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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!A Bioquímica do Candomblé – Possibilidades Didáticas de Aplicação da Lei Federal 10639/03 Popular Versão: 2011
Atualização:  25/7/2013
Descrição:
MOREIRA, Patrícia F. S. D; RODRIGUES FILHO, Guimes; FUSCONI, Roberta; JACOBUCCI, Daniela F. C. A Bioquímica do Candomblé – Possibilidades Didáticas de Aplicação da Lei Federal 10639/03. Qnesc, Vol. 33, N. 2, MAIO 2011.

Desde a promulgação da lei federal 10639/03, que determina a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana e afro-brasileira nas escolas, pouco tem sido feito por parte das esferas responsáveis pela educação básica na aplicação dessa lei nas diversas disciplinas, inclusive na Química. A falta de material didático específico e o desconhecimento da maioria dos professores são fatores que dificultam a implementação da lei. A impossibilidade de relação da cultura negra com os conteúdos previstos na educação básica tem sido limitante na eliminação de ideologias, desigualdades e racismo. Como possibilidade para o cumprimento da lei e a divulgação de conhecimentos científicos atrelados à cultura africana e afro-brasileira, focalizamos a bioquímica e o candomblé por se tratar de uma das religiões afro-brasileiras mais difundidas em todo o país. Dentre as várias espécies de plantas utilizadas nos rituais do candomblé, abordaremos a noz-de-cola e suas aplicações na Química em aulas do ensino médio.

Palavras Chave: Candomblé. Lei federal 10639/03. Química. Bioquímica.

Downloads 1580  1580  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Qnesc, Vol. 33, N. 2, MAIO 2011  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Extração de DNA Vegetal: O que Estamos Realmente Ensinando em Sala de Aula? Popular Versão: 2011
Atualização:  25/7/2013
Descrição:
FURLAN, Cláudia Maria; ALMEIDA, Ana Carolina de; RODRIGUES, Cristiane Del Nero; TANIGUSHI, Daniel Gouveia; SANTOS, Déborah Yara A. C. dos; MOTTA, Lucimar Barbosa; CHOW, Fungyi.

Material vegetal como fonte de DNA tem sido extensamente usado em sala de aula para práticas em laboratório. Este trabalho tem por objetivo discutir importantes aspectos relacionados a problemas práticos do isolamento e da identificação de DNA obtido de plantas durante aulas de Ciências e Biologia. Baseado em respostas de professores de educação básica, foi detectada grande dificuldade na identificação de camadas de pectinas e o verdadeiro DNA. Vários aspectos concernentes ao correto discernimento entre DNA e pectina são discutidos.

Palavras-chave: DNA vegetal. Extração de DNA. Pectina.

Downloads 883  883  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Qnesc, Vol. 33, N. 1, fev. 2011  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Atividade Discursiva na Formação de Professores de Química: a construção do diálogo coletivo Popular Versão: 2011
Atualização:  24/7/2013
Descrição:
BENITE, Claudio R. Machado; DIAS, Karla Ferreira; PEREIRA, Lidiane de L. S.; BENITE, Anna M. Canavarro. Atividade Discursiva na Formação de Professores de Química: a construção do diálogo coletivo. Quim. Nova, Vol. 34, No. 7, 1281-1287, 2011

Esta pesquisa foi realizada em uma rede de pesquisa em ensino de ciências/química, como uma alternativa para formação inicial e continuada de professores. A rede é composta por professores em formação inicial, formadores de professores e professores da educação básica das diversas áreas da ciência. Assumindo a perspectiva sócio-histórica, o discurso vindo da interação social entre o coletivo de professores, foi o objeto de estudo. Nós apresentamos uma análise das interações do discurso e reflexões sobre a apropriação científica/química como uma prática social mediada pela linguagem complementar nossos resultados.

Palavras-chave: Formação de Professor em rede. Ensino de química. Diálogo coletivo.

Downloads 395  395  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Quim. Nova, Vol. 34, Nº 7  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Bismuto Popular Versão: 2011
Atualização:  24/7/2013
Descrição:
GUERRA, Wendell; ALVES, Fabrício Eugênio; SILVA, Keila Cristina Cunha e Silva. Bismuto. Qnesc, Vol. 33, N. 3, AGOSTO 2011.

A seção “Elemento químico” traz informações científicas e tecnológicas sobre as diferentes formas sob as quais os elementos químicos se manifestam na natureza e sua importância na história da humanidade, destacando seu papel no contexto de nosso país.

Palavras-chave: Elemento químico. Bismuto. História da Química.

Downloads 873  873  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Qnesc, Vol. 33, N° 3, AGOSTO 2011  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!A Utilização de Vídeos Didáticos nas Aulas de Química do Ensino Médio para Abordagem Histórica e Con Popular Versão: 2012
Atualização:  24/7/2013
Descrição:
SILVA, José Luiz et al.

Traz uma experiência didática relacionada ao uso de vídeos como recurso didático para abordar o tema vidros numa perspectiva histórica e contextualizada no ensino médio. A experiência didática foi desenvolvida pelos bolsistas de um subprojeto de Química do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para alunos de primeiras séries do ensino médio de duas escolas da rede pública. A atividade foi desenvolvida em três etapas: planejamento de ensino, exibição e discussão dos vídeos e avaliação da sequência didática. O planejamento resultou na seleção de três vídeos para exibição e na elaboração de questionário avaliativo. A atividade desenvolvida exigiu o desenvolvimento de habilidades como a de mediação necessária ao futuro professor, e o recurso vídeo foi considerado motivador para a aprendizagem.

Palavras-chave: Vidro. Audiovisual. Contextualização. PIBID

Downloads 605  605  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Vol. 34, N. 4, p. 189-200, NOVEMBRO 2012  Site http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_4/
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!O que é irradiação? E contaminação radioativa? Vamos esclarecer? Popular Versão: 
Atualização:  17/12/2012
Descrição:
RODRIGUES JR., Ary de Araújo

Em todas as áreas da atividade humana ocorrem acidentes; batidas de veículos, descarrilamentos de trens, vazamentos de produtos químicos, queda de aviões, incêndios, etc., aos quais dispensamos maior ou menor atenção dependendo da gravidade. Mas os que ocorrem com materiais radioativos, independente do grau (desde o vazamento de uma usina nuclear até o extravio de um radiofármaco de vida curta) tem o poder de provocar um alto nível de preocupação na população. Isto ocorre por causa dos mitos sobre a radiação que permeiam o imaginário popular e são amplificados pela mídia, e que neste artigo tentaremos elucidar.

Palavras-chave: Radioatividade. Irradiação. Contaminação radioativa.

Downloads 452  452  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 8, n. 2, 2007  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Educação Alimentar: Uma Proposta de Redução do Consumo de Aditivos Alimentares Popular Versão: 2012
Atualização:  19/2/2013
Descrição:
ALBUQUERQUE, Miriane V.; SANTOS, Silvânio A.; CERQUEIRA, Nely T. V.; SILVA, José A.

Apresenta a reeducação alimentar por meio da redução do consumo de alimentos aditivados. A metodologia foi desenvolvida em cinco etapas: a) aplicação de dois questionários; b) discussão do tema em sala; c) análise dos rótulos; d) lanches coletivos; e e) mostra de conhecimentos. Os alimentos mais consumidos: frituras, massas, refrigerantes e biscoitos. Os aditivos identificados pertencem às classes dos aromatizantes, conservantes, acidulantes e edulcorantes. Os alunos tentaram mudar os seus hábitos alimentares por intermédio da inclusão de alimentos saudáveis e essa iniciativa foi transmitida à comunidade na Mostra de Conhecimentos. As atividades neste trabalho permitiram observar que os aditivos mais prejudiciais à saúde são os conservantes nitritos presentes nos defumados e nas carnes enlatadas que, consumidos em demasia, causam câncer. Tal conhecimento possibilitou a tentativa de mudança dos estudantes de hábitos alimentares adquiridos em família, escola, mídia e pelo ritmo de vida.

Palavras-chave: Aditivos alimentares. Reeducação alimentar. Saúde

Downloads 808  808  Tamanho do arquivo 3.17 KB  Plataforma QNEes, Vol. 34, N° 2, p. 51-57, MAIO 2012  Site http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_2/
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Os Alótropos do Estanho: Ocorrências do Estanho α e as Novas Soldas sem Chumbo Usadas em Eletrô Popular Versão: 
Atualização:  7/8/2013
Descrição:
FIORUCCI, Antonio Rogério; FILHO, Edemar Benedetti; OLIVEIRA, Noé

Traz a discussão das características da química do estanho pouco ou superficialmente abordada nos livros textos de química, a transição de fase da sua forma alotrópica a para b. São discutidas as propriedades dos alótropos a e b do estanho, fornecendo subsídios para que esse elemento possa ser mais um exemplo didático do fenômeno de alotropia nas aulas de química. Também é mostrada a correlação da ocorrência dessa transição alotrópica em algumas soldas de estanho sem chumbo recentemente introduzidas em produtos eletrônicos. Alguns avanços no desenvolvimento dessas novas ligas sem chumbo usadas como soldas na indústria de eletrônicos e os desafios para sua efetiva utilização são apontados.

Palavras-chave: Estanho. Alotropia. Soldas sem chumbo.

Downloads 823  823  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma QNEsc, Vol. 34, N° 3, p. 124-130, AGOSTO 2012  Site http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_3/
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Analogias utilizadas no ensino dos modelos atômicos de Thomson e Bohr: uma análise crítica Popular Versão: 
Atualização:  24/7/2013
Descrição:
SOUZA, Vinícius Catão de Assis; JUSTI, Rosária da Silva; FERREIRA, Poliana Flávia Maia

Considerando a importância do uso de analogias no ensino de ciências, os problemas de aprendizagem dos modelos atômicos relatados na literatura e constatados em nossas pesquisas anteriores, e a lacuna observada na literatura em relação a estudos que investiguem como os alunos realmente entendem as analogias que lhes são apresentadas no processo de ensino, investigamos, nessa pesquisa, como os alunos do Ensino Médio compreendem os modelos atômicos a partir das analogias usadas para apresentá-los e explicá- los. Para limitar o estudo, foram escolhidos apenas os modelos atômicos propostos por J. J. Thomson e Niels Bohr. Tal escolha se justificou pelo fato de analogias (do “pudim de passas” e do “sistema solar”, respectivamente) serem freqüentemente utilizadas na explicação desses dois modelos.

Palavras-chave: Analogias. Ensino de Modelos Atômicos. Ideias de alunos.

Downloads 1891  1891  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V11(1), pp. 7-28, 2006  Site http://
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Utilização do Cinema na Sala de Aula: Aplicação da Química dos Perfumes no Ensino de Funções Orgânic Popular Versão: 2011
Atualização:  7/8/2013
Descrição:
SANTOS, Paloma Nascimento dos; AQUINO, Kátia Aparecida da Silva. Utilização do Cinema na Sala de Aula: Aplicação da Química dos Perfumes no Ensino de Funções Orgânicas Oxigenadas e Bioquímica. Qnesc, Vol. 33, N° 3, AGOSTO 2011.

O presente artigo descreve uma intervenção didática desenvolvida com estudantes de duas turmas do 3ª ano do ensino médio, nas quais se utilizou um filme comercial para abordagem dos conteúdos de funções orgânicas e bioquímica. As atividades incluíram resgate de conceitos prévios dos alunos após a exibição do filme, discussão e socialização de conhecimentos e produção de textos baseados na temática química dos perfumes.

Palavras-chave: Cinema. Perfumes. Química orgânica.

Downloads 695  695  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Qnesc, Vol. 33, N° 3, AGOSTO 2011  Site 
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