Categoria: Química Artigos |
A Bioquímica do Candomblé – Possibilidades Didáticas de Aplicação da Lei Federal 10639/03 |
Versão: 2011 Atualização: 25/7/2013 |
Descrição:
MOREIRA, Patrícia F. S. D; RODRIGUES FILHO, Guimes; FUSCONI, Roberta; JACOBUCCI, Daniela F. C. A Bioquímica do Candomblé – Possibilidades Didáticas de Aplicação da Lei Federal 10639/03. Qnesc, Vol. 33, N. 2, MAIO 2011.
Desde a promulgação da lei federal 10639/03, que determina a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana e afro-brasileira nas escolas, pouco tem sido feito por parte das esferas responsáveis pela educação básica na aplicação dessa lei nas diversas disciplinas, inclusive na Química. A falta de material didático específico e o desconhecimento da maioria dos professores são fatores que dificultam a implementação da lei. A impossibilidade de relação da cultura negra com os conteúdos previstos na educação básica tem sido limitante na eliminação de ideologias, desigualdades e racismo. Como possibilidade para o cumprimento da lei e a divulgação de conhecimentos científicos atrelados à cultura africana e afro-brasileira, focalizamos a bioquímica e o candomblé por se tratar de uma das religiões afro-brasileiras mais difundidas em todo o país. Dentre as várias espécies de plantas utilizadas nos rituais do candomblé, abordaremos a noz-de-cola e suas aplicações na Química em aulas do ensino médio.
Palavras Chave: Candomblé. Lei federal 10639/03. Química. Bioquímica.
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1690 0 bytes Qnesc, Vol. 33, N. 2, MAIO 2011 |
Categoria: Química Artigos |
Extração de DNA Vegetal: O que Estamos Realmente Ensinando em Sala de Aula? |
Versão: 2011 Atualização: 25/7/2013 |
Descrição:
FURLAN, Cláudia Maria; ALMEIDA, Ana Carolina de; RODRIGUES, Cristiane Del Nero; TANIGUSHI, Daniel Gouveia; SANTOS, Déborah Yara A. C. dos; MOTTA, Lucimar Barbosa; CHOW, Fungyi.
Material vegetal como fonte de DNA tem sido extensamente usado em sala de aula para práticas em laboratório. Este trabalho tem por objetivo discutir importantes aspectos relacionados a problemas práticos do isolamento e da identificação de DNA obtido de plantas durante aulas de Ciências e Biologia. Baseado em respostas de professores de educação básica, foi detectada grande dificuldade na identificação de camadas de pectinas e o verdadeiro DNA. Vários aspectos concernentes ao correto discernimento entre DNA e pectina são discutidos.
Palavras-chave: DNA vegetal. Extração de DNA. Pectina.
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968 0 bytes Qnesc, Vol. 33, N. 1, fev. 2011 |
Categoria: Química Artigos |
Atividade Discursiva na Formação de Professores de Química: a construção do diálogo coletivo |
Versão: 2011 Atualização: 24/7/2013 |
Descrição:
BENITE, Claudio R. Machado; DIAS, Karla Ferreira; PEREIRA, Lidiane de L. S.; BENITE, Anna M. Canavarro. Atividade Discursiva na Formação de Professores de Química: a construção do diálogo coletivo. Quim. Nova, Vol. 34, No. 7, 1281-1287, 2011
Esta pesquisa foi realizada em uma rede de pesquisa em ensino de ciências/química, como uma alternativa para formação inicial e continuada de professores. A rede é composta por professores em formação inicial, formadores de professores e professores da educação básica das diversas áreas da ciência. Assumindo a perspectiva sócio-histórica, o discurso vindo da interação social entre o coletivo de professores, foi o objeto de estudo. Nós apresentamos uma análise das interações do discurso e reflexões sobre a apropriação científica/química como uma prática social mediada pela linguagem complementar nossos resultados.
Palavras-chave: Formação de Professor em rede. Ensino de química. Diálogo coletivo.
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452 0 bytes Quim. Nova, Vol. 34, Nº 7 |
Categoria: Química Artigos |
Bismuto |
Versão: 2011 Atualização: 24/7/2013 |
Descrição:
GUERRA, Wendell; ALVES, Fabrício Eugênio; SILVA, Keila Cristina Cunha e Silva. Bismuto. Qnesc, Vol. 33, N. 3, AGOSTO 2011.
A seção “Elemento químico” traz informações científicas e tecnológicas sobre as diferentes formas sob as quais os elementos químicos se manifestam na natureza e sua importância na história da humanidade, destacando seu papel no contexto de nosso país.
Palavras-chave: Elemento químico. Bismuto. História da Química.
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1014 0 bytes Qnesc, Vol. 33, N° 3, AGOSTO 2011 |
Categoria: Química Artigos |
O que é irradiação? E contaminação radioativa? Vamos esclarecer? |
Versão: Atualização: 17/12/2012 |
Descrição:
RODRIGUES JR., Ary de Araújo
Em todas as áreas da atividade humana ocorrem acidentes; batidas de veículos, descarrilamentos de trens, vazamentos de produtos químicos, queda de aviões, incêndios, etc., aos quais dispensamos maior ou menor atenção dependendo da gravidade. Mas os que ocorrem com materiais radioativos, independente do grau (desde o vazamento de uma usina nuclear até o extravio de um radiofármaco de vida curta) tem o poder de provocar um alto nível de preocupação na população. Isto ocorre por causa dos mitos sobre a radiação que permeiam o imaginário popular e são amplificados pela mídia, e que neste artigo tentaremos elucidar.
Palavras-chave: Radioatividade. Irradiação. Contaminação radioativa.
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523 0 bytes Física na Escola, v. 8, n. 2, 2007 |
Categoria: Química Artigos |
Educação Alimentar: Uma Proposta de Redução do Consumo de Aditivos Alimentares |
Versão: 2012 Atualização: 19/2/2013 |
Descrição:
ALBUQUERQUE, Miriane V.; SANTOS, Silvânio A.; CERQUEIRA, Nely T. V.; SILVA, José A.
Apresenta a reeducação alimentar por meio da redução do consumo de alimentos aditivados. A metodologia foi desenvolvida em cinco etapas: a) aplicação de dois questionários; b) discussão do tema em sala; c) análise dos rótulos; d) lanches coletivos; e e) mostra de conhecimentos. Os alimentos mais consumidos: frituras, massas, refrigerantes e biscoitos. Os aditivos identificados pertencem às classes dos aromatizantes, conservantes, acidulantes e edulcorantes. Os alunos tentaram mudar os seus hábitos alimentares por intermédio da inclusão de alimentos saudáveis e essa iniciativa foi transmitida à comunidade na Mostra de Conhecimentos. As atividades neste trabalho permitiram observar que os aditivos mais prejudiciais à saúde são os conservantes nitritos presentes nos defumados e nas carnes enlatadas que, consumidos em demasia, causam câncer. Tal conhecimento possibilitou a tentativa de mudança dos estudantes de hábitos alimentares adquiridos em família, escola, mídia e pelo ritmo de vida.
Palavras-chave: Aditivos alimentares. Reeducação alimentar. Saúde
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855 3.17 KB QNEes, Vol. 34, N° 2, p. 51-57, MAIO 2012 http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_2/ |
Categoria: Química Artigos |
Analogias utilizadas no ensino dos modelos atômicos de Thomson e Bohr: uma análise crítica |
Versão: Atualização: 24/7/2013 |
Descrição:
SOUZA, Vinícius Catão de Assis; JUSTI, Rosária da Silva; FERREIRA, Poliana Flávia Maia
Considerando a importância do uso de analogias no ensino de ciências, os problemas de aprendizagem dos modelos atômicos relatados na literatura e constatados em nossas pesquisas anteriores, e a lacuna observada na literatura em relação a estudos que investiguem como os alunos realmente entendem as analogias que lhes são apresentadas no processo de ensino, investigamos, nessa pesquisa, como os alunos do Ensino Médio compreendem os modelos atômicos a partir das analogias usadas para apresentá-los e explicá- los. Para limitar o estudo, foram escolhidos apenas os modelos atômicos propostos por J. J. Thomson e Niels Bohr. Tal escolha se justificou pelo fato de analogias (do “pudim de passas” e do “sistema solar”, respectivamente) serem freqüentemente utilizadas na explicação desses dois modelos.
Palavras-chave: Analogias. Ensino de Modelos Atômicos. Ideias de alunos.
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1950 0 bytes IENCI – V11(1), pp. 7-28, 2006 http:// |
Categoria: Química Artigos |
Utilização do Cinema na Sala de Aula: Aplicação da Química dos Perfumes no Ensino de Funções Orgânic |
Versão: 2011 Atualização: 7/8/2013 |
Descrição:
SANTOS, Paloma Nascimento dos; AQUINO, Kátia Aparecida da Silva. Utilização do Cinema na Sala de Aula: Aplicação da Química dos Perfumes no Ensino de Funções Orgânicas Oxigenadas e Bioquímica. Qnesc, Vol. 33, N° 3, AGOSTO 2011.
O presente artigo descreve uma intervenção didática desenvolvida com estudantes de duas turmas do 3ª ano do ensino médio, nas quais se utilizou um filme comercial para abordagem dos conteúdos de funções orgânicas e bioquímica. As atividades incluíram resgate de conceitos prévios dos alunos após a exibição do filme, discussão e socialização de conhecimentos e produção de textos baseados na temática química dos perfumes.
Palavras-chave: Cinema. Perfumes. Química orgânica.
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766 0 bytes Qnesc, Vol. 33, N° 3, AGOSTO 2011 |
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