Categoria: Química Artigos |
Compreensões e Significados sobre o PIBID para a Melhoria da Formação de Prof. de Química... |
Versão: Atualização: 17/12/2012 |
Descrição:
PAREDES, Giuliana Gionna O.; GUIMARÃES, Orliney M.
O texto traz as compreensões e os significados sobre o Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para a melhoria da formação inicial de professores de biologia, física e química em uma universidade do estado do Paraná. Constatou-se que o PIBID é compreendido para a melhoria da formação inicial de professores como um espaço que possibilita a integração entre universidade-escola, oportunizando aos futuros professores o entendimento e a reflexão sobre a profissão docente e também sobre a realidade escolar, por meio do desenvolvimento de unidades didáticas que priorizam a inserção de diferentes materiais e abordagens didáticas inovadoras no ensino de ciências, defendidas pelas pesquisas sobre o ensino de ciências, como o uso da história e filosofia da ciência (HFC), abordagem ciência-tecnologia-sociedade (CTS) e das novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC) no ensino de ciências, considerando a escola da educação básica como campo de investigação e aplicação dessas estratégias.
Palavras-chave: Formação de professores. PIBID. Ensino de ciências.
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551 756 bytes QNEsc, Vol. 34, N° 4, p. 266-277, NOVEMBRO 2012. http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_4/ |
Categoria: Química Artigos |
Resignificação curricular: contribuições da Investigação Temática e da Análise Textual Discursiva |
Versão: 2008 Atualização: 7/8/2013 |
Descrição:
TORRES, Juliana Rezende; et al.
O trabalho busca refletir criticamente o processo de obtenção de temas estruturadores de currículos críticos, por meio da utilização da Investigação Temática articulada à Análise Textual Discursiva. Os procedimentos da Análise Textual Discursiva, associados às etapas da Investigação Temática, favoreceram a sistematização do processo de interpretação do conhecimento dos sujeitos envolvidos nessa investigação. Além de relacionarmos as etapas levantamento preliminar da realidade e unitarização, escolha das situações significativas/diálogos descodificadores e categorização, redução temática/sala de aula e comunicação, entendemos que a Análise Textual Discursiva pode estar presente em cada uma das etapas da Investigação Temática. A vinculação de uma “estratégia” de estruturação de programas escolares a uma metodologia de análise de dados possibilitou o desenvolvimento de um trabalho de formação de professores, cuja finalidade era discutir como organizar o currículo escolar de forma a romper com a hegemonia conteudista que desconsidera os problemas sociais da realidade dos estudantes.
Palavras chave: Paulo Freire. Formação de professores. Currículo. Investigação temática. Análise textual discursiva.
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581 0 bytes Rbpec, Vol. 8 N 2, 2008 |
Categoria: Química Artigos |
Saberes Populares Fazendo-se Saberes Escolares: Um Estudo Envolvendo a Produção Artesanal do Pão |
Versão: 2011 Atualização: 24/10/2011 |
Descrição:
VENQUIARUTO, Luciana D.; DALLAGO, Rogério M.; VANZETO, Jenifer; DEL PINO, José Claudio. Saberes Populares Fazendo-se Saberes Escolares: Um Estudo Envolvendo a Produção Artesanal do Pão. Qnesc, Vol. 33, N° 3, AGOSTO 2011.
Neste artigo, apresentaremos os resultados de uma pesquisa que investigou os saberes populares relacionados ao preparo artesanal do pão. O presente trabalho foi desenvolvido na tentativa de transformar os saberes populares de um determinado grupo social em saberes que façam parte do currículo escolar. A parte empírica desenvolveu-se a partir de entrevistas semiestruturadas com um grupo de pequenas agricultoras do norte do estado do Rio Grande do Sul, que detém conhecimentos sobre o processo de fabricação do pão. A interlocução com essas informantes possibilitou reflexões acerca desta investigação e estas, por sua vez, propiciaram a construção de atividades experimentais a serem desenvolvidas no âmbito escolar, no caso específico, experimentos envolvendo cinética química e densidade.
Palavras-chave: Saberes populares. Pão. Cinética química. Densidade.
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538 0 bytes Qnesc, Vol. 33, N° 3, AGOSTO 2011 |
Categoria: Química Artigos |
A Construção de Sentidos para o Termo Ensino por Investigação no Contexto de um Curso de Formação |
Versão: Atualização: 24/7/2013 |
Descrição:
SÁ, Eliane Ferreira de; LIMA, Maria Emília Caixeta de Castro; AGUIAR JR; Orlando.
Neste trabalho apresentamos uma análise do esforço despendido por um grupo de tutores e coordenadores de um curso de pós-graduação lato senso em ensino de ciências envolvidos com a necessidade de compartilhar sentidos para o termo ensino por investigação. Para isso, analisamos os dados gerados a partir de notas pessoais de reuniões desse grupo ao longo de dois anos, de entrevistas realizadas com os tutores e da gravação de uma reunião do grupo que tratou especificamente do tema. Recorremos à Teoria da Enunciação de Bakhtin para compreender os sentidos postos em circulação pelos participantes, considerando-se as posições de cada um e as condições concretas da enunciação. Nossos resultados apontam as tensões que emergem das interações entre os sujeitos, marcadas por movimentos de consensos e dissensos. Permitem, ainda, caracterizar uma determinada perspectiva sobre ensino por investigação, assumida por este grupo, no contexto do trabalho de formação de professores de ciências.
Palavras chaves: Ensino por investigação. Formação de professores. Construção de sentidos. Teoria da enunciação.
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1061 1.96 KB IENCI – V16(1), pp. 79-102, 2011 |
Categoria: Química Artigos |
Diferentes Olhares Acerca da Transposição Didática |
Versão: 2011 Atualização: 24/7/2013 |
Descrição:
NEVES, Késia Caroline Ramires.
O presente artigo trata do conceito de transposição didática, tomando como referência a obra de Yves Chevallard, La transposición didáctica: del saber sabio al saber enseñado (2005). Comparamos as abordagens constantes em vários trabalhos, entre teses, dissertações e artigos, e discutimos os múltiplos olhares acerca do processo de transposição didática. Elas mostram que não estão bem definidas as conceituações apresentadas, dando margem a dubiedade e discussões. Algumas diferenças advêm das particulares áreas de conhecimento dos autores, distintas da matemática, outras são inerentes à sedimentação das ideias constantes em Chevallard (2005), obra que serviu de referência bibliográfica para a maioria dos trabalhos estudados.
Palavras-chave: Transposição didática. Transposição didática interna. Transposição didática externa.
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560 0 bytes IENCI – V16(1), pp. 103-115, 2011 |
Categoria: Química Artigos |
A Discussão de Controvérsias Sociocientíficas na Formação de Professores |
Versão: 2011 Atualização: 25/7/2013 |
Descrição:
GALVÃO, Cecília Galvão; REIS, Pedro; FREIRE, Sofia.
A promoção da compreensão da natureza da ciência constitui um dos eixos fundamentais dos currículos de ciências actuais, procurando que os alunos entendam a produção do conhecimento científico e tomem decisões sobre assuntos de base científica com impacto directo na sua vida. Contudo, a investigação demonstra que os professores não integram esta vertente no seu ensino, comprometendo as aprendizagens dos alunos sobre esta temática. Num outro sentido, a investigação atribui potencialidades à discussão de assuntos sociocientíficos controversos na escola na construção de uma imagem de ciência mais real. Com este estudo, pretende-se compreender como é que um conjunto de 29 professores-formandos, de um mestrado em Educação, avalia as potencialidades deste tipo de metodologia. Apesar das avaliações bastante positivas, constata-se a necessidade de continuar a apoiar estes professores na implementação destas actividades com os seus alunos de modo a desenvolverem o conhecimento necessário à sua implementação.
Palavras-chave: Formação de professores. Ensino de Ciências. Discussão. Controvérsias sociocientíficas.
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980 0 bytes Ciência & Educação, v. 17, n. 3, p. 505-522, 2011 |
Categoria: Química Artigos |
Educação Ambiental, Sustentabilidade e Ciência: o papel da mídia na difusão de conhecimentos cientí |
Versão: 2011 Atualização: 24/7/2013 |
Descrição:
SULAIMAN, Samia Nascimento.
São problemas de ordem ambiental: aquecimento global, mudanças climáticas, escassez de recursos naturais, resíduo. Em resposta, têm sido gerados novos saberes no campo da ciência, tecnologia e educação chamada ambiental de modo a se proporem alternativas para que o homem possa relacionar-se com o ambiente de maneira sustentável, e a mídia tem contribuído sobremaneira na veiculação desses conhecimentos. Na imprensa escrita, revistas e jornais têm criado seções, suplementos, cadernos tematizando educação e meio ambiente. Produzida pela revista Carta Capital, desde 2006, a revista Carta na Escola busca difundir “atualidades em sala de aula”, e de setembro de 2007 a agosto de 2008 publicou a série “Sustentabilidade na Escola”, com dez artigos relacionando sustentabilidade, ciência e educação. A partir do referencial teórico-metodológico da análise dialógica do discurso, este artigo analisa o discurso da sustentabilidade baseado na difusão de conhecimentos científicos, proposto nessa série, e sua limitação enquanto estratégia de educação ambiental.
Palavras-chave: Sustentabilidade. Ciência. Educação ambiental. Mídia. Informação.
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500 0 bytes Ciência & Educação, v. 17, n. 3, p. 645-662, 2011 |
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