Categoria: Química Artigos |
Alcoolismo e Educação Química |
Versão: 2012 Atualização: 24/1/2013 |
Descrição:
LEAL, Murilo C.; ARAÚJO, Denilson A.; PINHEIRO Paulo César
O tema alcoolismo é abordado considerando aspectos históricos, socioculturais, científicos e filosóficos associados a consumo de bebidas alcoólicas e seus efeitos no organismo humano, perigos e benefícios do consumo de álcool, legislação, tratamento e sugestões de atividades para desenvolver o tema em sala de aula.
Palavras-chave: Etanol. Alcoolismo. Ensino de química
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804 0 bytes Vol. 34, N° 2, p. 58-66, MAIO 2012 http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_2/ |
Categoria: Química Artigos |
A Química dos Agrotóxicos |
Versão: 2012 Atualização: 17/12/2012 |
Descrição:
BRAIBANTE, Mara Elisa F.; ZAPPE, Janessa Aline
Este trabalho descreve a história dos agrotóxicos e sua relação com os conteúdos de química, bem como as consequências de sua utilização no meio ambiente e para a saúde do trabalhador. Ao longo dos tempos, o homem sempre procurou maneiras de combater as pragas que afetam suas plantações, utilizando desde os rituais religiosos até o julgamento de pragas em tribunais eclesiásticos. Produtos químicos utilizados na agricultura para controlar pragas e doenças de plantas, os agrotóxicos são consequentemente os responsáveis pelo aumento da produção agrícola e pelo crescimento da população. Entretanto, podem causar doenças e intoxicações se forem utilizados sem os cuidados necessários, como os equipamentos de proteção individual. Por isso, a conscientização dos estudantes acerca das implicações da utilização dos agrotóxicos e sua relação com os conteúdos de química estudados no ensino médio tornam-se importantes para a formação de cidadãos conscientes e participantes na sociedade.
Palavras-chave: Agrotóxicos. Ensino de química. Meio ambiente.
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756 0 bytes QNEsc, Vol. 34, No 1, Fevereiro, 2012 http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_1/ |
Categoria: Química Artigos |
O que é irradiação? E contaminação radioativa? Vamos esclarecer? |
Versão: Atualização: 17/12/2012 |
Descrição:
RODRIGUES JR., Ary de Araújo
Em todas as áreas da atividade humana ocorrem acidentes; batidas de veículos, descarrilamentos de trens, vazamentos de produtos químicos, queda de aviões, incêndios, etc., aos quais dispensamos maior ou menor atenção dependendo da gravidade. Mas os que ocorrem com materiais radioativos, independente do grau (desde o vazamento de uma usina nuclear até o extravio de um radiofármaco de vida curta) tem o poder de provocar um alto nível de preocupação na população. Isto ocorre por causa dos mitos sobre a radiação que permeiam o imaginário popular e são amplificados pela mídia, e que neste artigo tentaremos elucidar.
Palavras-chave: Radioatividade. Irradiação. Contaminação radioativa.
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500 0 bytes Física na Escola, v. 8, n. 2, 2007 |
Categoria: Química Artigos |
Compreensões e Significados sobre o PIBID para a Melhoria da Formação de Prof. de Química... |
Versão: Atualização: 17/12/2012 |
Descrição:
PAREDES, Giuliana Gionna O.; GUIMARÃES, Orliney M.
O texto traz as compreensões e os significados sobre o Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para a melhoria da formação inicial de professores de biologia, física e química em uma universidade do estado do Paraná. Constatou-se que o PIBID é compreendido para a melhoria da formação inicial de professores como um espaço que possibilita a integração entre universidade-escola, oportunizando aos futuros professores o entendimento e a reflexão sobre a profissão docente e também sobre a realidade escolar, por meio do desenvolvimento de unidades didáticas que priorizam a inserção de diferentes materiais e abordagens didáticas inovadoras no ensino de ciências, defendidas pelas pesquisas sobre o ensino de ciências, como o uso da história e filosofia da ciência (HFC), abordagem ciência-tecnologia-sociedade (CTS) e das novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC) no ensino de ciências, considerando a escola da educação básica como campo de investigação e aplicação dessas estratégias.
Palavras-chave: Formação de professores. PIBID. Ensino de ciências.
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531 756 bytes QNEsc, Vol. 34, N° 4, p. 266-277, NOVEMBRO 2012. http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_4/ |
Categoria: Química Artigos |
Os Jogos Educacionais de Cartas como Estratégia de Ensino em Química |
Versão: Atualização: 17/12/2012 |
Descrição:
FOCETOLA, P. B. M. et al.
Este trabalho relata a experiência didática dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) no ensino dos conceitos ligação química e funções inorgânicas, utilizando três diferentes jogos educacionais. As atividades didáticas foram realizadas com alunos do 1o e 2o anos do ensino médio de três escolas públicas do estado do Rio de Janeiro, sendo que três jogos de cartas foram utilizados para introduzir, reforçar ou exercitar os conceitos químicos ministrados. A contribuição pedagógica dos jogos foi analisada por meio de questionários de avaliações discentes e seus resultados demonstram a eficiência destes como ferramentas didáticas no ensino de ciências, em geral, e de química, em particular.
Palavras-chave: Jogos educacionais. Ligação química. Funções inorgânicas.
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630 1.97 KB QNEsc, Vol. 34, N° 4, p. 248-255, NOVEMBRO 2012. http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_4/ |
Categoria: Química Artigos |
A Influência do PIBID na Formação dos Acadêmicos de Química Licenciatura da UFSM |
Versão: Atualização: 17/12/2012 |
Descrição:
BRAIBANTE, Mara Elisa F.; WOLLMANN, Ediane M.
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) vem tornando-se uma política pública muito importante de valorização do magistério, possibilitando aos licenciandos atuação no seu campo de trabalho desde o início de sua formação. O PIBID-UFSM iniciou suas atividades em outubro do ano de 2009, sendo contemplados subprojetos da área de Física, Química, Biologia, Ciências e Matemática. O sub-projeto PIBID-Química-UFSM 2009-2011 atendeu a quatro escolas da rede pública do município de Santa Maria (RS), compondo esse grupo de trabalho oito bolsistas acadêmicos, quatro professores supervisores e a coordenadora do subprojeto Química.
Palavras-chave: PIBID. Formação inicial. Ensino de Química.
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511 0 bytes QNEsc, Vol. 34, No 4, p. 167-172, Novembro, 2012. http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_4/ |
Categoria: Química Artigos |
Controvérsias Construtivistas |
Versão: Atualização: 17/12/2012 |
Descrição:
LABURÚ, Carlos Eduardo Laburú; CARVALHO, Marcelo de; BATISTA, Irinéa de Lourdes
Neste trabalho apresentamos uma coletânea de análises divergentes que dizem respeito aos fundamentos epistemológicos, ontológicos e pedagógicos disseminados pelo pensamento construtivista, envolvido diretamente com a educação científica. Para evidenciar tais divergências, partimos da premissa máxima do construtivismo de que o aprendiz, através de um ativo envolvimento, é o construtor ou o arquiteto do seu próprio conhecimento. Diante dessa afirmação, alguns autores questionam o fato de que o conhecimento passa a ser algo que existe somente na mente dos seres cognitivos, onde ele é construído; e também, a concepção de que o reino natural não é preexistente mas, antes, é construído pelas nossas indagações, ficando o seu papel na construção do conhecimento científico, relegado a uma irrelevância. Busca-se, igualmente, ponderar a atuação do professor entre uma conotação construtivista mediadora e negociadora e um enfoque voltado ao instruir e a ensinar de forma mais direta.
Palavras-chave: Conhecimento Científico. Educação Científica.
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4632 0 bytes Cad.Cat.Ens.Fís., v. 18, n. 2: p. 152-181, ago. 20 |
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