Categoria: Química Artigos |
Formação inicial de Professores de Física e Química sobre a Tecnologia e suas relações Sócio-Científ |
Versão: Atualização: 25/7/2013 |
Descrição:
MARTINS, Isabel P.
Toma-se como ponto de partida a importância da tecnologia no estilo de vida e cultura das sociedades actuais, contribuindo para o seu desenvolvimento, e salientam-se alguns dos desequilíbrios existentes a nível planetário. Defende-se a importância da educação tecnológica, como via de acesso a uma cultura tecnológica, em contexto escolar, de modo a permitir a todos uma literacia científica. Analisa-se o caso português actual sobre a educação tecnológica na escolaridade obrigatória (9 anos). Discute-se a importância da formação de professores para uma adequada integração da dimensão tecnologia no movimento CTS para o ensino das ciências, e apresenta-se o modo como essa dimensão foi introduzida na formação inicial de professores de Física e Química, numa Universidade portuguesa, na disciplina de Didáctica das Ciências. Descreve-se o modelo de trabalho seguido e o impacto dos projectos desenvolvidos, quer nos alunos, quer nas escolas básicas e secundárias onde os jovens professores foram integrados.
Palavras-chave: Tecnologia. Relações Ciência-Tecnologia-Sociedade. Educação em Ciências. Educação tecnológica. Formação inicial de professores.
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1127 1.96 KB Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, |
Categoria: Química Artigos |
Trilogia: Química, Sociedade e Consumo |
Versão: 2010 Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
OLIVEIRA, Julieta Saldanha de; MARTINS, Márcio Marques; APPELT, Martins e Helmoz Roseniaim
A química, a sociedade e o consumo sempre estiveram interligados. Desde os primórdios das civilizações, o homem faz uso de procedimentos que podem ser considerados como uma química empírica. As desafortunadas condições que cercaram o mau uso e a aplicação do saber químico a estigmatizaram, sendo considerada como um conjunto de conhecimentos negativos e indesejáveis para a sociedade. Apresenta-se uma retrospectiva histórica comentada acerca da trilogia química-sociedade-consumo, enfatizando as interrelações existentes.
Palavras-chave: História. Sociedade. Química.
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2501 0 bytes Qnesc, Vol. X, N° X, XXX 2010. |
Categoria: Química Artigos |
Mobilização de linguagens e pensamentos necessários à compreensão de modelos de estruturas submicros |
Versão: 2009 Atualização: 2/8/2013 |
Descrição:
SANGIOGO, Fábio André; ZANON, Lenir Basso.
Este artigo discute aspectos do ensino e aprendizagem de conceitos da área de Ciências Naturais, enfocando a mobilização de signos e significados na sua compreensão escolar. A análise focaliza 'modelos representativos de estruturas submicroscópicas' enquanto conteúdo inerente aos estudos escolares sobre situações vivenciais, na perspectiva de um ensino mais significativo e socialmente relevante à vida dos estudantes. Para isso, foi planejado e desenvolvido um módulo interativo em aula do componente curricular Bioquímica II dos cursos de licenciatura em biologia e química da UNIJUÍ, com registros das falas dos sujeitos participantes. Foi aplicado um questionário e realizado um encontro com sujeitos participantes do módulo, permitindo registros das falas em áudio. A análise, fundamentada principalmente no referencial histórico-cultural, corrobora ao entendimento de que é nas interações com o 'outro', nos diversos contextos sócio-culturais da vida, principalmente na escola, que os estudantes aprendem e se desenvolvem, enquanto seres humanos, constituindo-se em suas singularidades.
Palavras-chave: Interações sociais. Formação docente. Conceitos escolares. Modelos de estruturas submicroscópicas. Abordagem histórico-cultural.
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592 0 bytes VII Enpec - nov. 2009 |
Categoria: Química Artigos |
Contribuições de Freire e Vygotsky no contexto de propostas curriculares para a Educação em Ciências |
Versão: 2008 Atualização: 10/5/2012 |
Descrição:
GEHLENL, Simoni Tormöhlen; AUTH, Milton Antonio; AULER, Décio
Este trabalho tem como base duas propostas curriculares para a Educação em Ciências – abordagem temática e situação de estudo -, balizadas, respectivamente, nos pressupostos do educador brasileiro Paulo Freire e do psicólogo russo Lev S. Vygotsky. Essas organizações curriculares, metodologicamente configuradas em dois estudos de caso, foram estruturadas e desenvolvidas na disciplina de Ciências Naturais, no Ensino Fundamental. Os registros, bem como as reflexões, foram subsidiados por dois instrumentos metodológicos: a) diário do professor e b) produções dos alunos. Dentre as questões destacadas sinaliza-se que algumas concepções desses autores se complementam, a exemplo da problematização (em Freire) e da significação conceitual (em Vygotsky). Essa complementaridade pode enriquecer ambas as propostas, a ponto de potencializar novas/diferenciadas organizações curriculares para a Educação em Ciências, na qual é central a relação entre aspectos político-pedagógicos e conceituais.
Palavras-chave: Educação em Ciências. Problematização. Significação Conceitual. Complementaridade entre Freire e Vygotsky.
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573 0 bytes Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, |
Categoria: Química Artigos |
Histórico da evolução da química medicinal e a importância da lipofilia: de Hipócrates e Galeno a Pa |
Versão: 2009 Atualização: 2/8/2013 |
Descrição:
NOGUEIRA, Luciano J.; MONTANARI, Carlos A.; DONNICI, Claudio L.
O presente artigo, apresentado como mini‐revisão, mostra uma breve introdução sobre a história da Química Medicinal e a importância da influência da lipofilia no desenvolvimento de medicamentos evidenciando, dentre outras, as contribuições de Hipócrates, Galeno, Paracelsus, Overton, Ehrlich e Hansch.
Palavras‐chave: História da química medicinal. Hipócrates. Galeno. Paracelsus. Overton. Hansch. lipofilia.
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1313 0 bytes Revista Virtual de Química, V. 1, N. 3, jul.-set., |
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