Categoria: Química Artigos |
Análise de Obstáculos Epistemológicos em Livros Didáticos de Química do Ensino Médio do PNLD 2012 |
Versão: 2012 Atualização: 5/9/2013 |
Descrição:
STADLER, J. P.; SOUSA JÚNIOR, F. S.; GEBARA, M. J. F.; HUSSEIN, F. R. G. S.
Tendo em vista a grande importância dos livros didáticos no cotidiano da prática docente, esse artigo visa avaliar quatro livros indicados pelo PNLD 2012 quanto à presença dos obstáculos epistemológicos estudados por Bachelard, uma vez que esses não são analisados pelos examinadores do PNLD e podem gerar dificuldades de aprendizagem durante o processo de ensino. A análise foi feita considerando a obra como um todo e, então, pode-se perceber que todos os livros apresentaram obstáculos, em sua maioria verbal, cuja causa foi atribuída à tentativa de simplificar termos científicos ou abstratos. Por outro lado nenhum texto apresentou o obstáculo animista, o que pode indicar maior preocupação com a inserção da linguagem científica no cotidiano escolar.
Palavras-Chave: Livro Didático. PNLD 2012. Bachelard. Epistemológico. Obstáculo.
|
589 0 bytes HOLOS, Ano 28, Vol 2 |
Categoria: Química Artigos |
“Sustancia” en el Devenir la Quimica: dime cómo te buscan y te diré que eres |
Versão: 2009 Atualização: 7/8/2013 |
Descrição:
HENAO, Berta Lucila; STIPCICH, María Silvia; MOREIRA, Marco Antonio
Con base en planteamientos de Stephen Toulmin se presentan algunos aspectos del devenir histórico de la Química, en relación con el concepto sustancia. En un recorrido somero y no lineal, el texto intenta mostrar algunas complejas redes que se tejen entre los diversos componentes de lo que Toulmin denomina “ecología intelectual”; así como los nichos de la racionalidad y la representación, en las dinámicas de la misma. Esta aproximación al devenir del concepto, permite identificar preguntas y problemas que, con diferentes significados, énfasis y matices, aún están vigentes; modelos explicativos con los que se ha pretendido dar respuesta a dichas cuestiones y algunas formas de validación que permiten la aceptación contextual de los mismos. Finalmente, proponemos posibles implicaciones de estos análisis para la enseñanza.
Palabras clave: Racionalidad. Argumentación. Representación. Devenir. Sustancia.
|
450 0 bytes Ciência & Educação, v. 15, n. 3, p. 497-514, 2009 |
Categoria: Química Artigos |
Utilização do Cinema na Sala de Aula: Aplicação da Química dos Perfumes no Ensino de Funções Orgânic |
Versão: 2011 Atualização: 7/8/2013 |
Descrição:
SANTOS, Paloma Nascimento dos; AQUINO, Kátia Aparecida da Silva. Utilização do Cinema na Sala de Aula: Aplicação da Química dos Perfumes no Ensino de Funções Orgânicas Oxigenadas e Bioquímica. Qnesc, Vol. 33, N° 3, AGOSTO 2011.
O presente artigo descreve uma intervenção didática desenvolvida com estudantes de duas turmas do 3ª ano do ensino médio, nas quais se utilizou um filme comercial para abordagem dos conteúdos de funções orgânicas e bioquímica. As atividades incluíram resgate de conceitos prévios dos alunos após a exibição do filme, discussão e socialização de conhecimentos e produção de textos baseados na temática química dos perfumes.
Palavras-chave: Cinema. Perfumes. Química orgânica.
|
741 0 bytes Qnesc, Vol. 33, N° 3, AGOSTO 2011 |
Categoria: Química Artigos |
Uso Combinado de Mapas Conceituais e Estratégias Diversificadas de Ensino: Uma Análise Inicial das L |
Versão: 2012 Atualização: 7/8/2013 |
Descrição:
TRINDADE, José Odair e HARTWING, Dácio Rodney
Apresenta a estratégia dos mapas conceituais, por ser um recurso válido para sondar em profundidade as limitações e potencialidades de aprendizagem dos alunos, mesmo em terrenos muito áridos, onde predomina a falta de motivação para a aprendizagem significativa e a ausência de recursos materiais. Houve uma grande aceitação dos alunos por atividades de informática e modelos, mas menor pela elaboração dos mapas. É possível que essa resistência seja uma consequência dos bons resultados anteriores em abordagens de aprendizagem mecânica, porque tornam os estudantes inseguros na mudança para estratégias de aprendizagem significativa, visto que consideram um desafio tomarem a responsabilidade pela construção dos seus próprios significados, embora compensadora para alguns aprendizes.
Palavras-chave: Aprendizagem significativa. Mapas conceituais. Realidade virtual no ensino de química.
|
646 1.67 KB QNEsc, Vol. 34, N° 2, p. 83-91, MAIO 2012 http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_2/ |
Categoria: Química Artigos |
Uso de tecnologias de informação e comunicação no ensino de química no ensino médio |
Versão: 2009 Atualização: 7/8/2013 |
Descrição:
MATHIAS, Gisele Nanini; BISPO, Márcia Léa Pagani; AMARAL, Carmem Lúcia Costa.
VII Enpec - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - Florianópolis, 2009.
Este trabalho apresenta uma pesquisa com utilização de um objeto de aprendizagem sobre estrutura atômica, junto a alunos da 1a série do Ensino Médio, de uma escola pública de Ribeirão Pires, São Paulo. Com o objetivo de investigar a contribuição das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino de Química, os alunos fizeram uso de um objeto de aprendizagem e foram avaliados quanto aos conhecimentos adquiridos antes e após a utilização dessa estratégia. Os resultados observados mostraram a eficiência do uso da TIC como facilitadora do processo ensino e aprendizagem, tanto no que se refere aos conhecimentos adquiridos, quanto à motivação dos alunos. Em uma sociedade na qual é constante a presença da tecnologia, é necessário que ela seja incorporada à Educação, pois pode contribuir de forma significativa a este processo.
Palavras-chave: Tecnologia de Informação e Comunicação. Objeto de Aprendizagem. Ensino de Química.
|
3932 0 bytes VII Enpec - Florianópolis |
Categoria: Química Artigos |
Um objeto de aprendizagem para o ensino de Química Geral |
Versão: 2007 Atualização: 7/8/2013 |
Descrição:
PASTORIZA, Bruno dos Santos; et al.
Os calouros usualmente encontram dificuldades na disciplina de Química Geral. O objetivo desta proposta é o de contribuir para a melhoria da aprendizagem deles através do desenvolvimento de um hipertexto, que abrange o conteúdo discutido na disciplina oferecida no Instituto de Química da UFRGS para os alunos dos cursos de Química, Engenharia Química e Engenharia de Materiais. Cada assunto é apresentado através de diferentes abordagens: texto escrito e ilustrado, exercícios resolvidos e discutidos, problemas de diferentes graus de complexidade, além de informações complementares onde a relação e a integração com outros assuntos e também com a vida cotidiana podem ser feitas. Os alunos que se dispuseram a utilizar o material o avaliaram positivamente, embora muitos deles ainda apresentem resistência à utilização de métodos que usam estratégias de estudo mediadas por computador, sem a orientação de um professor.
Palavras chave: Química geral. Hipertexto. Objeto de aprendizagem.
|
627 0 bytes CINTED-UFRGS, V. 5, N. 2, Dez., 2007. |
Categoria: Química Artigos |
Resignificação curricular: contribuições da Investigação Temática e da Análise Textual Discursiva |
Versão: 2008 Atualização: 7/8/2013 |
Descrição:
TORRES, Juliana Rezende; et al.
O trabalho busca refletir criticamente o processo de obtenção de temas estruturadores de currículos críticos, por meio da utilização da Investigação Temática articulada à Análise Textual Discursiva. Os procedimentos da Análise Textual Discursiva, associados às etapas da Investigação Temática, favoreceram a sistematização do processo de interpretação do conhecimento dos sujeitos envolvidos nessa investigação. Além de relacionarmos as etapas levantamento preliminar da realidade e unitarização, escolha das situações significativas/diálogos descodificadores e categorização, redução temática/sala de aula e comunicação, entendemos que a Análise Textual Discursiva pode estar presente em cada uma das etapas da Investigação Temática. A vinculação de uma “estratégia” de estruturação de programas escolares a uma metodologia de análise de dados possibilitou o desenvolvimento de um trabalho de formação de professores, cuja finalidade era discutir como organizar o currículo escolar de forma a romper com a hegemonia conteudista que desconsidera os problemas sociais da realidade dos estudantes.
Palavras chave: Paulo Freire. Formação de professores. Currículo. Investigação temática. Análise textual discursiva.
|
563 0 bytes Rbpec, Vol. 8 N 2, 2008 |
Categoria: Química Artigos |
Refletindo cerca da ciência, tecnologia e sociedade: enfocando o ensino médio |
Versão: 2007 Atualização: 7/8/2013 |
Descrição:
PINHEIRO, Nilcéia Aparecida Maciel; MATOS, Eloiza Aparecida Silva Ávila de; BAZZO, Walter Antonio
O artigo tem por objetivo discutir a relevância de se trabalhar, em sala de aula, temas que contemplem as relações existentes no contexto científico-tecnológico e social. Para tanto, expõe-se como a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) tem tratado tais questões em nível de ensino médio. Enfatiza-se que os trabalhos desenvolvidos no referido nível de ensino, foram subsidiados pelos pressupostos epistemológicos do enfoque CTS (ciência, tecnologia e sociedade) a partir de pesquisa empírica assentada em premissas da investigação-ação. Destaca-se, assim, a necessidade de o público escolar ter subsídios suficientes, em seu processo de formação, para entender e julgar a veracidade das evidências propostas pela ciência e pela tecnologia, comparando-as com outras também significativas, a fim de que possam tomar decisões coerentes diante de problemas que envolvam a sociedade.
|
508 0 bytes REVISTA IBEROAMERICANA DE EDUCACIÓN. N.44, 2007. |
|