Educadores

Ínicio : Química : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Notas (Do pior para o melhor avaliado)

Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Histórico da evolução da química medicinal e a importância da lipofilia: de Hipócrates e Galeno a Pa Popular Versão: 2009
Atualização:  2/8/2013
Descrição:
NOGUEIRA, Luciano J.; MONTANARI, Carlos A.; DONNICI, Claudio L.

O presente artigo, apresentado como mini‐revisão, mostra uma breve introdução sobre a história da Química Medicinal
e a importância da influência da lipofilia no desenvolvimento de medicamentos evidenciando, dentre outras, as contribuições de Hipócrates, Galeno, Paracelsus, Overton, Ehrlich e Hansch.

Palavras‐chave: História da química medicinal. Hipócrates. Galeno. Paracelsus. Overton. Hansch. lipofilia.

Downloads 1218  1218  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Virtual de Química, V. 1, N. 3, jul.-set.,  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!A História da Síntese de Elementos Transurânicos e Extensão da Tabela Periódica Numa Perspectiva Fle Popular Versão: 2009
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
FLÔR, Cristhiane Cunha

Neste trabalho, alguns aspectos da epistemologia de Ludwik Fleck são empregados na leitura de episódios históricos envolvendo a síntese de elementos transurânicos e consequente alteração da Tabela Periódica. Particularmente, é analisado como ocorreu a comunicação das ideias e produções científicas naquele contexto, à luz dos conceitos fleckianos de coletivos de pensamento, circulação intracoletiva e intercoletiva de ideias e círculos esotérico e exotérico do conhecimento.

Palavras-chave: Epistemologia de Ludwik Fleck. Elementos transurânicos.

Downloads 3379  3379  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Qnesc, V. X, N. X, XXX, 2009.  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Influência de um objeto de aprendizagem nas concepções de estudantes do ensino médio sobre ebulição  Popular Versão: 2007
Atualização:  2/8/2013
Descrição:
ANDREU, Maxwell Parrela; RECENA, Maria Celina Piazza.

Foi desenvolvido um objeto de aprendizagem apresentando uma animação do processo de ebulição da água em nível microscópico. Este artigo relata a pesquisa realizada para verificar a influência de sua utilização, como mediador da discussão sobre as concepções de alunos do ensino médio, sobre esse processo. Observou-se uma evolução dos conceitos expressos pelos alunos nos sentidos dos modelos consensuais, principalmente em relação aos que apresentaram uma representação microscópica do fenômeno.

Palavras-chaves: Concepções. Objetos de aprendizagem. Ebulição da água. Química.

Downloads 433  433  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma CINTED-UFRGS, V. 5 No 2, Dezembro, 2007  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!O Lavoisier que não está presente nos livros didáticos Popular Versão: 2007
Atualização:  6/8/2013
Descrição:
VIDAL, Paulo Henrique Oliveira; CHELONI, Flavia Oliveira; PORTO, Paulo Alves

O artigo apresenta algumas contribuições de Antoine Laurent Lavoisier (1743-1794) para a construção da Química Moderna que podem ser utilizadas didaticamente. As informações encontradas em uma fonte primária (Tratado Elementar de Química, de Lavoisier) são confrontadas com os relatos encontrados em livros didáticos de Química e algumas discrepâncias são apontadas. Observa-se que alguns conceitos desenvolvidos por Lavoisier são relevantes para o Ensino de Química atual, e sua discussão pode despertar reflexões úteis para os discentes e docentes do Ensino Médio.

Palavras-chave: Lavoisier. Livros didáticos. Conservação da massa.

Downloads 548  548  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Qnesc, n. 26, nov., 2007  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Letramento em Química, Educação Planetária e Inclusão Social Popular Versão: 2006
Atualização:  2/8/2013
Descrição:
TEXTO EM PORTUGUÊS

SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos.

From the different conceptions on scientific and technology literacy (STL), and reflections on globalization and social inclusion, this paper points out the responsibility of the chemists in social actions by their associations for supporting political actions to improving the quality of life, and to protecting the environment by sustainable development for changing the modern society. Supporting ideas for equity within the society between the nations, and giving examples from approaching of socioscientific issues of the textbook “Chemistry and Society”, it demonstrated the role of the teachers and the chemistry professionals to realize the STL of the people in the planetary perspective.
Keywords: scientific and technology literacy; planetary citizenship; environmental education.

Palavras-chave: Letramento Científico e Tecnológico. Cidadania Planetária. Educação Ambiental.

Downloads 435  435  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Quim. Nova, Vol. 29, No. 3, 611-620, 2006  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Mediação interdisciplinar na construção de um projeto de ensino de Química Popular Versão: 2002
Atualização:  2/8/2013
Descrição:
ROSA, Maria Inês de Freitas Petrucci Santos; ROSSI, Adriana Vitorino

Apresentamos uma investigação qualitativa das possibilidades de parcerias entre formadores oriundos de diferentes áreas de pesquisa, tendo como objeto a criação de processos didáticos com licenciandos. Identificamos alguns elementos característicos desta aproximação, como: a assimetria de concepções; o diálogo sustentado pela episteme própria da Química; e a preocupação em superar estereótipos de diferentes áreas.

Palavras-chave: Formação docente. Projeto de ensino. Licenciatura.

Downloads 514  514  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Qnesc, n. 16, nov., 2002.  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Metodologia de apoio ao processo de aprendizagem via autoria de objetos de aprendizagem por alunos Popular Versão: 2008
Atualização:  2/8/2013
Descrição:
SILVA, Juliano Tonezer da Silva; FAGUNDES, Léa da Cruz; BASSO, Marcus Vinicius de Azevedo

Apresenta-se metodologia de apoio ao processo de aprendizagem – nas áreas de Ciências e Matemática do Ensino Médio – via a autoria de objetos de aprendizagem por alunos. Em síntese, o aluno estará em processo de autoria de objetos e poderá produzir ou não, como resultado final desse processo, um objeto educacional que represente computacionalmente seu desejo de aprendizagem. É uma extensão da metodologia de projetos de aprendizagem e está fundamentada na autoria de projetos de aprendizagem e de objetos de aprendizagem por alunos, na adoção de princípios ágeis para esse processo de autoria e em um contexto escolar apoiado nas tecnologias digitais e com foco na aprendizagem.

Palavras-chaves: Projetos de aprendizagem. Objetos de aprendizagem. Software educacional. Ambiente de autoria. Epistemologia genética.

Downloads 514  514  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma CINTED-UFRGS, V. 6, N. 1, Jul., 2008.  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!A Mudança Epistemológica de Professores num Contexto de Educação Continuada Popular Versão: 2001
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
CUNHA, Ana Maria de Oliveira

Este artigo focaliza a relação entre a epistemologia dos professores e suas concepções sobre o ensino e a aprendizagem, a partir de um estudo conduzido durante dois anos, que acompanhou a evolução das concepções de três professoras. Depois de frequentarem um Curso de Mudança Conceitual (CMC) de oitenta horas, elas se dispuseram a ministrar cursos também para professores. Embora mudanças radicais não tenham sido observadas nas suas concepções, uma evolução significativa pôde ser detectada. Os resultados sugerem que as professoras evoluíram de pontos de partidas diferentes, alcançando consequentemente estágios distintos. As mudanças ocorridas com elas enquadram-se num modelo evolucionário, mantendo-se elementos substanciais da velha concepção, enquanto gradualmente são incorporados elementos da nova. Não foram encontradas correspondências evidentes entre as concepções das professoras sobre a natureza da Ciência e suas concepções de ensino-aprendizagem.

Palavras-chaves: Mudança Conceitual. Epistemologia do professor. Concepções dos professores.

Downloads 433  433  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência & Educação, v.7, n.2, p.235-248, 2001.  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Mudanças na prática de ensino da Química pela formação dos professores em história e filosofia das c Popular Versão: 2003
Atualização:  2/8/2013
Descrição:
PAIXÃO, Fátima; CACHAPUZ, António

Neste artigo relata-se uma pesquisa centrada em um programa de formação de professores baseado na História e Filosofia da Ciência com vista ao desenvolvimento de práticas de ensino da Química mais inovadoras. Enfatiza-se o próprio programa de formação, desenvolvido em três fases articuladas, e dá-se conta da evolução ocorrida nas práticas dos professores participantes.

Palavras-chave: História e Filosofia da Ciência. Formação de professores. Ensino da Química.

Downloads 431  431  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Qnesc, n. 18, nov., 2003.  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Um objeto de aprendizagem para o ensino de Química Geral Popular Versão: 2007
Atualização:  7/8/2013
Descrição:
PASTORIZA, Bruno dos Santos; et al.

Os calouros usualmente encontram dificuldades na disciplina de Química Geral. O objetivo desta proposta é o de contribuir para a melhoria da aprendizagem deles através do desenvolvimento de um hipertexto, que abrange o conteúdo discutido na disciplina oferecida no Instituto de Química da UFRGS para os alunos dos cursos de Química, Engenharia Química e Engenharia de Materiais. Cada assunto é apresentado através de diferentes abordagens: texto escrito e ilustrado, exercícios resolvidos e discutidos, problemas de diferentes graus de complexidade, além de informações complementares onde a relação e a integração com outros assuntos e também com a vida cotidiana podem ser feitas. Os alunos que se dispuseram a utilizar o material o avaliaram positivamente, embora muitos deles ainda apresentem resistência à utilização de métodos que usam estratégias de estudo mediadas por computador, sem a orientação de um professor.

Palavras chave: Química geral. Hipertexto. Objeto de aprendizagem.

Downloads 579  579  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma CINTED-UFRGS, V. 5, N. 2, Dez., 2007.  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 (13) 14 15 16 17 18 19 »