Categoria: Química Artigos |
Jogo Discursivo na Apropriação da Linguagem Científica por Alunos de Iniciação Científica em Química |
Versão: 2011 Atualização: 2/8/2013 |
Descrição:
MASSI, Luciana; QUEIROZ, Salete Linhares.
Neste trabalho analisamos discursos ocorridos em laboratórios de pesquisa em Química envolvendo alunos de Iniciação Científica (IC) de uma universidade estadual paulista. Os discursos foram classificados de acordo com a tipologia do discurso, proposta por Eni Orlandi, em: autoritário (polo da paráfrase), polêmico (equilíbrio entre paráfrase e polissemia) e o lúdico (polo da polissemia). Durante um ano os diálogos entre dois alunos de IC e seus orientadores, foram gravados, transcritos e analisados. As análises realizadas indicam que o discurso do tipo autoritário encontrado no início do estudo, foi sendo gradativamente substituído pelos discursos polêmico e lúdico. Este deslocamento aponta para a contribuição da IC no fomento de qualidades importantes como a independência intelectual e o senso crítico dos alunos, além da sua importância no que diz respeito ao aprendizado de conteúdos de Química.
Palavras-chave: Análise do Discurso. Iniciação Científica. Química.
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430 0 bytes IENCI – V16(1), pp. 35-57, 2011 |
Categoria: Química Artigos |
Multimodos e Múltiplas Representações: fundamentos e perspectivas semióticas para a aprendizagem de |
Versão: 2011 Atualização: 2/8/2013 |
Descrição:
LABURÚ, Carlos Eduardo; SILVA, Osmar Henrique Moura da.
A natureza do conhecimento científico está necessariamente vinculada a um tipo particular de linguagem que emprega uma variedade de representações e utiliza diversos modos discursivos para comunicá-las. Compreender esse conhecimento envolve dar significação a essas representações. Por essa perspectiva, este trabalho destaca alguns conceitos teóricos da ciência semiológica com a finalidade de realizar uma reflexão a respeito das dificuldades de estudantes com as representações científicas. As reflexões que se encaminharão estão balizadas em recentes pesquisas que vem tomando parte em estudos da educação matemática e científica, sendo que porção substancial do tema a ser tratado tem sido foco privilegiado de investigações da primeira área de estudo. Com esse procedimento, temos a intenção, primeiramente, de transpor reflexões teóricas relevantes dessa área para a educação científica, confiando estar contribuindo com o refinamento conceitual desta última, na medida em que o referencial analítico que subsidia a educação matemática se mostra capaz de fornecer um panorama teórico igualmente válido para o aprimoramento da educação científica. Deste modo, procuramos confluir conhecimentos que vem ocorrendo de maneira praticamente independente entre duas áreas de conhecimento, possibilitando um enriquecimento intelectual Num segundo momento, reunimos trabalhos de uma ainda incipiente área de pesquisa em educação científica que investiga as influências pedagógicas que a multimodalidade representacional e múltiplas representações têm na construção dos significados científicos. Além de procurar mostrar uma continuidade direta com o tema anterior, tentamos estabelecer relações com outros conceitos e teorias da literatura em educação científica. Todavia, a essência do trabalho está em atentar para a questão semiótica como campo promissor de estudo para entender a natureza das dificuldades de aprendizagem das representações científicas, permitindo com seus conceitos teóricos trazer nova luz aos problemas dos aprendizes com a compreensão dessas representações, assim como ser um ponto de inspiração para a elaboração de novas ferramentas pedagógicas para tentar enfrentá-los.
Palavras-chave: Educação científica. Semiótica. Perspectivas de investigações.
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598 0 bytes IENCI – V16(1), pp. 7-33, 2011 |
Categoria: Química Artigos |
Nanociência e Nanotecnologia como Temáticas para Discussão de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambie |
Versão: 2010 Atualização: 2/8/2013 |
Descrição:
BATISTA, Rodrigo Siqueira; SILVA, Luciana Maria da; SOUZA, Roberto Rômulo de Medeiros; PRADO, Henrique Jannuzzelli Pires do; SILVA, Cláudio Aprígio da; RÔÇAS, Giselle; OLIVEIRA, Alexandre Lopes de; HELAYËL-NETO, José Abdalla.
A educação científica e tecnológica tem sido intensamente discutida hodiernamente, tendo em vista o compromisso último das diferentes instituições de ensino: formar cidadãos capazes de entender o mundo no qual estão inseridos. Com efeito, a apreciação de temas da atualidade se constitui em abordagem bastante salutar para motivar as discussões sobre tais temáticas em sala de aula. Neste domínio se inserem a nanociência e a nanotecnologia, saberes que podem ser abordados de forma interdisciplinar, envolvendo as ciências exatas e da natureza de forma articulada às ciências humanas e sociais. A proposição de eixos temáticos para o emprego da nanociência e da nanotecnologia como mote para o ensino de ciências, construídos a partir da revisão da literatura sob um enfoque ciência-tecnologia-sociedade-ambiente (CTSA) é o escopo do presente artigo.
Palavras-chave: Ciência. Tecnologia. Sociedade e ambiente (CTSA). Educação. Nanociência. Nanotecnologia.
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499 0 bytes Ciência & Educação, v. 16, n. 2, p. 479-490, 2010 |
Categoria: Química Artigos |
A Percepção de Professores e Estudantes sobre a Sala de Aula de Ensino Superior: expectativas e cons |
Versão: 2010 Atualização: 24/7/2013 |
Descrição:
QUADROS, Ana Luiza de; LOPES, Cintia de Melo; SILVA, Fabio Augusto Brandão da; CORREA, Joane Mariela Miari; PIO, Jucelia Marisa; TORRES, Naira de Oliveira; PINTO, Patricia Leal; NOGUEIRA, Roberta Kelly.
A sala de aula é um espaço de formação humana, constituído pela diversidade e heterogeneidade. As relações pedagógicas que nela acontecem são impregnadas de subjetividade. Com o objetivo de entender, por meio de dados empíricos, quais são as percepções de estudantes e professores acerca das relações que se desenvolvem em sala de aula, aplicamos um instrumento de coleta de dados a professores e estudantes do curso superior de Química da Universidade Federal de Minas Gerais–UFMG. A nossa análise dos dados mostrou que as expectativas de estudantes e professores divergem em alguns pontos e que, provavelmente, não há um “contrato” preestabelecido sobre o papel de cada um. A afetividade, presente em toda relação humana, também permeia a relação professor/estudante, não sendo bem entendida. Há, inclusive, um certo “receio” de envolvimento quando a relação afetiva é vista como uma relação de amizade ou empatia.
Palavras-chave: Ensino superior. Relação professor e estudantes. Afetividade.
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394 0 bytes Ciência & Educação, v. 16, n. 1, p. 103-114, 2010 |
Categoria: Química Artigos |
A Pesquisa Educacional como Atividade Curricular na Formação de Licenciandos de Química |
Versão: 2011 Atualização: 24/7/2013 |
Descrição:
SANGIOGO, Fábio André; ROSA, Simone Albrecht da; MALDANER, Otavio Aloísio.
O artigo reflete sobre a atividade de pesquisa educacional desenvolvida no componente curricular Pesquisa em Ensino de Química II, um dos componentes de iniciação à pesquisa educacional no curso de Química-Licenciatura da UNIJUÍ. Licenciandos, por meio de questionário respondido por acadêmicos de Química e da terceira série do Ensino Médio, identificaram diferentes níveis de significação envolvendo conceitos científicos fundamentais na compreensão das transformações químicas e seus efeitos térmicos. As respostas foram agrupadas segundo sua semelhança, resultando na construção de quatro categorias de análise para ambos os grupos. Foram consultados, também, livros didáticos de química do Ensino Médio e do Ensino Superior, que abordam o tema investigado. Com base no relato da pesquisa desenvolvida por licenciandos, conclui-se que a iniciação à pesquisa educacional pode ser realizada como atividade curricular, de modo a potencializar a formação do professor também como pesquisador de sua prática. Palavras-chave: Pesquisa em educação. Ensino de Química. Formação de professores. Ensino Superior. UNIJUÍ.
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404 0 bytes Ciência & Educação, v. 17, n. 3, p. 523-540, 2011 |
Categoria: Química Artigos |
Qualidade da Educação Científica na Voz dos Professores |
Versão: 2011 Atualização: 7/8/2013 |
Descrição:
REZENDE, Flavia; DUARTE, Márcia Sampaio; SCHWARTZ, Luziane Beyruth; CARVALHO, Roberta Comissanha de
O objetivo desta pesquisa foi investigar os sentidos de qualidade atribuídos por professores do Ensino Médio ao ensino de ciências. O estudo baseia-se em um grupo focal realizado com nove professores das ciências naturais e de matemática de escolas públicas e privadas da cidade do Rio de Janeiro. A análise do discurso dos professores baseou-se na perspectiva sociocultural de Wertsch, que integra os conceitos fundamentais da filosofia da linguagem de Bakhtin. Inventariamos perspectivas de qualidade presentes nos discursos dos professores e seu diálogo com diferentes linguagens sociais. Apesar das diferenças entre contextos educacionais e linguagens sociais usadas pelos professores, percebemos um sentido negativo de qualidade atribuído por todos eles à educação científica. Assim, os professores enunciam o que seria a suposta qualidade por meio do discurso sobre sua falta. Identificamos tensões que problematizam suas perspectivas de qualidade acerca do currículo, do trabalho docente, da aprendizagem, das tecnologias e da legislação educacional.
Palavras-chave: Ensino de ciências. Professores. Análise do discurso. Qualidade de ensino.
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391 0 bytes Ciência & Educação, v. 17, n. 2, p. 269-288, 2011 |
Categoria: Química Artigos |
A Retórica da Linguagem Científica em Atividades Didáticas no Ensino Superior de Química |
Versão: 2011 Atualização: 24/7/2013 |
Descrição:
OLIVEIRA, Jane Raquel Silva de; QUEIROZ, Salete Linhares.
Este trabalho faz parte de uma pesquisa que teve como objetivo analisar as contribuições de atividades didáticas sobre características retóricas da linguagem científica no sentido de desenvolver nos estudantes de graduação habilidades de identificação de tais estratégias e de leitura crítica de textos científicos da área de química. Para tal, elaboramos um material didático sobre características retóricas dos textos científicos e o utilizamos em atividades realizadas em uma disciplina de Química Orgânica de um Curso de Bacharelado em Química. Neste artigo descrevemos a aplicação de tais atividades e analisamos, sob a perspectiva teórica dos estudos de Latour, Campanario e Coracini, as produções escritas dos estudantes nos exercícios propostos. Concluímos que as atividades estimularam os estudantes a ler e analisar os textos científicos de uma forma menos ingênua, reconhecendo as estratégias de persuasão e os elementos de subjetividade como características do discurso da ciência e posicionando-se criticamente diante de tais aspectos.
Palavras-chave: Linguagem científica. Retórica. Atividades didáticas. Ensino superior. Química.
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438 0 bytes ALEXANDRIA, v.4, n.1, p.89-115, maio 2011 |
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