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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!A Influência do PIBID na Formação dos Acadêmicos de Química Licenciatura da UFSM Popular Versão: 
Atualização:  17/12/2012
Descrição:
BRAIBANTE, Mara Elisa F.; WOLLMANN, Ediane M.

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) vem tornando-se uma política pública muito importante de valorização do magistério, possibilitando aos licenciandos atuação no seu campo de trabalho desde o início de sua formação. O PIBID-UFSM iniciou suas atividades em outubro do ano de 2009, sendo contemplados subprojetos da área de Física, Química, Biologia, Ciências e Matemática. O sub-projeto PIBID-Química-UFSM 2009-2011 atendeu a quatro escolas da rede pública do município de Santa Maria (RS), compondo esse grupo de trabalho oito bolsistas acadêmicos, quatro professores supervisores e
a coordenadora do subprojeto Química.

Palavras-chave: PIBID. Formação inicial. Ensino de Química.

Downloads 567  567  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma QNEsc, Vol. 34, No 4, p. 167-172, Novembro, 2012.  Site http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_4/
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Refletindo cerca da ciência, tecnologia e sociedade: enfocando o ensino médio Popular Versão: 2007
Atualização:  7/8/2013
Descrição:
PINHEIRO, Nilcéia Aparecida Maciel; MATOS, Eloiza Aparecida Silva Ávila de; BAZZO, Walter Antonio

O artigo tem por objetivo discutir a relevância de se trabalhar, em sala de aula, temas que contemplem as relações existentes no contexto científico-tecnológico e social. Para tanto, expõe-se como a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) tem tratado tais questões em nível de ensino médio. Enfatiza-se que os trabalhos desenvolvidos no referido nível de ensino, foram subsidiados pelos pressupostos epistemológicos do enfoque CTS (ciência, tecnologia e sociedade) a partir de pesquisa empírica assentada em premissas da investigação-ação. Destaca-se, assim, a necessidade de o público escolar ter subsídios suficientes, em seu processo de formação, para entender e julgar a veracidade das evidências propostas pela ciência e pela tecnologia, comparando-as com outras também significativas, a fim de que possam tomar decisões coerentes diante de problemas que envolvam a sociedade.

Downloads 567  567  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma REVISTA IBEROAMERICANA DE EDUCACIÓN. N.44, 2007.  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Ciência e Tecnologia: implicações sociais e o papel da educação Popular Versão: 
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
ANGOTTI, José André Peres; AUTH, Milton Antonio Auth

A crescente evolução e utilização de novas tecnologias vem acarretando profundas mudanças no meio ambiente e nas relações e nos modos de vida da população, colocando os indivíduos diante de novos desafios, cuja maioria da população não está preparada para enfrentar. Como possibilidade para melhor discernir situações deste tipo e atuar sobre elas, propomos desenvolver atividades didático-pedagógicas direcionadas para uma alfabetização científica e tecnológica, tendo como base aspectos históricos e epistemológicos, atentando para a questão das concepções, valores e atitudes dos indivíduos nas suas ações em sociedade. Estudos em curso sobre ciência, tecnologia e sociedade (CTS) e sobre a problemática ambiental serviram de apoio para a elaboração do presente trabalho.

Palavras-chave: Ciência. Tecnologia e sociedade (CTS). História e epistemologia. Interdisciplinaridade. Ensino de ciências. Formação de professores.

Downloads 571  571  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência & Educação, v.7, n.1, p.15-27, 2001  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!A Nova Convergência da Ciência e da Tecnologia Popular Versão: 2007
Atualização:  24/7/2013
Descrição:
CAVALHEIRO, E. A. A Nova Convergência da Ciência e da Tecnologia. Novos Estudos Cebrap, n. 78, p. 23-30, julho 2007.

A ação sinérgica dos quatro campos científicos e tecnológicos que apresentaram crescimento acelerado nas últimas décadas — nanotecnologia, biotecnologia, tecnologias de comunicação e informação e ciências cognitivas (neurociência) — tem sido intitulada Convergência Tecnológica. Este artigo faz uma revisão das principais discussões que vêm ocorrendo na comunidade científica internacional sobre o seu desenvolvimento e assinala a necessidade de uma abordagem mais ampla que inclua as ciências humanas e sociais e outros atores relevantes na sociedade contemporânea.

Palavras-chave: Convergência tecnológica. Nanotecnologia. Biotecnologia. Tecnologias da informação e da comunicação. Neurociência.

Downloads 572  572  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Novos Estudos Cebrap  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Contribuições da Análise do Discurso e da Epistemologia de Fleck para a Compreensão da Divulgação Ci Popular Versão: 
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
NASCIMENTO, Tatiana Galieta

Neste artigo, a divulgação científica é entendida como produção de um círculo esotérico constituído por cientistas e jornalistas. Nele busco caracterizar as condições de produção deste tipo de texto tendo para tanto apoio em categorias da Análise do Discurso e da epistemologia de Fleck. A divulgação científica é compreendida em termos de circulação intercoletiva de ideias, ou seja, pelo fluxo de informações que ocorre entre o círculo esotérico e o círculo exotérico de não especialistas. Discuto, ainda, as implicações das mediações realizadas durante a produção dos textos de divulgação e sua inserção na sala de aula. Finalmente, comento a possibilidade de que estas mediações venham a se constituir em obstáculos na aprendizagem formal de conceitos científicos, sendo ressaltadas as relações entre os contextos de produção e significação dos textos de divulgação científica no processo de leitura.

Palavras-chave: Divulgação científica. Análise do discurso.Fleck. Ensino de Ciências.

Downloads 572  572  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ENSAIO - Volume 07 - Número 2 – dezembro de 2005  Site http://
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Atividade motivadora para o aprendizado de conceitos de oxidação e redução Popular Versão: 2012
Atualização:  17/12/2012
Descrição:
MORAES, Sandra Regina; ROCHA, José R. C.

Neste trabalho são apresentados os resultados referentes à aplicação de atividade experimental do processo redox utilizando materiais de fácil acesso. Também é avaliado como o elemento contextualizador auxilia no processo ensino-aprendizagem como um facilitador e motivador do mesmo.

Palavras-chave: Deposição química. Reação de oxi-redução. Processo ensino-aprendizagem. Atividade motivadora.

Downloads 572  572  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma HOLOS, Ano 28, Vol. 4  Site http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/943
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!O Ensino de Química e a Formação do Educador Químico, sob o Olhar Bachelardiano Popular Versão: 
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
LÔBO, Soraia Freaza

Apresentam-se alguns elementos da epistemologia histórica do filósofo Gaston Bachelard para a discussão de aspectos relativos ao ensino de Química e à formação do educador químico. Com base em alguns aspectos relativos ao processo de produção da ciência Química, procura-se mostrar como determinadas concepções epistemológicas, como o realismo ingênuo, o substancialismo e o racionalismo clássico, foram historicamente superadas e, no entanto, ainda estão presentes no ensino de Química. Nesta perspectiva, o artigo apresenta alguns conceitos da epistemologia bachelardiana, como o de polaridade epistemológica, vigilância epistemológica e perfil epistemológico e os insere em questões que têm sido, atualmente, discutidas para o ensino e a formação do professor, com destaque para a noção de perfil conceitual de Mortimer e sua utilização como recurso didático no ensino de Ciências.

Palavras-chave: Ensino de Química. Formação do professor de Ciências. Concepções epistemológicas.

Downloads 573  573  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência & Educação, v. 14, n. 1, p. 89-100, 2007.  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Construtivismo, Mudança Conceitual e Ensino de Ciências: para onde vamos? Popular Versão: 
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
MORTIMER, Eduardo Fleury

Neste artigo discutiremos criticamente alguns aspectos do construtivismo e das estratégias de ensino para mudança conceitual, buscando construir um modelo alternativo para compreender as concepções dos estudantes dentro de um esquema geral que permita relacioná-las e ao mesmo tempo diferenciá-las dos conceitos científicos apreendidos na escola: a noção de perfil conceitual. Essa noção permite entender a evolução das ideias dos estudantes em sala de aula não como uma substituição de ideias alternativas por ideias científicas, mas como a evolução de um perfil de concepções, em que as novas ideias adquiridas no processo de ensino-aprendizagem passam a conviver com as ideias anteriores, sendo que cada uma delas pode ser empregada no contexto conveniente. Através dessa noção é possível situar as ideias dos estudantes num contexto mais amplo que admite sua convivência com o saber escolar e com o saber científico.

Palavras-chave: Construtivismo. Mudança conceitual. Perfil conceitual.

Downloads 577  577  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V1(1), pp.20-39, 1996.   Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Nanociência e Nanotecnologia como Temáticas para Discussão de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambie Popular Versão: 2010
Atualização:  2/8/2013
Descrição:
BATISTA, Rodrigo Siqueira; SILVA, Luciana Maria da; SOUZA, Roberto Rômulo de Medeiros; PRADO, Henrique Jannuzzelli Pires do; SILVA, Cláudio Aprígio da; RÔÇAS, Giselle; OLIVEIRA, Alexandre Lopes de; HELAYËL-NETO, José Abdalla.

A educação científica e tecnológica tem sido intensamente discutida hodiernamente, tendo em vista o compromisso último das diferentes instituições de ensino: formar cidadãos capazes de entender o mundo no qual estão inseridos. Com efeito, a apreciação de temas da atualidade se constitui em abordagem bastante salutar para motivar as discussões sobre tais temáticas em sala de aula. Neste domínio se inserem a nanociência e a nanotecnologia, saberes que podem ser abordados de forma interdisciplinar, envolvendo as ciências exatas e da natureza de forma articulada às ciências humanas e sociais. A proposição de eixos temáticos para o emprego da nanociência e da nanotecnologia como mote para o ensino de ciências, construídos a partir da revisão da literatura sob um enfoque ciência-tecnologia-sociedade-ambiente (CTSA) é o escopo do presente artigo.

Palavras-chave: Ciência. Tecnologia. Sociedade e ambiente (CTSA). Educação. Nanociência. Nanotecnologia.

Downloads 577  577  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência & Educação, v. 16, n. 2, p. 479-490, 2010  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Compreensões e Significados sobre o PIBID para a Melhoria da Formação de Prof. de Química... Popular Versão: 
Atualização:  17/12/2012
Descrição:
PAREDES, Giuliana Gionna O.; GUIMARÃES, Orliney M.

O texto traz as compreensões e os significados sobre o Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para a melhoria da formação inicial de professores de biologia, física e química em uma universidade do estado do Paraná. Constatou-se que o PIBID é compreendido para a melhoria da formação inicial de professores como um espaço que possibilita a integração entre universidade-escola, oportunizando aos futuros professores o entendimento e a reflexão sobre a profissão docente e também sobre a realidade escolar, por meio do desenvolvimento de unidades didáticas que priorizam a inserção de diferentes materiais e abordagens didáticas inovadoras no ensino de ciências, defendidas pelas pesquisas sobre o ensino de ciências, como o uso da história e filosofia da ciência (HFC), abordagem ciência-tecnologia-sociedade (CTS) e das novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC) no ensino de ciências, considerando a escola da educação básica como campo de investigação e aplicação dessas estratégias.

Palavras-chave: Formação de professores. PIBID. Ensino de ciências.

Downloads 579  579  Tamanho do arquivo 756 bytes  Plataforma QNEsc, Vol. 34, N° 4, p. 266-277, NOVEMBRO 2012.  Site http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_4/
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