Educadores

Ínicio : Química : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Notas (Do pior para o melhor avaliado)

Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Nanotecnologia, um tema para o Ensino Médio utilizando-se a abordagem CTSA Popular Versão: 2010
Atualização:  6/8/2013
Descrição:
REBELLO, G. A. F. et al. Nanotecnologia, um tema para o Ensino Médio utilizando-se a abordagem CTSA – síntese de nanopartículas magnéticas a partir de materiais de baixo custo. XV Encontro Nacional de Ensino de Química (XV ENEQ) – Brasília, DF, Brasil – 21 a 24 de julho de 2010.

As nanopartículas magnéticas possuem várias aplicações industriais e biomédicas. Portanto, esta nova tecnologia cada vez mais presente em nosso dia a dia é um tema de interesse para ser desenvolvido em sala de aula numa abordagem CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente). A proposta deste trabalho foi a síntese de nanopartículas de magnetita.

Downloads 1004  1004  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma XV ENEQ  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Perspectivas de novas metodologias no Ensino de Química Popular Versão: 2012
Atualização:  6/9/2013
Descrição:
LIMA, José Ossian Gadelha de

Este trabalho discute a problemática relacionada ao processo ensino/aprendizagem da disciplina de Química. Observamos que a metodologia utilizada pelo professor de Química do Ensino Médio está em desacordo com as novas tendências pedagógicas. Ainda se desenvolve uma metodologia de memorização e que, muito pouco, relaciona a Química com o cotidiano do aluno. O professor parece não saber estimular e incentivar o aluno a estudar Química, identificando e buscando informações relevantes para o seu aprendizado. Apesar desse ensino tradicional ainda perdurar, novas concepções metodológicas estão trazendo outros olhares sobre o ensino de Química. Isso fez nascer uma nova área de pesquisa: didática da química. Iniciativas até internacionais, como a celebração do Ano Internacional da Química, mostram que esta ciência é indispensável para a compreensão do universo. A partir dessa visão, as novas concepções metodológicas que surgem apontam para um ensino de Química que promete fornecer aos estudantes os mecanismos que lhes possibilite ter outra dimensão dessa ciência.

Palavras-chave: Processo ensino/aprendizagem. Ensino Médio. Disciplina de Química.

Downloads 539  539  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Espaço Acadêmico N. 136, Set.  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Experimentação Problematizadora: Fundamentos Teóricos e Práticos para a Aplicação em Salas de Aula d Popular Versão: 2008
Atualização:  25/7/2013
Descrição:
FRANCISCO JR., Wilmo E.; FERREIRA, Luiz Henrique; HARTWIG, Dácio Rodney. Experimentação Problematizadora: Fundamentos Teóricos e Práticos para a Aplicação em Salas de Aula de Ciências. Qnesc, N. 30, Nov. 2008.

O presente estudo propõe uma abordagem experimental problematizadora calcada na teoria pedagógico-crítica de Paulo Freire. São apresentados fundamentos teóricos da teoria freiriana, os quais sustentam a proposta desenvolvida, e discutidos aspectos teóricos e práticos da experimentação problematizadora, infundidos basicamente pela teoria de Delizoicov, cujo aporte teórico também se baseia em Freire. Ilustrando a proposta, apresentam-se resultados de uma investigação em sala de aula na qual a abordagem experimental norteadora foi a problematização. Os dados mostram que os estudantes são capazes de inferir hipóteses e explicações plausíveis sobre o fenômeno em estudo, mesmo não tendo estudado os conceitos envolvidos. Tais resultados revelam que a experimentação problematizadora promove a apreensão pessoal dos significados, favorecendo o desenvolvimento da curiosidade epistemológica, indispensável para a aprendizagem crítica.

Palavras-chave: Experimentação. Problematização. Paulo Freire.

Downloads 855  855  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Qnesc, N. 30, Nov. 2008  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Vulnerabilidade ambiental e social: estudo de caso em um bairro no município de Sales-SP Popular Versão: 2012
Atualização:  17/12/2012
Descrição:
SILVA, Clélia Aparecida F.; MALAFAIA, Guilherme; VEIGA, Bruno G. A.; CASTRO, André Luis da Silva

O presente estudo suscita discussões sobre a importância da verificação e dos indicadores que fornecem a avaliação da qualidade ambiental em áreas urbanizadas, utilizando estes como um alicerce para o planejamento das cidades e imprescindível para melhorar a qualidade de vida nas cidades.

Palavras-chave: Qualidade ambiental. Meio ambiente urbano. Qualidade de vida. Saneamento ambiental.

Downloads 537  537  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma HOLOS, Ano 28, Vol. 4  Site http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/881
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Visões de Contextualização de Professores de Química na Elaboração de seus Próprios Materiais Didáti Popular Versão: 2010
Atualização:  6/9/2013
Descrição:
SILVA, Erivanildo Lopes da; MARCONDES, Maria Eunice Ribeiro

Este trabalho procurou investigar, numa ação de formação continuada, os entendimentos a respeito da contextualização no ensino de Química de um grupo de professores antes, durante e após discussões e reflexões de outros enfoques de contextualização, e como estas se refletiriam no planejamento de seus materiais instrucionais. A investigação foi realizada por meio de questionários abertos, atividades, relatos gravados em vídeo, análise de documentos e entrevistas semi-estruturadas. Para análise, foram elaboradas quatro perspectivas de contextualização. Os resultados mostraram ampliação das concepções dos professores, que caracterizavam, inicialmente, a contextualização como simples exemplificação e descrição de fatos e passaram a compreender ideias mais elaboradas como a abordagem de questões sociais. Contudo os dados mostraram que a maioria das unidades didáticas elaboradas não refletia elementos da ampliação dessas ideias.

Palavras-chave: Contextualização. Ensino de Química. Formação Continuada de Professores.

Downloads 619  619  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Ensaio, v.12, n.01, jan-abr  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Atividade discursiva nas salas de aula de ciências: uma ferramenta sociocultural para analisar e pla Popular Versão: 
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
MORTIMER, Eduardo Fleury; SCOTT, Phil

Neste trabalho introduz-se uma ferramenta analítica, ou sistema de referência, para analisar maneiras através das quais professores interagem com alunos para promover a construção do significado no plano social das aulas de ciências na escola secundária. O desenvolvimento desse referencial está baseado em teoria sociocultural e cada um de seus cinco aspectos é delineado antes de ser aplicado a uma breve sequência de ensino e aprendizagem de ciências. Alguns pontos fundamentais para o ensino de ciências emergem dessa análise, particularmente em relação ao que foi identificado como o aspecto central da "abordagem comunicativa". Finalmente, discute-se o potencial do referencial como ferramenta de análise e planejamento no contexto do desenvolvimento profissional docente.

Palavras-chave: Atividade discursiva. Aula de Ciências. Abordagem comunicativa.

Downloads 688  688  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI, Setembro de 2002, Volume 7, Número 3  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID94/v7_n3_a2002.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Uso Combinado de Mapas Conceituais e Estratégias Diversificadas de Ensino: Uma Análise Inicial das L Popular Versão: 2012
Atualização:  7/8/2013
Descrição:
TRINDADE, José Odair e HARTWING, Dácio Rodney

Apresenta a estratégia dos mapas conceituais, por ser um recurso válido para sondar em profundidade as limitações e potencialidades de aprendizagem dos alunos, mesmo em terrenos muito áridos, onde predomina a falta de motivação para a aprendizagem significativa e a ausência de recursos materiais. Houve uma grande aceitação dos alunos por atividades de informática e modelos, mas menor pela elaboração dos mapas. É possível que essa resistência seja uma consequência dos bons resultados anteriores em abordagens de aprendizagem mecânica, porque tornam os estudantes inseguros na mudança para estratégias de aprendizagem significativa, visto que consideram um desafio tomarem a responsabilidade pela construção dos seus próprios significados, embora compensadora para alguns aprendizes.

Palavras-chave: Aprendizagem significativa. Mapas conceituais. Realidade virtual no ensino de química.

Downloads 608  608  Tamanho do arquivo 1.67 KB  Plataforma QNEsc, Vol. 34, N° 2, p. 83-91, MAIO 2012  Site http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_2/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Cibercultura em Ensino de Química: Elaboração de um Objeto Virtual de Aprendizagem para o Ensino de  Popular Versão: 2011
Atualização:  24/7/2013
Descrição:
BENITE, Anna M. Canavarro; BENITE, Claudio R. Machado; SILVA FILHO, Supercil Mendes da. Cibercultura em Ensino de Química: Elaboração de um Objeto Virtual de Aprendizagem para o Ensino de Modelos Atômicos. Qnesc, Vol. 33, N° 2, MAIO 2011.

Este trabalho versa sobre a representação de modelos atômicos, utilizando aplicativos computacionais. Discorremos sobre como essa forma de apresentação se insere na aula de química; apresentamos contribuições da comunidade de pesquisa em ensino de química sobre o uso de aplicativos de visualização; e descrevemos as funcionalidades de um objeto virtual de aprendizagem desenvolvido em nosso laboratório para a sala de aula do ensino médio.

Palavras-chave: Cibercultura. Objeto virtual de aprendizagem. Modelos atômicos.

Downloads 615  615  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Qnesc, Vol. 33, N° 2, MAIO 2011  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!As Concepções de Contextualização do Ensino em Documentos Curriculares Oficiais e de Professores de  Popular Versão: 2011
Atualização:  24/7/2013
Descrição:
KATO, Danilo Seithi; KAWASAKI, Clarice Sumi.

Apresentam-se diferentes concepções de contextualização do ensino encontradas em documentos curriculares oficiais e em professores de Ensino de Ciências e de Biologia, e discutem-se as implicações pedagógicas dessas concepções para as respectivas áreas, em especial para a organização do trabalho docente. Para identificar essas concepções, analisou-se o conteúdo desses documentos nos diferentes níveis jurisdicionais – federal, estadual (SP) e municipal (SP) –, bem como, da fala de professores de Ciências e de Biologia envolvidos em uma atividade de formação continuada. A análise do potencial pedagógico dessas concepções demonstrou que a diversidade de interpretações sobre este importante princípio curricular pode oferecer, ao professor, possibilidades múltiplas de mediações didáticas em sua difícil tarefa de planejar e organizar o ensino, desde que estas possam ser explicitadas e exploradas nos processos de transposição do ensino dos quais ele participa. Algumas destas possibilidades são aqui exploradas, finalizando o texto.

Palavras-chave: Contextualização. Ensino de Ciências e de Biologia. Propostas curriculares. Professores. Mediações didáticas.

Downloads 469  469  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência & Educação, v. 17, n. 1, p. 35-50, 2011  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Analisando a Implementação de uma Abordagem CTS na Sala de Aula de Química Popular Versão: 2011
Atualização:  24/7/2013
Descrição:
FIRME, Ruth do Nascimento Firme; AMARAL, Edenia Maria Ribeiro do.

Neste artigo analisamos como dois professores de química desenvolveram, em sala de aula, uma intervenção didática previamente planejada com enfoque CTS, buscando identificar obstáculos e dificuldades para o estabelecimento de uma prática docente pautada nessa perspectiva de ensino. As aulas foram filmadas, transcritas e os dados analisados a partir da dinâmica discursiva estabelecida entre professores e alunos. A análise apontou que dificuldades no desenvolvimento das atividades podem estar associadas não somente à prática docente, mas também a fatores tais como: ausência de informações técnicas e científicas sobre o tema; velocidade da inovação tecnológica; complexidade científica na abordagem de alguns temas; dificuldade em articular adequadamente conceitos científicos com questões tecnológicas, associadas a um tema social relevante; e dificuldade de material didático que suporte as discussões de temas específicos na sala de aula.

Palavras-chave: Ensino de Química. Implementação de abordagem CTS.

Downloads 406  406  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência & Educação, v. 17, n. 2, p. 383-399, 2011  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 (4) 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 »