o dia a dia dos alunos do conhecimento científico. Tais ações, em disciplinas complexas como a química, são extremamente importantes. Este artigo exemplifica a utilização da conservação dos alimentos no ensino de cinética química por duas professoras do ensino médio.

Palavras-chave: Cinética química. Contextualização. Conservação de alimentos.

Downloads 1264  1264  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Qnesc, N. 11, MAIO 2000.  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!A Evolução de uma Professora na Formação de Licenciandos de Química numa Perspectiva Socioambiental Popular Versão: 2011
Atualização:  24/7/2013
Descrição:
MELO, Marlene Rios; VILLANI, Alberto.

A pesquisa tem como objetivo interpretar as mudanças nas crenças e na prática docente de uma professora comprometida em estimular seus licenciandos a adotarem as questões socioambientais para o desenvolvimento dos conteúdos científicos nas salas de aula. Trata-se de uma pesquisa-ação conduzida pela professora de uma Instituição particular de Ensino Superior (IES), com a colaboração de outros pesquisadores ao longo de quatro anos, utilizando como referencial interpretativo alguns conceitos de Melanie Klein e os Discursos do Professor, elaborados a partir de analogias com os Discursos de Lacan. A análise dos dados permitiu levantar as dificuldades, os impasses e os sucessos por ela encontrados ao longo da experiência, assim como caracterizar algumas mudanças em suas crenças educacionais e em sua prática docente. Como resultado do processo foi possível estabelecer indicadores socioambientais que permitiram avaliar tanto a evolução da professora, quanto os projetos de ensino dos licenciandos.

Palavras-chave: Professor-pesquisador. Ensino de química. Química Verde. Indicadores socioambientais.

Downloads 901  901  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma V16 (2), pp. 291-315, 2011  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!A Experiência de uma Formadora de Professores de Química: analisando suas ações e reflexões num curs Popular Versão: 2010
Atualização:  24/7/2013
Descrição:
ALTARUGIO, Maisa Helena; VILLANI, Alberto.

Objetivou-se analisar a experiência de uma formadora num curso de formação continuada para professores de Química, ocorrido numa universidade pública do estado de São Paulo, em 2004. Os dados apresentados surgiram da observação da prática da formadora e de suas reflexões, nas quais ela própria evidencia ideias, conflitos, angústias e impressões sobre suas ações durante o curso. Entre a prática da formadora e suas reflexões, surgem contrastes que irão se tornar nosso foco de investigação. Interpretamos esses contrastes como a atuação de elementos inconscientes que ora favorecem ora dificultam a sua prática e nos mostram que nem sempre a reflexão e a ação atuam na mesma direção. Defendemos uma prática reflexiva mais profunda e questionadora dos sujeitos como possibilidade para produzir melhores efeitos na formação e na atividade docente. Conceitos do referencial teórico psicanalítico de Freud e Lacan serviram de base para a análise dos dados.

Palavras-chave: Formação continuada de professores. Papel do formador. Educação e psicanálise. Reflexão docente.

Downloads 395  395  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência & Educação, v. 16, n. 3, p. 595-609, 2010  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!A Matriz de Referência do Enem 2009 e o Desafio de Recriar o Currículo de Química na Educação Básica Popular Versão: 2011
Atualização:  24/7/2013
Descrição:
MACENO, Nicole Glock; RITTER-PEREIRA, Jaqueline; MALDANER, Otavio Aloisio; GUIMARÃES, Orliney Maciel. A Matriz de Referência do Enem 2009 e o Desafio de Recriar o Currículo de Química na Educação Básica. Qnesc, Vol. 33, N. 3, AGOSTO 2011.

A proposição de matrizes vem sendo recorrentes no Brasil a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Brasil, 1996) a fim de induzir a reorganização curricular na educação básica, preconizando os princípios de interdisciplinaridade e de contextualização para o desenvolvimento cognitivo dos alunos. Nesse contexto, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) emerge como possibilidade de contemplar tais princípios e vem ganhando legitimidade no contexto escolar e na formação de professores. No presente texto, analisou-se o que é preconizado para o ensino na Matriz de Referência do Enem 2009 (Brasil, 2009a), especificamente na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e nos objetos de conhecimento, no qual foram identificadas contradições entre o que defende tal Matriz em relação ao seu anexo, podendo induzir às interpretações equivocadas, resgatar um tipo de ensino já em fase de superação e inviabilizar a inovação educacional na educação básica.

Palavras-chave: Enem. Currículo. Matriz de Referência.

Downloads 628  628  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Qnesc, Vol. 33, N. 3, AGOSTO 2011  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!A nanotecnologia das moléculas Popular Versão: 2005
Atualização:  24/7/2013
Descrição:
TOMA, H. E. A nanotecnologia das moléculas. Qnesc, n. 21, p. 3-9, maio, 2005.

A tecnologia atual, que avança na escala nanométrica, está rompendo as barreiras do mundo clássico para ingressar no domínio quântico dos átomos e moléculas. Essa onda, que se anuncia como a maior revolução tecnológica de todos os tempos, poderá transcender a própria Química ao ir ao encontro dos sistemas organizados e nanomáquinas moleculares que sustentam a vida. Inspiradas nesses sistemas, novas estratégias em nanotecnologia já estão aflorando através da Química Supramolecular, permitindo vislumbrar uma enorme gama de aplicações, desde medicamentos e materiais inteligentes, até avançados dispositivos sensoriais, eletrônicos e de conversão de energia.

Palavras-chave: Nanotecnologia. Nanociências. Química supramolecular.

Downloads 598  598  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Qnesc  Site http://
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!A Nova Convergência da Ciência e da Tecnologia Popular Versão: 2007
Atualização:  24/7/2013
Descrição:
CAVALHEIRO, E. A. A Nova Convergência da Ciência e da Tecnologia. Novos Estudos Cebrap, n. 78, p. 23-30, julho 2007.

A ação sinérgica dos quatro campos científicos e tecnológicos que apresentaram crescimento acelerado nas últimas décadas — nanotecnologia, biotecnologia, tecnologias de comunicação e informação e ciências cognitivas (neurociência) — tem sido intitulada Convergência Tecnológica. Este artigo faz uma revisão das principais discussões que vêm ocorrendo na comunidade científica internacional sobre o seu desenvolvimento e assinala a necessidade de uma abordagem mais ampla que inclua as ciências humanas e sociais e outros atores relevantes na sociedade contemporânea.

Palavras-chave: Convergência tecnológica. Nanotecnologia. Biotecnologia. Tecnologias da informação e da comunicação. Neurociência.

Downloads 472  472  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Novos Estudos Cebrap  Site 
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