Categoria: Química Artigos |
Letramento em Química, Educação Planetária e Inclusão Social |
Versão: 2006 Atualização: 2/8/2013 |
Descrição:
TEXTO EM PORTUGUÊS
SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos.
From the different conceptions on scientific and technology literacy (STL), and reflections on globalization and social inclusion, this paper points out the responsibility of the chemists in social actions by their associations for supporting political actions to improving the quality of life, and to protecting the environment by sustainable development for changing the modern society. Supporting ideas for equity within the society between the nations, and giving examples from approaching of socioscientific issues of the textbook “Chemistry and Society”, it demonstrated the role of the teachers and the chemistry professionals to realize the STL of the people in the planetary perspective. Keywords: scientific and technology literacy; planetary citizenship; environmental education.
Palavras-chave: Letramento Científico e Tecnológico. Cidadania Planetária. Educação Ambiental.
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487 0 bytes Quim. Nova, Vol. 29, No. 3, 611-620, 2006 |
Categoria: Química Artigos |
Metodologia de apoio ao processo de aprendizagem via autoria de objetos de aprendizagem por alunos |
Versão: 2008 Atualização: 2/8/2013 |
Descrição:
SILVA, Juliano Tonezer da Silva; FAGUNDES, Léa da Cruz; BASSO, Marcus Vinicius de Azevedo
Apresenta-se metodologia de apoio ao processo de aprendizagem – nas áreas de Ciências e Matemática do Ensino Médio – via a autoria de objetos de aprendizagem por alunos. Em síntese, o aluno estará em processo de autoria de objetos e poderá produzir ou não, como resultado final desse processo, um objeto educacional que represente computacionalmente seu desejo de aprendizagem. É uma extensão da metodologia de projetos de aprendizagem e está fundamentada na autoria de projetos de aprendizagem e de objetos de aprendizagem por alunos, na adoção de princípios ágeis para esse processo de autoria e em um contexto escolar apoiado nas tecnologias digitais e com foco na aprendizagem.
Palavras-chaves: Projetos de aprendizagem. Objetos de aprendizagem. Software educacional. Ambiente de autoria. Epistemologia genética.
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559 0 bytes CINTED-UFRGS, V. 6, N. 1, Jul., 2008. |
Categoria: Química Artigos |
A Mudança Epistemológica de Professores num Contexto de Educação Continuada |
Versão: 2001 Atualização: 10/5/2012 |
Descrição:
CUNHA, Ana Maria de Oliveira
Este artigo focaliza a relação entre a epistemologia dos professores e suas concepções sobre o ensino e a aprendizagem, a partir de um estudo conduzido durante dois anos, que acompanhou a evolução das concepções de três professoras. Depois de frequentarem um Curso de Mudança Conceitual (CMC) de oitenta horas, elas se dispuseram a ministrar cursos também para professores. Embora mudanças radicais não tenham sido observadas nas suas concepções, uma evolução significativa pôde ser detectada. Os resultados sugerem que as professoras evoluíram de pontos de partidas diferentes, alcançando consequentemente estágios distintos. As mudanças ocorridas com elas enquadram-se num modelo evolucionário, mantendo-se elementos substanciais da velha concepção, enquanto gradualmente são incorporados elementos da nova. Não foram encontradas correspondências evidentes entre as concepções das professoras sobre a natureza da Ciência e suas concepções de ensino-aprendizagem.
Palavras-chaves: Mudança Conceitual. Epistemologia do professor. Concepções dos professores.
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492 0 bytes Ciência & Educação, v.7, n.2, p.235-248, 2001. |
Categoria: Química Artigos |
Um objeto de aprendizagem para o ensino de Química Geral |
Versão: 2007 Atualização: 7/8/2013 |
Descrição:
PASTORIZA, Bruno dos Santos; et al.
Os calouros usualmente encontram dificuldades na disciplina de Química Geral. O objetivo desta proposta é o de contribuir para a melhoria da aprendizagem deles através do desenvolvimento de um hipertexto, que abrange o conteúdo discutido na disciplina oferecida no Instituto de Química da UFRGS para os alunos dos cursos de Química, Engenharia Química e Engenharia de Materiais. Cada assunto é apresentado através de diferentes abordagens: texto escrito e ilustrado, exercícios resolvidos e discutidos, problemas de diferentes graus de complexidade, além de informações complementares onde a relação e a integração com outros assuntos e também com a vida cotidiana podem ser feitas. Os alunos que se dispuseram a utilizar o material o avaliaram positivamente, embora muitos deles ainda apresentem resistência à utilização de métodos que usam estratégias de estudo mediadas por computador, sem a orientação de um professor.
Palavras chave: Química geral. Hipertexto. Objeto de aprendizagem.
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662 0 bytes CINTED-UFRGS, V. 5, N. 2, Dez., 2007. |
Categoria: Química Artigos |
A usabilidade de Carbópolis, um software livre para a educação ambiental |
Versão: 2004 Atualização: 10/5/2012 |
Descrição:
GUTERRES, Juliano de Oliveira; EICHLER, Marcelo Leandro; DEL PINO, José Cláudio Del Pino
Concluída a implementação computacional de Carbópolis, foram desenvolvidas atividades de avaliação da usabilidade do software em diferentes realidades de escola. Nesse sentido, foram realizados cursos de divulgação do software para professores de escolas públicas e privadas. Posteriormente, foram acompanhadas as transposições realizadas pelos professores. Neste artigo, mostraremos e discutiremos a diversidade contextual e as diferentes propostas de trabalho observadas com o uso do software Carbópolis.
Palavras-chave: Software educacional. Educação ambiental. Formação de professores.
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691 0 bytes Tecnologia Educacional, ANO XXXI, N.163/166, 2003/ |
Categoria: Química Artigos |
A seleção de experimentos de química pelo professor e o saber profissional |
Versão: Atualização: 10/5/2012 |
Descrição:
ASSIS, Alice; LABURÚ, Carlos Eduardo; SALVADEGO, Wanda Naves Cocco
Neste artigo identificam-se os objetivos que três professores de Química do ensino médio dão para a utilização de experimentos nas aulas, baseados nas categorias Motivacional, Funcional, Instrucional e Epistemológica de Laburú (2005). A categoria Instrucional foi demonstrada pelos três professores, a Motivacional por dois desses professores, enquanto as categorias Epistemológica e Funcional apenas por um deles. Concomitantemente, mostra-se que é possível compreender os motivos para cada professor estar assim classificado, tomando como referência a sua relação com o saber profissional, feita a partir de uma leitura particular do referencial teórico de Charlot (2000). Paralelamente, tenta-se mostrar que a análise do problema do malogro da implementação experimental não se reduz a uma simples interpretação negativa, fundamentada no discurso da falta ou da ausência de algo impeditivo dessa prática de ensino.
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5718 1.96 KB Rbpec, V. 9, N. 1, 2009. |
Categoria: Química Artigos |
Refletindo cerca da ciência, tecnologia e sociedade: enfocando o ensino médio |
Versão: 2007 Atualização: 7/8/2013 |
Descrição:
PINHEIRO, Nilcéia Aparecida Maciel; MATOS, Eloiza Aparecida Silva Ávila de; BAZZO, Walter Antonio
O artigo tem por objetivo discutir a relevância de se trabalhar, em sala de aula, temas que contemplem as relações existentes no contexto científico-tecnológico e social. Para tanto, expõe-se como a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) tem tratado tais questões em nível de ensino médio. Enfatiza-se que os trabalhos desenvolvidos no referido nível de ensino, foram subsidiados pelos pressupostos epistemológicos do enfoque CTS (ciência, tecnologia e sociedade) a partir de pesquisa empírica assentada em premissas da investigação-ação. Destaca-se, assim, a necessidade de o público escolar ter subsídios suficientes, em seu processo de formação, para entender e julgar a veracidade das evidências propostas pela ciência e pela tecnologia, comparando-as com outras também significativas, a fim de que possam tomar decisões coerentes diante de problemas que envolvam a sociedade.
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538 0 bytes REVISTA IBEROAMERICANA DE EDUCACIÓN. N.44, 2007. |
Categoria: Química Artigos |
A química medicinal brasileira de 1998 a 2008 nos periódicos |
Versão: 2009 Atualização: 24/7/2013 |
Descrição:
BASTOS, Renato S.; SILVA, Bárbara V.; PINTO, Angelo C.
Neste artigo apresentamos as publicações brasileiras, os pesquisadores envolvidos, a contribuição por Estado da federação e as principais doenças estudadas no período de 1998 a 2008 nas revistas Journal of Medicinal Chemistry, Bioorganic and Medicinal Chemistry, Bioorganic and Medicinal Chemistry Letters e European Journal of Medicinal Chemistry.
Palavras‐chave: Química medicinal. Journal of Medicinal Chemistry. Bioorganic and Medicinal Chemistry. Bioorganic and Medicinal Chemistry Letters. European Journal of Medicinal Chemistry.
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961 0 bytes Rev. Virtual Quim., V. 1, N. 1., 2009. |
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