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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Os Níveis de Representação no Ensino de Química e as Categorias da Semiótica de Peirce Popular Versão: 2011
Atualização:  7/8/2013
Descrição:
WARTHA, Edson José; REZENDE, Daisy de Brito

Este trabalho apresenta um panorama das pesquisas em Educação Química que tratam da questão da representação do conhecimento químico. Focalizamos nosso estudo naqueles trabalhos que contemplam o modelo dos três diferentes níveis do conhecimento químico propostos por Alex Johnstone, procurando realizar uma reflexão sobre esses estudos ao mesmo tempo em que procuramos estabelecer algumas relações da representação do conhecimento químico com a teoria da Semiótica de Charles Sanders Peirce.

Palavras-chave: Níveis de representação do conhecimento químico. Semiótica. Ensino de Química.

Downloads 844  844  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – 16(2), pp. 275-290, 2011  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Experimentação Problematizadora: Fundamentos Teóricos e Práticos para a Aplicação em Salas de Aula d Popular Versão: 2008
Atualização:  25/7/2013
Descrição:
FRANCISCO JR., Wilmo E.; FERREIRA, Luiz Henrique; HARTWIG, Dácio Rodney. Experimentação Problematizadora: Fundamentos Teóricos e Práticos para a Aplicação em Salas de Aula de Ciências. Qnesc, N. 30, Nov. 2008.

O presente estudo propõe uma abordagem experimental problematizadora calcada na teoria pedagógico-crítica de Paulo Freire. São apresentados fundamentos teóricos da teoria freiriana, os quais sustentam a proposta desenvolvida, e discutidos aspectos teóricos e práticos da experimentação problematizadora, infundidos basicamente pela teoria de Delizoicov, cujo aporte teórico também se baseia em Freire. Ilustrando a proposta, apresentam-se resultados de uma investigação em sala de aula na qual a abordagem experimental norteadora foi a problematização. Os dados mostram que os estudantes são capazes de inferir hipóteses e explicações plausíveis sobre o fenômeno em estudo, mesmo não tendo estudado os conceitos envolvidos. Tais resultados revelam que a experimentação problematizadora promove a apreensão pessoal dos significados, favorecendo o desenvolvimento da curiosidade epistemológica, indispensável para a aprendizagem crítica.

Palavras-chave: Experimentação. Problematização. Paulo Freire.

Downloads 855  855  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Qnesc, N. 30, Nov. 2008  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!A Dimensão Estética Sobre as Florestas Tropicais no Ensino de Ecologia Popular Versão: 
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
SENICIATO, Tatiana; CAVASSAN, Osmar; CALDEIRA, Ana Maria de Andrade.

O trabalho analisa a dimensão estética no ensino das florestas tropicais em disciplinas de ecologia. Utiliza-se da semiótica peirceana para revelar as relações de significação dos dados obtidos na pesquisa. A análise semiótica aponta que há um certo constrangimento em se considerar a dimensão estética das florestas tropicais na prática docente dos entrevistados, ao mesmo tempo em que prevalece a abordagem científica, embora todos os professores reconheçam a importância da dimensão estética e sua consequente implicação ética no ensino e na conservação dos ambientes naturais.

Palavras-chave: Ensino de ecologia. Licenciatura em Ciências Biológicas. Dimensão estética. Formação de valores. Semiótica peirceana.

Downloads 872  872  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI, V14(2), pp. 163-189, 2009.  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Bismuto Popular Versão: 2011
Atualização:  24/7/2013
Descrição:
GUERRA, Wendell; ALVES, Fabrício Eugênio; SILVA, Keila Cristina Cunha e Silva. Bismuto. Qnesc, Vol. 33, N. 3, AGOSTO 2011.

A seção “Elemento químico” traz informações científicas e tecnológicas sobre as diferentes formas sob as quais os elementos químicos se manifestam na natureza e sua importância na história da humanidade, destacando seu papel no contexto de nosso país.

Palavras-chave: Elemento químico. Bismuto. História da Química.

Downloads 883  883  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Qnesc, Vol. 33, N° 3, AGOSTO 2011  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Extração de DNA Vegetal: O que Estamos Realmente Ensinando em Sala de Aula? Popular Versão: 2011
Atualização:  25/7/2013
Descrição:
FURLAN, Cláudia Maria; ALMEIDA, Ana Carolina de; RODRIGUES, Cristiane Del Nero; TANIGUSHI, Daniel Gouveia; SANTOS, Déborah Yara A. C. dos; MOTTA, Lucimar Barbosa; CHOW, Fungyi.

Material vegetal como fonte de DNA tem sido extensamente usado em sala de aula para práticas em laboratório. Este trabalho tem por objetivo discutir importantes aspectos relacionados a problemas práticos do isolamento e da identificação de DNA obtido de plantas durante aulas de Ciências e Biologia. Baseado em respostas de professores de educação básica, foi detectada grande dificuldade na identificação de camadas de pectinas e o verdadeiro DNA. Vários aspectos concernentes ao correto discernimento entre DNA e pectina são discutidos.

Palavras-chave: DNA vegetal. Extração de DNA. Pectina.

Downloads 886  886  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Qnesc, Vol. 33, N. 1, fev. 2011  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Nanotecnologia, um tema para o ensino médio utilizando a abordagem CTSA Popular Versão: 2012
Atualização:  6/8/2013
Descrição:
REBELLO, G. A. F. et al. Nanotecnologia, um tema para o ensino médio utilizando a abordagem CTSA. Qnesc, v. 34, n. 1, p. 3-9, fev., 2012.

O tema nanociência e nanotecnologia foi explorado utilizando-se a abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) em uma turma da 1ª série do ensino médio. Para a execução desse projeto, foi desenvolvido um experimento que envolveu a preparação de nanopartículas magnéticas a partir da reação entre íons Fe(II) e Fe(III) em meio básico, empregando-se como reagentes materiais de uso comercial, bem como a elaboração de um vídeo didático sobre o tema.

Palavras-chave: Nanotecnologia. Nanopartículas magnéticas. CTSA

Downloads 886  886  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Qnesc  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Energia Solar: Um passado, um presente... um futuro auspicioso Popular Versão: 2011
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
CARVALHO, Eliana F. A.; CALVETE, Mário J. F.

Desde tempos idos que sentimos necessidade de “usar” o sol para algo mais que apenas usufruir do seu calor e luz diretos. A evolução da humanidade permite-nos hoje a possibilidade de produzir células fotovoltaicas, materiais capazes de converter diretamente a luz solar em energia elétrica, sendo este um dos sistemas mais promissores na busca de fontes sustentáveis e renováveis de energia limpa, com custos relativamente acessíveis a uma maioria da população. Nesta revisão são considerados alguns dos últimos desenvolvimentos tecnológicos, enfatizando resultados obtidos na área das Células Solares Sensibilizadas por Corantes (CSSC).

Palavras-chave: Células fotovoltaicas. Energia solar. Células solares corantes.

Downloads 890  890  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Virtual de Química, Vol. 2, N. 3, Jul-Set,  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!A química medicinal brasileira de 1998 a 2008 nos periódicos Popular Versão: 2009
Atualização:  24/7/2013
Descrição:
BASTOS, Renato S.; SILVA, Bárbara V.; PINTO, Angelo C.

Neste artigo apresentamos as publicações brasileiras, os pesquisadores envolvidos, a contribuição por Estado da federação e as principais doenças estudadas no período de 1998 a 2008 nas revistas Journal of Medicinal Chemistry, Bioorganic and Medicinal Chemistry, Bioorganic and Medicinal Chemistry Letters e European Journal of Medicinal Chemistry.

Palavras‐chave: Química medicinal. Journal of Medicinal Chemistry. Bioorganic and Medicinal Chemistry. Bioorganic and Medicinal Chemistry Letters. European Journal of Medicinal Chemistry.

Downloads 898  898  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Virtual Quim., V. 1, N. 1., 2009.  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!A Evolução de uma Professora na Formação de Licenciandos de Química numa Perspectiva Socioambiental Popular Versão: 2011
Atualização:  24/7/2013
Descrição:
MELO, Marlene Rios; VILLANI, Alberto.

A pesquisa tem como objetivo interpretar as mudanças nas crenças e na prática docente de uma professora comprometida em estimular seus licenciandos a adotarem as questões socioambientais para o desenvolvimento dos conteúdos científicos nas salas de aula. Trata-se de uma pesquisa-ação conduzida pela professora de uma Instituição particular de Ensino Superior (IES), com a colaboração de outros pesquisadores ao longo de quatro anos, utilizando como referencial interpretativo alguns conceitos de Melanie Klein e os Discursos do Professor, elaborados a partir de analogias com os Discursos de Lacan. A análise dos dados permitiu levantar as dificuldades, os impasses e os sucessos por ela encontrados ao longo da experiência, assim como caracterizar algumas mudanças em suas crenças educacionais e em sua prática docente. Como resultado do processo foi possível estabelecer indicadores socioambientais que permitiram avaliar tanto a evolução da professora, quanto os projetos de ensino dos licenciandos.

Palavras-chave: Professor-pesquisador. Ensino de química. Química Verde. Indicadores socioambientais.

Downloads 901  901  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma V16 (2), pp. 291-315, 2011  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!A Discussão de Controvérsias Sociocientíficas na Formação de Professores Popular Versão: 2011
Atualização:  25/7/2013
Descrição:
GALVÃO, Cecília Galvão; REIS, Pedro; FREIRE, Sofia.

A promoção da compreensão da natureza da ciência constitui um dos eixos fundamentais dos currículos de ciências actuais, procurando que os alunos entendam a produção do conhecimento científico e tomem decisões sobre assuntos de base científica com impacto directo na sua vida. Contudo, a investigação demonstra que os professores não integram esta vertente no seu ensino, comprometendo as aprendizagens dos alunos sobre esta temática. Num outro sentido, a investigação atribui potencialidades à discussão de assuntos sociocientíficos controversos na escola na construção de uma imagem de ciência mais real. Com este estudo, pretende-se compreender como é que um conjunto de 29 professores-formandos, de um mestrado em Educação, avalia as potencialidades deste tipo de metodologia. Apesar das avaliações bastante positivas, constata-se a necessidade de continuar a apoiar estes professores na implementação destas actividades com os seus alunos de modo a desenvolverem o conhecimento necessário à sua implementação.

Palavras-chave: Formação de professores. Ensino de Ciências. Discussão. Controvérsias sociocientíficas.

Downloads 902  902  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência & Educação, v. 17, n. 3, p. 505-522, 2011  Site 
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