Educadores

Ínicio : Química : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Título (Z a A)

Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!O show da Química: motivando o interesse científico Popular Versão: 
Atualização:  7/4/2008
Descrição:
ARROIO, Agnaldo et al.

A maneira como a Química é abordada nas escolas pode ter contribuído para a difusão de concepções distorcidas dessa ciência, uma vez que os conceitos são apresentados de forma puramente teórica (e, portanto, entediante para a maioria dos alunos), como algo que se deve memorizar e que não se aplica a diferentes aspectos da vida cotidiana. A utilização de experimentos demonstrativos associados à música, que estimulam tanto a percepção visual quanto a auditiva, aliados a uma divulgação da pesquisa científica, abordados de forma bastante simples e didática, são boas ferramentas para a desmistificação da Ciência no Ensino Médio e Fundamental. Desta forma, neste trabalho, alguns experimentos demonstrativos foram apresentados a alunos de Ensino Médio e Superior, juntamente com temas musicais, com o objetivo de avaliar o impacto deste tipo de atividade na divulgação da Química.

Downloads 3389  3389  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Quím. Nova, Fev. 2006, v.29, n.1, p.173-178.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!O que é uma Gordura Trans? Popular Versão: 
Atualização:  7/8/2013
Descrição:
MERÇON, Fábio

Os principais componentes dos óleos e das gorduras são os triacilgliceróis, moléculas formadas a partir do glicerol e de ácidos graxos, que podem ser saturados ou insaturados. Apesar de termodinamicamente menos estáveis, os ácidos graxos cis ocorrem predominantemente na natureza, devido à estereoespecificidade das enzimas que atuam na biossíntese de lipídios. Durante o processo de hidrogenação parcial de óleos vegetais, ocorre a reação de isomerização com formação dos ácidos graxos trans (gordura trans). A ingestão excessiva de ácidos graxos trans acarreta malefícios à saúde, principalmente devido à alteração dos níveis de colesterol no organismo. Assim, não é recomendada a ingestão de alimentos contendo ácidos graxos trans. A abordagem desse tema em sala de aula possibilita a promoção de um ensino crítico, contextualizado e interdisciplinar.

Palavras-chave: Ácido graxo trans. Gordura trans. Isomeria cis-trans.

Downloads 3816  3816  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma QNESC. Vol. 32, N° 2, mai. 2010.  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!O que é irradiação? E contaminação radioativa? Vamos esclarecer? Popular Versão: 
Atualização:  17/12/2012
Descrição:
RODRIGUES JR., Ary de Araújo

Em todas as áreas da atividade humana ocorrem acidentes; batidas de veículos, descarrilamentos de trens, vazamentos de produtos químicos, queda de aviões, incêndios, etc., aos quais dispensamos maior ou menor atenção dependendo da gravidade. Mas os que ocorrem com materiais radioativos, independente do grau (desde o vazamento de uma usina nuclear até o extravio de um radiofármaco de vida curta) tem o poder de provocar um alto nível de preocupação na população. Isto ocorre por causa dos mitos sobre a radiação que permeiam o imaginário popular e são amplificados pela mídia, e que neste artigo tentaremos elucidar.

Palavras-chave: Radioatividade. Irradiação. Contaminação radioativa.

Downloads 452  452  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 8, n. 2, 2007  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!O Projeto Água em Foco como Uma Proposta de Formação no PIBID Popular Versão: 
Atualização:  7/8/2013
Descrição:
SILVA, Penha Souza; MORTIMER, Eduardo Fleury

Este artigo apresenta uma experiência desenvolvida pelo grupo PIBID Química/Biologia na Faculdade de Educação da UFMG. O objetivo é enfocar as ações executadas durante o projeto Água em foco: qualidade de vida e cidadania, que vem sendo desenvolvido em escolas das redes pública e particular de Minas Gerais desde 2004. Esse projeto discute conteúdos científicos a partir de uma abordagem que leva em consideração as relações entre ciência, tecnologia e sociedade (CTS) e tem como objetivo a investigação de um problema real, relacionado à qualidade da água, a partir dos conhecimentos adquiridos em sala de aula.

Palavras-chave: Formação de professores. Abordagem CTS. PIBID. Qualidade da água.

Downloads 605  605  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Vol. 34, N° 4, p. 240-247, NOVEMBRO 2012  Site http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_4/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!O perfil epistemológico do conceito de tempo a partir de sua representação social Popular Versão: 2007
Atualização:  7/8/2013
Descrição:
SILVA JÚNIOR, Adahir Gonzaga da; TENÓRIO, Alexandro Cardoso; BASTOS, Heloisa Flora Brasil Nóbrega

O objetivo deste trabalho é identificar o Perfil Epistemológico da Representação Social sobre o conceito de tempo de licenciandos da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Com relação ao Perfil, utilizamos a teoria de Bachelard e a epistemologia do tempo de Martins, enquanto na Representação Social foi usada a teoria de Moscovici. A metodologia utilizada neste trabalho foi baseada na Teoria do Núcleo Central de Abric. A análise do material permitiu apontar as características mais marcantes do núcleo central do perfil epistemológico do conceito de tempo, a partir da representação social dos licenciandos, em que percebemos indicativos do realismo ingênuo ao empirismo.

Palavras-chave: Perfil epistemológico. Representação social do tempo.

Downloads 716  716  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, V. 9, N.o  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!O Livro Didático de Química nas Concepções de Professores do Ensino Médio da Região Sul da Bahia Popular Versão: 2011
Atualização:  4/12/2013
Descrição:
MAIA, Juliana de Oliveira; SÁ, Luciana Passos; MASSENA, Elisa Prestes; WARTHA, Edson José

Questões relacionadas ao Livro Didático (LD) no Ensino de Ciências têm sido amiúde discutidas em trabalhos reportados na literatura. Na presente pesquisa, tivemos como objetivo especular a respeito dos critérios de seleção e formas de utilização dos LDs adotados no ensino médio por professores de Química de escolas estaduais das cidades de Ilhéus e Itabuna, situadas na região sul da Bahia. Os resultados deste estudo apontam para a necessidade da formação continuada que privilegie, dentre outros aspectos, a reflexão sobre questões importantes relacionadas à escolha e utilização do LD por professores atuantes na educação básica.

Palavras-chave: Formação de Professores. Livro Didático. Ensino de Química.

Downloads 1255  1255  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Qnesc Vol. 33, N° 2, MAIO  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!O Lavoisier que não está presente nos livros didáticos Popular Versão: 2007
Atualização:  6/8/2013
Descrição:
VIDAL, Paulo Henrique Oliveira; CHELONI, Flavia Oliveira; PORTO, Paulo Alves

O artigo apresenta algumas contribuições de Antoine Laurent Lavoisier (1743-1794) para a construção da Química Moderna que podem ser utilizadas didaticamente. As informações encontradas em uma fonte primária (Tratado Elementar de Química, de Lavoisier) são confrontadas com os relatos encontrados em livros didáticos de Química e algumas discrepâncias são apontadas. Observa-se que alguns conceitos desenvolvidos por Lavoisier são relevantes para o Ensino de Química atual, e sua discussão pode despertar reflexões úteis para os discentes e docentes do Ensino Médio.

Palavras-chave: Lavoisier. Livros didáticos. Conservação da massa.

Downloads 559  559  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Qnesc, n. 26, nov., 2007  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!O ensino de química quântica e o computador na perspectiva de projetos Popular Versão: 
Atualização:  17/11/2010
Descrição:
ARROIO, Agnaldo et al.

A concepção de utilização do computador que norteia este trabalho é de que este recurso cria condições de aprendizagem por meio do desenvolvimento de atividades orientadas pelo professor, que assume um papel de mediador entre o aluno e todo o potencial que pode ser extraído dos computadores. Outro aspecto deste trabalho é a utilização de projetos como facilitadores da aprendizagem. Esta abordagem tem sido amplamente explorada desde a década de 20, com Dewey e recentemente com Hernández, inserida em diferentes métodos tradicionais na educação. "Os projetos de trabalho contribuem para uma resignificação dos espaços de aprendizagem de tal forma que eles se voltem para a formação de sujeitos ativos, reflexivos, atuantes e participantes".

Downloads 2857  2857  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Quím. Nova, Mar. 2005, v.28, n.2, p.360-363.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!O Ensino de Química e a Formação do Educador Químico, sob o Olhar Bachelardiano Popular Versão: 
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
LÔBO, Soraia Freaza

Apresentam-se alguns elementos da epistemologia histórica do filósofo Gaston Bachelard para a discussão de aspectos relativos ao ensino de Química e à formação do educador químico. Com base em alguns aspectos relativos ao processo de produção da ciência Química, procura-se mostrar como determinadas concepções epistemológicas, como o realismo ingênuo, o substancialismo e o racionalismo clássico, foram historicamente superadas e, no entanto, ainda estão presentes no ensino de Química. Nesta perspectiva, o artigo apresenta alguns conceitos da epistemologia bachelardiana, como o de polaridade epistemológica, vigilância epistemológica e perfil epistemológico e os insere em questões que têm sido, atualmente, discutidas para o ensino e a formação do professor, com destaque para a noção de perfil conceitual de Mortimer e sua utilização como recurso didático no ensino de Ciências.

Palavras-chave: Ensino de Química. Formação do professor de Ciências. Concepções epistemológicas.

Downloads 468  468  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência & Educação, v. 14, n. 1, p. 89-100, 2007.  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!O Ensino de História da Química: Contribuindo para a Compreensão da Natureza da Ciência Popular Versão: 2008
Atualização:  5/9/2013
Descrição:
OKI, Maria da Conceição Marinho; MORADILLO, Edílson Fortuna de

Relata-se um estudo de caso que teve como objetivo explorar as potencialidades de aproximação entre História e Filosofia da Ciência da educação científica mediante utilização do ensino de História da Química. Visou-se auxiliar os alunos na compreensão da natureza da ciência e no aprendizado de conceitos químicos. O estudo envolveu a intervenção de uma professora/investigadora numa disciplina de História da Química e teve caráter exploratório, com abordagem de pesquisa qualitativa. A análise dos resultados utilizou o modelo misto, com categorias analíticas definidas a priori, que nortearam as dimensões epistemológicas de análise e a identificação de categorias emergentes, construídas a partir das respostas dos alunos a questionários abertos. Os resultados obtidos confirmaram a importância do espaço dessa disciplina para os alunos conhecerem a natureza da ciência, adquirindo concepções menos simplistas e mais
contextualizadas sobre a ciência, apesar de alguma dificuldade na superação de concepções realistas ingênuas fortemente enraizadas em suas visões epistemológicas.

Palavras-chave: História e Filosofia da Ciência. Ensino de Química. Natureza da ciência.

Downloads 387  387  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência & Educação, v. 14, n. 1  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 (5) 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 »