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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Concepções e alertas sobre formação continuada de Professores de Química Popular Versão: 
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
SCHNETZLER, Roseli P.

Neste artigo são discutidas algumas concepções e apontados alguns alertas sobre formação continuada (FC) de professores de Química, contribuindo com critérios que auxiliem professores da educação básica e formadores de professores (professores universitários) a elaborar e a desenvolver ações de FC que sejam mais efetivas, baseadas em parcerias colaborativas. A análise de quatro dessas parcerias, publicadas em Química Nova na Escola, permite evidenciar os problemas de ensino de Química abordados, os temas discutidos pelos participantes, a participação do professor universitário nessas parcerias e os principais resultados obtidos.

Palavras-chave: Formação continuada. Docência em Química. Parceria colaborativa.

Downloads 570  570  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Qnesc n° 16, novembro 2002  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Construtivismo, Mudança Conceitual e Ensino de Ciências: para onde vamos? Popular Versão: 
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
MORTIMER, Eduardo Fleury

Neste artigo discutiremos criticamente alguns aspectos do construtivismo e das estratégias de ensino para mudança conceitual, buscando construir um modelo alternativo para compreender as concepções dos estudantes dentro de um esquema geral que permita relacioná-las e ao mesmo tempo diferenciá-las dos conceitos científicos apreendidos na escola: a noção de perfil conceitual. Essa noção permite entender a evolução das ideias dos estudantes em sala de aula não como uma substituição de ideias alternativas por ideias científicas, mas como a evolução de um perfil de concepções, em que as novas ideias adquiridas no processo de ensino-aprendizagem passam a conviver com as ideias anteriores, sendo que cada uma delas pode ser empregada no contexto conveniente. Através dessa noção é possível situar as ideias dos estudantes num contexto mais amplo que admite sua convivência com o saber escolar e com o saber científico.

Palavras-chave: Construtivismo. Mudança conceitual. Perfil conceitual.

Downloads 548  548  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V1(1), pp.20-39, 1996.   Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Construção do Conhecimento e Ensino de Ciências Popular Versão: 
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
SCHNETZLER, Roseli Pacheco

Downloads 638  638  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Em Aberto, Brasília, ano 11, no 55, jul./set. 1992  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Controvérsias Construtivistas Popular Versão: 
Atualização:  17/12/2012
Descrição:
LABURÚ, Carlos Eduardo Laburú; CARVALHO, Marcelo de; BATISTA, Irinéa de Lourdes

Neste trabalho apresentamos uma coletânea de análises divergentes que dizem respeito aos fundamentos epistemológicos, ontológicos e pedagógicos disseminados pelo pensamento construtivista, envolvido diretamente com a educação científica. Para evidenciar tais divergências, partimos da premissa máxima do construtivismo de que o aprendiz, através de um ativo envolvimento, é o construtor ou o arquiteto do seu próprio conhecimento. Diante dessa afirmação, alguns autores questionam o fato de que o conhecimento passa a ser algo que existe somente na mente dos seres cognitivos, onde ele é construído; e também, a concepção de que o reino natural não é preexistente mas, antes, é construído pelas nossas indagações, ficando o seu papel na construção do conhecimento científico, relegado a uma irrelevância. Busca-se, igualmente, ponderar a atuação do professor entre uma conotação construtivista mediadora e negociadora e um enfoque voltado ao instruir e a ensinar de forma mais direta.

Palavras-chave: Conhecimento Científico. Educação Científica.

Downloads 4771  4771  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad.Cat.Ens.Fís., v. 18, n. 2: p. 152-181, ago. 20  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Ciência-Tecnologia-Sociedade: relações estabelecidas por professores de ciências Popular Versão: 
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
AULER, Décio Auler; DELIZOICOV, Demétrio Delizoicov

Buscou-se identificar compreensões de professores de Ciências sobre interações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) com a finalidade de respaldar ações no processo de formação inicial e continuada de professores de Ciências. Metodologicamente, a pesquisa configurou-se segundo dois eixos complementares: a explicitação e fundamentação de parâmetros sobre interações entre CTS e a realização de entrevistas semi-estruturadas com um grupo de 20 professores, cuja análise foi balizada pelos parâmetros. Neste trabalho, apresentam-se e se discutem as principais tendências presentes na compreensão destes professores, bem como dimensões a serem consideradas no processo formativo: endosso ao modelo de decisões tecnocráticas, passividade diante do desenvolvimento científico-tecnológico e a superação da perspectiva salvacionista/redentora atribuída à Ciência-Tecnologia (CT).

Palavras-chave: Compreensões de professores sobre CTS. Formação de professores. Não-neutralidade das relações CTS.

Downloads 582  582  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias V  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!O Debate como Estratégia em Aulas de Química Popular Versão: 
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
ALTARUGIO, Maisa Helena; DINIZ, Manuela Lustosa; LOCATELLI, Diniz e Solange Wagner

Neste artigo, analisamos os depoimentos de professores de Química em formação continuada que experimentaram a estratégia do debate em suas salas de aula. O debate traz diversas vantagens para um ensino de Química e de ciências que, em geral, tenham como objetivo a formação de cidadãos críticos e atuantes na sociedade, principalmente porque desenvolve nos alunos a habilidade da argumentação. Mostramos também que essa atividade, como prática incomum em aulas de ciências, representa uma alternativa para os docentes que procuram soluções mais criativas e motivadoras para suas aulas.

Palavras-chave: Debate. Estratégia de ensino. Argumentação.

Downloads 782  782  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma QNESC. Vol. X, N° X, XXX 2009.  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Um Debate Seiscentista: a transmutação de ferro em cobre Popular Versão: 
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
PORTO, Paulo Alves

Este artigo apresenta uma questão que era objeto de controvérsia no século XVII: ocorre transmutação de ferro em cobre quando se coloca ferro metálico em contato com uma solução de “vitríolo de cobre”, isto é, com uma solução contendo um sal de cobre? Vários pensadores manifestaram sua opinião a respeito, e aqui citamos J. B. Van Helmont, A. Kircher, L. Ercker, M. Sendivogius, J.R. Glauber e J. Webster. A discussão era relevante, pois podia ser relacionada à possibilidade de se transformar metais comuns em ouro. Observa-se que o panorama conceitual em que se inserem esses autores é bastante distinto do da Química moderna, o que fez a questão permanecer sem resposta nos termos em que foi colocada na época.

Palavras-chave: Transmutação. Alquimia. Química no século XVII.

Downloads 581  581  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma QNESC. N° 19, MAIO, 2004.  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!A Dimensão Estética Sobre as Florestas Tropicais no Ensino de Ecologia Popular Versão: 
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
SENICIATO, Tatiana; CAVASSAN, Osmar; CALDEIRA, Ana Maria de Andrade.

O trabalho analisa a dimensão estética no ensino das florestas tropicais em disciplinas de ecologia. Utiliza-se da semiótica peirceana para revelar as relações de significação dos dados obtidos na pesquisa. A análise semiótica aponta que há um certo constrangimento em se considerar a dimensão estética das florestas tropicais na prática docente dos entrevistados, ao mesmo tempo em que prevalece a abordagem científica, embora todos os professores reconheçam a importância da dimensão estética e sua consequente implicação ética no ensino e na conservação dos ambientes naturais.

Palavras-chave: Ensino de ecologia. Licenciatura em Ciências Biológicas. Dimensão estética. Formação de valores. Semiótica peirceana.

Downloads 936  936  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI, V14(2), pp. 163-189, 2009.  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Ensinando a Química do Efeito Estufa no Ensino Médio: Possibilidades e Limites Popular Versão: 
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
SILVA, Cristina Neres da; LOBATO, Anderson Cezar; LAGO, Rochel Montero; CARDEAL, Zenilda de Lourdes; QUADROS, Ana Luiza de

As novas tendências educacionais ressaltam a necessidade de compreensão dos problemas vivenciados pela sociedade em geral e, entre eles, os ambientais. Na disciplina de Química, o efeito estufa é um dos problemas a ser considerado em função da ênfase que os meios de comunicação têm dedicado a ele. Analisamos esse tema em alguns livros didáticos de Ensino Médio e percebemos uma necessidade de tratamento mais aprofundado sobre o fenômeno. Este trabalho procura discutir alguns conceitos envolvidos no efeito estufa e a possibilidade de trabalhá-los em salas de aula do Ensino Médio.

Palavras-chave: Efeito estufa. Ensino de Química. Livro didático.

Downloads 11041  11041  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma QNESC, Vol. X, N° X, XXX 2009.  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!O Ensino de Química e a Formação do Educador Químico, sob o Olhar Bachelardiano Popular Versão: 
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
LÔBO, Soraia Freaza

Apresentam-se alguns elementos da epistemologia histórica do filósofo Gaston Bachelard para a discussão de aspectos relativos ao ensino de Química e à formação do educador químico. Com base em alguns aspectos relativos ao processo de produção da ciência Química, procura-se mostrar como determinadas concepções epistemológicas, como o realismo ingênuo, o substancialismo e o racionalismo clássico, foram historicamente superadas e, no entanto, ainda estão presentes no ensino de Química. Nesta perspectiva, o artigo apresenta alguns conceitos da epistemologia bachelardiana, como o de polaridade epistemológica, vigilância epistemológica e perfil epistemológico e os insere em questões que têm sido, atualmente, discutidas para o ensino e a formação do professor, com destaque para a noção de perfil conceitual de Mortimer e sua utilização como recurso didático no ensino de Ciências.

Palavras-chave: Ensino de Química. Formação do professor de Ciências. Concepções epistemológicas.

Downloads 545  545  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência & Educação, v. 14, n. 1, p. 89-100, 2007.  Site 
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