Categoria: Química Artigos |
A Epistemologia de Kuhn |
Versão: Atualização: 10/5/2012 |
Descrição:
OSTERMANN, Fernanda
Neste trabalho, é apresentada a epistemologia proposta por Kuhn, a partir de alguns conceitos principais de sua teoria: paradigma, ciência normal, revolução científica, incomensurabilidade. O modelo kuhniano encara o desenvolvimento científico como uma sequência de períodos de ciência normal, nos quais a comunidade científica adere a um paradigma. Estes períodos, por sua vez, são interrompidos por revoluções científicas, marcadas por crises/anomalias no paradigma dominante, culminando com sua ruptura. A crise é superada quando surge um novo candidato a paradigma. Ao comparar o antigo e o novo paradigma, Kuhn defende a tese da incomensurabilidade. Algumas implicações de suas ideias para o ensino de Ciências são também discutidas.
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1637 0 bytes Cad.Cat.Ens.Fis., v.13,n3: p.184-196, dez.1996. |
Categoria: Química Artigos |
A estranha e contraditória relação entre os químicos e a química teórica |
Versão: Atualização: 10/5/2012 |
Descrição:
BARBOSA, André G. H.
Através de uma breve análise histórica procuramos mostrar como a linguagem da química evoluiu independentemente de outras ciências até o final do século XIX. Até esta época os modelos químicos eram inteiramente incompatíveis com a física. A partir da década de 1910, com o começo da elucidação pelos físicos de alguns elementos da estrutura do átomo, os químicos passaram a utilizar elementos de física atômica em seus modelos de ligação química. Mas só com o advento da mecânica quântica na década de 1920 passou a ser possível, em princípio, basear modelos químicos inteiramente em resultados de considerações teóricas de estrutura eletrônica. Entretanto, os problemas de interesse dos químicos eram mais complicados do que os físicos conseguiam tratar. Devido a estas dificuldades, foram formulados modelos simplificados. A escolha destes modelos simplificados pelos químicos foi motivada apenas pelos critérios de disponibilidade, facilidade de uso, e pouca necessidade de estudo adicional. Este procedimento provoca inevitavelmente o surgimento de ideias e conceitos sem fundamento que hoje estão presentes em livros‐texto de química em todos os níveis. Alguns exemplos são discutidos onde se demonstra que o uso de funções de onda que tratam corretamente o problema da indistinguibilidade dos elétrons, fornece modelos qualitativamente coerentes e úteis. Concluímos estabelecendo o real propósito da química teórica e propondo formas de melhorar o ensino de química.
Palavras‐chave: Química teórica. Ligação química. História da química.
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2211 0 bytes Rev. Virtual Quim., 2009, 1 (3), 212‐226. |
Categoria: Química Artigos |
A Experiência de um Grupo de Professores Envolvendo Ensino de Química e Informática |
Versão: Atualização: 10/5/2012 |
Descrição:
GABINI, Wanderlei Sebastião Gabini; DINIZ, Renato Eugênio da Silva
Este trabalho teve como objetivo investigar a inserção da informática como estratégia didática para o ensino de Química. Por meio de encontros de um grupo de professores dessa disciplina, foram discutidas experiências já vivenciadas por eles sobre este tema, análise e exploração de softwares, além da elaboração e aplicação de uma proposta de aula na Sala Ambiente de Informática das escolas em que atuavam. Ficou evidente, nesse estudo, a importância de um espaço para o professor discutir sua prática profissional, planejar ações didáticas e conhecer os softwares disponíveis, bem como o fato de a informática ser um recurso viável no ensino de Química.
Palavras-chave: Ensino de Química. Informática. Formação de professores.
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1248 0 bytes Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Vol. 9, N |
Categoria: Química Artigos |
O que é uma Gordura Trans? |
Versão: Atualização: 7/8/2013 |
Descrição:
MERÇON, Fábio
Os principais componentes dos óleos e das gorduras são os triacilgliceróis, moléculas formadas a partir do glicerol e de ácidos graxos, que podem ser saturados ou insaturados. Apesar de termodinamicamente menos estáveis, os ácidos graxos cis ocorrem predominantemente na natureza, devido à estereoespecificidade das enzimas que atuam na biossíntese de lipídios. Durante o processo de hidrogenação parcial de óleos vegetais, ocorre a reação de isomerização com formação dos ácidos graxos trans (gordura trans). A ingestão excessiva de ácidos graxos trans acarreta malefícios à saúde, principalmente devido à alteração dos níveis de colesterol no organismo. Assim, não é recomendada a ingestão de alimentos contendo ácidos graxos trans. A abordagem desse tema em sala de aula possibilita a promoção de um ensino crítico, contextualizado e interdisciplinar.
Palavras-chave: Ácido graxo trans. Gordura trans. Isomeria cis-trans.
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3878 0 bytes QNESC. Vol. 32, N° 2, mai. 2010. |
Categoria: Química Artigos |
Filosofia da Ciência e Ensino de Ciências: uma analogia |
Versão: 2001 Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
VILLANI, Alberto
Neste trabalho, inicialmente explicitaremos nossa compreensão do debate entre Kuhn, Popper, Lakatos e Feyerabend na Conferencia Internacional sobre Filosofia da Ciência (1965), delineando as diferenças nas posições de nossos filósofos. Em seguida apresentaremos um quadro das posições sobre o ensino de ciências, assim como nos parecem caracterizar os último 30 anos de pesquisas na área. Finalmente tentaremos uma aproximação dos dois campos, procurando salientar as implicações que a problemática filosófica teve e tem para uma maior compreensão do ensino de ciências e matemática.
Palavras-chave: Filosofia da Ciência. Mudança Conceitual. Ensino de Ciências.
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480 0 bytes Ciência & Educação, v.7, n.2, p.169-181, 2001 |
Categoria: Química Artigos |
Flavonoides: Potenciais agentes terapêuticos para o processo inflamatório |
Versão: 2009 Atualização: 25/7/2013 |
Descrição:
COUTINHO, Marcela A. S.; MUZITANO, Michele F.; COSTA, Sônia S.
O processo inflamatório, envolvido em diversas patologias, é uma resposta do organismo frente a uma infecção ou a uma injúria tecidual. Compreende basicamente dois mecanismos de defesa: uma resposta inespecífica (resposta inata), responsável pelas características da região inflamada (vermelhidão, edema, calor, dor e perda de função) e uma resposta imunológica, na qual há produção de anticorpos específicos contra um determinado agente agressor. Nem sempre a resposta inflamatória inicial é suficiente e o processo pode evoluir para um estado de inflamação crônica. Apesar da grande incidência de efeitos colaterais gastroduodenais e cardiovasculares, o uso de anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) é atualmente a principal abordagem terapêutica para as reações inflamatórias. Tal situação estimula a busca por novas moléculas, potencialmente úteis no tratamento da inflamação. A riqueza da flora brasileira, no que diz respeito às plantas empregadas popularmente contra processos inflamatórios, propicia essa busca por novas moléculas bioativas. Dentre as diversas classes de produtos naturais bioativos, os flavonoides - grupo de substâncias polifenólicas - estão em destaque. Os flavonoides são amplamente distribuídos pelo reino vegetal e notáveis por suas diversificadas ações biológicas, dentre elas a capacidade de agir sobre a inflamação e sobre o sistema imunológico - o que lhes confere um enorme potencial farmacológico. Dessa forma, os flavonoides representam uma alternativa promissora frente aos processos inflamatórios. Neste artigo serão abordados diferentes aspectos do processo inflamatório e tratamentos, com especial enfoque na atividade anti-inflamatória de flavonoides. Uma breve avaliação da relação estrutura-atividade é apresentada.
Palavras-chave: Inflamação. Anti-inflamatório. Produtos naturais. Flavonoides. Quercetina.
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8073 0 bytes Rev. Virtual Quim. Vol. 1, No. 3, p. 241-256, 2009 |
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