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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!A Epistemologia de Kuhn Popular Versão: 
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
OSTERMANN, Fernanda

Neste trabalho, é apresentada a epistemologia proposta por Kuhn, a partir de alguns conceitos principais de sua teoria: paradigma, ciência normal, revolução científica, incomensurabilidade. O modelo kuhniano encara o desenvolvimento científico como uma sequência de períodos de ciência normal, nos quais a comunidade científica adere a um paradigma. Estes períodos, por sua vez, são interrompidos por revoluções científicas, marcadas por crises/anomalias no paradigma dominante, culminando com sua ruptura. A crise é superada quando surge um novo candidato a paradigma. Ao comparar o antigo e o novo paradigma, Kuhn defende a tese da incomensurabilidade. Algumas implicações de suas ideias para o ensino de Ciências são também discutidas.

Downloads 1570  1570  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad.Cat.Ens.Fis., v.13,n3: p.184-196, dez.1996.  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!A Metodologia dos Programas de Pesquisa: a epistemologia de Imre Lakatos Popular Versão: 
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
SILVEIRA, Fernando Lang da

A epistemologia de Imre Lakatos - metodologia dos programas de pesquisa - é apresentada. Um programa de pesquisa constitui-se de um núcleo firme (conjunto de hipóteses ou teoria irrefutável por decisão dos cientistas), de uma heurística que instrui os cientistas a modificar o cinturão protetor (conjunto de hipóteses auxiliares e métodos observacionais) de modo a adequar o programa aos fatos. Um programa é progressivo quando prevê fatos novos e alguma destas previsões é corroborada; ele é regressivo quando não prevê fatos novos, ou, os prevendo, não são corroborados. A história da ciência é a história dos programas em concorrência; as chamadas revoluções científicas constituem-se em um processo racional de superação de um programa por outro. Implicações da epistemologia de Lakatos e Popper - ambos racionalistas críticos - para o ensino de ciências são discutidas.

Downloads 763  763  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad.Cat.Ens.Fis., v.13,n3: p.219-230, dez.1996.  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!A estranha e contraditória relação entre os químicos e a química teórica Popular Versão: 
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
BARBOSA, André G. H.

Através de uma breve análise histórica procuramos mostrar como a linguagem da química evoluiu independentemente de outras ciências até o final do século XIX. Até esta época os modelos químicos eram inteiramente incompatíveis com a física. A partir da década de 1910, com o começo da elucidação pelos físicos de alguns elementos da estrutura do átomo, os químicos passaram a utilizar elementos de física atômica em seus modelos de ligação química. Mas só com o advento da mecânica quântica na década de 1920 passou a ser possível, em princípio, basear modelos químicos inteiramente em resultados de considerações teóricas de estrutura eletrônica. Entretanto, os problemas de interesse dos químicos eram mais complicados do que os físicos conseguiam tratar. Devido a estas dificuldades, foram formulados modelos simplificados. A escolha destes modelos simplificados pelos químicos foi motivada apenas pelos critérios de disponibilidade, facilidade de uso, e pouca necessidade de estudo adicional. Este procedimento provoca inevitavelmente o surgimento de ideias e conceitos sem fundamento que hoje estão presentes em livros‐texto de química em todos os níveis. Alguns exemplos são discutidos onde se demonstra que o uso de funções de onda que tratam corretamente o problema da indistinguibilidade dos elétrons, fornece modelos qualitativamente coerentes e úteis. Concluímos estabelecendo o real propósito da química teórica e propondo formas de melhorar o ensino de química.

Palavras‐chave: Química teórica. Ligação química. História da química.

Downloads 2132  2132  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Virtual Quim., 2009, 1 (3), 212‐226.  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!A Experiência de um Grupo de Professores Envolvendo Ensino de Química e Informática Popular Versão: 
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
GABINI, Wanderlei Sebastião Gabini; DINIZ, Renato Eugênio da Silva

Este trabalho teve como objetivo investigar a inserção da informática como estratégia didática para o ensino de Química. Por meio de encontros de um grupo de professores dessa disciplina, foram discutidas experiências já vivenciadas por eles sobre este tema, análise e exploração de softwares, além da elaboração e aplicação de uma proposta de aula na Sala Ambiente de Informática das escolas em que atuavam. Ficou evidente, nesse estudo, a importância de um espaço para o professor discutir sua prática profissional, planejar ações didáticas e conhecer os softwares disponíveis, bem como o fato de a informática ser um recurso viável no ensino de Química.

Palavras-chave: Ensino de Química. Informática. Formação de professores.

Downloads 1170  1170  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Vol. 9, N  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Os Fulerenos e sua espantosa geometria molecular Popular Versão: 
Atualização:  7/8/2013
Descrição:
ROCHA-FILHO, Romeu C.

Este artigo fala da história e das repercussões da descoberta de novas formas alotrópicas moleculares do carbono, uma delas no formato de uma bola de futebol.

Palavras-chave: Fulerenos. Alótropos do Carbono. Prêmio Nobel.

Downloads 1457  1457  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Qnesc, n° 4, nov. 1996  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!O que é uma Gordura Trans? Popular Versão: 
Atualização:  7/8/2013
Descrição:
MERÇON, Fábio

Os principais componentes dos óleos e das gorduras são os triacilgliceróis, moléculas formadas a partir do glicerol e de ácidos graxos, que podem ser saturados ou insaturados. Apesar de termodinamicamente menos estáveis, os ácidos graxos cis ocorrem predominantemente na natureza, devido à estereoespecificidade das enzimas que atuam na biossíntese de lipídios. Durante o processo de hidrogenação parcial de óleos vegetais, ocorre a reação de isomerização com formação dos ácidos graxos trans (gordura trans). A ingestão excessiva de ácidos graxos trans acarreta malefícios à saúde, principalmente devido à alteração dos níveis de colesterol no organismo. Assim, não é recomendada a ingestão de alimentos contendo ácidos graxos trans. A abordagem desse tema em sala de aula possibilita a promoção de um ensino crítico, contextualizado e interdisciplinar.

Palavras-chave: Ácido graxo trans. Gordura trans. Isomeria cis-trans.

Downloads 3820  3820  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma QNESC. Vol. 32, N° 2, mai. 2010.  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Narrativas Acerca da Prática de Ensino de Química: Um Diálogo na Formação Inicial de Professores Popular Versão: 
Atualização:  6/8/2013
Descrição:
GONÇALVES, Fábio Peres; FERNANDES, Carolina dos Santos

Analisamos narrativas de licenciandos em Química sobre a componente curricular Prática de Ensino de Química. Defende-se a narrativa escrita como um processo dialógico e que favorece apreensão de conhecimentos dos professores em formação inicial. As narrativas foram submetidas aos procedimentos da análise textual discursiva e os resultados destacam que parte dos futuros docentes valoriza uma dicotomia entre teoria e prática e, em consequência, a prática em sala de aula como um desenvolvimento de técnicas de ensino descontextualizadas. Os licenciandos, ao mesmo tempo, entendem que a componente curricular é permeada por trabalhos de natureza coletiva. A sala de aula da escola foi reconhecida como um dos espaços explorados pela Prática de Ensino de Química, porém não mencionam outros possíveis espaços igualmente importantes para o exercício docente.

Palavras-chave: Formação de professores de Química. Prática de Ensino. Narrativas.

Downloads 531  531  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma QNESC. Vol. 32, N° 2, mai. 2010.  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Filosofia da Ciência e Ensino de Ciências: uma analogia Popular Versão: 2001
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
VILLANI, Alberto

Neste trabalho, inicialmente explicitaremos nossa compreensão do debate entre Kuhn, Popper, Lakatos e Feyerabend na Conferencia Internacional sobre Filosofia da Ciência (1965), delineando as diferenças nas posições de nossos filósofos. Em seguida apresentaremos um quadro das posições sobre o ensino de ciências, assim como nos parecem caracterizar os último 30 anos de pesquisas na área. Finalmente tentaremos uma aproximação dos dois campos, procurando salientar as implicações que a problemática filosófica teve e tem para uma maior compreensão do ensino de ciências e matemática.

Palavras-chave: Filosofia da Ciência. Mudança Conceitual. Ensino de Ciências.

Downloads 438  438  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência & Educação, v.7, n.2, p.169-181, 2001  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Filosofia da Ciência, História da Ciênca e Psicanálise: analogias para o ensino de ciências Popular Versão: 1997
Atualização:  2/8/2013
Descrição:
VILLANI, Alberto. et al.

São apresentadas várias analogias e metáforas, construídas a partir de resultados alcançados na Filosofia da Ciência, na História da Ciência e na Psicanálise, e utilizadas para interpretar o ensino e a aprendizagem das Ciências. São discutidos o alcance e os limites de tais analogias. Considerações de caráter mais geral sobre a elaboração e o funcionamento das analogias finalizam o trabalho.

Downloads 816  816  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad. Cat. Ens. Fis., v.14, n1: p.37-55, abr. 1997  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Flavonoides: Potenciais agentes terapêuticos para o processo inflamatório Popular Versão: 2009
Atualização:  25/7/2013
Descrição:
COUTINHO, Marcela A. S.; MUZITANO, Michele F.; COSTA, Sônia S.

O processo inflamatório, envolvido em diversas patologias, é uma resposta do organismo frente a uma infecção ou a uma injúria tecidual. Compreende basicamente dois mecanismos de defesa: uma resposta inespecífica (resposta inata), responsável pelas características da região inflamada (vermelhidão, edema, calor, dor e perda de função) e uma resposta imunológica, na qual há produção de anticorpos específicos contra um determinado agente agressor. Nem sempre a resposta inflamatória inicial é suficiente e o processo pode evoluir para um estado de inflamação crônica. Apesar da grande incidência de efeitos colaterais gastroduodenais e cardiovasculares, o uso de anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) é atualmente a principal abordagem terapêutica para as reações inflamatórias. Tal situação estimula a busca por novas moléculas, potencialmente úteis no tratamento da inflamação. A riqueza da flora brasileira, no que diz respeito às plantas empregadas popularmente contra processos inflamatórios, propicia essa busca por novas moléculas bioativas. Dentre as diversas classes de produtos naturais bioativos, os flavonoides - grupo de substâncias polifenólicas - estão em destaque. Os flavonoides são amplamente distribuídos pelo reino vegetal e notáveis por suas diversificadas ações biológicas, dentre elas a capacidade de agir sobre a inflamação e sobre o sistema imunológico - o que lhes confere um enorme potencial farmacológico. Dessa forma, os flavonoides representam uma alternativa promissora frente aos processos inflamatórios. Neste artigo serão abordados diferentes aspectos do processo inflamatório e tratamentos, com especial enfoque na atividade anti-inflamatória de flavonoides. Uma breve avaliação da relação estrutura-atividade é apresentada.

Palavras-chave: Inflamação. Anti-inflamatório. Produtos naturais. Flavonoides. Quercetina.

Downloads 7892  7892  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Virtual Quim. Vol. 1, No. 3, p. 241-256, 2009  Site 
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