Categoria: Química Artigos |
Energia Solar: Um passado, um presente... um futuro auspicioso  |
Versão: 2011 Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
CARVALHO, Eliana F. A.; CALVETE, Mário J. F.
Desde tempos idos que sentimos necessidade de “usar” o sol para algo mais que apenas usufruir do seu calor e luz diretos. A evolução da humanidade permite-nos hoje a possibilidade de produzir células fotovoltaicas, materiais capazes de converter diretamente a luz solar em energia elétrica, sendo este um dos sistemas mais promissores na busca de fontes sustentáveis e renováveis de energia limpa, com custos relativamente acessíveis a uma maioria da população. Nesta revisão são considerados alguns dos últimos desenvolvimentos tecnológicos, enfatizando resultados obtidos na área das Células Solares Sensibilizadas por Corantes (CSSC).
Palavras-chave: Células fotovoltaicas. Energia solar. Células solares corantes.
|
969 0 bytes Revista Virtual de Química, Vol. 2, N. 3, Jul-Set, |
Categoria: Química Artigos |
Experimentação Problematizadora: Fundamentos Teóricos e Práticos para a Aplicação em Salas de Aula d  |
Versão: 2008 Atualização: 25/7/2013 |
Descrição:
FRANCISCO JR., Wilmo E.; FERREIRA, Luiz Henrique; HARTWIG, Dácio Rodney. Experimentação Problematizadora: Fundamentos Teóricos e Práticos para a Aplicação em Salas de Aula de Ciências. Qnesc, N. 30, Nov. 2008.
O presente estudo propõe uma abordagem experimental problematizadora calcada na teoria pedagógico-crítica de Paulo Freire. São apresentados fundamentos teóricos da teoria freiriana, os quais sustentam a proposta desenvolvida, e discutidos aspectos teóricos e práticos da experimentação problematizadora, infundidos basicamente pela teoria de Delizoicov, cujo aporte teórico também se baseia em Freire. Ilustrando a proposta, apresentam-se resultados de uma investigação em sala de aula na qual a abordagem experimental norteadora foi a problematização. Os dados mostram que os estudantes são capazes de inferir hipóteses e explicações plausíveis sobre o fenômeno em estudo, mesmo não tendo estudado os conceitos envolvidos. Tais resultados revelam que a experimentação problematizadora promove a apreensão pessoal dos significados, favorecendo o desenvolvimento da curiosidade epistemológica, indispensável para a aprendizagem crítica. Palavras-chave: Experimentação. Problematização. Paulo Freire.
|
976 0 bytes Qnesc, N. 30, Nov. 2008 |
Categoria: Química Artigos |
Nanotecnologia, um tema para o ensino médio utilizando a abordagem CTSA  |
Versão: 2012 Atualização: 6/8/2013 |
Descrição:
REBELLO, G. A. F. et al. Nanotecnologia, um tema para o ensino médio utilizando a abordagem CTSA. Qnesc, v. 34, n. 1, p. 3-9, fev., 2012.
O tema nanociência e nanotecnologia foi explorado utilizando-se a abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) em uma turma da 1ª série do ensino médio. Para a execução desse projeto, foi desenvolvido um experimento que envolveu a preparação de nanopartículas magnéticas a partir da reação entre íons Fe(II) e Fe(III) em meio básico, empregando-se como reagentes materiais de uso comercial, bem como a elaboração de um vídeo didático sobre o tema.
Palavras-chave: Nanotecnologia. Nanopartículas magnéticas. CTSA
|
985 0 bytes Qnesc |
Categoria: Química Artigos |
A química medicinal brasileira de 1998 a 2008 nos periódicos  |
Versão: 2009 Atualização: 24/7/2013 |
Descrição:
BASTOS, Renato S.; SILVA, Bárbara V.; PINTO, Angelo C.
Neste artigo apresentamos as publicações brasileiras, os pesquisadores envolvidos, a contribuição por Estado da federação e as principais doenças estudadas no período de 1998 a 2008 nas revistas Journal of Medicinal Chemistry, Bioorganic and Medicinal Chemistry, Bioorganic and Medicinal Chemistry Letters e European Journal of Medicinal Chemistry.
Palavras‐chave: Química medicinal. Journal of Medicinal Chemistry. Bioorganic and Medicinal Chemistry. Bioorganic and Medicinal Chemistry Letters. European Journal of Medicinal Chemistry.
|
996 0 bytes Rev. Virtual Quim., V. 1, N. 1., 2009. |
Categoria: Química Artigos |
A Evolução de uma Professora na Formação de Licenciandos de Química numa Perspectiva Socioambiental  |
Versão: 2011 Atualização: 24/7/2013 |
Descrição:
MELO, Marlene Rios; VILLANI, Alberto.
A pesquisa tem como objetivo interpretar as mudanças nas crenças e na prática docente de uma professora comprometida em estimular seus licenciandos a adotarem as questões socioambientais para o desenvolvimento dos conteúdos científicos nas salas de aula. Trata-se de uma pesquisa-ação conduzida pela professora de uma Instituição particular de Ensino Superior (IES), com a colaboração de outros pesquisadores ao longo de quatro anos, utilizando como referencial interpretativo alguns conceitos de Melanie Klein e os Discursos do Professor, elaborados a partir de analogias com os Discursos de Lacan. A análise dos dados permitiu levantar as dificuldades, os impasses e os sucessos por ela encontrados ao longo da experiência, assim como caracterizar algumas mudanças em suas crenças educacionais e em sua prática docente. Como resultado do processo foi possível estabelecer indicadores socioambientais que permitiram avaliar tanto a evolução da professora, quanto os projetos de ensino dos licenciandos.
Palavras-chave: Professor-pesquisador. Ensino de química. Química Verde. Indicadores socioambientais.
|
1006 0 bytes V16 (2), pp. 291-315, 2011 |
Categoria: Química Artigos |
Extração de DNA Vegetal: O que Estamos Realmente Ensinando em Sala de Aula?  |
Versão: 2011 Atualização: 25/7/2013 |
Descrição:
FURLAN, Cláudia Maria; ALMEIDA, Ana Carolina de; RODRIGUES, Cristiane Del Nero; TANIGUSHI, Daniel Gouveia; SANTOS, Déborah Yara A. C. dos; MOTTA, Lucimar Barbosa; CHOW, Fungyi.
Material vegetal como fonte de DNA tem sido extensamente usado em sala de aula para práticas em laboratório. Este trabalho tem por objetivo discutir importantes aspectos relacionados a problemas práticos do isolamento e da identificação de DNA obtido de plantas durante aulas de Ciências e Biologia. Baseado em respostas de professores de educação básica, foi detectada grande dificuldade na identificação de camadas de pectinas e o verdadeiro DNA. Vários aspectos concernentes ao correto discernimento entre DNA e pectina são discutidos.
Palavras-chave: DNA vegetal. Extração de DNA. Pectina.
|
1009 0 bytes Qnesc, Vol. 33, N. 1, fev. 2011 |
Categoria: Química Artigos |
A Discussão de Controvérsias Sociocientíficas na Formação de Professores  |
Versão: 2011 Atualização: 25/7/2013 |
Descrição:
GALVÃO, Cecília Galvão; REIS, Pedro; FREIRE, Sofia.
A promoção da compreensão da natureza da ciência constitui um dos eixos fundamentais dos currículos de ciências actuais, procurando que os alunos entendam a produção do conhecimento científico e tomem decisões sobre assuntos de base científica com impacto directo na sua vida. Contudo, a investigação demonstra que os professores não integram esta vertente no seu ensino, comprometendo as aprendizagens dos alunos sobre esta temática. Num outro sentido, a investigação atribui potencialidades à discussão de assuntos sociocientíficos controversos na escola na construção de uma imagem de ciência mais real. Com este estudo, pretende-se compreender como é que um conjunto de 29 professores-formandos, de um mestrado em Educação, avalia as potencialidades deste tipo de metodologia. Apesar das avaliações bastante positivas, constata-se a necessidade de continuar a apoiar estes professores na implementação destas actividades com os seus alunos de modo a desenvolverem o conhecimento necessário à sua implementação.
Palavras-chave: Formação de professores. Ensino de Ciências. Discussão. Controvérsias sociocientíficas.
|
1014 0 bytes Ciência & Educação, v. 17, n. 3, p. 505-522, 2011 |
Categoria: Química Artigos |
Um Olhar Sobre a História da Química no Brasil  |
Versão: 2006 Atualização: 25/10/2011 |
Descrição:
OLIVEIRA, Luiz Henrique Milagres de; CARVALHO, Regina Simplício. Um Olhar Sobre a História da Química no Brasil. Revista Ponto de Vista. Universidade Federal de Viçosa, v. 3, Viçosa, MG, 2006.
São aparesentadas, neste artigo, algumas discussões sobre relações entre Ciência, Cultura e Arte e possíveis contribuições na formação de professores de Química, mais especificamente a partir da poesia António Gedeão, focando dois de seus poemas: Lágrimas de Preta e Lição Sobre a Água.
Palavras-chave: Poesia e Química. Lágrimas de Preta. Lição Sobre a Água.
|
1030 0 bytes Revista Ponto de Vista, V. 3 |
Categoria: Química Artigos |
Bismuto  |
Versão: 2011 Atualização: 24/7/2013 |
Descrição:
GUERRA, Wendell; ALVES, Fabrício Eugênio; SILVA, Keila Cristina Cunha e Silva. Bismuto. Qnesc, Vol. 33, N. 3, AGOSTO 2011.
A seção “Elemento químico” traz informações científicas e tecnológicas sobre as diferentes formas sob as quais os elementos químicos se manifestam na natureza e sua importância na história da humanidade, destacando seu papel no contexto de nosso país.
Palavras-chave: Elemento químico. Bismuto. História da Química.
|
1063 0 bytes Qnesc, Vol. 33, N° 3, AGOSTO 2011 |
|