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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Os Alótropos do Estanho: Ocorrências do Estanho α e as Novas Soldas sem Chumbo Usadas em Eletrô Popular Versão: 
Atualização:  7/8/2013
Descrição:
FIORUCCI, Antonio Rogério; FILHO, Edemar Benedetti; OLIVEIRA, Noé

Traz a discussão das características da química do estanho pouco ou superficialmente abordada nos livros textos de química, a transição de fase da sua forma alotrópica a para b. São discutidas as propriedades dos alótropos a e b do estanho, fornecendo subsídios para que esse elemento possa ser mais um exemplo didático do fenômeno de alotropia nas aulas de química. Também é mostrada a correlação da ocorrência dessa transição alotrópica em algumas soldas de estanho sem chumbo recentemente introduzidas em produtos eletrônicos. Alguns avanços no desenvolvimento dessas novas ligas sem chumbo usadas como soldas na indústria de eletrônicos e os desafios para sua efetiva utilização são apontados.

Palavras-chave: Estanho. Alotropia. Soldas sem chumbo.

Downloads 827  827  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma QNEsc, Vol. 34, N° 3, p. 124-130, AGOSTO 2012  Site http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_3/
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Os Fulerenos e sua espantosa geometria molecular Popular Versão: 
Atualização:  7/8/2013
Descrição:
ROCHA-FILHO, Romeu C.

Este artigo fala da história e das repercussões da descoberta de novas formas alotrópicas moleculares do carbono, uma delas no formato de uma bola de futebol.

Palavras-chave: Fulerenos. Alótropos do Carbono. Prêmio Nobel.

Downloads 1449  1449  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Qnesc, n° 4, nov. 1996  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Os Níveis de Representação no Ensino de Química e as Categorias da Semiótica de Peirce Popular Versão: 2011
Atualização:  7/8/2013
Descrição:
WARTHA, Edson José; REZENDE, Daisy de Brito

Este trabalho apresenta um panorama das pesquisas em Educação Química que tratam da questão da representação do conhecimento químico. Focalizamos nosso estudo naqueles trabalhos que contemplam o modelo dos três diferentes níveis do conhecimento químico propostos por Alex Johnstone, procurando realizar uma reflexão sobre esses estudos ao mesmo tempo em que procuramos estabelecer algumas relações da representação do conhecimento químico com a teoria da Semiótica de Charles Sanders Peirce.

Palavras-chave: Níveis de representação do conhecimento químico. Semiótica. Ensino de Química.

Downloads 841  841  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – 16(2), pp. 275-290, 2011  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Poliuretano: De Travesseiros a Preservativos, um Polímero Versátil Popular Versão: 2009
Atualização:  7/8/2013
Descrição:
CANGEMI, José Marcelo; SANTOS, Antonia Marli dos; CLARO NETO, Salvador

Desde que Otto Bayer, em 1937, produziu industrialmente os primeiros polímeros a partir de reações com ligações uretanas, a quantidade de materiais desenvolvidos com esse tipo de polimerização cresceu enormemente, a ponto de abranger diferentes segmentos de aplicação nos mais variados ramos da indústria, ocupando atualmente a sexta posição entre os plásticos mais vendidos no mundo. A aplicação mais recente, que vem sendo estudada por diversos pesquisadores, é a utilização do poliuretano como biomaterial. Utilizando-o como tema, espera-se contribuir para a formação de alunos e professores não somente do ponto de vista de conceitos químicos, mas também para a formação do cidadão, já que assuntos atuais como versatilidade do material, toxicidade das matérias-primas, custo e problemas socioambientais serão abordados no trabalho.

Palavras-chave: Poliuretano. Polímero. Biomater.

Downloads 929  929  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Qnesc, V. 31, n. 3, ago. 2009.  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Pesquisa em Ensino de Ciências como Ciências Humanas Aplicadas Popular Versão: 2004
Atualização:  7/8/2013
Descrição:
DELIZOICOV, Demétrio

Através de aspectos relacionados à área de ensino de ciências, tais como existência de cursos e programas de pós-graduação, de periódicos especializados na publicação de resultados de pesquisas e de eventos científicos específicos, constata-se que esta constitui um campo social de produção de conhecimento. A partir de dados contidos em trabalhos que têm como objeto de análise dissertações e teses em ensino de ciências defendidas no Brasil, desde 1972, argumenta-se que o campo se organiza em coletivos de pensamento afinados com os das ciências humanas que investigam problemas relativos à disseminação sistematizada de conhecimentos científicos, que é caracterizada como um processo complexo de interação entre três grandes círculos sócioculturais. Problematizam-se pontos desta dinâmica de pesquisa que estabelece comunicações intracoletivos e intercoletivos, sendo estas últimas constituídas por amplo espectro, cuja variação vai desde uma sintonia bastante ajustada, até praticamente uma ausência de ressonância. Considerando-se essa produção plural, propostas são apresentadas com a finalidade de se efetivar uma maior aproximação dos problemas investigados pelo campo com aqueles enfrentados pelo ensino de ciências nas escolas brasileiras.

Palavras-chave: Teses e dissertações em ensino de ciências. Coletivos de pensamento. Impacto da pesquisa em ensino de ciências.

Downloads 569  569  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad. Bras. Ens. Fís., v. 21: p. 145-175, ago. 2004  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Por que Foi Mesmo que a Gente Foi Lá?: Uma Investigação sobre os Objetivos dos Professores ao Visita Popular Versão: 2011
Atualização:  7/8/2013
Descrição:
Por que Foi Mesmo que a Gente Foi Lá?: Uma Investigação sobre os Objetivos dos Professores ao Visitar o Parque da Ciência Newton Freire-Maia WOLINSKI, Alan Eduardo; AIRES, Joanez; GIOPPO, Christiane Gioppo; GUIMARÃES, Orliney.

Este estudo investigou a utilização do Parque da Ciência Newton Freire-Maia, um espaço de divulgação científica na região de Curitiba (PR), por professores e estudantes do ensino médio oriundos de colégios de autarquia estadual e privada. Dois questionários foram aplicados, um para professores e outro para estudantes, após a visita a esse parque com o objetivo de identificar se o professor estabeleceu e explicitou os objetivos para a visita. Os estudantes mostraram dificuldades para entender os objetivos da atividade fora da sala de aula, e isso nos permitiu perceber que há necessidade de mencionar claramente tais objetivos no planejamento por parte dos professores, além de planejar atividades preliminares e posteriores à atividade de forma que haja continuidade do trabalho após a visita no retorno ao ambiente escolar.

Palavras-chave: Centros de ciência. Educação não formal. Alfabetização científica.

Downloads 450  450  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Qnesc, Vol. 33, N° 3, AGOSTO 2011.  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Problematizando a imagem do cientista em sala de aula: um relato de experiência didática no Ens Médi Popular Versão: 2011
Atualização:  7/8/2013
Descrição:
SILVA, Boniek Venceslau da Cruz. Problematizando a imagem do cientista em sala de aula: um relato de experiência didática no Ensino Médio. Ciência em Tela, Vol. 4, N° 1, 2011.

Este trabalho apresenta um relato de estratégia didática desenvolvida com alunos do Ensino Médio de uma escola pública do estado do Rio Grande do mapeamento da noção que aquele grupo de alunos possuía sobre a imagem do cientista e a problematização dessas concepções. Pode-se observar que o júri simulado é uma ferramenta didática interessante no trabalho das concepções de ciências dos alunos.

Palavras-chave: Ensino de Ciências. Natureza da Ciência. Cientista.

Downloads 558  558  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência em Tela, Vol. 4, N° 1, 2011.  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Produção coletiva e inovação curricular como mediação da formação continuada de professores Popular Versão: 2004
Atualização:  7/8/2013
Descrição:
MALDANER, Otavio Aloisio

Sabe-se que os professores da Área de Ciências Naturais e suas Tecnologias, de forma geral, apresentam uma visão de currículo de ensino muito próximo de sua vivência na formação escolar e universitária. Manifestam, em geral, uma grande preocupação com os conteúdos científicos, transmitidos como verdades científicas, e dão pouca atenção ao saber de professor fora dos próprios conteúdos da ciência que ensinam. Isso pode estar ocorrendo porque nas licenciaturas costumam estar presentes duas esferas estanques de formação: uma em que a preocupação é com os conteúdos científicos e outra com os princípios psicopedagógicos. Dessa forma não se dá a mediação para a constituição do saber pedagógico dos conteúdos. Esta é uma nova síntese que pode ser realizada desde que se supere a prática tradicional de formação nas licenciaturas. Constituir os professores no saber pedagógico dos conteúdos é um processo mediado, como todo o processo formativo, em que são importantes as vivências culturais e os princípios teóricos dos mais diferentes campos do conhecimento humano; na interação desses dois níveis de saber acontecem as significações desejadas e um novo nível de conhecimento. A pesquisa realizada até aqui mostra que as interações produzidas na reorganização curricular de Ciências, envolvendo três grupos de sujeitos - professores formadores de universidades, professores de escolas e estudantes das licenciaturas -, permitem a formação continuada de todos, além de produzir material didático-pedagógico de grande valor formativo. O processo é eficaz se tiver continuidade no tempo, contemplar as assimetrias adequadas nas interações, contemplar o objeto de estudo com um bom referencial teórico.

Palavras-chave: Criação curricular. Formação professores. Pesquisa e formação. Histórico-cult.

Downloads 556  556  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Anped V. 2004.  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Promovendo aprendizagem de conceitos e de representações pictóricas em Química com uma ferramenta de Popular Versão: 2005
Atualização:  7/8/2013
Descrição:
SANTOS, Flávia M. T. Santos; GRECA, Ileana M.

Neste artigo relatamos uma experiência de utilização de um software de simulação Monte Carlo, no tópico Interações Intermoleculares da disciplina de Química Geral I, com alunos dos cursos de Química (licenciatura e bacharelado) e Farmácia da ULBRA. Analisamos as dificuldades e os ganhos conceituais e representacionais, focando fundamentalmente os conceitos envolvidos nos sistemas propostos e as representações pictóricas elaboradas pelos estudantes universitários. Os resultados parecem indicar uma certa melhoria na representação pictórica e na parte conceitual, sendo que os estudantes que têm algum domínio conceitual apresentam um avanço mais acentuado que aqueles estudantes que não apresentam nenhum domínio conceitual.

Palavras-chaves: Conceitos químicos. Representações pictóricas. Uso de ferramentas de simulação.

Downloads 465  465  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias,   Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Qualidade da Educação Científica na Voz dos Professores Popular Versão: 2011
Atualização:  7/8/2013
Descrição:
REZENDE, Flavia; DUARTE, Márcia Sampaio; SCHWARTZ, Luziane Beyruth; CARVALHO, Roberta Comissanha de

O objetivo desta pesquisa foi investigar os sentidos de qualidade atribuídos por professores do Ensino Médio ao ensino de ciências. O estudo baseia-se em um grupo focal realizado com nove professores das ciências naturais e de matemática de escolas públicas e privadas da cidade do Rio de Janeiro. A análise do discurso dos professores baseou-se na perspectiva sociocultural de Wertsch, que integra os conceitos fundamentais da filosofia da linguagem de Bakhtin. Inventariamos perspectivas de qualidade presentes nos discursos dos professores e seu diálogo com diferentes linguagens sociais. Apesar das diferenças entre contextos educacionais e linguagens sociais usadas pelos professores, percebemos um sentido negativo de qualidade atribuído por todos eles à educação científica. Assim, os professores enunciam o que seria a suposta qualidade por meio do discurso sobre sua falta. Identificamos tensões que problematizam suas perspectivas de qualidade acerca do currículo, do trabalho docente, da aprendizagem, das tecnologias e da legislação educacional.

Palavras-chave: Ensino de ciências. Professores. Análise do discurso. Qualidade de ensino.

Downloads 397  397  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência & Educação, v. 17, n. 2, p. 269-288, 2011  Site 
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