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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Nanociência e Nanotecnologia como Temáticas para Discussão de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambie Popular Versão: 2010
Atualização:  2/8/2013
Descrição:
BATISTA, Rodrigo Siqueira; SILVA, Luciana Maria da; SOUZA, Roberto Rômulo de Medeiros; PRADO, Henrique Jannuzzelli Pires do; SILVA, Cláudio Aprígio da; RÔÇAS, Giselle; OLIVEIRA, Alexandre Lopes de; HELAYËL-NETO, José Abdalla.

A educação científica e tecnológica tem sido intensamente discutida hodiernamente, tendo em vista o compromisso último das diferentes instituições de ensino: formar cidadãos capazes de entender o mundo no qual estão inseridos. Com efeito, a apreciação de temas da atualidade se constitui em abordagem bastante salutar para motivar as discussões sobre tais temáticas em sala de aula. Neste domínio se inserem a nanociência e a nanotecnologia, saberes que podem ser abordados de forma interdisciplinar, envolvendo as ciências exatas e da natureza de forma articulada às ciências humanas e sociais. A proposição de eixos temáticos para o emprego da nanociência e da nanotecnologia como mote para o ensino de ciências, construídos a partir da revisão da literatura sob um enfoque ciência-tecnologia-sociedade-ambiente (CTSA) é o escopo do presente artigo.

Palavras-chave: Ciência. Tecnologia. Sociedade e ambiente (CTSA). Educação. Nanociência. Nanotecnologia.

Downloads 550  550  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência & Educação, v. 16, n. 2, p. 479-490, 2010  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Os Níveis de Representação no Ensino de Química e as Categorias da Semiótica de Peirce Popular Versão: 2011
Atualização:  7/8/2013
Descrição:
WARTHA, Edson José; REZENDE, Daisy de Brito

Este trabalho apresenta um panorama das pesquisas em Educação Química que tratam da questão da representação do conhecimento químico. Focalizamos nosso estudo naqueles trabalhos que contemplam o modelo dos três diferentes níveis do conhecimento químico propostos por Alex Johnstone, procurando realizar uma reflexão sobre esses estudos ao mesmo tempo em que procuramos estabelecer algumas relações da representação do conhecimento químico com a teoria da Semiótica de Charles Sanders Peirce.

Palavras-chave: Níveis de representação do conhecimento químico. Semiótica. Ensino de Química.

Downloads 894  894  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – 16(2), pp. 275-290, 2011  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!A Percepção de Professores e Estudantes sobre a Sala de Aula de Ensino Superior: expectativas e cons Popular Versão: 2010
Atualização:  24/7/2013
Descrição:
QUADROS, Ana Luiza de; LOPES, Cintia de Melo; SILVA, Fabio Augusto Brandão da; CORREA, Joane Mariela Miari; PIO, Jucelia Marisa; TORRES, Naira de Oliveira; PINTO, Patricia Leal; NOGUEIRA, Roberta Kelly.

A sala de aula é um espaço de formação humana, constituído pela diversidade e heterogeneidade. As relações pedagógicas que nela acontecem são impregnadas de subjetividade. Com o objetivo de entender, por meio de dados empíricos, quais são as percepções de estudantes e professores acerca das relações que se desenvolvem em sala de aula, aplicamos um instrumento de coleta de dados a professores e estudantes do curso superior de Química da Universidade Federal de Minas Gerais–UFMG. A nossa análise dos dados mostrou que as expectativas de estudantes e professores divergem em alguns pontos e que, provavelmente, não há um “contrato” preestabelecido sobre o papel de cada um. A afetividade, presente em toda relação humana, também permeia a relação professor/estudante, não sendo bem entendida. Há, inclusive, um certo “receio” de envolvimento quando a relação afetiva é vista como uma relação de amizade ou empatia.

Palavras-chave: Ensino superior. Relação professor e estudantes. Afetividade.

Downloads 456  456  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência & Educação, v. 16, n. 1, p. 103-114, 2010  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!A Pesquisa Educacional como Atividade Curricular na Formação de Licenciandos de Química Popular Versão: 2011
Atualização:  24/7/2013
Descrição:
SANGIOGO, Fábio André; ROSA, Simone Albrecht da; MALDANER, Otavio Aloísio.

O artigo reflete sobre a atividade de pesquisa educacional desenvolvida no componente curricular Pesquisa em Ensino de Química II, um dos componentes de iniciação à pesquisa educacional no curso de Química-Licenciatura da UNIJUÍ. Licenciandos, por meio de questionário respondido por acadêmicos de Química e da terceira série do Ensino Médio, identificaram diferentes níveis de significação envolvendo conceitos científicos fundamentais na compreensão das transformações químicas e seus efeitos térmicos. As respostas foram agrupadas segundo sua semelhança, resultando na construção de quatro categorias de análise para ambos os grupos. Foram consultados, também, livros didáticos de química do Ensino Médio e do Ensino Superior, que abordam o tema investigado. Com base no relato da pesquisa desenvolvida por licenciandos, conclui-se que a iniciação à pesquisa educacional pode ser realizada como atividade curricular, de modo a potencializar a formação do professor também como pesquisador de sua prática.
Palavras-chave: Pesquisa em educação. Ensino de Química. Formação de professores. Ensino Superior. UNIJUÍ.

Downloads 460  460  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência & Educação, v. 17, n. 3, p. 523-540, 2011  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Qualidade da Educação Científica na Voz dos Professores Popular Versão: 2011
Atualização:  7/8/2013
Descrição:
REZENDE, Flavia; DUARTE, Márcia Sampaio; SCHWARTZ, Luziane Beyruth; CARVALHO, Roberta Comissanha de

O objetivo desta pesquisa foi investigar os sentidos de qualidade atribuídos por professores do Ensino Médio ao ensino de ciências. O estudo baseia-se em um grupo focal realizado com nove professores das ciências naturais e de matemática de escolas públicas e privadas da cidade do Rio de Janeiro. A análise do discurso dos professores baseou-se na perspectiva sociocultural de Wertsch, que integra os conceitos fundamentais da filosofia da linguagem de Bakhtin. Inventariamos perspectivas de qualidade presentes nos discursos dos professores e seu diálogo com diferentes linguagens sociais. Apesar das diferenças entre contextos educacionais e linguagens sociais usadas pelos professores, percebemos um sentido negativo de qualidade atribuído por todos eles à educação científica. Assim, os professores enunciam o que seria a suposta qualidade por meio do discurso sobre sua falta. Identificamos tensões que problematizam suas perspectivas de qualidade acerca do currículo, do trabalho docente, da aprendizagem, das tecnologias e da legislação educacional.

Palavras-chave: Ensino de ciências. Professores. Análise do discurso. Qualidade de ensino.

Downloads 447  447  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência & Educação, v. 17, n. 2, p. 269-288, 2011  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!A Retórica da Linguagem Científica em Atividades Didáticas no Ensino Superior de Química Popular Versão: 2011
Atualização:  24/7/2013
Descrição:
OLIVEIRA, Jane Raquel Silva de; QUEIROZ, Salete Linhares.

Este trabalho faz parte de uma pesquisa que teve como objetivo analisar as contribuições de atividades didáticas sobre características retóricas da linguagem científica no sentido de desenvolver nos estudantes de graduação habilidades de identificação de tais estratégias e de leitura crítica de textos científicos da área de química. Para tal, elaboramos um material didático sobre características retóricas dos textos científicos e o utilizamos em atividades realizadas em uma disciplina de Química Orgânica de um Curso de Bacharelado em Química. Neste artigo descrevemos a aplicação de tais atividades e analisamos, sob a perspectiva teórica dos estudos de Latour, Campanario e Coracini, as produções escritas dos estudantes nos exercícios propostos. Concluímos que as atividades estimularam os estudantes a ler e analisar os textos científicos de uma forma menos ingênua, reconhecendo as estratégias de persuasão e os elementos de subjetividade como características do discurso da ciência e posicionando-se criticamente diante de tais aspectos.

Palavras-chave: Linguagem científica. Retórica. Atividades didáticas. Ensino superior. Química.

Downloads 483  483  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ALEXANDRIA, v.4, n.1, p.89-115, maio 2011  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!“Sustancia” en el Devenir la Quimica: dime cómo te buscan y te diré que eres Popular Versão: 2009
Atualização:  7/8/2013
Descrição:
HENAO, Berta Lucila; STIPCICH, María Silvia; MOREIRA, Marco Antonio

Con base en planteamientos de Stephen Toulmin se presentan algunos aspectos del devenir histórico de la Química, en relación con el concepto sustancia. En un recorrido somero y no lineal, el texto intenta mostrar algunas complejas redes que se tejen entre los diversos componentes de lo que Toulmin denomina “ecología intelectual”; así como los nichos de la racionalidad y la representación, en las dinámicas de la misma. Esta aproximación al devenir del concepto, permite identificar preguntas y problemas que, con diferentes significados, énfasis y matices, aún están vigentes; modelos explicativos con los que se ha pretendido dar respuesta a dichas cuestiones y algunas formas de validación que permiten la aceptación contextual de los mismos. Finalmente, proponemos posibles implicaciones de estos análisis para la enseñanza.

Palabras clave: Racionalidad. Argumentación. Representación. Devenir. Sustancia.

Downloads 481  481  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência & Educação, v. 15, n. 3, p. 497-514, 2009  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Nanotecnologia e o Meio Ambiente: perspectivas e riscos Popular Versão: 2004
Atualização:  2/8/2013
Descrição:
QUINA, F. H. Nanotecnologia e o Meio Ambiente: perspectivas e riscos. Química Nova, v. 27, n. 6, p. 1028-1029, 2004.

Carta encaminhada e publicada no editorial da Revista Química Nova, do Prof. Frank Quina, um dos diretores do CEPEMA (USP), onde é exposta uma reflexão sobre o desenvolvimento da nanotecnologia e seu impacto sobre o meio ambiente. A matéria é considerada de alta prioridade científica e merece a análise e reflexão de toda a comunidade Química

Downloads 510  510  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Química Nova  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Vicente Seabra Telles e a Criação da Nomenclatura em Português para a Química ‘Nova’ de Lavoisier Popular Versão: 2013
Atualização:  6/9/2013
Descrição:
LUNA, Fernando J.

Em 1787, Lavoisier e colaboradores publicaram um livro com 314 páginas intitulado "Méthode de nomenclature chimique" em que um novo sistema para a nomeação de compostos e elementos foi apresentado. O brasileiro químico Vicente Coelho de Seabra Telles (1764-1804) foi responsável pela tradução para o Português. Telles propôs a adopção não só da etimologia latina, mas decidiu usar sufixos latinos, bem como, devido à semelhança entre o latim eo idioma Português. Ao fazê-lo, os nomes dos compostos em Português passarma a ter uma semelhança mais próxima dos nomes em latim do que aqueles em francês ou espanhol.

Palavras-chave: História da Química. Ciência no Brasil. Nomenclatura.

Downloads 528  528  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Quim. Nova, Vol. 36, No. 6  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!De Olho nos Rótulos: Compreendendo a Unidade Caloria. Popular Versão: 2013
Atualização:  4/12/2013
Descrição:
O texto busca facilitar a leitura e a compreensão de rótulos em relação à unidade caloria, instigando o consumidor a uma análise crítica do que é oferecido para o consumo. Assim, procura-se estudar e investigar a questão calórica dos alimentos, uma vez que os rótulos de inúmeros produtos alimentícios são confusos quanto à unidade caloria, apresentando, às vezes,
dados contraditórios. Neste artigo, apresenta-se o que é caloria, incluindo considerações referentes a termos, que, freqüentemente, são empregados erroneamente por grande parte da industria alimentícia.

Palavra-chave: Caloria. Rótulos. Alimentos Industrializados.

Downloads 556  556  Tamanho do arquivo 5.59 KB  Plataforma QNEsc, N° 21, MAIO 2005  Site http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc21/v21a02.pdf
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