Categoria: Química Artigos |
Filosofia da Ciência e Ensino de Ciências: uma analogia |
Versão: 2001 Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
VILLANI, Alberto
Neste trabalho, inicialmente explicitaremos nossa compreensão do debate entre Kuhn, Popper, Lakatos e Feyerabend na Conferencia Internacional sobre Filosofia da Ciência (1965), delineando as diferenças nas posições de nossos filósofos. Em seguida apresentaremos um quadro das posições sobre o ensino de ciências, assim como nos parecem caracterizar os último 30 anos de pesquisas na área. Finalmente tentaremos uma aproximação dos dois campos, procurando salientar as implicações que a problemática filosófica teve e tem para uma maior compreensão do ensino de ciências e matemática.
Palavras-chave: Filosofia da Ciência. Mudança Conceitual. Ensino de Ciências.
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437 0 bytes Ciência & Educação, v.7, n.2, p.169-181, 2001 |
Categoria: Química Artigos |
Flavonoides: Potenciais agentes terapêuticos para o processo inflamatório |
Versão: 2009 Atualização: 25/7/2013 |
Descrição:
COUTINHO, Marcela A. S.; MUZITANO, Michele F.; COSTA, Sônia S.
O processo inflamatório, envolvido em diversas patologias, é uma resposta do organismo frente a uma infecção ou a uma injúria tecidual. Compreende basicamente dois mecanismos de defesa: uma resposta inespecífica (resposta inata), responsável pelas características da região inflamada (vermelhidão, edema, calor, dor e perda de função) e uma resposta imunológica, na qual há produção de anticorpos específicos contra um determinado agente agressor. Nem sempre a resposta inflamatória inicial é suficiente e o processo pode evoluir para um estado de inflamação crônica. Apesar da grande incidência de efeitos colaterais gastroduodenais e cardiovasculares, o uso de anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) é atualmente a principal abordagem terapêutica para as reações inflamatórias. Tal situação estimula a busca por novas moléculas, potencialmente úteis no tratamento da inflamação. A riqueza da flora brasileira, no que diz respeito às plantas empregadas popularmente contra processos inflamatórios, propicia essa busca por novas moléculas bioativas. Dentre as diversas classes de produtos naturais bioativos, os flavonoides - grupo de substâncias polifenólicas - estão em destaque. Os flavonoides são amplamente distribuídos pelo reino vegetal e notáveis por suas diversificadas ações biológicas, dentre elas a capacidade de agir sobre a inflamação e sobre o sistema imunológico - o que lhes confere um enorme potencial farmacológico. Dessa forma, os flavonoides representam uma alternativa promissora frente aos processos inflamatórios. Neste artigo serão abordados diferentes aspectos do processo inflamatório e tratamentos, com especial enfoque na atividade anti-inflamatória de flavonoides. Uma breve avaliação da relação estrutura-atividade é apresentada.
Palavras-chave: Inflamação. Anti-inflamatório. Produtos naturais. Flavonoides. Quercetina.
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7887 0 bytes Rev. Virtual Quim. Vol. 1, No. 3, p. 241-256, 2009 |
Categoria: Química Artigos |
Formação inicial de Professores de Física e Química sobre a Tecnologia e suas relações Sócio-Científ |
Versão: Atualização: 25/7/2013 |
Descrição:
MARTINS, Isabel P.
Toma-se como ponto de partida a importância da tecnologia no estilo de vida e cultura das sociedades actuais, contribuindo para o seu desenvolvimento, e salientam-se alguns dos desequilíbrios existentes a nível planetário. Defende-se a importância da educação tecnológica, como via de acesso a uma cultura tecnológica, em contexto escolar, de modo a permitir a todos uma literacia científica. Analisa-se o caso português actual sobre a educação tecnológica na escolaridade obrigatória (9 anos). Discute-se a importância da formação de professores para uma adequada integração da dimensão tecnologia no movimento CTS para o ensino das ciências, e apresenta-se o modo como essa dimensão foi introduzida na formação inicial de professores de Física e Química, numa Universidade portuguesa, na disciplina de Didáctica das Ciências. Descreve-se o modelo de trabalho seguido e o impacto dos projectos desenvolvidos, quer nos alunos, quer nas escolas básicas e secundárias onde os jovens professores foram integrados.
Palavras-chave: Tecnologia. Relações Ciência-Tecnologia-Sociedade. Educação em Ciências. Educação tecnológica. Formação inicial de professores.
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1061 1.96 KB Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, |
Categoria: Química Artigos |
Trilogia: Química, Sociedade e Consumo |
Versão: 2010 Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
OLIVEIRA, Julieta Saldanha de; MARTINS, Márcio Marques; APPELT, Martins e Helmoz Roseniaim
A química, a sociedade e o consumo sempre estiveram interligados. Desde os primórdios das civilizações, o homem faz uso de procedimentos que podem ser considerados como uma química empírica. As desafortunadas condições que cercaram o mau uso e a aplicação do saber químico a estigmatizaram, sendo considerada como um conjunto de conhecimentos negativos e indesejáveis para a sociedade. Apresenta-se uma retrospectiva histórica comentada acerca da trilogia química-sociedade-consumo, enfatizando as interrelações existentes.
Palavras-chave: História. Sociedade. Química.
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2440 0 bytes Qnesc, Vol. X, N° X, XXX 2010. |
Categoria: Química Artigos |
Mobilização de linguagens e pensamentos necessários à compreensão de modelos de estruturas submicros |
Versão: 2009 Atualização: 2/8/2013 |
Descrição:
SANGIOGO, Fábio André; ZANON, Lenir Basso.
Este artigo discute aspectos do ensino e aprendizagem de conceitos da área de Ciências Naturais, enfocando a mobilização de signos e significados na sua compreensão escolar. A análise focaliza 'modelos representativos de estruturas submicroscópicas' enquanto conteúdo inerente aos estudos escolares sobre situações vivenciais, na perspectiva de um ensino mais significativo e socialmente relevante à vida dos estudantes. Para isso, foi planejado e desenvolvido um módulo interativo em aula do componente curricular Bioquímica II dos cursos de licenciatura em biologia e química da UNIJUÍ, com registros das falas dos sujeitos participantes. Foi aplicado um questionário e realizado um encontro com sujeitos participantes do módulo, permitindo registros das falas em áudio. A análise, fundamentada principalmente no referencial histórico-cultural, corrobora ao entendimento de que é nas interações com o 'outro', nos diversos contextos sócio-culturais da vida, principalmente na escola, que os estudantes aprendem e se desenvolvem, enquanto seres humanos, constituindo-se em suas singularidades.
Palavras-chave: Interações sociais. Formação docente. Conceitos escolares. Modelos de estruturas submicroscópicas. Abordagem histórico-cultural.
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546 0 bytes VII Enpec - nov. 2009 |
Categoria: Química Artigos |
Contribuições de Freire e Vygotsky no contexto de propostas curriculares para a Educação em Ciências |
Versão: 2008 Atualização: 10/5/2012 |
Descrição:
GEHLENL, Simoni Tormöhlen; AUTH, Milton Antonio; AULER, Décio
Este trabalho tem como base duas propostas curriculares para a Educação em Ciências – abordagem temática e situação de estudo -, balizadas, respectivamente, nos pressupostos do educador brasileiro Paulo Freire e do psicólogo russo Lev S. Vygotsky. Essas organizações curriculares, metodologicamente configuradas em dois estudos de caso, foram estruturadas e desenvolvidas na disciplina de Ciências Naturais, no Ensino Fundamental. Os registros, bem como as reflexões, foram subsidiados por dois instrumentos metodológicos: a) diário do professor e b) produções dos alunos. Dentre as questões destacadas sinaliza-se que algumas concepções desses autores se complementam, a exemplo da problematização (em Freire) e da significação conceitual (em Vygotsky). Essa complementaridade pode enriquecer ambas as propostas, a ponto de potencializar novas/diferenciadas organizações curriculares para a Educação em Ciências, na qual é central a relação entre aspectos político-pedagógicos e conceituais.
Palavras-chave: Educação em Ciências. Problematização. Significação Conceitual. Complementaridade entre Freire e Vygotsky.
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524 0 bytes Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, |
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