Categoria: Química Artigos |
Educação Ambiental: reflexões sobre a prática de um grupo de professores de química |
Versão: 2011 Atualização: 24/7/2013 |
Descrição:
LEITE, Rosana FranzeN; RODRIGUES, Maria Aparecida.
Neste artigo, discutimos alguns aspectos da prática pedagógica de professores de química, com relação à Educação Ambiental no Ensino Médio. Participaram da pesquisa 13 professores de química do Ensino Médio de um município do estado do Paraná (Brasil), que responderam a uma entrevista semiestruturada. Dos discursos analisados, emergiram: as características da Educação Ambiental que esses professores procuram desenvolver em suas aulas; os objetivos de se abordarem as questões ambientais; experiências vivenciadas com a temática ambiental, e conteúdos que, na visão dos entrevistados, possibilitam relacionar conceitos químicos ao meio ambiente. Em boa parte das respostas, identifica-se uma concepção conservadora de Educação Ambiental, refletindo a maneira ainda tímida por meio da qual o professor trabalha essa temática.
Palavras-chave: Ensino Médio. Educação Ambiental. Prática pedagógica.
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490 0 bytes Ciência & Educação, v. 17, n. 1, p. 145-161, 2011 |
Categoria: Química Artigos |
Ensino de Química e Ambiente: as articulações presentes na revista química nova na escola (QNEsc) |
Versão: 2011 Atualização: 24/7/2013 |
Descrição:
LATINI, Rose Mary; SOUZA, Adryana da Conceição.
O objetivo desta pesquisa é identificar na Revista Química Nova na Escola (QNEsc), desde a implementação dos PCN até o presente, como vem sendo articulada a interface Ensino de Química e Ambiente. A análise de conteúdo foi utilizada para identificação dos significados e concepções presentes. Os resultados apontam que somente dez anos após a incorporação da educação ambiental em documentos oficiais é que a publicação começa a caminhar para superação de uma visão tecnicista e preservacionista da questão ambiental e que esta produção é produto e produtora das práticas de sala de aula, onde os principais temas abordados são: lixo, água e atmosfera. Aponta-se a necessidade de maior problematização da questão ambiental nas publicações veiculadas na revista visando proporcionar um Ensino de Química que incorpore a complexidade ambiental e que, por conseguinte, tenha por intuito aumentar a compreensão da ciência e do saber científico para sociedade.
Palavras-chave: Ensino de Química. Educação Ambiental. QNEsc.
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771 0 bytes IENCI – V16(1), pp. 143-159, 2011 |
Categoria: Química Artigos |
Epistemologia em Sala de Aula: a natureza da ciência e da atividade científica na prática profission |
Versão: 2010 Atualização: 24/7/2013 |
Descrição:
CHINELLI, Maura Ventura; FERREIRA, Marcus Vinícius da Silva; AGUIAR, Luiz Edmundo Vargas de.
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que procurou identificar as diferentes concepções epistemológicas que se encontram incorporadas à prática profissional de professores de ciências. Como resultado, tem-se que existem, em diferentes proporções, convivendo nas escolas, concepções epistemológicas distintas, sugerindo a ocorrência de uma crise paradigmática que pode justificar dificuldades para o aprendizado das ciências. A pesquisa reafirma a necessidade de se incluírem estudos da epistemologia e da história das ciências nos cursos de formação de professores e acrescenta a necessidade de se incluírem estudos sociológicos sobre o currículo, tendo em vista o caráter social da construção do conhecimento no paradigma que busca se impor.
Palavras-chave: Concepções dos professores. Ensino de ciências. Epistemologia. Natureza da ciência.
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427 0 bytes Ciência & Educação, v. 16, n. 1, p. 17-35, 2010 |
Categoria: Química Artigos |
A Evolução de uma Professora na Formação de Licenciandos de Química numa Perspectiva Socioambiental |
Versão: 2011 Atualização: 24/7/2013 |
Descrição:
MELO, Marlene Rios; VILLANI, Alberto.
A pesquisa tem como objetivo interpretar as mudanças nas crenças e na prática docente de uma professora comprometida em estimular seus licenciandos a adotarem as questões socioambientais para o desenvolvimento dos conteúdos científicos nas salas de aula. Trata-se de uma pesquisa-ação conduzida pela professora de uma Instituição particular de Ensino Superior (IES), com a colaboração de outros pesquisadores ao longo de quatro anos, utilizando como referencial interpretativo alguns conceitos de Melanie Klein e os Discursos do Professor, elaborados a partir de analogias com os Discursos de Lacan. A análise dos dados permitiu levantar as dificuldades, os impasses e os sucessos por ela encontrados ao longo da experiência, assim como caracterizar algumas mudanças em suas crenças educacionais e em sua prática docente. Como resultado do processo foi possível estabelecer indicadores socioambientais que permitiram avaliar tanto a evolução da professora, quanto os projetos de ensino dos licenciandos.
Palavras-chave: Professor-pesquisador. Ensino de química. Química Verde. Indicadores socioambientais.
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975 0 bytes V16 (2), pp. 291-315, 2011 |
Categoria: Química Artigos |
A Experiência de uma Formadora de Professores de Química: analisando suas ações e reflexões num curs |
Versão: 2010 Atualização: 24/7/2013 |
Descrição:
ALTARUGIO, Maisa Helena; VILLANI, Alberto.
Objetivou-se analisar a experiência de uma formadora num curso de formação continuada para professores de Química, ocorrido numa universidade pública do estado de São Paulo, em 2004. Os dados apresentados surgiram da observação da prática da formadora e de suas reflexões, nas quais ela própria evidencia ideias, conflitos, angústias e impressões sobre suas ações durante o curso. Entre a prática da formadora e suas reflexões, surgem contrastes que irão se tornar nosso foco de investigação. Interpretamos esses contrastes como a atuação de elementos inconscientes que ora favorecem ora dificultam a sua prática e nos mostram que nem sempre a reflexão e a ação atuam na mesma direção. Defendemos uma prática reflexiva mais profunda e questionadora dos sujeitos como possibilidade para produzir melhores efeitos na formação e na atividade docente. Conceitos do referencial teórico psicanalítico de Freud e Lacan serviram de base para a análise dos dados.
Palavras-chave: Formação continuada de professores. Papel do formador. Educação e psicanálise. Reflexão docente.
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437 0 bytes Ciência & Educação, v. 16, n. 3, p. 595-609, 2010 |
Categoria: Química Artigos |
La Importancia de la Historia de la Química en la Enseñanza Escolar: análisis del pensamiento y elab |
Versão: 2010 Atualização: 2/8/2013 |
Descrição:
FERNÁNDEZ, Luigi Cuellar; GATICA, Mario Quintanilla; BLANCAFORT, Ainoa Marzàbal.
El reconocimiento de la importancia de incorporar disciplinas metacientíficas en la reflexión sobre la práctica profesional docente es uno de los aspectos en los que se trabaja actualmente en la investigación en Didáctica de las Ciencias. En el presente estudio se analizan diversos factores del pensamiento de un grupo de Profesores en Formación en relación a las implicaciones didácticas de incluir la historia de la Química en las secuencias de enseñanza. En un orden progresivo de autonomía, en la primera fase se valora a nivel teórico, en la segunda se analizan materiales con diferentes enfoques didácticos, y en la tercera fase se crean materiales inéditos. En la cuarta fase se analiza el grado de coherencia en las tres fases anteriores, y se elige una muestra representativa entre los participantes, a los que se entrevista en la quinta fase.
Palabras clave: Historia de la ciencia. Naturaleza de la ciencia. Modelos científicos. Concepciones docentes. Formación docente.
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464 0 bytes Ciência & Educação, v. 16, n. 2, p. 277-291, 2010 |
Categoria: Química Artigos |
Jogo Discursivo na Apropriação da Linguagem Científica por Alunos de Iniciação Científica em Química |
Versão: 2011 Atualização: 2/8/2013 |
Descrição:
MASSI, Luciana; QUEIROZ, Salete Linhares.
Neste trabalho analisamos discursos ocorridos em laboratórios de pesquisa em Química envolvendo alunos de Iniciação Científica (IC) de uma universidade estadual paulista. Os discursos foram classificados de acordo com a tipologia do discurso, proposta por Eni Orlandi, em: autoritário (polo da paráfrase), polêmico (equilíbrio entre paráfrase e polissemia) e o lúdico (polo da polissemia). Durante um ano os diálogos entre dois alunos de IC e seus orientadores, foram gravados, transcritos e analisados. As análises realizadas indicam que o discurso do tipo autoritário encontrado no início do estudo, foi sendo gradativamente substituído pelos discursos polêmico e lúdico. Este deslocamento aponta para a contribuição da IC no fomento de qualidades importantes como a independência intelectual e o senso crítico dos alunos, além da sua importância no que diz respeito ao aprendizado de conteúdos de Química.
Palavras-chave: Análise do Discurso. Iniciação Científica. Química.
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507 0 bytes IENCI – V16(1), pp. 35-57, 2011 |
Categoria: Química Artigos |
Multimodos e Múltiplas Representações: fundamentos e perspectivas semióticas para a aprendizagem de |
Versão: 2011 Atualização: 2/8/2013 |
Descrição:
LABURÚ, Carlos Eduardo; SILVA, Osmar Henrique Moura da.
A natureza do conhecimento científico está necessariamente vinculada a um tipo particular de linguagem que emprega uma variedade de representações e utiliza diversos modos discursivos para comunicá-las. Compreender esse conhecimento envolve dar significação a essas representações. Por essa perspectiva, este trabalho destaca alguns conceitos teóricos da ciência semiológica com a finalidade de realizar uma reflexão a respeito das dificuldades de estudantes com as representações científicas. As reflexões que se encaminharão estão balizadas em recentes pesquisas que vem tomando parte em estudos da educação matemática e científica, sendo que porção substancial do tema a ser tratado tem sido foco privilegiado de investigações da primeira área de estudo. Com esse procedimento, temos a intenção, primeiramente, de transpor reflexões teóricas relevantes dessa área para a educação científica, confiando estar contribuindo com o refinamento conceitual desta última, na medida em que o referencial analítico que subsidia a educação matemática se mostra capaz de fornecer um panorama teórico igualmente válido para o aprimoramento da educação científica. Deste modo, procuramos confluir conhecimentos que vem ocorrendo de maneira praticamente independente entre duas áreas de conhecimento, possibilitando um enriquecimento intelectual Num segundo momento, reunimos trabalhos de uma ainda incipiente área de pesquisa em educação científica que investiga as influências pedagógicas que a multimodalidade representacional e múltiplas representações têm na construção dos significados científicos. Além de procurar mostrar uma continuidade direta com o tema anterior, tentamos estabelecer relações com outros conceitos e teorias da literatura em educação científica. Todavia, a essência do trabalho está em atentar para a questão semiótica como campo promissor de estudo para entender a natureza das dificuldades de aprendizagem das representações científicas, permitindo com seus conceitos teóricos trazer nova luz aos problemas dos aprendizes com a compreensão dessas representações, assim como ser um ponto de inspiração para a elaboração de novas ferramentas pedagógicas para tentar enfrentá-los.
Palavras-chave: Educação científica. Semiótica. Perspectivas de investigações.
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657 0 bytes IENCI – V16(1), pp. 7-33, 2011 |
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