Categoria: Química Artigos |
Nanociência e Nanotecnologia como Temáticas para Discussão de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambie |
Versão: 2010 Atualização: 2/8/2013 |
Descrição:
BATISTA, Rodrigo Siqueira; SILVA, Luciana Maria da; SOUZA, Roberto Rômulo de Medeiros; PRADO, Henrique Jannuzzelli Pires do; SILVA, Cláudio Aprígio da; RÔÇAS, Giselle; OLIVEIRA, Alexandre Lopes de; HELAYËL-NETO, José Abdalla.
A educação científica e tecnológica tem sido intensamente discutida hodiernamente, tendo em vista o compromisso último das diferentes instituições de ensino: formar cidadãos capazes de entender o mundo no qual estão inseridos. Com efeito, a apreciação de temas da atualidade se constitui em abordagem bastante salutar para motivar as discussões sobre tais temáticas em sala de aula. Neste domínio se inserem a nanociência e a nanotecnologia, saberes que podem ser abordados de forma interdisciplinar, envolvendo as ciências exatas e da natureza de forma articulada às ciências humanas e sociais. A proposição de eixos temáticos para o emprego da nanociência e da nanotecnologia como mote para o ensino de ciências, construídos a partir da revisão da literatura sob um enfoque ciência-tecnologia-sociedade-ambiente (CTSA) é o escopo do presente artigo.
Palavras-chave: Ciência. Tecnologia. Sociedade e ambiente (CTSA). Educação. Nanociência. Nanotecnologia.
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550 0 bytes Ciência & Educação, v. 16, n. 2, p. 479-490, 2010 |
Categoria: Química Artigos |
A Percepção de Professores e Estudantes sobre a Sala de Aula de Ensino Superior: expectativas e cons |
Versão: 2010 Atualização: 24/7/2013 |
Descrição:
QUADROS, Ana Luiza de; LOPES, Cintia de Melo; SILVA, Fabio Augusto Brandão da; CORREA, Joane Mariela Miari; PIO, Jucelia Marisa; TORRES, Naira de Oliveira; PINTO, Patricia Leal; NOGUEIRA, Roberta Kelly.
A sala de aula é um espaço de formação humana, constituído pela diversidade e heterogeneidade. As relações pedagógicas que nela acontecem são impregnadas de subjetividade. Com o objetivo de entender, por meio de dados empíricos, quais são as percepções de estudantes e professores acerca das relações que se desenvolvem em sala de aula, aplicamos um instrumento de coleta de dados a professores e estudantes do curso superior de Química da Universidade Federal de Minas Gerais–UFMG. A nossa análise dos dados mostrou que as expectativas de estudantes e professores divergem em alguns pontos e que, provavelmente, não há um “contrato” preestabelecido sobre o papel de cada um. A afetividade, presente em toda relação humana, também permeia a relação professor/estudante, não sendo bem entendida. Há, inclusive, um certo “receio” de envolvimento quando a relação afetiva é vista como uma relação de amizade ou empatia.
Palavras-chave: Ensino superior. Relação professor e estudantes. Afetividade.
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456 0 bytes Ciência & Educação, v. 16, n. 1, p. 103-114, 2010 |
Categoria: Química Artigos |
A Pesquisa Educacional como Atividade Curricular na Formação de Licenciandos de Química |
Versão: 2011 Atualização: 24/7/2013 |
Descrição:
SANGIOGO, Fábio André; ROSA, Simone Albrecht da; MALDANER, Otavio Aloísio.
O artigo reflete sobre a atividade de pesquisa educacional desenvolvida no componente curricular Pesquisa em Ensino de Química II, um dos componentes de iniciação à pesquisa educacional no curso de Química-Licenciatura da UNIJUÍ. Licenciandos, por meio de questionário respondido por acadêmicos de Química e da terceira série do Ensino Médio, identificaram diferentes níveis de significação envolvendo conceitos científicos fundamentais na compreensão das transformações químicas e seus efeitos térmicos. As respostas foram agrupadas segundo sua semelhança, resultando na construção de quatro categorias de análise para ambos os grupos. Foram consultados, também, livros didáticos de química do Ensino Médio e do Ensino Superior, que abordam o tema investigado. Com base no relato da pesquisa desenvolvida por licenciandos, conclui-se que a iniciação à pesquisa educacional pode ser realizada como atividade curricular, de modo a potencializar a formação do professor também como pesquisador de sua prática. Palavras-chave: Pesquisa em educação. Ensino de Química. Formação de professores. Ensino Superior. UNIJUÍ.
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460 0 bytes Ciência & Educação, v. 17, n. 3, p. 523-540, 2011 |
Categoria: Química Artigos |
Qualidade da Educação Científica na Voz dos Professores |
Versão: 2011 Atualização: 7/8/2013 |
Descrição:
REZENDE, Flavia; DUARTE, Márcia Sampaio; SCHWARTZ, Luziane Beyruth; CARVALHO, Roberta Comissanha de
O objetivo desta pesquisa foi investigar os sentidos de qualidade atribuídos por professores do Ensino Médio ao ensino de ciências. O estudo baseia-se em um grupo focal realizado com nove professores das ciências naturais e de matemática de escolas públicas e privadas da cidade do Rio de Janeiro. A análise do discurso dos professores baseou-se na perspectiva sociocultural de Wertsch, que integra os conceitos fundamentais da filosofia da linguagem de Bakhtin. Inventariamos perspectivas de qualidade presentes nos discursos dos professores e seu diálogo com diferentes linguagens sociais. Apesar das diferenças entre contextos educacionais e linguagens sociais usadas pelos professores, percebemos um sentido negativo de qualidade atribuído por todos eles à educação científica. Assim, os professores enunciam o que seria a suposta qualidade por meio do discurso sobre sua falta. Identificamos tensões que problematizam suas perspectivas de qualidade acerca do currículo, do trabalho docente, da aprendizagem, das tecnologias e da legislação educacional.
Palavras-chave: Ensino de ciências. Professores. Análise do discurso. Qualidade de ensino.
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447 0 bytes Ciência & Educação, v. 17, n. 2, p. 269-288, 2011 |
Categoria: Química Artigos |
A Retórica da Linguagem Científica em Atividades Didáticas no Ensino Superior de Química |
Versão: 2011 Atualização: 24/7/2013 |
Descrição:
OLIVEIRA, Jane Raquel Silva de; QUEIROZ, Salete Linhares.
Este trabalho faz parte de uma pesquisa que teve como objetivo analisar as contribuições de atividades didáticas sobre características retóricas da linguagem científica no sentido de desenvolver nos estudantes de graduação habilidades de identificação de tais estratégias e de leitura crítica de textos científicos da área de química. Para tal, elaboramos um material didático sobre características retóricas dos textos científicos e o utilizamos em atividades realizadas em uma disciplina de Química Orgânica de um Curso de Bacharelado em Química. Neste artigo descrevemos a aplicação de tais atividades e analisamos, sob a perspectiva teórica dos estudos de Latour, Campanario e Coracini, as produções escritas dos estudantes nos exercícios propostos. Concluímos que as atividades estimularam os estudantes a ler e analisar os textos científicos de uma forma menos ingênua, reconhecendo as estratégias de persuasão e os elementos de subjetividade como características do discurso da ciência e posicionando-se criticamente diante de tais aspectos.
Palavras-chave: Linguagem científica. Retórica. Atividades didáticas. Ensino superior. Química.
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483 0 bytes ALEXANDRIA, v.4, n.1, p.89-115, maio 2011 |
Categoria: Química Artigos |
“Sustancia” en el Devenir la Quimica: dime cómo te buscan y te diré que eres |
Versão: 2009 Atualização: 7/8/2013 |
Descrição:
HENAO, Berta Lucila; STIPCICH, María Silvia; MOREIRA, Marco Antonio
Con base en planteamientos de Stephen Toulmin se presentan algunos aspectos del devenir histórico de la Química, en relación con el concepto sustancia. En un recorrido somero y no lineal, el texto intenta mostrar algunas complejas redes que se tejen entre los diversos componentes de lo que Toulmin denomina “ecología intelectual”; así como los nichos de la racionalidad y la representación, en las dinámicas de la misma. Esta aproximación al devenir del concepto, permite identificar preguntas y problemas que, con diferentes significados, énfasis y matices, aún están vigentes; modelos explicativos con los que se ha pretendido dar respuesta a dichas cuestiones y algunas formas de validación que permiten la aceptación contextual de los mismos. Finalmente, proponemos posibles implicaciones de estos análisis para la enseñanza.
Palabras clave: Racionalidad. Argumentación. Representación. Devenir. Sustancia.
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481 0 bytes Ciência & Educação, v. 15, n. 3, p. 497-514, 2009 |
Categoria: Química Artigos |
De Olho nos Rótulos: Compreendendo a Unidade Caloria. |
Versão: 2013 Atualização: 4/12/2013 |
Descrição:
O texto busca facilitar a leitura e a compreensão de rótulos em relação à unidade caloria, instigando o consumidor a uma análise crítica do que é oferecido para o consumo. Assim, procura-se estudar e investigar a questão calórica dos alimentos, uma vez que os rótulos de inúmeros produtos alimentícios são confusos quanto à unidade caloria, apresentando, às vezes, dados contraditórios. Neste artigo, apresenta-se o que é caloria, incluindo considerações referentes a termos, que, freqüentemente, são empregados erroneamente por grande parte da industria alimentícia.
Palavra-chave: Caloria. Rótulos. Alimentos Industrializados.
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556 5.59 KB QNEsc, N° 21, MAIO 2005 http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc21/v21a02.pdf |
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