Educadores

Ínicio : Química : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Notas (Do melhor para o pior avaliado)

Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Formação inicial de Professores de Física e Química sobre a Tecnologia e suas relações Sócio-Científ Popular Versão: 
Atualização:  25/7/2013
Descrição:
MARTINS, Isabel P.

Toma-se como ponto de partida a importância da tecnologia no estilo de vida e cultura das sociedades actuais, contribuindo para o seu desenvolvimento, e salientam-se alguns dos desequilíbrios existentes a nível planetário. Defende-se a importância da educação tecnológica, como via de acesso a uma cultura tecnológica, em contexto escolar, de modo a permitir a todos uma literacia científica. Analisa-se o caso português actual sobre a educação tecnológica na escolaridade obrigatória (9 anos). Discute-se a importância da formação de professores para uma adequada integração da dimensão tecnologia no movimento CTS para o ensino das ciências, e apresenta-se o modo como essa dimensão foi introduzida na formação inicial de professores de Física e Química, numa Universidade portuguesa, na disciplina de Didáctica das Ciências. Descreve-se o modelo de trabalho seguido e o impacto dos projectos desenvolvidos, quer nos alunos, quer nas escolas básicas e secundárias onde os jovens professores foram integrados.

Palavras-chave: Tecnologia. Relações Ciência-Tecnologia-Sociedade. Educação em Ciências. Educação tecnológica. Formação inicial de professores.

Downloads 1058  1058  Tamanho do arquivo 1.96 KB  Plataforma Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias,   Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Trilogia: Química, Sociedade e Consumo Popular Versão: 2010
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
OLIVEIRA, Julieta Saldanha de; MARTINS, Márcio Marques; APPELT, Martins e Helmoz Roseniaim

A química, a sociedade e o consumo sempre estiveram interligados. Desde os primórdios das civilizações, o homem faz uso de procedimentos que podem ser considerados como uma química empírica. As desafortunadas condições que cercaram o mau uso e a aplicação do saber químico a estigmatizaram, sendo considerada como um conjunto de conhecimentos negativos e indesejáveis para a sociedade. Apresenta-se uma retrospectiva histórica comentada acerca da trilogia química-sociedade-consumo, enfatizando as interrelações existentes.

Palavras-chave: História. Sociedade. Química.

Downloads 2435  2435  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Qnesc, Vol. X, N° X, XXX 2010.  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Mobilização de linguagens e pensamentos necessários à compreensão de modelos de estruturas submicros Popular Versão: 2009
Atualização:  2/8/2013
Descrição:
SANGIOGO, Fábio André; ZANON, Lenir Basso.

Este artigo discute aspectos do ensino e aprendizagem de conceitos da área de Ciências Naturais, enfocando a mobilização de signos e significados na sua compreensão escolar. A análise focaliza 'modelos representativos de estruturas submicroscópicas' enquanto conteúdo inerente aos estudos escolares sobre situações vivenciais, na perspectiva de um ensino mais significativo e socialmente relevante à vida dos estudantes. Para isso, foi planejado e desenvolvido um módulo interativo em aula do componente curricular Bioquímica II dos cursos de licenciatura em biologia e química da UNIJUÍ, com registros das falas dos sujeitos participantes. Foi aplicado um questionário e realizado um encontro com sujeitos participantes do módulo, permitindo registros das falas em áudio. A análise, fundamentada principalmente no referencial histórico-cultural, corrobora ao entendimento de que é nas interações com o 'outro', nos diversos contextos sócio-culturais da vida, principalmente na escola, que os estudantes aprendem e se desenvolvem, enquanto seres humanos, constituindo-se em suas singularidades.

Palavras-chave: Interações sociais. Formação docente. Conceitos escolares. Modelos de estruturas submicroscópicas. Abordagem histórico-cultural.

Downloads 542  542  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma VII Enpec - nov. 2009  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Formação de Professores: uma proposta de pesquisa a partir da reflexão sobre a prática docente Popular Versão: 2006
Atualização:  25/7/2013
Descrição:
SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos. et al.

Partindo de reflexões sobre o papel da cultura, discutem-se no presente artigo pressupostos metodológicos da pesquisa em formação de professores. Na integração ensino-pesquisa-extensão, defende-se um modelo de pesquisa no qual os problemas identificados pelos professores sejam os enfocados em ações de formação continuada. Dessa forma, defende-se a formação continuada em processo que privilegie a reflexão sobre a prática docente.

Palavras-chaves: Formação de professores. Cultura e pesquisa em formação de professores. Reflexão sobre prática pedagógica.

Downloads 2939  2939  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências V.08, N. 1  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Formação de Professores de Química: Concepções e Proposições Popular Versão: 2008
Atualização:  25/7/2013
Descrição:
GAUCHE, Ricardo. et al.

O presente trabalho apresenta uma experiência da Universidade de Brasília (UnB), no que tange às suas contribuições para o avanço do ensino de química e da formação de professores de química. Para tanto, contém a síntese da história, dos pressupostos do respectivo projeto pedagógico e das ações desenvolvidas no âmbito do curso de Licenciatura em Química da UnB. Trata-se de contribuição na perspectiva de ampliar a explicitação, socialização e análise de suas características, bem como de resultados na prática do ensino escolar de Química.

Palavras-chave: Formação de professores. Ensino de Química. Licenciatura em Química.

Downloads 753  753  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Qnesc, n.27, fev. 2008  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Contribuições de Freire e Vygotsky no contexto de propostas curriculares para a Educação em Ciências Popular Versão: 2008
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
GEHLENL, Simoni Tormöhlen; AUTH, Milton Antonio; AULER, Décio

Este trabalho tem como base duas propostas curriculares para a Educação em Ciências – abordagem temática e situação de estudo -, balizadas, respectivamente, nos pressupostos do educador brasileiro Paulo Freire e do psicólogo russo Lev S. Vygotsky. Essas organizações curriculares, metodologicamente configuradas em dois estudos de caso, foram estruturadas e desenvolvidas na disciplina de Ciências Naturais, no Ensino Fundamental. Os registros, bem como as reflexões, foram subsidiados por dois instrumentos metodológicos: a) diário do professor e b) produções dos alunos. Dentre as questões destacadas sinaliza-se que algumas concepções desses autores se complementam, a exemplo da problematização (em Freire) e da significação conceitual (em Vygotsky). Essa complementaridade pode enriquecer ambas as propostas, a ponto de potencializar novas/diferenciadas organizações curriculares para a Educação em Ciências, na qual é central a relação entre aspectos político-pedagógicos e conceituais.

Palavras-chave: Educação em Ciências. Problematização. Significação Conceitual. Complementaridade entre Freire e Vygotsky.

Downloads 522  522  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias,   Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Histórico da evolução da química medicinal e a importância da lipofilia: de Hipócrates e Galeno a Pa Popular Versão: 2009
Atualização:  2/8/2013
Descrição:
NOGUEIRA, Luciano J.; MONTANARI, Carlos A.; DONNICI, Claudio L.

O presente artigo, apresentado como mini‐revisão, mostra uma breve introdução sobre a história da Química Medicinal
e a importância da influência da lipofilia no desenvolvimento de medicamentos evidenciando, dentre outras, as contribuições de Hipócrates, Galeno, Paracelsus, Overton, Ehrlich e Hansch.

Palavras‐chave: História da química medicinal. Hipócrates. Galeno. Paracelsus. Overton. Hansch. lipofilia.

Downloads 1218  1218  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Virtual de Química, V. 1, N. 3, jul.-set.,  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!A História da Síntese de Elementos Transurânicos e Extensão da Tabela Periódica Numa Perspectiva Fle Popular Versão: 2009
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
FLÔR, Cristhiane Cunha

Neste trabalho, alguns aspectos da epistemologia de Ludwik Fleck são empregados na leitura de episódios históricos envolvendo a síntese de elementos transurânicos e consequente alteração da Tabela Periódica. Particularmente, é analisado como ocorreu a comunicação das ideias e produções científicas naquele contexto, à luz dos conceitos fleckianos de coletivos de pensamento, circulação intracoletiva e intercoletiva de ideias e círculos esotérico e exotérico do conhecimento.

Palavras-chave: Epistemologia de Ludwik Fleck. Elementos transurânicos.

Downloads 3380  3380  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Qnesc, V. X, N. X, XXX, 2009.  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Influência de um objeto de aprendizagem nas concepções de estudantes do ensino médio sobre ebulição  Popular Versão: 2007
Atualização:  2/8/2013
Descrição:
ANDREU, Maxwell Parrela; RECENA, Maria Celina Piazza.

Foi desenvolvido um objeto de aprendizagem apresentando uma animação do processo de ebulição da água em nível microscópico. Este artigo relata a pesquisa realizada para verificar a influência de sua utilização, como mediador da discussão sobre as concepções de alunos do ensino médio, sobre esse processo. Observou-se uma evolução dos conceitos expressos pelos alunos nos sentidos dos modelos consensuais, principalmente em relação aos que apresentaram uma representação microscópica do fenômeno.

Palavras-chaves: Concepções. Objetos de aprendizagem. Ebulição da água. Química.

Downloads 433  433  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma CINTED-UFRGS, V. 5 No 2, Dezembro, 2007  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!O Lavoisier que não está presente nos livros didáticos Popular Versão: 2007
Atualização:  6/8/2013
Descrição:
VIDAL, Paulo Henrique Oliveira; CHELONI, Flavia Oliveira; PORTO, Paulo Alves

O artigo apresenta algumas contribuições de Antoine Laurent Lavoisier (1743-1794) para a construção da Química Moderna que podem ser utilizadas didaticamente. As informações encontradas em uma fonte primária (Tratado Elementar de Química, de Lavoisier) são confrontadas com os relatos encontrados em livros didáticos de Química e algumas discrepâncias são apontadas. Observa-se que alguns conceitos desenvolvidos por Lavoisier são relevantes para o Ensino de Química atual, e sua discussão pode despertar reflexões úteis para os discentes e docentes do Ensino Médio.

Palavras-chave: Lavoisier. Livros didáticos. Conservação da massa.

Downloads 548  548  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Qnesc, n. 26, nov., 2007  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 (13) 14 15 16 17 18 19 »