Categoria: Química Artigos |
Educação Alimentar: Uma Proposta de Redução do Consumo de Aditivos Alimentares |
Versão: 2012 Atualização: 19/2/2013 |
Descrição:
ALBUQUERQUE, Miriane V.; SANTOS, Silvânio A.; CERQUEIRA, Nely T. V.; SILVA, José A.
Apresenta a reeducação alimentar por meio da redução do consumo de alimentos aditivados. A metodologia foi desenvolvida em cinco etapas: a) aplicação de dois questionários; b) discussão do tema em sala; c) análise dos rótulos; d) lanches coletivos; e e) mostra de conhecimentos. Os alimentos mais consumidos: frituras, massas, refrigerantes e biscoitos. Os aditivos identificados pertencem às classes dos aromatizantes, conservantes, acidulantes e edulcorantes. Os alunos tentaram mudar os seus hábitos alimentares por intermédio da inclusão de alimentos saudáveis e essa iniciativa foi transmitida à comunidade na Mostra de Conhecimentos. As atividades neste trabalho permitiram observar que os aditivos mais prejudiciais à saúde são os conservantes nitritos presentes nos defumados e nas carnes enlatadas que, consumidos em demasia, causam câncer. Tal conhecimento possibilitou a tentativa de mudança dos estudantes de hábitos alimentares adquiridos em família, escola, mídia e pelo ritmo de vida.
Palavras-chave: Aditivos alimentares. Reeducação alimentar. Saúde
|
812 3.17 KB QNEes, Vol. 34, N° 2, p. 51-57, MAIO 2012 http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_2/ |
Categoria: Química Artigos |
Analogias utilizadas no ensino dos modelos atômicos de Thomson e Bohr: uma análise crítica |
Versão: Atualização: 24/7/2013 |
Descrição:
SOUZA, Vinícius Catão de Assis; JUSTI, Rosária da Silva; FERREIRA, Poliana Flávia Maia
Considerando a importância do uso de analogias no ensino de ciências, os problemas de aprendizagem dos modelos atômicos relatados na literatura e constatados em nossas pesquisas anteriores, e a lacuna observada na literatura em relação a estudos que investiguem como os alunos realmente entendem as analogias que lhes são apresentadas no processo de ensino, investigamos, nessa pesquisa, como os alunos do Ensino Médio compreendem os modelos atômicos a partir das analogias usadas para apresentá-los e explicá- los. Para limitar o estudo, foram escolhidos apenas os modelos atômicos propostos por J. J. Thomson e Niels Bohr. Tal escolha se justificou pelo fato de analogias (do “pudim de passas” e do “sistema solar”, respectivamente) serem freqüentemente utilizadas na explicação desses dois modelos.
Palavras-chave: Analogias. Ensino de Modelos Atômicos. Ideias de alunos.
|
1894 0 bytes IENCI – V11(1), pp. 7-28, 2006 http:// |
Categoria: Química Artigos |
Utilização do Cinema na Sala de Aula: Aplicação da Química dos Perfumes no Ensino de Funções Orgânic |
Versão: 2011 Atualização: 7/8/2013 |
Descrição:
SANTOS, Paloma Nascimento dos; AQUINO, Kátia Aparecida da Silva. Utilização do Cinema na Sala de Aula: Aplicação da Química dos Perfumes no Ensino de Funções Orgânicas Oxigenadas e Bioquímica. Qnesc, Vol. 33, N° 3, AGOSTO 2011.
O presente artigo descreve uma intervenção didática desenvolvida com estudantes de duas turmas do 3ª ano do ensino médio, nas quais se utilizou um filme comercial para abordagem dos conteúdos de funções orgânicas e bioquímica. As atividades incluíram resgate de conceitos prévios dos alunos após a exibição do filme, discussão e socialização de conhecimentos e produção de textos baseados na temática química dos perfumes.
Palavras-chave: Cinema. Perfumes. Química orgânica.
|
698 0 bytes Qnesc, Vol. 33, N° 3, AGOSTO 2011 |
Categoria: Química Artigos |
Contribuições ao Debate sobre a Pesquisa do Professor da Educação Básica |
Versão: 2010 Atualização: 5/9/2013 |
Descrição:
LÜDKE, Menga; CRUZ, Giseli Barreto da
Neste texto discutimos sobre a pesquisa do professor da educação básica, tal como avaliada por experientes pesquisadores da universidade. É a terceira etapa de um programa de investigação sobre as relações entre o professor e a pesquisa. Pedimos a 12 membros de comitês avaliadores (CNPq, CAPES, FAPERJ, FAPESP, etc.) que examinassem uma seleção de trabalhos feitos por professores e nos dissessem as razões pelas quais os consideram ou não como pesquisas. A partir da análise dos julgamentos emitidos pelos avaliadores, nosso estudo chegou a constatações teóricas e práticas interessantes para o debate sobre limites e possibilidades de pesquisas feitas por professores, de modo especial no que se refere ao rigor esperado de toda pesquisa.
PALAVRAS-CHAVE: Pesquisa. Professor da educação básica. Avaliação.
|
1220 0 bytes Form. Doc., v. 03, n. 03, p. 86-107, ago./deZ |
Categoria: Química Artigos |
Possibilidades de deformação conceitual nos livros didáticos de Química brasileiros: o conceito de |
Versão: 2009 Atualização: 5/9/2013 |
Descrição:
TAVARES, Leandro Henrique Wesolowski
Os livros didáticos de Química brasileiros acabam sendo determinantes no processo de ensino-aprendizagem, exercendo influência quanto as concepções de Ciências e de conhecimento científico construídas pelos estudantes. Assim, esse trabalho investigou como os livros didáticos de Química do Brasil vêm trabalhando com o conceito de substância. A análise, discussão e sistematização das informações seguiram determinações qualitativas de pesquisa e técnicas de análise de conteúdo. Constatamos que os livros, em geral, pouco exploram a perspectiva histórica. Assim, acreditamos que os livros didáticos devem considerar as contribuições da História da Ciência na abordagem dos conceitos químicos, constituindo-se em um enfoque de ensino significativo à aprendizagem ao mostrar as transições do conhecimento científico, possibilitando uma aprendizagem mais rica, complexa e significativa aos estudantes.
Palavras-chave: Livros Didáticos. Substância. História da Ciência.
|
398 0 bytes Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias V |
Categoria: Química Artigos |
Estórias do Harry Potter: um catalisador para o estudo da alquimia |
Versão: 2008 Atualização: 24/7/2013 |
Descrição:
CARVALHO, Regina Simplício; SILVA, Amanda Cristina Santiago. Estórias do Harry Potter: um catalisador para o estudo da alquimia. Um Olhar Sobre a História da Química no Brasil. Revista Ponto de Vista. Universidade Federal de Viçosa, v. 5, Viçosa, MG, 2008.
Com o intuito de estimular a curiosidade com relação a alquimia, os livros da coletânea de Harry Potter foram utilizados como um recurso catalisador, pois estes revelam vários aspectos alquímicos. Algumas características da alquimia são mostradas e discutidas ao longo das estórias, assim como alguns alquimistas. Dos livros estudados, os que abordaram de forma mais contundente a alquimia foram: Harry Potter e a Pedra Filosofal e Harry Potter e o Cálice de Fogo. A alquimia pode ser considerada como precursora da química, pois foi através desta que se conceberam os primeiros materiais e métodos, utilizados ainda nos dias de hoje, em práticas laboratoriais.
Palavras Chave: Alquimia. Harry Potter. História da química.
|
2437 0 bytes Revista Ponto de Vista, V. 5 |
Categoria: Química Artigos |
Energia Solar: Um passado, um presente... um futuro auspicioso |
Versão: 2011 Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
CARVALHO, Eliana F. A.; CALVETE, Mário J. F.
Desde tempos idos que sentimos necessidade de “usar” o sol para algo mais que apenas usufruir do seu calor e luz diretos. A evolução da humanidade permite-nos hoje a possibilidade de produzir células fotovoltaicas, materiais capazes de converter diretamente a luz solar em energia elétrica, sendo este um dos sistemas mais promissores na busca de fontes sustentáveis e renováveis de energia limpa, com custos relativamente acessíveis a uma maioria da população. Nesta revisão são considerados alguns dos últimos desenvolvimentos tecnológicos, enfatizando resultados obtidos na área das Células Solares Sensibilizadas por Corantes (CSSC).
Palavras-chave: Células fotovoltaicas. Energia solar. Células solares corantes.
|
890 0 bytes Revista Virtual de Química, Vol. 2, N. 3, Jul-Set, |
Categoria: Química Artigos |
Bulas de Medicamentos, Vídeo Educativo e Biopirataria: Uma Experiência Didática em Uma Escola Públic |
Versão: 2011 Atualização: 24/7/2013 |
Descrição:
LAUTHARTTE, Leidiane Caroline; FRANCISCO JUNIOR, Wilmo Ernesto. Bulas de Medicamentos, Vídeo Educativo e Biopirataria: Uma Experiência Didática em Uma Escola Pública de Porto Velho – RO. Qnesc, Vol. 33, N° 3, AGOSTO 2011.
O presente artigo relata uma sequência de ensino desenvolvida com o intuito de abordar conceitos químicos e promover a discussão de temas significativos aos estudantes. As atividades foram realizadas basicamente em quatro etapas: (i) leitura de bulas de medicamentos e exposição oral e escrita de suas principais características; (ii) apresentação e breve discussão de um vídeo sobre a síntese de fármacos seguido de registro escrito; (iii) leituras sobre biopirataria e realização de um debate por meio de um júri químico; (vi) avaliação geral da sequência a partir de cartas. As atividades desenvolvidas promoveram a participação dos estudantes e a exposição de seus pontos de vista, tanto mediante a escrita quanto oralmente. Ademais, o conjunto de atividades fomentou uma formação social mais ampla.
Palavras-chave: Atividades lúdicas. Leitura. Biopirataria.
|
701 0 bytes Qnesc, Vol. 33, N° 3, AGOSTO 2011 |
Categoria: Química Artigos |
A nanotecnologia das moléculas |
Versão: 2005 Atualização: 24/7/2013 |
Descrição:
TOMA, H. E. A nanotecnologia das moléculas. Qnesc, n. 21, p. 3-9, maio, 2005.
A tecnologia atual, que avança na escala nanométrica, está rompendo as barreiras do mundo clássico para ingressar no domínio quântico dos átomos e moléculas. Essa onda, que se anuncia como a maior revolução tecnológica de todos os tempos, poderá transcender a própria Química ao ir ao encontro dos sistemas organizados e nanomáquinas moleculares que sustentam a vida. Inspiradas nesses sistemas, novas estratégias em nanotecnologia já estão aflorando através da Química Supramolecular, permitindo vislumbrar uma enorme gama de aplicações, desde medicamentos e materiais inteligentes, até avançados dispositivos sensoriais, eletrônicos e de conversão de energia.
Palavras-chave: Nanotecnologia. Nanociências. Química supramolecular.
|
598 0 bytes Qnesc http:// |
|