Categoria: Química Artigos |
Experimentação Problematizadora: Fundamentos Teóricos e Práticos para a Aplicação em Salas de Aula d |
Versão: 2008 Atualização: 25/7/2013 |
Descrição:
FRANCISCO JR., Wilmo E.; FERREIRA, Luiz Henrique; HARTWIG, Dácio Rodney. Experimentação Problematizadora: Fundamentos Teóricos e Práticos para a Aplicação em Salas de Aula de Ciências. Qnesc, N. 30, Nov. 2008.
O presente estudo propõe uma abordagem experimental problematizadora calcada na teoria pedagógico-crítica de Paulo Freire. São apresentados fundamentos teóricos da teoria freiriana, os quais sustentam a proposta desenvolvida, e discutidos aspectos teóricos e práticos da experimentação problematizadora, infundidos basicamente pela teoria de Delizoicov, cujo aporte teórico também se baseia em Freire. Ilustrando a proposta, apresentam-se resultados de uma investigação em sala de aula na qual a abordagem experimental norteadora foi a problematização. Os dados mostram que os estudantes são capazes de inferir hipóteses e explicações plausíveis sobre o fenômeno em estudo, mesmo não tendo estudado os conceitos envolvidos. Tais resultados revelam que a experimentação problematizadora promove a apreensão pessoal dos significados, favorecendo o desenvolvimento da curiosidade epistemológica, indispensável para a aprendizagem crítica. Palavras-chave: Experimentação. Problematização. Paulo Freire.
|
855 0 bytes Qnesc, N. 30, Nov. 2008 |
Categoria: Química Artigos |
Visões de Contextualização de Professores de Química na Elaboração de seus Próprios Materiais Didáti |
Versão: 2010 Atualização: 6/9/2013 |
Descrição:
SILVA, Erivanildo Lopes da; MARCONDES, Maria Eunice Ribeiro
Este trabalho procurou investigar, numa ação de formação continuada, os entendimentos a respeito da contextualização no ensino de Química de um grupo de professores antes, durante e após discussões e reflexões de outros enfoques de contextualização, e como estas se refletiriam no planejamento de seus materiais instrucionais. A investigação foi realizada por meio de questionários abertos, atividades, relatos gravados em vídeo, análise de documentos e entrevistas semi-estruturadas. Para análise, foram elaboradas quatro perspectivas de contextualização. Os resultados mostraram ampliação das concepções dos professores, que caracterizavam, inicialmente, a contextualização como simples exemplificação e descrição de fatos e passaram a compreender ideias mais elaboradas como a abordagem de questões sociais. Contudo os dados mostraram que a maioria das unidades didáticas elaboradas não refletia elementos da ampliação dessas ideias.
Palavras-chave: Contextualização. Ensino de Química. Formação Continuada de Professores.
|
619 0 bytes Rev. Ensaio, v.12, n.01, jan-abr |
Categoria: Química Artigos |
Uso Combinado de Mapas Conceituais e Estratégias Diversificadas de Ensino: Uma Análise Inicial das L |
Versão: 2012 Atualização: 7/8/2013 |
Descrição:
TRINDADE, José Odair e HARTWING, Dácio Rodney
Apresenta a estratégia dos mapas conceituais, por ser um recurso válido para sondar em profundidade as limitações e potencialidades de aprendizagem dos alunos, mesmo em terrenos muito áridos, onde predomina a falta de motivação para a aprendizagem significativa e a ausência de recursos materiais. Houve uma grande aceitação dos alunos por atividades de informática e modelos, mas menor pela elaboração dos mapas. É possível que essa resistência seja uma consequência dos bons resultados anteriores em abordagens de aprendizagem mecânica, porque tornam os estudantes inseguros na mudança para estratégias de aprendizagem significativa, visto que consideram um desafio tomarem a responsabilidade pela construção dos seus próprios significados, embora compensadora para alguns aprendizes.
Palavras-chave: Aprendizagem significativa. Mapas conceituais. Realidade virtual no ensino de química.
|
608 1.67 KB QNEsc, Vol. 34, N° 2, p. 83-91, MAIO 2012 http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_2/ |
Categoria: Química Artigos |
Cibercultura em Ensino de Química: Elaboração de um Objeto Virtual de Aprendizagem para o Ensino de |
Versão: 2011 Atualização: 24/7/2013 |
Descrição:
BENITE, Anna M. Canavarro; BENITE, Claudio R. Machado; SILVA FILHO, Supercil Mendes da. Cibercultura em Ensino de Química: Elaboração de um Objeto Virtual de Aprendizagem para o Ensino de Modelos Atômicos. Qnesc, Vol. 33, N° 2, MAIO 2011.
Este trabalho versa sobre a representação de modelos atômicos, utilizando aplicativos computacionais. Discorremos sobre como essa forma de apresentação se insere na aula de química; apresentamos contribuições da comunidade de pesquisa em ensino de química sobre o uso de aplicativos de visualização; e descrevemos as funcionalidades de um objeto virtual de aprendizagem desenvolvido em nosso laboratório para a sala de aula do ensino médio.
Palavras-chave: Cibercultura. Objeto virtual de aprendizagem. Modelos atômicos.
|
615 0 bytes Qnesc, Vol. 33, N° 2, MAIO 2011 |
Categoria: Química Artigos |
As Concepções de Contextualização do Ensino em Documentos Curriculares Oficiais e de Professores de |
Versão: 2011 Atualização: 24/7/2013 |
Descrição:
KATO, Danilo Seithi; KAWASAKI, Clarice Sumi.
Apresentam-se diferentes concepções de contextualização do ensino encontradas em documentos curriculares oficiais e em professores de Ensino de Ciências e de Biologia, e discutem-se as implicações pedagógicas dessas concepções para as respectivas áreas, em especial para a organização do trabalho docente. Para identificar essas concepções, analisou-se o conteúdo desses documentos nos diferentes níveis jurisdicionais – federal, estadual (SP) e municipal (SP) –, bem como, da fala de professores de Ciências e de Biologia envolvidos em uma atividade de formação continuada. A análise do potencial pedagógico dessas concepções demonstrou que a diversidade de interpretações sobre este importante princípio curricular pode oferecer, ao professor, possibilidades múltiplas de mediações didáticas em sua difícil tarefa de planejar e organizar o ensino, desde que estas possam ser explicitadas e exploradas nos processos de transposição do ensino dos quais ele participa. Algumas destas possibilidades são aqui exploradas, finalizando o texto.
Palavras-chave: Contextualização. Ensino de Ciências e de Biologia. Propostas curriculares. Professores. Mediações didáticas.
|
469 0 bytes Ciência & Educação, v. 17, n. 1, p. 35-50, 2011 |
Categoria: Química Artigos |
Analisando a Implementação de uma Abordagem CTS na Sala de Aula de Química |
Versão: 2011 Atualização: 24/7/2013 |
Descrição:
FIRME, Ruth do Nascimento Firme; AMARAL, Edenia Maria Ribeiro do.
Neste artigo analisamos como dois professores de química desenvolveram, em sala de aula, uma intervenção didática previamente planejada com enfoque CTS, buscando identificar obstáculos e dificuldades para o estabelecimento de uma prática docente pautada nessa perspectiva de ensino. As aulas foram filmadas, transcritas e os dados analisados a partir da dinâmica discursiva estabelecida entre professores e alunos. A análise apontou que dificuldades no desenvolvimento das atividades podem estar associadas não somente à prática docente, mas também a fatores tais como: ausência de informações técnicas e científicas sobre o tema; velocidade da inovação tecnológica; complexidade científica na abordagem de alguns temas; dificuldade em articular adequadamente conceitos científicos com questões tecnológicas, associadas a um tema social relevante; e dificuldade de material didático que suporte as discussões de temas específicos na sala de aula.
Palavras-chave: Ensino de Química. Implementação de abordagem CTS.
|
406 0 bytes Ciência & Educação, v. 17, n. 2, p. 383-399, 2011 |
|