Categoria: Química Artigos |
Articulações entre o enfoque CTS e a pedagogia de Paulo Freire como base para o ensino de ciências |
Versão: Atualização: 10/5/2012 |
Descrição:
NASCIMENTO, Tatiana Galieta; LINSINGEN, Irlan von
En este artículo se presentan unas relaciones teóricas entre el enfoque CTS y la filosofía educacional de Paulo Freire. Se explotan tres puntos de convergencia que por supuesto no agotan las posibilidades de articulación entre estas frentes pedagógicas y que no se quedan cerradas en sí mismas sino que dialogan entre sí. Son ellos: (i) el abordaje temática y la selección de los contenidos y materiales didácticos; (ii) la perspectiva interdisciplinar del trabajo pedagógico y el papel de la formación del profesorado; (iii) el papel del educador en el proceso de la enseñanza y aprendizaje, y en la formación para el ejercicio de la ciudadanía. Tenemos en cuenta que la articulacción de estas proposiciones educacionales es una ganancia para los dos: para el enfoque CTS por conferirle una base educacional sólida y coherente (no siempre explícita en el enfoque CTS) y, a la vez, para la pedagogía y método Paulo Freire (y sus desdoblamientos en la enseñanza de las ciencias) por hacer oportuno el abordaje de temas actuales de dimensión social, política y económica, en particular en el ámbito de la enseñanza de la ciencia y la tecnología.
Palabras clave: CTS. Educación progresista de Paulo Freire. Enseñanza de las ciencias. Educación científico-tecnológica. Ciudadanía.
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2756 0 bytes Convergencia, septiembre-diciembre, año/vol. 13, n http://redalyc.uaemex.mx |
Categoria: Química Artigos |
Aprendizagem Cooperativa e Ensino de Química – parceria que dá certo |
Versão: Atualização: 10/5/2012 |
Descrição:
BARBOSA, Rejane Martins Novais; JÓFILI, Zélia Maria Soares
Os métodos de aprendizagem cooperativa são importantes não só na facilitação do processo ensino-aprendizagem, mas também na formação profissional, preparando cidadãos mais aptos para os trabalhos em equipe e mais comprometidos com os valores sociais e os princípios da solidariedade. Este estudo propõe-se a investigar a influência dos métodos cooperativos no desenvolvimento de atitudes cooperativas entre estudantes do ensino fundamental e superior, com vistas tanto a aprendizagens significativas de química quanto ao desenvolvimento de atitudes éticas relacionadas à essa ciência. Após analisar duas perspectivas teóricas que subsidiam os métodos cooperativos – desenvolvimentista e motivacional –, reforçamos a importância da existência dessa diversidade de perspectivas para permitir um amplo leque de alternativas aos professores. Recomendamos também a utilização combinada de métodos, de forma a contemplar tanto o desenvolvimento cognitivo, quanto a formação ética do cidadão.
Palavras -chave: Aprendizagem cooperativa. Ensino de Química.
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520 0 bytes Ciência & Educação, v. 10, n. 1, p. 55-61, 2004 http:// |
Categoria: Química Artigos |
A usabilidade de Carbópolis, um software livre para a educação ambiental |
Versão: 2004 Atualização: 10/5/2012 |
Descrição:
GUTERRES, Juliano de Oliveira; EICHLER, Marcelo Leandro; DEL PINO, José Cláudio Del Pino
Concluída a implementação computacional de Carbópolis, foram desenvolvidas atividades de avaliação da usabilidade do software em diferentes realidades de escola. Nesse sentido, foram realizados cursos de divulgação do software para professores de escolas públicas e privadas. Posteriormente, foram acompanhadas as transposições realizadas pelos professores. Neste artigo, mostraremos e discutiremos a diversidade contextual e as diferentes propostas de trabalho observadas com o uso do software Carbópolis.
Palavras-chave: Software educacional. Educação ambiental. Formação de professores.
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674 0 bytes Tecnologia Educacional, ANO XXXI, N.163/166, 2003/ |
Categoria: Química Artigos |
A seleção de experimentos de química pelo professor e o saber profissional |
Versão: Atualização: 10/5/2012 |
Descrição:
ASSIS, Alice; LABURÚ, Carlos Eduardo; SALVADEGO, Wanda Naves Cocco
Neste artigo identificam-se os objetivos que três professores de Química do ensino médio dão para a utilização de experimentos nas aulas, baseados nas categorias Motivacional, Funcional, Instrucional e Epistemológica de Laburú (2005). A categoria Instrucional foi demonstrada pelos três professores, a Motivacional por dois desses professores, enquanto as categorias Epistemológica e Funcional apenas por um deles. Concomitantemente, mostra-se que é possível compreender os motivos para cada professor estar assim classificado, tomando como referência a sua relação com o saber profissional, feita a partir de uma leitura particular do referencial teórico de Charlot (2000). Paralelamente, tenta-se mostrar que a análise do problema do malogro da implementação experimental não se reduz a uma simples interpretação negativa, fundamentada no discurso da falta ou da ausência de algo impeditivo dessa prática de ensino.
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5668 1.96 KB Rbpec, V. 9, N. 1, 2009. |
Categoria: Química Artigos |
Análise Textual Discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces |
Versão: Atualização: 10/5/2012 |
Descrição:
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo
O artigo, resultado de pesquisa qualitativa de dissertações e relatos de mestres que utilizaram a análise textual discursiva como ferramenta analítica, descreve a análise textual discursiva como procedimento de pesquisa que permite quatro reconstruções concomitantes: 1. do entendimento de ciência e de seus caminhos de produção; 2. do objeto da pesquisa e de sua compreensão; 3. da competência de produção escrita; 4. do sujeito pesquisador. Argumenta-se que a análise textual discursiva cria espaços de reconstrução, envolvendo-se nisto diversificados elementos, especialmente a compreensão da produção de significados sobre os fenômenos investigados e a transformação do pesquisador.
Palavras-chave: Análise textual discursiva. Paradigma emergente. Autoria.
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590 0 bytes Ciência & Educação, v. 12, n. 1, p. 117-128, 2006 http:// |
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