Categoria: Química Artigos |
Controvérsias Construtivistas |
Versão: Atualização: 17/12/2012 |
Descrição:
LABURÚ, Carlos Eduardo Laburú; CARVALHO, Marcelo de; BATISTA, Irinéa de Lourdes
Neste trabalho apresentamos uma coletânea de análises divergentes que dizem respeito aos fundamentos epistemológicos, ontológicos e pedagógicos disseminados pelo pensamento construtivista, envolvido diretamente com a educação científica. Para evidenciar tais divergências, partimos da premissa máxima do construtivismo de que o aprendiz, através de um ativo envolvimento, é o construtor ou o arquiteto do seu próprio conhecimento. Diante dessa afirmação, alguns autores questionam o fato de que o conhecimento passa a ser algo que existe somente na mente dos seres cognitivos, onde ele é construído; e também, a concepção de que o reino natural não é preexistente mas, antes, é construído pelas nossas indagações, ficando o seu papel na construção do conhecimento científico, relegado a uma irrelevância. Busca-se, igualmente, ponderar a atuação do professor entre uma conotação construtivista mediadora e negociadora e um enfoque voltado ao instruir e a ensinar de forma mais direta.
Palavras-chave: Conhecimento Científico. Educação Científica.
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4771 0 bytes Cad.Cat.Ens.Fís., v. 18, n. 2: p. 152-181, ago. 20 |
Categoria: Química Artigos |
O Debate como Estratégia em Aulas de Química |
Versão: Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
ALTARUGIO, Maisa Helena; DINIZ, Manuela Lustosa; LOCATELLI, Diniz e Solange Wagner
Neste artigo, analisamos os depoimentos de professores de Química em formação continuada que experimentaram a estratégia do debate em suas salas de aula. O debate traz diversas vantagens para um ensino de Química e de ciências que, em geral, tenham como objetivo a formação de cidadãos críticos e atuantes na sociedade, principalmente porque desenvolve nos alunos a habilidade da argumentação. Mostramos também que essa atividade, como prática incomum em aulas de ciências, representa uma alternativa para os docentes que procuram soluções mais criativas e motivadoras para suas aulas.
Palavras-chave: Debate. Estratégia de ensino. Argumentação.
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782 0 bytes QNESC. Vol. X, N° X, XXX 2009. |
Categoria: Química Artigos |
Um Debate Seiscentista: a transmutação de ferro em cobre |
Versão: Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
PORTO, Paulo Alves
Este artigo apresenta uma questão que era objeto de controvérsia no século XVII: ocorre transmutação de ferro em cobre quando se coloca ferro metálico em contato com uma solução de “vitríolo de cobre”, isto é, com uma solução contendo um sal de cobre? Vários pensadores manifestaram sua opinião a respeito, e aqui citamos J. B. Van Helmont, A. Kircher, L. Ercker, M. Sendivogius, J.R. Glauber e J. Webster. A discussão era relevante, pois podia ser relacionada à possibilidade de se transformar metais comuns em ouro. Observa-se que o panorama conceitual em que se inserem esses autores é bastante distinto do da Química moderna, o que fez a questão permanecer sem resposta nos termos em que foi colocada na época.
Palavras-chave: Transmutação. Alquimia. Química no século XVII.
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581 0 bytes QNESC. N° 19, MAIO, 2004. |
Categoria: Química Artigos |
Ensinando a Química do Efeito Estufa no Ensino Médio: Possibilidades e Limites |
Versão: Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
SILVA, Cristina Neres da; LOBATO, Anderson Cezar; LAGO, Rochel Montero; CARDEAL, Zenilda de Lourdes; QUADROS, Ana Luiza de
As novas tendências educacionais ressaltam a necessidade de compreensão dos problemas vivenciados pela sociedade em geral e, entre eles, os ambientais. Na disciplina de Química, o efeito estufa é um dos problemas a ser considerado em função da ênfase que os meios de comunicação têm dedicado a ele. Analisamos esse tema em alguns livros didáticos de Ensino Médio e percebemos uma necessidade de tratamento mais aprofundado sobre o fenômeno. Este trabalho procura discutir alguns conceitos envolvidos no efeito estufa e a possibilidade de trabalhá-los em salas de aula do Ensino Médio.
Palavras-chave: Efeito estufa. Ensino de Química. Livro didático.
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11041 0 bytes QNESC, Vol. X, N° X, XXX 2009. |
Categoria: Química Artigos |
O Ensino de Química e a Formação do Educador Químico, sob o Olhar Bachelardiano |
Versão: Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
LÔBO, Soraia Freaza
Apresentam-se alguns elementos da epistemologia histórica do filósofo Gaston Bachelard para a discussão de aspectos relativos ao ensino de Química e à formação do educador químico. Com base em alguns aspectos relativos ao processo de produção da ciência Química, procura-se mostrar como determinadas concepções epistemológicas, como o realismo ingênuo, o substancialismo e o racionalismo clássico, foram historicamente superadas e, no entanto, ainda estão presentes no ensino de Química. Nesta perspectiva, o artigo apresenta alguns conceitos da epistemologia bachelardiana, como o de polaridade epistemológica, vigilância epistemológica e perfil epistemológico e os insere em questões que têm sido, atualmente, discutidas para o ensino e a formação do professor, com destaque para a noção de perfil conceitual de Mortimer e sua utilização como recurso didático no ensino de Ciências.
Palavras-chave: Ensino de Química. Formação do professor de Ciências. Concepções epistemológicas.
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545 0 bytes Ciência & Educação, v. 14, n. 1, p. 89-100, 2007. |
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