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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Atividade discursiva nas salas de aula de ciências: uma ferramenta sociocultural para analisar e pla Popular Versão: 
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
MORTIMER, Eduardo Fleury; SCOTT, Phil

Neste trabalho introduz-se uma ferramenta analítica, ou sistema de referência, para analisar maneiras através das quais professores interagem com alunos para promover a construção do significado no plano social das aulas de ciências na escola secundária. O desenvolvimento desse referencial está baseado em teoria sociocultural e cada um de seus cinco aspectos é delineado antes de ser aplicado a uma breve sequência de ensino e aprendizagem de ciências. Alguns pontos fundamentais para o ensino de ciências emergem dessa análise, particularmente em relação ao que foi identificado como o aspecto central da "abordagem comunicativa". Finalmente, discute-se o potencial do referencial como ferramenta de análise e planejamento no contexto do desenvolvimento profissional docente.

Palavras-chave: Atividade discursiva. Aula de Ciências. Abordagem comunicativa.

Downloads 688  688  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI, Setembro de 2002, Volume 7, Número 3  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID94/v7_n3_a2002.pdf
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Articulações entre o enfoque CTS e a pedagogia de Paulo Freire como base para o ensino de ciências Popular Versão: 
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
NASCIMENTO, Tatiana Galieta; LINSINGEN, Irlan von

En este artículo se presentan unas relaciones teóricas entre el enfoque CTS y la filosofía educacional de Paulo Freire. Se explotan tres puntos de convergencia que por supuesto no agotan las posibilidades de articulación entre estas frentes pedagógicas y que no se quedan cerradas en sí mismas sino que dialogan entre sí. Son ellos: (i) el abordaje temática y la selección de los contenidos y materiales didácticos; (ii) la perspectiva interdisciplinar del trabajo pedagógico y el papel de la formación del profesorado; (iii) el papel del educador en el proceso de la enseñanza y aprendizaje, y en la formación para el ejercicio de la ciudadanía. Tenemos en cuenta que la articulacción de estas proposiciones educacionales es una ganancia para los dos: para el enfoque CTS por conferirle una base educacional sólida y coherente (no siempre explícita en el enfoque CTS) y, a la vez, para la pedagogía y método Paulo Freire (y sus desdoblamientos en la enseñanza de las ciencias) por hacer oportuno el abordaje de temas actuales de dimensión social, política y económica, en particular en el ámbito de la enseñanza de la ciencia y la tecnología.

Palabras clave: CTS. Educación progresista de Paulo Freire. Enseñanza de las ciencias. Educación científico-tecnológica. Ciudadanía.

Downloads 2734  2734  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Convergencia, septiembre-diciembre, año/vol. 13, n  Site http://redalyc.uaemex.mx
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Aprendizagem Cooperativa e Ensino de Química – parceria que dá certo Popular Versão: 
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
BARBOSA, Rejane Martins Novais; JÓFILI, Zélia Maria Soares

Os métodos de aprendizagem cooperativa são importantes não só na facilitação do processo ensino-aprendizagem, mas também na formação profissional, preparando cidadãos mais aptos para os trabalhos em equipe e mais comprometidos com os valores sociais e os princípios da solidariedade. Este estudo propõe-se a investigar a influência dos métodos cooperativos no desenvolvimento de atitudes cooperativas entre estudantes do ensino fundamental e superior, com vistas tanto a aprendizagens significativas de química quanto ao desenvolvimento de atitudes éticas relacionadas à essa ciência. Após analisar duas perspectivas teóricas que subsidiam os métodos cooperativos – desenvolvimentista e motivacional –, reforçamos a importância da existência dessa diversidade de perspectivas para permitir um amplo leque de alternativas aos professores. Recomendamos também a utilização combinada de métodos, de forma a contemplar tanto o desenvolvimento cognitivo, quanto a formação ética do cidadão.

Palavras -chave: Aprendizagem cooperativa. Ensino de Química.

Downloads 496  496  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência & Educação, v. 10, n. 1, p. 55-61, 2004  Site http://
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Abordagem temática: desafios na educação de jovens e adultos Popular Versão: 2007
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
MUECHEN, Cristiane; AULER, Décio

São apresentados desafios a serem enfrentados no âmbito de intervenções curriculares balizadas por uma aproximação entre pressupostos do educador brasileiro Paulo Freire e referenciais ligados ao denominado movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). No âmbito destas intervenções situa-se o problema investigado: Quais os possíveis desafios a serem enfrentados quando se buscam configurações curriculares que contemplem o enfoque CTS, através da abordagem de problemas de relevância social junto à Educação de Jovens e Adultos (EJA)? Os objetivos da pesquisa são: identificar e discutir posicionamentos de professores da EJA quanto à utilização de temas/problemas de relevância social em suas aulas e identificar e discutir entraves a serem enfrentados nas instituições escolares. Os resultados da pesquisa estão sintetizados em quatro categorias: a) o reducionismo metodológico, b) o trabalho interdisciplinar; c) a suposta resistência dos alunos à abordagem temática e d) o desenvolvimento de temas polêmicos. No presente trabalho, são apresentadas e analisadas as categorias “b” e “c”.

Palavras-chave: Configurações Curriculares. Abordagem Temática. Enfoque CTS. Educação de Jovens e Adultos.

Downloads 536  536  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma RBPEC, V. 7, N. 3, 2007  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Abordagem de Aspectos Sociocientíficos em Aulas de Ciências: possibilidades e limitações Popular Versão: 
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; MORTIMER, Eduardo Fleury

Neste artigo são apresentados resultados de pesquisa sobre a introdução de aspectos sociocientíficos (ASC) em sala de aula, com o propósito de identificar potencialidades e limitações desse processo e implicações para o currículo e para o processo de formação de professores. A pesquisa se constituiu em um estudo de caso, em que foram produzidos dados a partir de entrevistas, observações registradas em diário de campo e análise de aulas gravadas em vídeo. As aulas gravadas foram transcritas e interações discursivas de episódios de abordagem de ASC foram analisadas. A investigação teve como objetivos a identificação das estratégias e conteúdos explorados pela professora na abordagem de ASC e dos fatores que facilitaram e dificultaram a abordagem desses aspectos. O estudo foi conduzido em uma escola pública do ensino médio em que a professora adotava o livro didático Química na Sociedade. A análise dos dados evidenciou a importância da preparação do professor na condução de discussões de ASC. Há indicadores de que a abordagem de ASC potencializa o aumento de interações dialógicas em sala de aula e facilita a emergência de situações vivenciais dos alunos e a introdução de atitudes e valores em uma perspectiva humanística. O estudo demonstrou também a importância da adoção de estratégias que envolvam os alunos na discussão de ASC, como o uso de debates por meio de questões abertas e o uso de vídeos de temas sociocientíficos. Ao final, defende-se a introdução de ASC como elemento constitutivo dos currículos de ciências no sentido de seu objetivo de formação para a cidadania.

Palavras-chave: Aspecto sociocientífico. Educação científica humanística. Educação para cidadania. Análise de discurso. Formação de professores.

Downloads 541  541  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI - V14(2), pp. 191-218, 2009  Site http://
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!A usabilidade de Carbópolis, um software livre para a educação ambiental Popular Versão: 2004
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
GUTERRES, Juliano de Oliveira; EICHLER, Marcelo Leandro; DEL PINO, José Cláudio Del Pino

Concluída a implementação computacional de Carbópolis, foram desenvolvidas atividades de avaliação da usabilidade do software
em diferentes realidades de escola. Nesse sentido, foram realizados cursos de divulgação do software para professores de escolas públicas e privadas. Posteriormente, foram acompanhadas as transposições realizadas pelos professores. Neste artigo, mostraremos e discutiremos a diversidade contextual e as diferentes propostas de trabalho observadas com o uso do software Carbópolis.

Palavras-chave: Software educacional. Educação ambiental. Formação de professores.

Downloads 651  651  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Tecnologia Educacional, ANO XXXI, N.163/166, 2003/  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!A seleção de experimentos de química pelo professor e o saber profissional Popular Versão: 
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
ASSIS, Alice; LABURÚ, Carlos Eduardo; SALVADEGO, Wanda Naves Cocco

Neste artigo identificam-se os objetivos que três professores de Química do ensino médio dão para a utilização de experimentos nas aulas, baseados nas categorias Motivacional, Funcional, Instrucional e Epistemológica de Laburú (2005). A categoria Instrucional foi demonstrada pelos três professores, a Motivacional por dois desses professores, enquanto as categorias Epistemológica e Funcional apenas por um deles. Concomitantemente, mostra-se que é possível compreender os motivos para cada professor estar assim classificado, tomando como referência a sua relação com o saber profissional, feita a partir de uma leitura particular do referencial teórico de Charlot (2000). Paralelamente, tenta-se mostrar que a análise do problema do malogro da implementação experimental não se reduz a uma simples interpretação negativa, fundamentada no discurso da falta ou da ausência de algo impeditivo dessa prática de ensino.

Downloads 5594  5594  Tamanho do arquivo 1.96 KB  Plataforma Rbpec, V. 9, N. 1, 2009.  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!A Retórica da Linguagem Científica em Atividades Didáticas no Ensino Superior de Química Popular Versão: 2011
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
OLIVEIRA, Jane Raquel Silva de; QUEIROZ, Salete Linhares

Este trabalho faz parte de uma pesquisa que teve como objetivo analisar as contribuições de atividades didáticas sobre características retóricas da linguagem científica no sentido de desenvolver nos estudantes de graduação habilidades de identificação de tais estratégias e de leitura crítica de textos científicos da área de química. Para tal, elaboramos um material didático sobre características retóricas dos textos científicos e o utilizamos em atividades realizadas em uma disciplina de Química Orgânica de um Curso de Bacharelado em Química. Neste artigo descrevemos a aplicação de tais atividades e analisamos, sob a perspectiva teórica dos estudos de Latour, Campanario e Coracini, as produções escritas dos estudantes nos exercícios propostos. Concluímos que as atividades estimularam os estudantes a ler e a analisar os textos científicos de uma forma menos ingênua, reconhecendo as estratégias de persuasão e os elementos de subjetividade como características do discurso da ciência, posicionando-se criticamente diante de tais aspectos.

Palavras-chave: Linguagem científica. Retórica. Atividades didáticas. Ensino superior. Química.

Downloads 2151  2151  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ALEXANDRIA Revista de Educação em Ciência e Tecnol  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!A Química do Refrigerante Popular Versão: 
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
LIMA, Ana Carla da Silva; AFONSO, Júlio Carlos Afonso

Este trabalho aborda a produção de refrigerantes, descrevendo a função de cada um de seus componentes. Sua fabricação exige um rigoroso controle, a fim de assegurar a qualidade de um produto destinado ao consumo humano. O refrigerante também se presta para diversas experiências em sala de aula, envolvendo a análise sensorial, a solubilidade de gases em líquidos e as reações em meio ácido.

Palavras-chave: Refrigerante. Gases. Análise sensorial.

Downloads 1258  1258  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Química Nova na Escola  Site http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc31_3/
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Análise Textual Discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces Popular Versão: 
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo

O artigo, resultado de pesquisa qualitativa de dissertações e relatos de mestres que utilizaram a análise textual discursiva como ferramenta analítica, descreve a análise textual discursiva como procedimento de pesquisa que permite quatro reconstruções concomitantes: 1. do entendimento de ciência e de seus caminhos de produção; 2. do objeto da pesquisa e de sua compreensão; 3. da competência de produção escrita; 4. do sujeito pesquisador. Argumenta-se que a análise textual discursiva cria espaços de reconstrução, envolvendo-se nisto diversificados elementos, especialmente a compreensão da produção de significados sobre os fenômenos investigados e a transformação do pesquisador.

Palavras-chave: Análise textual discursiva. Paradigma emergente. Autoria.

Downloads 563  563  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência & Educação, v. 12, n. 1, p. 117-128, 2006  Site http://
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