Categoria: Química Artigos |
Atividade Discursiva na Formação de Professores de Química: a construção do diálogo coletivo  |
Versão: 2011 Atualização: 24/7/2013 |
Descrição:
BENITE, Claudio R. Machado; DIAS, Karla Ferreira; PEREIRA, Lidiane de L. S.; BENITE, Anna M. Canavarro. Atividade Discursiva na Formação de Professores de Química: a construção do diálogo coletivo. Quim. Nova, Vol. 34, No. 7, 1281-1287, 2011
Esta pesquisa foi realizada em uma rede de pesquisa em ensino de ciências/química, como uma alternativa para formação inicial e continuada de professores. A rede é composta por professores em formação inicial, formadores de professores e professores da educação básica das diversas áreas da ciência. Assumindo a perspectiva sócio-histórica, o discurso vindo da interação social entre o coletivo de professores, foi o objeto de estudo. Nós apresentamos uma análise das interações do discurso e reflexões sobre a apropriação científica/química como uma prática social mediada pela linguagem complementar nossos resultados.
Palavras-chave: Formação de Professor em rede. Ensino de química. Diálogo coletivo.
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478 0 bytes Quim. Nova, Vol. 34, Nº 7 |
Categoria: Química Artigos |
As Concepções de Contextualização do Ensino em Documentos Curriculares Oficiais e de Professores de  |
Versão: 2011 Atualização: 24/7/2013 |
Descrição:
KATO, Danilo Seithi; KAWASAKI, Clarice Sumi.
Apresentam-se diferentes concepções de contextualização do ensino encontradas em documentos curriculares oficiais e em professores de Ensino de Ciências e de Biologia, e discutem-se as implicações pedagógicas dessas concepções para as respectivas áreas, em especial para a organização do trabalho docente. Para identificar essas concepções, analisou-se o conteúdo desses documentos nos diferentes níveis jurisdicionais – federal, estadual (SP) e municipal (SP) –, bem como, da fala de professores de Ciências e de Biologia envolvidos em uma atividade de formação continuada. A análise do potencial pedagógico dessas concepções demonstrou que a diversidade de interpretações sobre este importante princípio curricular pode oferecer, ao professor, possibilidades múltiplas de mediações didáticas em sua difícil tarefa de planejar e organizar o ensino, desde que estas possam ser explicitadas e exploradas nos processos de transposição do ensino dos quais ele participa. Algumas destas possibilidades são aqui exploradas, finalizando o texto.
Palavras-chave: Contextualização. Ensino de Ciências e de Biologia. Propostas curriculares. Professores. Mediações didáticas.
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536 0 bytes Ciência & Educação, v. 17, n. 1, p. 35-50, 2011 |
Categoria: Química Artigos |
Articulações entre o enfoque CTS e a pedagogia de Paulo Freire como base para o ensino de ciências  |
Versão: Atualização: 10/5/2012 |
Descrição:
NASCIMENTO, Tatiana Galieta; LINSINGEN, Irlan von
En este artículo se presentan unas relaciones teóricas entre el enfoque CTS y la filosofía educacional de Paulo Freire. Se explotan tres puntos de convergencia que por supuesto no agotan las posibilidades de articulación entre estas frentes pedagógicas y que no se quedan cerradas en sí mismas sino que dialogan entre sí. Son ellos: (i) el abordaje temática y la selección de los contenidos y materiales didácticos; (ii) la perspectiva interdisciplinar del trabajo pedagógico y el papel de la formación del profesorado; (iii) el papel del educador en el proceso de la enseñanza y aprendizaje, y en la formación para el ejercicio de la ciudadanía. Tenemos en cuenta que la articulacción de estas proposiciones educacionales es una ganancia para los dos: para el enfoque CTS por conferirle una base educacional sólida y coherente (no siempre explícita en el enfoque CTS) y, a la vez, para la pedagogía y método Paulo Freire (y sus desdoblamientos en la enseñanza de las ciencias) por hacer oportuno el abordaje de temas actuales de dimensión social, política y económica, en particular en el ámbito de la enseñanza de la ciencia y la tecnología.
Palabras clave: CTS. Educación progresista de Paulo Freire. Enseñanza de las ciencias. Educación científico-tecnológica. Ciudadanía.
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2804 0 bytes Convergencia, septiembre-diciembre, año/vol. 13, n http://redalyc.uaemex.mx |
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