Categoria: Química Artigos |
A Influência do PIBID na Formação dos Acadêmicos de Química Licenciatura da UFSM  |
Versão: Atualização: 17/12/2012 |
Descrição:
BRAIBANTE, Mara Elisa F.; WOLLMANN, Ediane M.
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) vem tornando-se uma política pública muito importante de valorização do magistério, possibilitando aos licenciandos atuação no seu campo de trabalho desde o início de sua formação. O PIBID-UFSM iniciou suas atividades em outubro do ano de 2009, sendo contemplados subprojetos da área de Física, Química, Biologia, Ciências e Matemática. O sub-projeto PIBID-Química-UFSM 2009-2011 atendeu a quatro escolas da rede pública do município de Santa Maria (RS), compondo esse grupo de trabalho oito bolsistas acadêmicos, quatro professores supervisores e a coordenadora do subprojeto Química.
Palavras-chave: PIBID. Formação inicial. Ensino de Química.
|
567 0 bytes QNEsc, Vol. 34, No 4, p. 167-172, Novembro, 2012. http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_4/ |
Categoria: Química Artigos |
Refletindo cerca da ciência, tecnologia e sociedade: enfocando o ensino médio  |
Versão: 2007 Atualização: 7/8/2013 |
Descrição:
PINHEIRO, Nilcéia Aparecida Maciel; MATOS, Eloiza Aparecida Silva Ávila de; BAZZO, Walter Antonio
O artigo tem por objetivo discutir a relevância de se trabalhar, em sala de aula, temas que contemplem as relações existentes no contexto científico-tecnológico e social. Para tanto, expõe-se como a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) tem tratado tais questões em nível de ensino médio. Enfatiza-se que os trabalhos desenvolvidos no referido nível de ensino, foram subsidiados pelos pressupostos epistemológicos do enfoque CTS (ciência, tecnologia e sociedade) a partir de pesquisa empírica assentada em premissas da investigação-ação. Destaca-se, assim, a necessidade de o público escolar ter subsídios suficientes, em seu processo de formação, para entender e julgar a veracidade das evidências propostas pela ciência e pela tecnologia, comparando-as com outras também significativas, a fim de que possam tomar decisões coerentes diante de problemas que envolvam a sociedade.
|
567 0 bytes REVISTA IBEROAMERICANA DE EDUCACIÓN. N.44, 2007. |
Categoria: Química Artigos |
Ciência e Tecnologia: implicações sociais e o papel da educação  |
Versão: Atualização: 10/5/2012 |
Descrição:
ANGOTTI, José André Peres; AUTH, Milton Antonio Auth
A crescente evolução e utilização de novas tecnologias vem acarretando profundas mudanças no meio ambiente e nas relações e nos modos de vida da população, colocando os indivíduos diante de novos desafios, cuja maioria da população não está preparada para enfrentar. Como possibilidade para melhor discernir situações deste tipo e atuar sobre elas, propomos desenvolver atividades didático-pedagógicas direcionadas para uma alfabetização científica e tecnológica, tendo como base aspectos históricos e epistemológicos, atentando para a questão das concepções, valores e atitudes dos indivíduos nas suas ações em sociedade. Estudos em curso sobre ciência, tecnologia e sociedade (CTS) e sobre a problemática ambiental serviram de apoio para a elaboração do presente trabalho.
Palavras-chave: Ciência. Tecnologia e sociedade (CTS). História e epistemologia. Interdisciplinaridade. Ensino de ciências. Formação de professores.
|
571 0 bytes Ciência & Educação, v.7, n.1, p.15-27, 2001 |
Categoria: Química Artigos |
O Ensino de Química e a Formação do Educador Químico, sob o Olhar Bachelardiano  |
Versão: Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
LÔBO, Soraia Freaza
Apresentam-se alguns elementos da epistemologia histórica do filósofo Gaston Bachelard para a discussão de aspectos relativos ao ensino de Química e à formação do educador químico. Com base em alguns aspectos relativos ao processo de produção da ciência Química, procura-se mostrar como determinadas concepções epistemológicas, como o realismo ingênuo, o substancialismo e o racionalismo clássico, foram historicamente superadas e, no entanto, ainda estão presentes no ensino de Química. Nesta perspectiva, o artigo apresenta alguns conceitos da epistemologia bachelardiana, como o de polaridade epistemológica, vigilância epistemológica e perfil epistemológico e os insere em questões que têm sido, atualmente, discutidas para o ensino e a formação do professor, com destaque para a noção de perfil conceitual de Mortimer e sua utilização como recurso didático no ensino de Ciências.
Palavras-chave: Ensino de Química. Formação do professor de Ciências. Concepções epistemológicas.
|
573 0 bytes Ciência & Educação, v. 14, n. 1, p. 89-100, 2007. |
Categoria: Química Artigos |
Nanociência e Nanotecnologia como Temáticas para Discussão de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambie  |
Versão: 2010 Atualização: 2/8/2013 |
Descrição:
BATISTA, Rodrigo Siqueira; SILVA, Luciana Maria da; SOUZA, Roberto Rômulo de Medeiros; PRADO, Henrique Jannuzzelli Pires do; SILVA, Cláudio Aprígio da; RÔÇAS, Giselle; OLIVEIRA, Alexandre Lopes de; HELAYËL-NETO, José Abdalla.
A educação científica e tecnológica tem sido intensamente discutida hodiernamente, tendo em vista o compromisso último das diferentes instituições de ensino: formar cidadãos capazes de entender o mundo no qual estão inseridos. Com efeito, a apreciação de temas da atualidade se constitui em abordagem bastante salutar para motivar as discussões sobre tais temáticas em sala de aula. Neste domínio se inserem a nanociência e a nanotecnologia, saberes que podem ser abordados de forma interdisciplinar, envolvendo as ciências exatas e da natureza de forma articulada às ciências humanas e sociais. A proposição de eixos temáticos para o emprego da nanociência e da nanotecnologia como mote para o ensino de ciências, construídos a partir da revisão da literatura sob um enfoque ciência-tecnologia-sociedade-ambiente (CTSA) é o escopo do presente artigo.
Palavras-chave: Ciência. Tecnologia. Sociedade e ambiente (CTSA). Educação. Nanociência. Nanotecnologia.
|
577 0 bytes Ciência & Educação, v. 16, n. 2, p. 479-490, 2010 |
Categoria: Química Artigos |
Compreensões e Significados sobre o PIBID para a Melhoria da Formação de Prof. de Química...  |
Versão: Atualização: 17/12/2012 |
Descrição:
PAREDES, Giuliana Gionna O.; GUIMARÃES, Orliney M.
O texto traz as compreensões e os significados sobre o Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para a melhoria da formação inicial de professores de biologia, física e química em uma universidade do estado do Paraná. Constatou-se que o PIBID é compreendido para a melhoria da formação inicial de professores como um espaço que possibilita a integração entre universidade-escola, oportunizando aos futuros professores o entendimento e a reflexão sobre a profissão docente e também sobre a realidade escolar, por meio do desenvolvimento de unidades didáticas que priorizam a inserção de diferentes materiais e abordagens didáticas inovadoras no ensino de ciências, defendidas pelas pesquisas sobre o ensino de ciências, como o uso da história e filosofia da ciência (HFC), abordagem ciência-tecnologia-sociedade (CTS) e das novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC) no ensino de ciências, considerando a escola da educação básica como campo de investigação e aplicação dessas estratégias.
Palavras-chave: Formação de professores. PIBID. Ensino de ciências.
|
579 756 bytes QNEsc, Vol. 34, N° 4, p. 266-277, NOVEMBRO 2012. http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_4/ |
|