Educadores

Ínicio : Química : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Notas (Do melhor para o pior avaliado)

Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Visões de Contextualização de Professores de Química na Elaboração de seus Próprios Materiais Didáti Popular Versão: 2010
Atualização:  6/9/2013
Descrição:
SILVA, Erivanildo Lopes da; MARCONDES, Maria Eunice Ribeiro

Este trabalho procurou investigar, numa ação de formação continuada, os entendimentos a respeito da contextualização no ensino de Química de um grupo de professores antes, durante e após discussões e reflexões de outros enfoques de contextualização, e como estas se refletiriam no planejamento de seus materiais instrucionais. A investigação foi realizada por meio de questionários abertos, atividades, relatos gravados em vídeo, análise de documentos e entrevistas semi-estruturadas. Para análise, foram elaboradas quatro perspectivas de contextualização. Os resultados mostraram ampliação das concepções dos professores, que caracterizavam, inicialmente, a contextualização como simples exemplificação e descrição de fatos e passaram a compreender ideias mais elaboradas como a abordagem de questões sociais. Contudo os dados mostraram que a maioria das unidades didáticas elaboradas não refletia elementos da ampliação dessas ideias.

Palavras-chave: Contextualização. Ensino de Química. Formação Continuada de Professores.

Downloads 619  619  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Ensaio, v.12, n.01, jan-abr  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Atividade discursiva nas salas de aula de ciências: uma ferramenta sociocultural para analisar e pla Popular Versão: 
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
MORTIMER, Eduardo Fleury; SCOTT, Phil

Neste trabalho introduz-se uma ferramenta analítica, ou sistema de referência, para analisar maneiras através das quais professores interagem com alunos para promover a construção do significado no plano social das aulas de ciências na escola secundária. O desenvolvimento desse referencial está baseado em teoria sociocultural e cada um de seus cinco aspectos é delineado antes de ser aplicado a uma breve sequência de ensino e aprendizagem de ciências. Alguns pontos fundamentais para o ensino de ciências emergem dessa análise, particularmente em relação ao que foi identificado como o aspecto central da "abordagem comunicativa". Finalmente, discute-se o potencial do referencial como ferramenta de análise e planejamento no contexto do desenvolvimento profissional docente.

Palavras-chave: Atividade discursiva. Aula de Ciências. Abordagem comunicativa.

Downloads 687  687  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI, Setembro de 2002, Volume 7, Número 3  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID94/v7_n3_a2002.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Uso Combinado de Mapas Conceituais e Estratégias Diversificadas de Ensino: Uma Análise Inicial das L Popular Versão: 2012
Atualização:  7/8/2013
Descrição:
TRINDADE, José Odair e HARTWING, Dácio Rodney

Apresenta a estratégia dos mapas conceituais, por ser um recurso válido para sondar em profundidade as limitações e potencialidades de aprendizagem dos alunos, mesmo em terrenos muito áridos, onde predomina a falta de motivação para a aprendizagem significativa e a ausência de recursos materiais. Houve uma grande aceitação dos alunos por atividades de informática e modelos, mas menor pela elaboração dos mapas. É possível que essa resistência seja uma consequência dos bons resultados anteriores em abordagens de aprendizagem mecânica, porque tornam os estudantes inseguros na mudança para estratégias de aprendizagem significativa, visto que consideram um desafio tomarem a responsabilidade pela construção dos seus próprios significados, embora compensadora para alguns aprendizes.

Palavras-chave: Aprendizagem significativa. Mapas conceituais. Realidade virtual no ensino de química.

Downloads 608  608  Tamanho do arquivo 1.67 KB  Plataforma QNEsc, Vol. 34, N° 2, p. 83-91, MAIO 2012  Site http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_2/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Cibercultura em Ensino de Química: Elaboração de um Objeto Virtual de Aprendizagem para o Ensino de  Popular Versão: 2011
Atualização:  24/7/2013
Descrição:
BENITE, Anna M. Canavarro; BENITE, Claudio R. Machado; SILVA FILHO, Supercil Mendes da. Cibercultura em Ensino de Química: Elaboração de um Objeto Virtual de Aprendizagem para o Ensino de Modelos Atômicos. Qnesc, Vol. 33, N° 2, MAIO 2011.

Este trabalho versa sobre a representação de modelos atômicos, utilizando aplicativos computacionais. Discorremos sobre como essa forma de apresentação se insere na aula de química; apresentamos contribuições da comunidade de pesquisa em ensino de química sobre o uso de aplicativos de visualização; e descrevemos as funcionalidades de um objeto virtual de aprendizagem desenvolvido em nosso laboratório para a sala de aula do ensino médio.

Palavras-chave: Cibercultura. Objeto virtual de aprendizagem. Modelos atômicos.

Downloads 615  615  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Qnesc, Vol. 33, N° 2, MAIO 2011  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!As Concepções de Contextualização do Ensino em Documentos Curriculares Oficiais e de Professores de  Popular Versão: 2011
Atualização:  24/7/2013
Descrição:
KATO, Danilo Seithi; KAWASAKI, Clarice Sumi.

Apresentam-se diferentes concepções de contextualização do ensino encontradas em documentos curriculares oficiais e em professores de Ensino de Ciências e de Biologia, e discutem-se as implicações pedagógicas dessas concepções para as respectivas áreas, em especial para a organização do trabalho docente. Para identificar essas concepções, analisou-se o conteúdo desses documentos nos diferentes níveis jurisdicionais – federal, estadual (SP) e municipal (SP) –, bem como, da fala de professores de Ciências e de Biologia envolvidos em uma atividade de formação continuada. A análise do potencial pedagógico dessas concepções demonstrou que a diversidade de interpretações sobre este importante princípio curricular pode oferecer, ao professor, possibilidades múltiplas de mediações didáticas em sua difícil tarefa de planejar e organizar o ensino, desde que estas possam ser explicitadas e exploradas nos processos de transposição do ensino dos quais ele participa. Algumas destas possibilidades são aqui exploradas, finalizando o texto.

Palavras-chave: Contextualização. Ensino de Ciências e de Biologia. Propostas curriculares. Professores. Mediações didáticas.

Downloads 469  469  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência & Educação, v. 17, n. 1, p. 35-50, 2011  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Analisando a Implementação de uma Abordagem CTS na Sala de Aula de Química Popular Versão: 2011
Atualização:  24/7/2013
Descrição:
FIRME, Ruth do Nascimento Firme; AMARAL, Edenia Maria Ribeiro do.

Neste artigo analisamos como dois professores de química desenvolveram, em sala de aula, uma intervenção didática previamente planejada com enfoque CTS, buscando identificar obstáculos e dificuldades para o estabelecimento de uma prática docente pautada nessa perspectiva de ensino. As aulas foram filmadas, transcritas e os dados analisados a partir da dinâmica discursiva estabelecida entre professores e alunos. A análise apontou que dificuldades no desenvolvimento das atividades podem estar associadas não somente à prática docente, mas também a fatores tais como: ausência de informações técnicas e científicas sobre o tema; velocidade da inovação tecnológica; complexidade científica na abordagem de alguns temas; dificuldade em articular adequadamente conceitos científicos com questões tecnológicas, associadas a um tema social relevante; e dificuldade de material didático que suporte as discussões de temas específicos na sala de aula.

Palavras-chave: Ensino de Química. Implementação de abordagem CTS.

Downloads 406  406  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência & Educação, v. 17, n. 2, p. 383-399, 2011  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Sustentabilidade Ambiental: Um Estudo com Pesquisadores Químicos no Brasil Popular Versão: 2013
Atualização:  6/9/2013
Descrição:
MARQUES, Carlos Alberto; GONÇALVES, Fábio Peres; YUNES, Santiago Francisco; MACHADO, Adélio A. S. C.

Um estudo que avaliou os pesquisadores químicos brasileiros sobre a compreensão em relação aos termos de Sustentabilidade Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, e sua avaliação de como lidar com a fragilidade ambiental e limites. Os resultados mostraram um certo grau de reconhecimento da necessidade de um desenvolvimento mais sustentável, mas pouco consenso na magnitude dos limites do ambiente. Os pesquisadores reconheceram as limitações dos paradigmas clássicos "da diluição" e "de risco", mas não mostrou nenhuma concordância sobre as exigências do novo "paradigma ecológico", baseado na sustentabilidade ambiental e os 12 princípios da Química Verde, importante para avaliar o papel de Química Verde para a Sustentabilidade.

Palavras-chave: Sustentabilidade Ambiental. Química Verde. Termodinâmica.

Downloads 400  400  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Quim. Nova, Vol. 36, N. 6  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!A Pesquisa em Ensino de Química no Brasil: Conquistas e Perspectivas Popular Versão: 2002
Atualização:  6/9/2013
Descrição:
SCHNETZLER, Roseli P.

Este artigo resume as principais realizações da pesquisa brasileira em educação Química nestes 25 anos de existência da Sociedade Brasileira de Química e levanta algumas questões possíveis para o campo. Seis eventos principais são descritos como os responsáveis ​​para o desenvolvimento da pesquisa em ensino de química no Brasil. Contribuições valiosas de pesquisas brasileiras são discutidas e relacionadas com as tendências internacionais em educação científica. Também são apresentadas algumas perspectivas para melhorar a pesquisa em ensino de química no Brasil.

Palavras-chave: Ensino de Química. Pesquisa em Educação Química. Educação Científica.

Downloads 459  459  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Quim. Nova, Vol. 25, Supl. 1  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Políticas de Currículo para o Ensino Médio no Rio de Janeiro: o Caso da Disciplina Química Popular Versão: 2006
Atualização:  6/9/2013
Descrição:
ABREU, Rozana Gomes de; LOPES, Alice Casimiro

Este artigo apresenta a análise, com foco na disciplina Química e na área de Ciências, da proposta curricular para o Ensino Médio no Rio de Janeiro, elaborada pela Secretaria de Educação do Estado e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Com base em ensinamentos de Ball, defendemos que a proposta, apesar de estar sintonizada com os discursos mais atuais das áreas de pesquisa em ensino de Química, reforçando um caráter mais crítico, promove um discurso prescritivo sobre as escolas.

Palavras-chave: Disciplina escolar Química. Política de currículo. Proposta Curricular.

Downloads 793  793  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma CONTEXTO e EDUCAÇÃO, Ano 21 nº 76 Jul./Dez  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Diferentes Olhares Acerca dos Conhecimentos Necessários na Formação Inicial do Professor de Química Popular Versão: 2012
Atualização:  5/9/2013
Descrição:
FARIAS, Sidilene Aquino de; FERREIRA, Luiz Henrique

Este estudo investigou diferentes entendimentos sobre as necessidades educacionais de um professor de Química, relacionados com o "conhecer" e o "know-how".
Verificou-se a convergência e divergência de percepções de estudantes do ensino médio a partir de que ponto a literatura e a legislação em educação. A pesquisa foi realizada em cinco estados do norte do Brasil. Os resultados mostram o pouco diálogo entre as instituições formadoras e escolas secundárias, uma vez que os diferentes entendimentos sobre as necessidades de formação vão em direções opostas.

Palavras-chave: Conhecimento Pedagógico. Formação Inicial. Necessidades Formativas.

Downloads 383  383  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Quim. Nova, Vol. 35, No. 4  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 (5) 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 »