Categoria: Química Artigos |
Histórico da evolução da química medicinal e a importância da lipofilia: de Hipócrates e Galeno a Pa |
Versão: 2009 Atualização: 2/8/2013 |
Descrição:
NOGUEIRA, Luciano J.; MONTANARI, Carlos A.; DONNICI, Claudio L.
O presente artigo, apresentado como mini‐revisão, mostra uma breve introdução sobre a história da Química Medicinal e a importância da influência da lipofilia no desenvolvimento de medicamentos evidenciando, dentre outras, as contribuições de Hipócrates, Galeno, Paracelsus, Overton, Ehrlich e Hansch.
Palavras‐chave: História da química medicinal. Hipócrates. Galeno. Paracelsus. Overton. Hansch. lipofilia.
|
1218 0 bytes Revista Virtual de Química, V. 1, N. 3, jul.-set., |
Categoria: Química Artigos |
Letramento em Química, Educação Planetária e Inclusão Social |
Versão: 2006 Atualização: 2/8/2013 |
Descrição:
TEXTO EM PORTUGUÊS
SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos.
From the different conceptions on scientific and technology literacy (STL), and reflections on globalization and social inclusion, this paper points out the responsibility of the chemists in social actions by their associations for supporting political actions to improving the quality of life, and to protecting the environment by sustainable development for changing the modern society. Supporting ideas for equity within the society between the nations, and giving examples from approaching of socioscientific issues of the textbook “Chemistry and Society”, it demonstrated the role of the teachers and the chemistry professionals to realize the STL of the people in the planetary perspective. Keywords: scientific and technology literacy; planetary citizenship; environmental education.
Palavras-chave: Letramento Científico e Tecnológico. Cidadania Planetária. Educação Ambiental.
|
435 0 bytes Quim. Nova, Vol. 29, No. 3, 611-620, 2006 |
Categoria: Química Artigos |
Metodologia de apoio ao processo de aprendizagem via autoria de objetos de aprendizagem por alunos |
Versão: 2008 Atualização: 2/8/2013 |
Descrição:
SILVA, Juliano Tonezer da Silva; FAGUNDES, Léa da Cruz; BASSO, Marcus Vinicius de Azevedo
Apresenta-se metodologia de apoio ao processo de aprendizagem – nas áreas de Ciências e Matemática do Ensino Médio – via a autoria de objetos de aprendizagem por alunos. Em síntese, o aluno estará em processo de autoria de objetos e poderá produzir ou não, como resultado final desse processo, um objeto educacional que represente computacionalmente seu desejo de aprendizagem. É uma extensão da metodologia de projetos de aprendizagem e está fundamentada na autoria de projetos de aprendizagem e de objetos de aprendizagem por alunos, na adoção de princípios ágeis para esse processo de autoria e em um contexto escolar apoiado nas tecnologias digitais e com foco na aprendizagem.
Palavras-chaves: Projetos de aprendizagem. Objetos de aprendizagem. Software educacional. Ambiente de autoria. Epistemologia genética.
|
514 0 bytes CINTED-UFRGS, V. 6, N. 1, Jul., 2008. |
Categoria: Química Artigos |
A Mudança Epistemológica de Professores num Contexto de Educação Continuada |
Versão: 2001 Atualização: 10/5/2012 |
Descrição:
CUNHA, Ana Maria de Oliveira
Este artigo focaliza a relação entre a epistemologia dos professores e suas concepções sobre o ensino e a aprendizagem, a partir de um estudo conduzido durante dois anos, que acompanhou a evolução das concepções de três professoras. Depois de frequentarem um Curso de Mudança Conceitual (CMC) de oitenta horas, elas se dispuseram a ministrar cursos também para professores. Embora mudanças radicais não tenham sido observadas nas suas concepções, uma evolução significativa pôde ser detectada. Os resultados sugerem que as professoras evoluíram de pontos de partidas diferentes, alcançando consequentemente estágios distintos. As mudanças ocorridas com elas enquadram-se num modelo evolucionário, mantendo-se elementos substanciais da velha concepção, enquanto gradualmente são incorporados elementos da nova. Não foram encontradas correspondências evidentes entre as concepções das professoras sobre a natureza da Ciência e suas concepções de ensino-aprendizagem.
Palavras-chaves: Mudança Conceitual. Epistemologia do professor. Concepções dos professores.
|
433 0 bytes Ciência & Educação, v.7, n.2, p.235-248, 2001. |
Categoria: Química Artigos |
Um objeto de aprendizagem para o ensino de Química Geral |
Versão: 2007 Atualização: 7/8/2013 |
Descrição:
PASTORIZA, Bruno dos Santos; et al.
Os calouros usualmente encontram dificuldades na disciplina de Química Geral. O objetivo desta proposta é o de contribuir para a melhoria da aprendizagem deles através do desenvolvimento de um hipertexto, que abrange o conteúdo discutido na disciplina oferecida no Instituto de Química da UFRGS para os alunos dos cursos de Química, Engenharia Química e Engenharia de Materiais. Cada assunto é apresentado através de diferentes abordagens: texto escrito e ilustrado, exercícios resolvidos e discutidos, problemas de diferentes graus de complexidade, além de informações complementares onde a relação e a integração com outros assuntos e também com a vida cotidiana podem ser feitas. Os alunos que se dispuseram a utilizar o material o avaliaram positivamente, embora muitos deles ainda apresentem resistência à utilização de métodos que usam estratégias de estudo mediadas por computador, sem a orientação de um professor.
Palavras chave: Química geral. Hipertexto. Objeto de aprendizagem.
|
579 0 bytes CINTED-UFRGS, V. 5, N. 2, Dez., 2007. |
|