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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!As Concepções de Ciência dos Livros Didáticos de Química, Dirigidos ao Ensino Médio, no Tratamento d Popular Versão: 2009
Atualização:  5/9/2013
Descrição:
MARTORANO, Simone Alves de Assis; MARCONDES, Maria Eunice Ribeiro

Este relato é parte do trabalho que foi desenvolvido dentro do tema cinética química e que teve como objetivo investigar como o conhecimento cientifico presente neste tema foi sendo apropriado pelos livros didáticos destinados ao ensino médio, identificando-se as possíveis concepções sobre ciência vinculadas a estes livros. Para isso, baseando-se na linha de pesquisa desenvolvida por Níaz (1994), foram utilizadas categorias que representam as perspectivas filosóficas empiristas/indutivistas e a racionalista com o objetivo de verificar quais são as concepções de ciências que os 20 livros didáticos brasileiros, editados no período de 1929 a 2004, apresentam no desenvolvimento do seu conteúdo.

Palavras-chave: Livro Didático. Cinética Química. Filosofia da Ciência.

Downloads 414  414  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências – V14(3)  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Experiência no Ensino de Química Toxicológica Popular Versão: 2011
Atualização:  24/7/2013
Descrição:
LOPES, Renato Matos; SILVA FILHO, Moacelio Veranio; MARSDEN, Melissa; ALVES, Neila Guimarães. Experiência no Ensino de Química Toxicológica. Quim. Nova, Vol. 34, No. 7, 1275-1280, 2011

Este artigo descreve uma Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) experiência que ensinou química dos pesticidas organofosforados, seus efeitos na saúde humana e dosagem da acetilcolinesterase para alunos do ensino médio. O processo de ensino foi baseada em um caso de intoxicação real e terminou com a apresentação de relatório de actividades dos alunos. A aparente falta de referência dos professores e a inexistência de um currículo baseado em um livro estrito em que a ABP é fundamentada, leva os alunos inexperientes para a insegurança e a ideia de que os professores não estão fazendo seu trabalho. Uma forma de minimizar esta situação é a utilização de casos reais em outros interessar os estudantes como partes interessadas na solução do problema central.

Palavras-chave: Aprendizagem Baseada em Problemas. Ensino. Química toxicológica.

Downloads 404  404  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Quim. Nova, Vol. 34, No. 7  Site http://
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Aprendizagem Mediada por Gêneros do Discurso Escolar-Científico – Projeto, Desenvolvimento e Utiliza Popular Versão: 2011
Atualização:  24/7/2013
Descrição:
DIAS, Dirceu Donizetti; ARROIO, Agnaldo. Aprendizagem Mediada por Gêneros do Discurso Escolar-Científico – Projeto, Desenvolvimento e Utilização de Material Instrucional em Sala de Aula de Química. Qnesc, Vol. 33, N. 2, MAIO 2011.

Este relato discute o uso de um material instrucional para produção escrita de gêneros do discurso escolar-científico como mediador na aprendizagem, no ensino básico, em sala de aula de química. Nossa meta é apresentar os fundamentos que nortearam o projeto do material instrucional, bem como da construção das ferramentas de avaliação dos discursos escritos produzidos pelos estudantes. Além disso, propomo-nos a relatar a metodologia de implantação em sala de aula e, finalmente, apresentar um exemplo que nos ajudará a acompanhar a estratégia proposta. São abordados os princípios da teoria do enunciado segundo Bakhtin no projeto dos modelos instrucionais, os quais foram denominados protocolo de experimento, pré-relatório de experimentos e relatório de experimento. Como consequência, esses mesmos princípios são referências para a construção das ferramentas de avaliação dos discursos escritos. A implantação em sala de aula do material instrucional tem como suporte a realização de experimentos simples, inclusive demonstrativos, após os quais os estudantes são encorajados a construir os discursos mediados, utilizando a ferramenta cultural escrita. O resultado mostra que essa estratégia é passível de ser introduzida em salas de aula de química no ensino médio, que auxilia a prática da escrita e facilita o foco dos estudantes nos conceitos escolar-científicos, tradicionalmente trabalhados nesse nível de ensino. Além disso, aponta para incrementos positivos no uso da linguagem escolar-científica, implicando a princípio em maior domínio de um determinado conteúdo temático ao final do processo de construção do conhecimento.

Palavras Chave: Escrita. Gêneros do discurso. Material instrucional. Química.

Downloads 598  598  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Qnesc, Vol. 33, N. 2, MAIO 2011  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Os Jogos Educacionais de Cartas como Estratégia de Ensino em Química Popular Versão: 
Atualização:  17/12/2012
Descrição:
FOCETOLA, P. B. M. et al.

Este trabalho relata a experiência didática dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) no ensino dos conceitos ligação química e funções inorgânicas, utilizando três diferentes jogos educacionais. As atividades didáticas foram realizadas com alunos do 1o e 2o anos do ensino médio de três escolas públicas do estado do Rio de Janeiro, sendo que três jogos de cartas foram utilizados para introduzir, reforçar ou exercitar os conceitos químicos ministrados. A contribuição pedagógica dos jogos foi analisada por meio de questionários de avaliações discentes e seus resultados demonstram a eficiência destes como ferramentas didáticas no ensino de ciências, em geral, e de química, em particular.

Palavras-chave: Jogos educacionais. Ligação química. Funções inorgânicas.

Downloads 567  567  Tamanho do arquivo 1.97 KB  Plataforma QNEsc, Vol. 34, N° 4, p. 248-255, NOVEMBRO 2012.  Site http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_4/
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Concepções sobre Currículo de Formadores de Professores: O Curso de Licenciatura em Química do Insti Popular Versão: 2011
Atualização:  5/9/2013
Descrição:
MASSENA, Elisa Prestes; MONTEIRO, Ana Maria Ferreira da Costa

Neste artigo, discutimos as concepções de currículo de formadores de professores do curso de Química do Instituto de Química e da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Entendemos que o currículo resulta de uma construção social, por isso, temos a intenção de compreender como acontece a constituição do currículo do curso, com base em documentos e entrevistas com os sujeitos da pesquisa. O estudo mostrou que houve uma competição dos concursos por status, recursos e territórios entre o Instituto de Química e da Faculdade de Educação, quando o curso foi criado, assim como houve concursos internos na criação das disciplinas, dependendo do departamento de origem dos professores.

Palavras-chave: Curso de Licenciatura em Química. Professores. História do Currículo.

Downloads 383  383  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Quim. Nova, Vol. 34, No. 8  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Discursos Curriculares na Disciplina Escolar Química Popular Versão: 2005
Atualização:  5/9/2013
Descrição:
LOPES, Alice Casimiro Lopes

Neste artigo, é defendido que a disciplina escolar é um híbrido de discursos curriculares. Para argumentar em favor dessa idéia, é analisado como textos na área de ensino de Química influenciam nas políticas de currículo, hibridizando discursos oficiais e outros discursos curriculares. São articuladas as discussões teóricas de Ball, sobre políticas de currículo, de Goodson, sobre disciplinas escolares, de Bernstein, sobre recontextualização, e de Canclini, sobre hibridismo.

Palavras-chave: Disciplina Escolar. Ensino de Química. Hibridismo. Políticas de Currículo.

Downloads 439  439  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência & Educação, v. 11, n. 2  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Educação pela Pesquisa como Modo, Tempo e Espaço de Qualificação da Formação de Professores de Ciênc Popular Versão: 2002
Atualização:  5/9/2013
Descrição:
GALIAZZI, Maria do Carmo, MORAES, Roque

O presente artigo propõe-se a reunir argumentos em favor do educar pela pesquisa como modo, tempo e espaço de formação docente. Iniciando-se por apresentar alguns princípios que fundamentam o educar pela pesquisa, mostra-se sempre com exemplificações práticas, como esses podem ser implementados pelo uso de um ciclo de pesquisa constituído por questionamento, argumentação e validação. Procurase mostrar também como esse encaminhamento da formação de professores possibilita uma educação com qualidade formal e política. Conclui-se o texto com alguns argumentos que sustentam que o educar pela pesquisa possibilita superar algumas limitações históricas dos cursos de formação de professores.

Palavras-chave: Educar pela Pesquisa. Formação de Professores de Ciências.

Downloads 384  384  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência & Educação, v. 8, n. 2  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Formação inicial de professores de química: a utilização dos relatórios de observação de aulas como  Popular Versão: 2011
Atualização:  6/9/2013
Descrição:
BROIETTI, Fabiele Cristiane Dias; BARRETO, Sônia Regina Giancoli

Neste estudo, foram utilizados os relatórios de observação de aulas como ferramenta de pesquisa, servindo de instrumento para se investigar sobre formação inicial de professores de química. O estudo consistiu em analisar 12 relatórios, elaborados por alunos de um curso de Licenciatura em Química e discutir por meio das narrativas dos alunos, tópicos referentes a estrutura escolar e ao ensino de química. As narrativas se mostraram instrumentos importantes a serem analisadas a fim de se examinar a formação inicial. Este trabalho confirmou e ressaltou a relevância do estágio de observação na formação do licenciando como um momento de pesquisa e reflexão da prática docente.

Palavras-chave: Formação inicial. Estágio supervisionado. Química.

Downloads 680  680  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Semina: Ciências Exatas e Tecnológicas, v. 32, n.   Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!O Ensino de História da Química: Contribuindo para a Compreensão da Natureza da Ciência Popular Versão: 2008
Atualização:  5/9/2013
Descrição:
OKI, Maria da Conceição Marinho; MORADILLO, Edílson Fortuna de

Relata-se um estudo de caso que teve como objetivo explorar as potencialidades de aproximação entre História e Filosofia da Ciência da educação científica mediante utilização do ensino de História da Química. Visou-se auxiliar os alunos na compreensão da natureza da ciência e no aprendizado de conceitos químicos. O estudo envolveu a intervenção de uma professora/investigadora numa disciplina de História da Química e teve caráter exploratório, com abordagem de pesquisa qualitativa. A análise dos resultados utilizou o modelo misto, com categorias analíticas definidas a priori, que nortearam as dimensões epistemológicas de análise e a identificação de categorias emergentes, construídas a partir das respostas dos alunos a questionários abertos. Os resultados obtidos confirmaram a importância do espaço dessa disciplina para os alunos conhecerem a natureza da ciência, adquirindo concepções menos simplistas e mais
contextualizadas sobre a ciência, apesar de alguma dificuldade na superação de concepções realistas ingênuas fortemente enraizadas em suas visões epistemológicas.

Palavras-chave: História e Filosofia da Ciência. Ensino de Química. Natureza da ciência.

Downloads 388  388  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência & Educação, v. 14, n. 1  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!A pesquisa como perspectiva de formação continuada do professor de química  Popular Versão: 
Atualização:  17/12/2012
Descrição:
MALDANER, Otavio A.

A pesquisa como perspectiva de formação continuada de professores de química. A educação e os professores de Química não está sendo como uma preparação específica para o exercício de uma atividade profissional, o que difere da atividade profissional ou um pesquisador de química. Isso acontece porque no campo acadêmico, principalmente na ciência exata e natural, a ideia de que conhecer um determinado assunto é o suficiente para ser capaz de ensiná-lo, é facilmente aceito.

Palavras-chave: Formação continuada. Professores de química. Educação.

Downloads 486  486  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Química Nova, Vol. 22, No.2, 1999  Site http://
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