Categoria: Química Artigos |
Uso de tecnologias de informação e comunicação no ensino de química no ensino médio |
Versão: 2009 Atualização: 7/8/2013 |
Descrição:
MATHIAS, Gisele Nanini; BISPO, Márcia Léa Pagani; AMARAL, Carmem Lúcia Costa.
VII Enpec - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - Florianópolis, 2009.
Este trabalho apresenta uma pesquisa com utilização de um objeto de aprendizagem sobre estrutura atômica, junto a alunos da 1a série do Ensino Médio, de uma escola pública de Ribeirão Pires, São Paulo. Com o objetivo de investigar a contribuição das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino de Química, os alunos fizeram uso de um objeto de aprendizagem e foram avaliados quanto aos conhecimentos adquiridos antes e após a utilização dessa estratégia. Os resultados observados mostraram a eficiência do uso da TIC como facilitadora do processo ensino e aprendizagem, tanto no que se refere aos conhecimentos adquiridos, quanto à motivação dos alunos. Em uma sociedade na qual é constante a presença da tecnologia, é necessário que ela seja incorporada à Educação, pois pode contribuir de forma significativa a este processo.
Palavras-chave: Tecnologia de Informação e Comunicação. Objeto de Aprendizagem. Ensino de Química.
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3955 0 bytes VII Enpec - Florianópolis |
Categoria: Química Artigos |
Algo Aqui Não Cheira Bem... A Química do Mau Cheiro |
Versão: 2011 Atualização: 24/7/2013 |
Descrição:
SILVA, Vitor de Almeida; BENITE, Anna Maria Canavarro; SOARES, Márlon Herbert Flora Barbosa
O presente trabalho busca explorar o universo dos odores como uma forma de oferecer aos professores de ciências uma nova maneira de contextualizar alguns temas da química, explorando, para isso, o sistema olfativo. Culturalmente, associamos o mau cheiro a situações que nos alertam perigo ou a fenômenos que exigem grande cautela. Geralmente essas sensações de estresse psicológico fazem com que o nosso cérebro memorize o odor que está associado a tais situações. Ao relembrar do odor, lembramo-nos do momento vivido e procuramos evitá-lo novamente. É exatamente esse processo de significância que o odor atribui a um momento de estresse ou perigo que o artigo explora que auxiliará na abordagem de conteúdos de ciências. Por meio do olfato, espera-se desenvolver melhor o campo dos modelos mentais pela sensação que o odor é capaz de provocar, desmistificando a ideia de que os experimentos visuais são o tipo que mais apresentam significância aos experimentos de ciências.
Palavras-chave: Mau cheiro. Sistema olfativo. Ensino de química.
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739 0 bytes Qnesc, Vol. 33, N. 1, fev. 2011 |
Categoria: Química Artigos |
Ensino Experimental de Química: Uma Abordagem Investigativa Contextualizada |
Versão: 2010 Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
FERREIRA, Luiz Henrique; HARTWIG, Dácio Rodney; OLIVEIRA, Ricardo Castro de.
Neste trabalho, apresentamos resultados obtidos a partir de uma atividade experimental de Química desenvolvida por meio da abordagem investigativa. Os alunos receberam um texto envolvendo uma contextualização e um problema que somente poderia ser resolvido experimentalmente, na completa ausência de qualquer roteiro previamente fornecido. A resolução deveria ser desenvolvida por meio do conteúdo conceitual e procedimental correspondentes, que foram explicados e discutidos antes do experimento. Os alunos trabalharam em pequenos grupos que deveriam propor um procedimento experimental para resolver o problema. Ao término do experimento, redigiram individualmente um relatório com os seguintes itens: título, objetivo, material, procedimento experimental, resultados e discussão e conclusão.
Palavras-chave: Ensino. Atividade experimental. Abordagem investigativa.
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717 0 bytes Qnesc, Vol. 32, N° 2 , MAIO 2010. |
Categoria: Química Artigos |
Educação Ambiental em uma Abordagem Interdisciplinar e Contextualizada por meio das Disciplinas Quím |
Versão: 2010 Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
RUA, Emílio R.; SOUZA, Paulo Sérgio Alves de.
Apresentamos neste trabalho o relato de um projeto interdisciplinar que envolveu as disciplinas Química e Estudos Regionais do curso Técnico em Administração de Empresas. A Baía de Guanabara foi o pano de fundo para que os alunos, a partir da realidade de um ecossistema ambientalmente degradado, discutissem as causas e possíveis soluções de curto, médio e longo prazos para o equacionamento do problema. Essa abordagem permitiu, por meio do diálogo entre conceitos das duas disciplinas, a difusão da educação ambiental entre os alunos, bem como o desenvolvimento de uma sensibilidade socioambiental, indispensável a um futuro Técnico em Administração de Empresas.
Palavras-chave: Educação Ambiental. Contextualização. Interdisciplinaridade.
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568 0 bytes Qnesc, Vol. 32, N° 2 , MAIO 2010. |
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