Educadores

Ínicio : Química : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Notas (Do melhor para o pior avaliado)

Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Contribuições ao Debate sobre a Pesquisa do Professor da Educação Básica Popular Versão: 2010
Atualização:  5/9/2013
Descrição:
LÜDKE, Menga; CRUZ, Giseli Barreto da

Neste texto discutimos sobre a pesquisa do professor da educação básica, tal como avaliada por experientes pesquisadores da universidade. É a terceira etapa de um programa de investigação sobre as relações entre o professor e a pesquisa. Pedimos a 12 membros de comitês avaliadores (CNPq, CAPES, FAPERJ, FAPESP, etc.) que examinassem uma seleção de trabalhos feitos por professores e nos dissessem as razões pelas quais os consideram ou não como pesquisas. A partir da análise dos julgamentos emitidos pelos avaliadores, nosso estudo chegou a constatações teóricas e práticas interessantes para o debate sobre limites e possibilidades de pesquisas feitas por professores, de modo especial no que se refere ao rigor esperado de toda pesquisa.

PALAVRAS-CHAVE: Pesquisa. Professor da educação básica. Avaliação.

Downloads 1300  1300  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Form. Doc., v. 03, n. 03, p. 86-107, ago./deZ  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Possibilidades de deformação conceitual nos livros didáticos de Química brasileiros: o conceito de Popular Versão: 2009
Atualização:  5/9/2013
Descrição:
TAVARES, Leandro Henrique Wesolowski

Os livros didáticos de Química brasileiros acabam sendo determinantes no processo de ensino-aprendizagem, exercendo influência quanto as concepções de Ciências e de conhecimento científico construídas pelos estudantes. Assim, esse trabalho investigou como os livros didáticos de Química do Brasil vêm trabalhando com o conceito de substância. A análise, discussão e sistematização das informações seguiram determinações qualitativas de pesquisa e técnicas de análise de conteúdo. Constatamos que os livros, em geral, pouco exploram a perspectiva histórica. Assim, acreditamos que os livros didáticos devem considerar as contribuições da História da Ciência na abordagem dos conceitos químicos, constituindo-se em um enfoque de ensino significativo à aprendizagem ao mostrar as transições do conhecimento científico, possibilitando uma aprendizagem mais rica, complexa e significativa aos estudantes.

Palavras-chave: Livros Didáticos. Substância. História da Ciência.

Downloads 445  445  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias V  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Estórias do Harry Potter: um catalisador para o estudo da alquimia Popular Versão: 2008
Atualização:  24/7/2013
Descrição:
CARVALHO, Regina Simplício; SILVA, Amanda Cristina Santiago. Estórias do Harry Potter: um catalisador para o estudo da alquimia. Um Olhar Sobre a História da Química no Brasil. Revista Ponto de Vista. Universidade Federal de Viçosa, v. 5, Viçosa, MG, 2008.

Com o intuito de estimular a curiosidade com relação a alquimia, os livros da coletânea de Harry Potter foram utilizados como um recurso catalisador, pois estes revelam vários aspectos alquímicos. Algumas características da alquimia são mostradas e discutidas ao longo das estórias, assim como alguns alquimistas. Dos livros estudados, os que abordaram de forma mais contundente a alquimia foram: Harry Potter e a Pedra Filosofal e Harry Potter e o Cálice de Fogo. A alquimia pode ser considerada como precursora da química, pois foi através desta que se conceberam os primeiros materiais e métodos, utilizados ainda nos dias de hoje, em práticas laboratoriais.

Palavras Chave: Alquimia. Harry Potter. História da química.

Downloads 2499  2499  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Ponto de Vista, V. 5  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Energia Solar: Um passado, um presente... um futuro auspicioso Popular Versão: 2011
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
CARVALHO, Eliana F. A.; CALVETE, Mário J. F.

Desde tempos idos que sentimos necessidade de “usar” o sol para algo mais que apenas usufruir do seu calor e luz diretos. A evolução da humanidade permite-nos hoje a possibilidade de produzir células fotovoltaicas, materiais capazes de converter diretamente a luz solar em energia elétrica, sendo este um dos sistemas mais promissores na busca de fontes sustentáveis e renováveis de energia limpa, com custos relativamente acessíveis a uma maioria da população. Nesta revisão são considerados alguns dos últimos desenvolvimentos tecnológicos, enfatizando resultados obtidos na área das Células Solares Sensibilizadas por Corantes (CSSC).

Palavras-chave: Células fotovoltaicas. Energia solar. Células solares corantes.

Downloads 939  939  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Virtual de Química, Vol. 2, N. 3, Jul-Set,  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Bulas de Medicamentos, Vídeo Educativo e Biopirataria: Uma Experiência Didática em Uma Escola Públic Popular Versão: 2011
Atualização:  24/7/2013
Descrição:
LAUTHARTTE, Leidiane Caroline; FRANCISCO JUNIOR, Wilmo Ernesto. Bulas de Medicamentos, Vídeo Educativo e Biopirataria: Uma Experiência Didática em Uma Escola Pública de Porto Velho – RO. Qnesc, Vol. 33, N° 3, AGOSTO 2011.

O presente artigo relata uma sequência de ensino desenvolvida com o intuito de abordar conceitos químicos e promover a discussão de temas significativos aos estudantes. As atividades foram realizadas basicamente em quatro etapas: (i) leitura de bulas de medicamentos e exposição oral e escrita de suas principais características; (ii) apresentação e breve discussão de um vídeo sobre a síntese de fármacos seguido de registro escrito; (iii) leituras sobre biopirataria e realização de um debate por meio de um júri químico; (vi) avaliação geral da sequência a partir de cartas. As atividades desenvolvidas promoveram a participação dos estudantes e a exposição de seus pontos de vista, tanto mediante a escrita quanto oralmente. Ademais, o conjunto de atividades fomentou uma formação social mais ampla.

Palavras-chave: Atividades lúdicas. Leitura. Biopirataria.

Downloads 775  775  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Qnesc, Vol. 33, N° 3, AGOSTO 2011  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!A nanotecnologia das moléculas Popular Versão: 2005
Atualização:  24/7/2013
Descrição:
TOMA, H. E. A nanotecnologia das moléculas. Qnesc, n. 21, p. 3-9, maio, 2005.

A tecnologia atual, que avança na escala nanométrica, está rompendo as barreiras do mundo clássico para ingressar no domínio quântico dos átomos e moléculas. Essa onda, que se anuncia como a maior revolução tecnológica de todos os tempos, poderá transcender a própria Química ao ir ao encontro dos sistemas organizados e nanomáquinas moleculares que sustentam a vida. Inspiradas nesses sistemas, novas estratégias em nanotecnologia já estão aflorando através da Química Supramolecular, permitindo vislumbrar uma enorme gama de aplicações, desde medicamentos e materiais inteligentes, até avançados dispositivos sensoriais, eletrônicos e de conversão de energia.

Palavras-chave: Nanotecnologia. Nanociências. Química supramolecular.

Downloads 656  656  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Qnesc  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!As Concepções de Ciência dos Livros Didáticos de Química, Dirigidos ao Ensino Médio, no Tratamento d Popular Versão: 2009
Atualização:  5/9/2013
Descrição:
MARTORANO, Simone Alves de Assis; MARCONDES, Maria Eunice Ribeiro

Este relato é parte do trabalho que foi desenvolvido dentro do tema cinética química e que teve como objetivo investigar como o conhecimento cientifico presente neste tema foi sendo apropriado pelos livros didáticos destinados ao ensino médio, identificando-se as possíveis concepções sobre ciência vinculadas a estes livros. Para isso, baseando-se na linha de pesquisa desenvolvida por Níaz (1994), foram utilizadas categorias que representam as perspectivas filosóficas empiristas/indutivistas e a racionalista com o objetivo de verificar quais são as concepções de ciências que os 20 livros didáticos brasileiros, editados no período de 1929 a 2004, apresentam no desenvolvimento do seu conteúdo.

Palavras-chave: Livro Didático. Cinética Química. Filosofia da Ciência.

Downloads 461  461  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências – V14(3)  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Experiência no Ensino de Química Toxicológica Popular Versão: 2011
Atualização:  24/7/2013
Descrição:
LOPES, Renato Matos; SILVA FILHO, Moacelio Veranio; MARSDEN, Melissa; ALVES, Neila Guimarães. Experiência no Ensino de Química Toxicológica. Quim. Nova, Vol. 34, No. 7, 1275-1280, 2011

Este artigo descreve uma Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) experiência que ensinou química dos pesticidas organofosforados, seus efeitos na saúde humana e dosagem da acetilcolinesterase para alunos do ensino médio. O processo de ensino foi baseada em um caso de intoxicação real e terminou com a apresentação de relatório de actividades dos alunos. A aparente falta de referência dos professores e a inexistência de um currículo baseado em um livro estrito em que a ABP é fundamentada, leva os alunos inexperientes para a insegurança e a ideia de que os professores não estão fazendo seu trabalho. Uma forma de minimizar esta situação é a utilização de casos reais em outros interessar os estudantes como partes interessadas na solução do problema central.

Palavras-chave: Aprendizagem Baseada em Problemas. Ensino. Química toxicológica.

Downloads 445  445  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Quim. Nova, Vol. 34, No. 7  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Aprendizagem Mediada por Gêneros do Discurso Escolar-Científico – Projeto, Desenvolvimento e Utiliza Popular Versão: 2011
Atualização:  24/7/2013
Descrição:
DIAS, Dirceu Donizetti; ARROIO, Agnaldo. Aprendizagem Mediada por Gêneros do Discurso Escolar-Científico – Projeto, Desenvolvimento e Utilização de Material Instrucional em Sala de Aula de Química. Qnesc, Vol. 33, N. 2, MAIO 2011.

Este relato discute o uso de um material instrucional para produção escrita de gêneros do discurso escolar-científico como mediador na aprendizagem, no ensino básico, em sala de aula de química. Nossa meta é apresentar os fundamentos que nortearam o projeto do material instrucional, bem como da construção das ferramentas de avaliação dos discursos escritos produzidos pelos estudantes. Além disso, propomo-nos a relatar a metodologia de implantação em sala de aula e, finalmente, apresentar um exemplo que nos ajudará a acompanhar a estratégia proposta. São abordados os princípios da teoria do enunciado segundo Bakhtin no projeto dos modelos instrucionais, os quais foram denominados protocolo de experimento, pré-relatório de experimentos e relatório de experimento. Como consequência, esses mesmos princípios são referências para a construção das ferramentas de avaliação dos discursos escritos. A implantação em sala de aula do material instrucional tem como suporte a realização de experimentos simples, inclusive demonstrativos, após os quais os estudantes são encorajados a construir os discursos mediados, utilizando a ferramenta cultural escrita. O resultado mostra que essa estratégia é passível de ser introduzida em salas de aula de química no ensino médio, que auxilia a prática da escrita e facilita o foco dos estudantes nos conceitos escolar-científicos, tradicionalmente trabalhados nesse nível de ensino. Além disso, aponta para incrementos positivos no uso da linguagem escolar-científica, implicando a princípio em maior domínio de um determinado conteúdo temático ao final do processo de construção do conhecimento.

Palavras Chave: Escrita. Gêneros do discurso. Material instrucional. Química.

Downloads 641  641  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Qnesc, Vol. 33, N. 2, MAIO 2011  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Os Jogos Educacionais de Cartas como Estratégia de Ensino em Química Popular Versão: 
Atualização:  17/12/2012
Descrição:
FOCETOLA, P. B. M. et al.

Este trabalho relata a experiência didática dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) no ensino dos conceitos ligação química e funções inorgânicas, utilizando três diferentes jogos educacionais. As atividades didáticas foram realizadas com alunos do 1o e 2o anos do ensino médio de três escolas públicas do estado do Rio de Janeiro, sendo que três jogos de cartas foram utilizados para introduzir, reforçar ou exercitar os conceitos químicos ministrados. A contribuição pedagógica dos jogos foi analisada por meio de questionários de avaliações discentes e seus resultados demonstram a eficiência destes como ferramentas didáticas no ensino de ciências, em geral, e de química, em particular.

Palavras-chave: Jogos educacionais. Ligação química. Funções inorgânicas.

Downloads 658  658  Tamanho do arquivo 1.97 KB  Plataforma QNEsc, Vol. 34, N° 4, p. 248-255, NOVEMBRO 2012.  Site http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_4/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 (7) 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 »