Educadores

Ínicio : Química : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Título (Z a A)

Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Aula de Química e Surdez: sobre Interações Pedagógicas Mediadas pela Visão Popular Versão: 2011
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
PEREIRA, Lidiane de L. S.; BENITE, Claudio R. Machado; BENITE, Anna M. Canavarro.

Pautados em bases sócio-históricas e culturais, apresentamos uma investigação com elementos de uma pesquisa participante que objetivou estabelecer o diálogo com a cultura surda na aula de química. Nossos resultados permitiram fazer uma proposição, tendo em vista redirecionar a prática pedagógica, admitindo a visão como alicerce da ação mediada.

Palavras-chave: Surdez. Ensino de química. Mediação pedagógica. Recursos visuais.

Downloads 679  679  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Qnesc, Vol. 33, N° 1, fev. 2011  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Atividade motivadora para o aprendizado de conceitos de oxidação e redução Popular Versão: 2012
Atualização:  17/12/2012
Descrição:
MORAES, Sandra Regina; ROCHA, José R. C.

Neste trabalho são apresentados os resultados referentes à aplicação de atividade experimental do processo redox utilizando materiais de fácil acesso. Também é avaliado como o elemento contextualizador auxilia no processo ensino-aprendizagem como um facilitador e motivador do mesmo.

Palavras-chave: Deposição química. Reação de oxi-redução. Processo ensino-aprendizagem. Atividade motivadora.

Downloads 486  486  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma HOLOS, Ano 28, Vol. 4  Site http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/943
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Atividade discursiva nas salas de aula de ciências: uma ferramenta sociocultural para analisar e pla Popular Versão: 
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
MORTIMER, Eduardo Fleury; SCOTT, Phil

Neste trabalho introduz-se uma ferramenta analítica, ou sistema de referência, para analisar maneiras através das quais professores interagem com alunos para promover a construção do significado no plano social das aulas de ciências na escola secundária. O desenvolvimento desse referencial está baseado em teoria sociocultural e cada um de seus cinco aspectos é delineado antes de ser aplicado a uma breve sequência de ensino e aprendizagem de ciências. Alguns pontos fundamentais para o ensino de ciências emergem dessa análise, particularmente em relação ao que foi identificado como o aspecto central da "abordagem comunicativa". Finalmente, discute-se o potencial do referencial como ferramenta de análise e planejamento no contexto do desenvolvimento profissional docente.

Palavras-chave: Atividade discursiva. Aula de Ciências. Abordagem comunicativa.

Downloads 685  685  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI, Setembro de 2002, Volume 7, Número 3  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID94/v7_n3_a2002.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Atividade Discursiva na Formação de Professores de Química: a construção do diálogo coletivo Popular Versão: 2011
Atualização:  24/7/2013
Descrição:
BENITE, Claudio R. Machado; DIAS, Karla Ferreira; PEREIRA, Lidiane de L. S.; BENITE, Anna M. Canavarro. Atividade Discursiva na Formação de Professores de Química: a construção do diálogo coletivo. Quim. Nova, Vol. 34, No. 7, 1281-1287, 2011

Esta pesquisa foi realizada em uma rede de pesquisa em ensino de ciências/química, como uma alternativa para formação inicial e continuada de professores. A rede é composta por professores em formação inicial, formadores de professores e professores da educação básica das diversas áreas da ciência. Assumindo a perspectiva sócio-histórica, o discurso vindo da interação social entre o coletivo de professores, foi o objeto de estudo. Nós apresentamos uma análise das interações do discurso e reflexões sobre a apropriação científica/química como uma prática social mediada pela linguagem complementar nossos resultados.

Palavras-chave: Formação de Professor em rede. Ensino de química. Diálogo coletivo.

Downloads 395  395  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Quim. Nova, Vol. 34, Nº 7  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Aspectos técnicos e legais do gerenciamento de resíduos químico-farmacêuticos Popular Versão: 
Atualização:  10/4/2008
Descrição:
GIL, Eric de Souza et al.

O risco ambiental decorrentes da geração de resíduos tem aumentado com o progresso tecnológico, bem como com o aumento populacional. Destacam-se, neste contexto, os riscos potenciais decorrentes da rotina de indústrias químico-farmacêuticas, bem como de laboratórios de ensino e pesquisa associados. Por esta razão, vários projetos visando à otimização do tratamento de resíduos industriais e/ou laboratoriais vêm sendo propostos.

Palavras-chave: Resíduos químicos.Insumos farmacêuticos. Meio ambiente. Intoxicação ocupacional.

Downloads 2828  2828  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Bras. Cienc. Farm., Mar. 2007, v.43, n.1  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!As tecnologias interativas no ensino Popular Versão: 
Atualização:  24/7/2013
Descrição:
FERREIRA, Vítor F.

Atualmente o mundo está se deparando com uma revolução nas comunicações entre os povos através das novas tecnologias de comunicação que estão disponíveis no mercado. Estas novas tecnologias têm causado desde uma grande euforia por alguns, até uma preocupação exagerada por outros educadores. O objetivo deste trabalho é olhar as tendências atuais que estão ocorrendo nesta área, verificar as alternativas para os educadores e tentar observar como estas tecnologias estão se inserindo na área da química.

Downloads 2402  2402  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Quím. Nova, Nov. 1998, v.21, n.6, p.780-786.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!As fotonovelas no ensino de química Popular Versão: 2011
Atualização:  24/7/2013
Descrição:
FERREIRA, Wendel Menezes; SILVA, Adjane da Costa Tourinho

Este artigo apresenta uma discussão sobre uma proposta didática desenvolvida com estudantes do 3º ano do nível médio. Os conteúdos de química foram abordados ao longo do processo de produção de fotonovelas envolvendo temas sociocientíficos. A análise do processo aponta para o potencial da estratégia em favorecer o envolvimento dos alunos com as atividades desenvolvidas, contribuindo para o avanço nas discussões de questões sociais aliadas aos conteúdos químicos.

Palavras-chave: Ensino de química. Fotonovelas. Temas sociocientíficos.

Downloads 558  558  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Qnesc, Vol. 33, N. 1, fev. 2011  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!As Concepções de Contextualização do Ensino em Documentos Curriculares Oficiais e de Professores de  Popular Versão: 2011
Atualização:  24/7/2013
Descrição:
KATO, Danilo Seithi; KAWASAKI, Clarice Sumi.

Apresentam-se diferentes concepções de contextualização do ensino encontradas em documentos curriculares oficiais e em professores de Ensino de Ciências e de Biologia, e discutem-se as implicações pedagógicas dessas concepções para as respectivas áreas, em especial para a organização do trabalho docente. Para identificar essas concepções, analisou-se o conteúdo desses documentos nos diferentes níveis jurisdicionais – federal, estadual (SP) e municipal (SP) –, bem como, da fala de professores de Ciências e de Biologia envolvidos em uma atividade de formação continuada. A análise do potencial pedagógico dessas concepções demonstrou que a diversidade de interpretações sobre este importante princípio curricular pode oferecer, ao professor, possibilidades múltiplas de mediações didáticas em sua difícil tarefa de planejar e organizar o ensino, desde que estas possam ser explicitadas e exploradas nos processos de transposição do ensino dos quais ele participa. Algumas destas possibilidades são aqui exploradas, finalizando o texto.

Palavras-chave: Contextualização. Ensino de Ciências e de Biologia. Propostas curriculares. Professores. Mediações didáticas.

Downloads 468  468  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência & Educação, v. 17, n. 1, p. 35-50, 2011  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!As Concepções de Ciência dos Livros Didáticos de Química, Dirigidos ao Ensino Médio, no Tratamento d Popular Versão: 2009
Atualização:  5/9/2013
Descrição:
MARTORANO, Simone Alves de Assis; MARCONDES, Maria Eunice Ribeiro

Este relato é parte do trabalho que foi desenvolvido dentro do tema cinética química e que teve como objetivo investigar como o conhecimento cientifico presente neste tema foi sendo apropriado pelos livros didáticos destinados ao ensino médio, identificando-se as possíveis concepções sobre ciência vinculadas a estes livros. Para isso, baseando-se na linha de pesquisa desenvolvida por Níaz (1994), foram utilizadas categorias que representam as perspectivas filosóficas empiristas/indutivistas e a racionalista com o objetivo de verificar quais são as concepções de ciências que os 20 livros didáticos brasileiros, editados no período de 1929 a 2004, apresentam no desenvolvimento do seu conteúdo.

Palavras-chave: Livro Didático. Cinética Química. Filosofia da Ciência.

Downloads 411  411  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências – V14(3)  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Articulações entre o enfoque CTS e a pedagogia de Paulo Freire como base para o ensino de ciências Popular Versão: 
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
NASCIMENTO, Tatiana Galieta; LINSINGEN, Irlan von

En este artículo se presentan unas relaciones teóricas entre el enfoque CTS y la filosofía educacional de Paulo Freire. Se explotan tres puntos de convergencia que por supuesto no agotan las posibilidades de articulación entre estas frentes pedagógicas y que no se quedan cerradas en sí mismas sino que dialogan entre sí. Son ellos: (i) el abordaje temática y la selección de los contenidos y materiales didácticos; (ii) la perspectiva interdisciplinar del trabajo pedagógico y el papel de la formación del profesorado; (iii) el papel del educador en el proceso de la enseñanza y aprendizaje, y en la formación para el ejercicio de la ciudadanía. Tenemos en cuenta que la articulacción de estas proposiciones educacionales es una ganancia para los dos: para el enfoque CTS por conferirle una base educacional sólida y coherente (no siempre explícita en el enfoque CTS) y, a la vez, para la pedagogía y método Paulo Freire (y sus desdoblamientos en la enseñanza de las ciencias) por hacer oportuno el abordaje de temas actuales de dimensión social, política y económica, en particular en el ámbito de la enseñanza de la ciencia y la tecnología.

Palabras clave: CTS. Educación progresista de Paulo Freire. Enseñanza de las ciencias. Educación científico-tecnológica. Ciudadanía.

Downloads 2731  2731  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Convergencia, septiembre-diciembre, año/vol. 13, n  Site http://redalyc.uaemex.mx
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 (14) 15 16 17 18 19 »