Categoria: Química Artigos |
O show da Química: motivando o interesse científico  |
Versão: Atualização: 7/4/2008 |
Descrição:
ARROIO, Agnaldo et al.
A maneira como a Química é abordada nas escolas pode ter contribuído para a difusão de concepções distorcidas dessa ciência, uma vez que os conceitos são apresentados de forma puramente teórica (e, portanto, entediante para a maioria dos alunos), como algo que se deve memorizar e que não se aplica a diferentes aspectos da vida cotidiana. A utilização de experimentos demonstrativos associados à música, que estimulam tanto a percepção visual quanto a auditiva, aliados a uma divulgação da pesquisa científica, abordados de forma bastante simples e didática, são boas ferramentas para a desmistificação da Ciência no Ensino Médio e Fundamental. Desta forma, neste trabalho, alguns experimentos demonstrativos foram apresentados a alunos de Ensino Médio e Superior, juntamente com temas musicais, com o objetivo de avaliar o impacto deste tipo de atividade na divulgação da Química.
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3530 0 bytes Quím. Nova, Fev. 2006, v.29, n.1, p.173-178. http:// |
Categoria: Química Artigos |
O que é uma Gordura Trans?  |
Versão: Atualização: 7/8/2013 |
Descrição:
MERÇON, Fábio
Os principais componentes dos óleos e das gorduras são os triacilgliceróis, moléculas formadas a partir do glicerol e de ácidos graxos, que podem ser saturados ou insaturados. Apesar de termodinamicamente menos estáveis, os ácidos graxos cis ocorrem predominantemente na natureza, devido à estereoespecificidade das enzimas que atuam na biossíntese de lipídios. Durante o processo de hidrogenação parcial de óleos vegetais, ocorre a reação de isomerização com formação dos ácidos graxos trans (gordura trans). A ingestão excessiva de ácidos graxos trans acarreta malefícios à saúde, principalmente devido à alteração dos níveis de colesterol no organismo. Assim, não é recomendada a ingestão de alimentos contendo ácidos graxos trans. A abordagem desse tema em sala de aula possibilita a promoção de um ensino crítico, contextualizado e interdisciplinar.
Palavras-chave: Ácido graxo trans. Gordura trans. Isomeria cis-trans.
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3905 0 bytes QNESC. Vol. 32, N° 2, mai. 2010. |
Categoria: Química Artigos |
O que é irradiação? E contaminação radioativa? Vamos esclarecer?  |
Versão: Atualização: 17/12/2012 |
Descrição:
RODRIGUES JR., Ary de Araújo
Em todas as áreas da atividade humana ocorrem acidentes; batidas de veículos, descarrilamentos de trens, vazamentos de produtos químicos, queda de aviões, incêndios, etc., aos quais dispensamos maior ou menor atenção dependendo da gravidade. Mas os que ocorrem com materiais radioativos, independente do grau (desde o vazamento de uma usina nuclear até o extravio de um radiofármaco de vida curta) tem o poder de provocar um alto nível de preocupação na população. Isto ocorre por causa dos mitos sobre a radiação que permeiam o imaginário popular e são amplificados pela mídia, e que neste artigo tentaremos elucidar.
Palavras-chave: Radioatividade. Irradiação. Contaminação radioativa.
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546 0 bytes Física na Escola, v. 8, n. 2, 2007 |
Categoria: Química Artigos |
O Livro Didático de Química nas Concepções de Professores do Ensino Médio da Região Sul da Bahia  |
Versão: 2011 Atualização: 4/12/2013 |
Descrição:
MAIA, Juliana de Oliveira; SÁ, Luciana Passos; MASSENA, Elisa Prestes; WARTHA, Edson José
Questões relacionadas ao Livro Didático (LD) no Ensino de Ciências têm sido amiúde discutidas em trabalhos reportados na literatura. Na presente pesquisa, tivemos como objetivo especular a respeito dos critérios de seleção e formas de utilização dos LDs adotados no ensino médio por professores de Química de escolas estaduais das cidades de Ilhéus e Itabuna, situadas na região sul da Bahia. Os resultados deste estudo apontam para a necessidade da formação continuada que privilegie, dentre outros aspectos, a reflexão sobre questões importantes relacionadas à escolha e utilização do LD por professores atuantes na educação básica.
Palavras-chave: Formação de Professores. Livro Didático. Ensino de Química.
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1350 0 bytes Qnesc Vol. 33, N° 2, MAIO |
Categoria: Química Artigos |
O ensino de química quântica e o computador na perspectiva de projetos  |
Versão: Atualização: 17/11/2010 |
Descrição:
ARROIO, Agnaldo et al.
A concepção de utilização do computador que norteia este trabalho é de que este recurso cria condições de aprendizagem por meio do desenvolvimento de atividades orientadas pelo professor, que assume um papel de mediador entre o aluno e todo o potencial que pode ser extraído dos computadores. Outro aspecto deste trabalho é a utilização de projetos como facilitadores da aprendizagem. Esta abordagem tem sido amplamente explorada desde a década de 20, com Dewey e recentemente com Hernández, inserida em diferentes métodos tradicionais na educação. "Os projetos de trabalho contribuem para uma resignificação dos espaços de aprendizagem de tal forma que eles se voltem para a formação de sujeitos ativos, reflexivos, atuantes e participantes".
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2954 0 bytes Quím. Nova, Mar. 2005, v.28, n.2, p.360-363. http:// |
Categoria: Química Artigos |
O Ensino de Química e a Formação do Educador Químico, sob o Olhar Bachelardiano  |
Versão: Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
LÔBO, Soraia Freaza
Apresentam-se alguns elementos da epistemologia histórica do filósofo Gaston Bachelard para a discussão de aspectos relativos ao ensino de Química e à formação do educador químico. Com base em alguns aspectos relativos ao processo de produção da ciência Química, procura-se mostrar como determinadas concepções epistemológicas, como o realismo ingênuo, o substancialismo e o racionalismo clássico, foram historicamente superadas e, no entanto, ainda estão presentes no ensino de Química. Nesta perspectiva, o artigo apresenta alguns conceitos da epistemologia bachelardiana, como o de polaridade epistemológica, vigilância epistemológica e perfil epistemológico e os insere em questões que têm sido, atualmente, discutidas para o ensino e a formação do professor, com destaque para a noção de perfil conceitual de Mortimer e sua utilização como recurso didático no ensino de Ciências.
Palavras-chave: Ensino de Química. Formação do professor de Ciências. Concepções epistemológicas.
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566 0 bytes Ciência & Educação, v. 14, n. 1, p. 89-100, 2007. |
Categoria: Química Artigos |
O Ensino de História da Química: Contribuindo para a Compreensão da Natureza da Ciência  |
Versão: 2008 Atualização: 5/9/2013 |
Descrição:
OKI, Maria da Conceição Marinho; MORADILLO, Edílson Fortuna de
Relata-se um estudo de caso que teve como objetivo explorar as potencialidades de aproximação entre História e Filosofia da Ciência da educação científica mediante utilização do ensino de História da Química. Visou-se auxiliar os alunos na compreensão da natureza da ciência e no aprendizado de conceitos químicos. O estudo envolveu a intervenção de uma professora/investigadora numa disciplina de História da Química e teve caráter exploratório, com abordagem de pesquisa qualitativa. A análise dos resultados utilizou o modelo misto, com categorias analíticas definidas a priori, que nortearam as dimensões epistemológicas de análise e a identificação de categorias emergentes, construídas a partir das respostas dos alunos a questionários abertos. Os resultados obtidos confirmaram a importância do espaço dessa disciplina para os alunos conhecerem a natureza da ciência, adquirindo concepções menos simplistas e mais contextualizadas sobre a ciência, apesar de alguma dificuldade na superação de concepções realistas ingênuas fortemente enraizadas em suas visões epistemológicas.
Palavras-chave: História e Filosofia da Ciência. Ensino de Química. Natureza da ciência.
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454 0 bytes Ciência & Educação, v. 14, n. 1 |
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