Categoria: Química Artigos |
Pesquisa em Ensino de Ciências como Ciências Humanas Aplicadas |
Versão: 2004 Atualização: 7/8/2013 |
Descrição:
DELIZOICOV, Demétrio
Através de aspectos relacionados à área de ensino de ciências, tais como existência de cursos e programas de pós-graduação, de periódicos especializados na publicação de resultados de pesquisas e de eventos científicos específicos, constata-se que esta constitui um campo social de produção de conhecimento. A partir de dados contidos em trabalhos que têm como objeto de análise dissertações e teses em ensino de ciências defendidas no Brasil, desde 1972, argumenta-se que o campo se organiza em coletivos de pensamento afinados com os das ciências humanas que investigam problemas relativos à disseminação sistematizada de conhecimentos científicos, que é caracterizada como um processo complexo de interação entre três grandes círculos sócioculturais. Problematizam-se pontos desta dinâmica de pesquisa que estabelece comunicações intracoletivos e intercoletivos, sendo estas últimas constituídas por amplo espectro, cuja variação vai desde uma sintonia bastante ajustada, até praticamente uma ausência de ressonância. Considerando-se essa produção plural, propostas são apresentadas com a finalidade de se efetivar uma maior aproximação dos problemas investigados pelo campo com aqueles enfrentados pelo ensino de ciências nas escolas brasileiras.
Palavras-chave: Teses e dissertações em ensino de ciências. Coletivos de pensamento. Impacto da pesquisa em ensino de ciências.
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614 0 bytes Cad. Bras. Ens. Fís., v. 21: p. 145-175, ago. 2004 |
Categoria: Química Artigos |
Poliuretano: De Travesseiros a Preservativos, um Polímero Versátil |
Versão: 2009 Atualização: 7/8/2013 |
Descrição:
CANGEMI, José Marcelo; SANTOS, Antonia Marli dos; CLARO NETO, Salvador
Desde que Otto Bayer, em 1937, produziu industrialmente os primeiros polímeros a partir de reações com ligações uretanas, a quantidade de materiais desenvolvidos com esse tipo de polimerização cresceu enormemente, a ponto de abranger diferentes segmentos de aplicação nos mais variados ramos da indústria, ocupando atualmente a sexta posição entre os plásticos mais vendidos no mundo. A aplicação mais recente, que vem sendo estudada por diversos pesquisadores, é a utilização do poliuretano como biomaterial. Utilizando-o como tema, espera-se contribuir para a formação de alunos e professores não somente do ponto de vista de conceitos químicos, mas também para a formação do cidadão, já que assuntos atuais como versatilidade do material, toxicidade das matérias-primas, custo e problemas socioambientais serão abordados no trabalho.
Palavras-chave: Poliuretano. Polímero. Biomater.
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1022 0 bytes Qnesc, V. 31, n. 3, ago. 2009. |
Categoria: Química Artigos |
Produção coletiva e inovação curricular como mediação da formação continuada de professores |
Versão: 2004 Atualização: 7/8/2013 |
Descrição:
MALDANER, Otavio Aloisio
Sabe-se que os professores da Área de Ciências Naturais e suas Tecnologias, de forma geral, apresentam uma visão de currículo de ensino muito próximo de sua vivência na formação escolar e universitária. Manifestam, em geral, uma grande preocupação com os conteúdos científicos, transmitidos como verdades científicas, e dão pouca atenção ao saber de professor fora dos próprios conteúdos da ciência que ensinam. Isso pode estar ocorrendo porque nas licenciaturas costumam estar presentes duas esferas estanques de formação: uma em que a preocupação é com os conteúdos científicos e outra com os princípios psicopedagógicos. Dessa forma não se dá a mediação para a constituição do saber pedagógico dos conteúdos. Esta é uma nova síntese que pode ser realizada desde que se supere a prática tradicional de formação nas licenciaturas. Constituir os professores no saber pedagógico dos conteúdos é um processo mediado, como todo o processo formativo, em que são importantes as vivências culturais e os princípios teóricos dos mais diferentes campos do conhecimento humano; na interação desses dois níveis de saber acontecem as significações desejadas e um novo nível de conhecimento. A pesquisa realizada até aqui mostra que as interações produzidas na reorganização curricular de Ciências, envolvendo três grupos de sujeitos - professores formadores de universidades, professores de escolas e estudantes das licenciaturas -, permitem a formação continuada de todos, além de produzir material didático-pedagógico de grande valor formativo. O processo é eficaz se tiver continuidade no tempo, contemplar as assimetrias adequadas nas interações, contemplar o objeto de estudo com um bom referencial teórico.
Palavras-chave: Criação curricular. Formação professores. Pesquisa e formação. Histórico-cult.
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592 0 bytes Anped V. 2004. |
Categoria: Química Artigos |
Freire e Vygotsky: um diálogo com pesquisas e sua contribuição na educação em ciências |
Versão: Atualização: 2/8/2013 |
Descrição:
GEHLEN, Simoni Tormöhlen; MALDANER, Otavio Aloisio; DELIZOICOV, Demétrio. Freire e Vygotsky: um diálogo com pesquisas e sua contribuição na educação em ciências. Pro-Posições, Campinas, v. 21, n. 1, Apr. 2010 .
O presente estudo constitui-se numa revisão de trabalhos que tomam como objeto de pesquisa as interlocuções entre o pensamento de Freire e Vygotsky na educação escolar, com o objetivo de explicitar os principais elementos explorados nessas articulações. Metodologicamente, a pesquisa compreende uma revisão em atas de eventos da área de Educação e Educação em Ciências e, mediante o emprego da Análise Textual Discursiva, examina as seguintes articulações entre as ideias de Freire e Vygotsky: linguagem, concepção de conhecimento e mediação. Sinaliza-se que os estudos identificados não dão a devida atenção à problematização, categoria fundamental em Freire, assim como pouco exploram a significação conceitual baseada em Vygotsky. Essas categorias podem contribuir no envolvimento e no nível de aprendizagem dos estudantes da Educação Básica, para as mudanças necessárias no Ensino de Ciências.
Palavras-chave: Freire e Vygotsky. Ensino de Ciências. Problematização. Significação conceitual.
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654 1.96 KB Pro-Posições, Campinas, v. 21, n. 1, Apr. 2010 |
Categoria: Química Artigos |
A Química dos Agrotóxicos |
Versão: 2012 Atualização: 17/12/2012 |
Descrição:
BRAIBANTE, Mara Elisa F.; ZAPPE, Janessa Aline
Este trabalho descreve a história dos agrotóxicos e sua relação com os conteúdos de química, bem como as consequências de sua utilização no meio ambiente e para a saúde do trabalhador. Ao longo dos tempos, o homem sempre procurou maneiras de combater as pragas que afetam suas plantações, utilizando desde os rituais religiosos até o julgamento de pragas em tribunais eclesiásticos. Produtos químicos utilizados na agricultura para controlar pragas e doenças de plantas, os agrotóxicos são consequentemente os responsáveis pelo aumento da produção agrícola e pelo crescimento da população. Entretanto, podem causar doenças e intoxicações se forem utilizados sem os cuidados necessários, como os equipamentos de proteção individual. Por isso, a conscientização dos estudantes acerca das implicações da utilização dos agrotóxicos e sua relação com os conteúdos de química estudados no ensino médio tornam-se importantes para a formação de cidadãos conscientes e participantes na sociedade.
Palavras-chave: Agrotóxicos. Ensino de química. Meio ambiente.
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815 0 bytes QNEsc, Vol. 34, No 1, Fevereiro, 2012 http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_1/ |
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