Educadores

Ínicio : Química : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Notas (Do pior para o melhor avaliado)

Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Freire e Vygotsky: um diálogo com pesquisas e sua contribuição na educação em ciências Popular Versão: 
Atualização:  2/8/2013
Descrição:
GEHLEN, Simoni Tormöhlen; MALDANER, Otavio Aloisio; DELIZOICOV, Demétrio. Freire e Vygotsky: um diálogo com pesquisas e sua contribuição na educação em ciências. Pro-Posições, Campinas, v. 21, n. 1, Apr. 2010 .

O presente estudo constitui-se numa revisão de trabalhos que tomam como objeto de pesquisa as interlocuções entre o pensamento de Freire e Vygotsky na educação escolar, com o objetivo de explicitar os principais elementos explorados nessas articulações. Metodologicamente, a pesquisa compreende uma revisão em atas de eventos da área de Educação e Educação em Ciências e, mediante o emprego da Análise Textual Discursiva, examina as seguintes articulações entre as ideias de Freire e Vygotsky: linguagem, concepção de conhecimento e mediação. Sinaliza-se que os estudos identificados não dão a devida atenção à problematização, categoria fundamental em Freire, assim como pouco exploram a significação conceitual baseada em Vygotsky. Essas categorias podem contribuir no envolvimento e no nível de aprendizagem dos estudantes da Educação Básica, para as mudanças necessárias no Ensino de Ciências.

Palavras-chave: Freire e Vygotsky. Ensino de Ciências. Problematização. Significação conceitual.

Downloads 608  608  Tamanho do arquivo 1.96 KB  Plataforma Pro-Posições, Campinas, v. 21, n. 1, Apr. 2010  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Atividade motivadora para o aprendizado de conceitos de oxidação e redução Popular Versão: 2012
Atualização:  17/12/2012
Descrição:
MORAES, Sandra Regina; ROCHA, José R. C.

Neste trabalho são apresentados os resultados referentes à aplicação de atividade experimental do processo redox utilizando materiais de fácil acesso. Também é avaliado como o elemento contextualizador auxilia no processo ensino-aprendizagem como um facilitador e motivador do mesmo.

Palavras-chave: Deposição química. Reação de oxi-redução. Processo ensino-aprendizagem. Atividade motivadora.

Downloads 482  482  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma HOLOS, Ano 28, Vol. 4  Site http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/943
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!A Química dos Agrotóxicos Popular Versão: 2012
Atualização:  17/12/2012
Descrição:
BRAIBANTE, Mara Elisa F.; ZAPPE, Janessa Aline

Este trabalho descreve a história dos agrotóxicos e sua relação com os conteúdos de química, bem como as consequências de sua utilização no meio ambiente e para a saúde do trabalhador. Ao longo dos tempos, o homem sempre procurou maneiras de combater as pragas que afetam suas plantações, utilizando desde os rituais religiosos até o julgamento de pragas em tribunais eclesiásticos. Produtos químicos utilizados na agricultura para controlar pragas e doenças de plantas, os agrotóxicos são consequentemente os responsáveis pelo aumento da produção agrícola e pelo crescimento da população. Entretanto, podem causar doenças e intoxicações se forem utilizados sem os cuidados necessários, como os equipamentos de proteção individual. Por isso, a conscientização dos estudantes acerca das implicações da utilização dos agrotóxicos e sua relação com os conteúdos de química estudados no ensino médio tornam-se importantes para a formação de cidadãos conscientes e participantes na sociedade.

Palavras-chave: Agrotóxicos. Ensino de química. Meio ambiente.

Downloads 720  720  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma QNEsc, Vol. 34, No 1, Fevereiro, 2012  Site http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_1/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência–Tecnologia–Sociedade) no contexto d Popular Versão: 2002
Atualização:  7/8/2013
Descrição:
SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; MORTIMER, Eduardo Fleury

Desde a década de sessenta, currículos de ensino de ciências com ênfase em CTS – ciência, tecnologia e sociedade – vêm sendo desenvolvidos no mundo inteiro. Tais currículos apresentam como objetivo central preparar os alunos para o exercício da cidadania e caracterizam-se por uma abordagem dos conteúdos científicos no seu contexto social. No presente artigo, discutimos criticamente os pressupostos desses currículos, de modo a fornecer subsídios para a elaboração de novos modelos curriculares na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias os quais possam contemplar a finalidade da educação básica em preparar o aluno para o exercício consciente da cidadania.

Downloads 590  590  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, V. 2, N.   Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!A contextualização do ensino de Química através do livro didático Popular Versão: 2005
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
WARTHA, Edson José Wartha; ALÁRIO, Adelaide Faljoni

Neste trabalho, apresentamos as diferentes concepções acerca do uso do termo “contextualização” identificadas nos livros didáticos de Química do Ensino Médio. A metodologia utilizada nesta análise procura verificar como o conhecimento químico é contextualizado e a maneira como é tratado e desenvolvido nos atuais livros didáticos de Química.

Palavras-chave: Contextualização. Conhecimento químico. Livro didático.

Downloads 1259  1259  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Qnesc, n. 22, nov. 2005.  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Uso de tecnologias de informação e comunicação no ensino de química no ensino médio Popular Versão: 2009
Atualização:  7/8/2013
Descrição:
MATHIAS, Gisele Nanini; BISPO, Márcia Léa Pagani; AMARAL, Carmem Lúcia Costa.

VII Enpec - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - Florianópolis, 2009.

Este trabalho apresenta uma pesquisa com utilização de um objeto de aprendizagem sobre estrutura atômica, junto a alunos da 1a série do Ensino Médio, de uma escola pública de Ribeirão Pires, São Paulo. Com o objetivo de investigar a contribuição das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino de Química, os alunos fizeram uso de um objeto de aprendizagem e foram avaliados quanto aos conhecimentos adquiridos antes e após a utilização dessa estratégia. Os resultados observados mostraram a eficiência do uso da TIC como facilitadora do processo ensino e aprendizagem, tanto no que se refere aos conhecimentos adquiridos, quanto à motivação dos alunos. Em uma sociedade na qual é constante a presença da tecnologia, é necessário que ela seja incorporada à Educação, pois pode contribuir de forma significativa a este processo.

Palavras-chave: Tecnologia de Informação e Comunicação. Objeto de Aprendizagem. Ensino de Química.

Downloads 3896  3896  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma VII Enpec - Florianópolis  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Algo Aqui Não Cheira Bem... A Química do Mau Cheiro Popular Versão: 2011
Atualização:  24/7/2013
Descrição:
SILVA, Vitor de Almeida; BENITE, Anna Maria Canavarro; SOARES, Márlon Herbert Flora Barbosa

O presente trabalho busca explorar o universo dos odores como uma forma de oferecer aos professores de ciências uma nova maneira de contextualizar alguns temas da química, explorando, para isso, o sistema olfativo. Culturalmente, associamos o mau cheiro a situações que nos alertam perigo ou a fenômenos que exigem grande cautela. Geralmente essas sensações de estresse psicológico fazem com que o nosso cérebro memorize o odor que está associado a tais situações. Ao relembrar do odor, lembramo-nos do momento vivido e procuramos evitá-lo novamente. É exatamente esse processo de significância que o odor atribui a um momento de estresse ou perigo que o artigo explora que auxiliará na abordagem de conteúdos de ciências. Por meio do olfato, espera-se desenvolver melhor o campo dos modelos mentais pela sensação que o odor é capaz de provocar, desmistificando a ideia de que os experimentos visuais são o tipo que mais apresentam significância aos experimentos de ciências.

Palavras-chave: Mau cheiro. Sistema olfativo. Ensino de química.

Downloads 658  658  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Qnesc, Vol. 33, N. 1, fev. 2011  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!As fotonovelas no ensino de química Popular Versão: 2011
Atualização:  24/7/2013
Descrição:
FERREIRA, Wendel Menezes; SILVA, Adjane da Costa Tourinho

Este artigo apresenta uma discussão sobre uma proposta didática desenvolvida com estudantes do 3º ano do nível médio. Os conteúdos de química foram abordados ao longo do processo de produção de fotonovelas envolvendo temas sociocientíficos. A análise do processo aponta para o potencial da estratégia em favorecer o envolvimento dos alunos com as atividades desenvolvidas, contribuindo para o avanço nas discussões de questões sociais aliadas aos conteúdos químicos.

Palavras-chave: Ensino de química. Fotonovelas. Temas sociocientíficos.

Downloads 553  553  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Qnesc, Vol. 33, N. 1, fev. 2011  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Terminologias Químicas em Libras: A Utilização de Sinais na Aprendizagem de Alunos Surdos Popular Versão: 2011
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
SOUSA, Sinval Fernandes de; SILVEIRA, Hélder Eterno da.

No presente trabalho, apresentamos reflexões e apontamentos sobre a utilização de sinais referentes às terminologias químicas na língua brasileira de sinais. O trabalho revela a dificuldade dos professores de química em abordar esse conteúdo para pessoas com deficiência auditiva. Mostra ainda a relação entre intérpretes, professores e alunos surdos, bem como o processo de apropriação e utilização de alguns sinais por alunos surdos em aulas de química na cidade de Uberlândia (MG) e suas relações com os conceitos químicos.

Palavras-chave: Libras. Terminologias químicas. Surdez.

Downloads 791  791  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Qnesc, Vol. 33, N° 1, fev. 2011  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Aula de Química e Surdez: sobre Interações Pedagógicas Mediadas pela Visão Popular Versão: 2011
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
PEREIRA, Lidiane de L. S.; BENITE, Claudio R. Machado; BENITE, Anna M. Canavarro.

Pautados em bases sócio-históricas e culturais, apresentamos uma investigação com elementos de uma pesquisa participante que objetivou estabelecer o diálogo com a cultura surda na aula de química. Nossos resultados permitiram fazer uma proposição, tendo em vista redirecionar a prática pedagógica, admitindo a visão como alicerce da ação mediada.

Palavras-chave: Surdez. Ensino de química. Mediação pedagógica. Recursos visuais.

Downloads 671  671  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Qnesc, Vol. 33, N° 1, fev. 2011  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 (15) 16 17 18 19 »