Categoria: Química Artigos |
Um Debate Seiscentista: a transmutação de ferro em cobre |
Versão: Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
PORTO, Paulo Alves
Este artigo apresenta uma questão que era objeto de controvérsia no século XVII: ocorre transmutação de ferro em cobre quando se coloca ferro metálico em contato com uma solução de “vitríolo de cobre”, isto é, com uma solução contendo um sal de cobre? Vários pensadores manifestaram sua opinião a respeito, e aqui citamos J. B. Van Helmont, A. Kircher, L. Ercker, M. Sendivogius, J.R. Glauber e J. Webster. A discussão era relevante, pois podia ser relacionada à possibilidade de se transformar metais comuns em ouro. Observa-se que o panorama conceitual em que se inserem esses autores é bastante distinto do da Química moderna, o que fez a questão permanecer sem resposta nos termos em que foi colocada na época.
Palavras-chave: Transmutação. Alquimia. Química no século XVII.
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518 0 bytes QNESC. N° 19, MAIO, 2004. |
Categoria: Química Artigos |
Ensinando a Química do Efeito Estufa no Ensino Médio: Possibilidades e Limites |
Versão: Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
SILVA, Cristina Neres da; LOBATO, Anderson Cezar; LAGO, Rochel Montero; CARDEAL, Zenilda de Lourdes; QUADROS, Ana Luiza de
As novas tendências educacionais ressaltam a necessidade de compreensão dos problemas vivenciados pela sociedade em geral e, entre eles, os ambientais. Na disciplina de Química, o efeito estufa é um dos problemas a ser considerado em função da ênfase que os meios de comunicação têm dedicado a ele. Analisamos esse tema em alguns livros didáticos de Ensino Médio e percebemos uma necessidade de tratamento mais aprofundado sobre o fenômeno. Este trabalho procura discutir alguns conceitos envolvidos no efeito estufa e a possibilidade de trabalhá-los em salas de aula do Ensino Médio.
Palavras-chave: Efeito estufa. Ensino de Química. Livro didático.
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10716 0 bytes QNESC, Vol. X, N° X, XXX 2009. |
Categoria: Química Artigos |
O Ensino de Química e a Formação do Educador Químico, sob o Olhar Bachelardiano |
Versão: Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
LÔBO, Soraia Freaza
Apresentam-se alguns elementos da epistemologia histórica do filósofo Gaston Bachelard para a discussão de aspectos relativos ao ensino de Química e à formação do educador químico. Com base em alguns aspectos relativos ao processo de produção da ciência Química, procura-se mostrar como determinadas concepções epistemológicas, como o realismo ingênuo, o substancialismo e o racionalismo clássico, foram historicamente superadas e, no entanto, ainda estão presentes no ensino de Química. Nesta perspectiva, o artigo apresenta alguns conceitos da epistemologia bachelardiana, como o de polaridade epistemológica, vigilância epistemológica e perfil epistemológico e os insere em questões que têm sido, atualmente, discutidas para o ensino e a formação do professor, com destaque para a noção de perfil conceitual de Mortimer e sua utilização como recurso didático no ensino de Ciências.
Palavras-chave: Ensino de Química. Formação do professor de Ciências. Concepções epistemológicas.
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469 0 bytes Ciência & Educação, v. 14, n. 1, p. 89-100, 2007. |
Categoria: Química Artigos |
A Epistemologia de Kuhn |
Versão: Atualização: 10/5/2012 |
Descrição:
OSTERMANN, Fernanda
Neste trabalho, é apresentada a epistemologia proposta por Kuhn, a partir de alguns conceitos principais de sua teoria: paradigma, ciência normal, revolução científica, incomensurabilidade. O modelo kuhniano encara o desenvolvimento científico como uma sequência de períodos de ciência normal, nos quais a comunidade científica adere a um paradigma. Estes períodos, por sua vez, são interrompidos por revoluções científicas, marcadas por crises/anomalias no paradigma dominante, culminando com sua ruptura. A crise é superada quando surge um novo candidato a paradigma. Ao comparar o antigo e o novo paradigma, Kuhn defende a tese da incomensurabilidade. Algumas implicações de suas ideias para o ensino de Ciências são também discutidas.
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1570 0 bytes Cad.Cat.Ens.Fis., v.13,n3: p.184-196, dez.1996. |
Categoria: Química Artigos |
A estranha e contraditória relação entre os químicos e a química teórica |
Versão: Atualização: 10/5/2012 |
Descrição:
BARBOSA, André G. H.
Através de uma breve análise histórica procuramos mostrar como a linguagem da química evoluiu independentemente de outras ciências até o final do século XIX. Até esta época os modelos químicos eram inteiramente incompatíveis com a física. A partir da década de 1910, com o começo da elucidação pelos físicos de alguns elementos da estrutura do átomo, os químicos passaram a utilizar elementos de física atômica em seus modelos de ligação química. Mas só com o advento da mecânica quântica na década de 1920 passou a ser possível, em princípio, basear modelos químicos inteiramente em resultados de considerações teóricas de estrutura eletrônica. Entretanto, os problemas de interesse dos químicos eram mais complicados do que os físicos conseguiam tratar. Devido a estas dificuldades, foram formulados modelos simplificados. A escolha destes modelos simplificados pelos químicos foi motivada apenas pelos critérios de disponibilidade, facilidade de uso, e pouca necessidade de estudo adicional. Este procedimento provoca inevitavelmente o surgimento de ideias e conceitos sem fundamento que hoje estão presentes em livros‐texto de química em todos os níveis. Alguns exemplos são discutidos onde se demonstra que o uso de funções de onda que tratam corretamente o problema da indistinguibilidade dos elétrons, fornece modelos qualitativamente coerentes e úteis. Concluímos estabelecendo o real propósito da química teórica e propondo formas de melhorar o ensino de química.
Palavras‐chave: Química teórica. Ligação química. História da química.
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2132 0 bytes Rev. Virtual Quim., 2009, 1 (3), 212‐226. |
Categoria: Química Artigos |
A Experiência de um Grupo de Professores Envolvendo Ensino de Química e Informática |
Versão: Atualização: 10/5/2012 |
Descrição:
GABINI, Wanderlei Sebastião Gabini; DINIZ, Renato Eugênio da Silva
Este trabalho teve como objetivo investigar a inserção da informática como estratégia didática para o ensino de Química. Por meio de encontros de um grupo de professores dessa disciplina, foram discutidas experiências já vivenciadas por eles sobre este tema, análise e exploração de softwares, além da elaboração e aplicação de uma proposta de aula na Sala Ambiente de Informática das escolas em que atuavam. Ficou evidente, nesse estudo, a importância de um espaço para o professor discutir sua prática profissional, planejar ações didáticas e conhecer os softwares disponíveis, bem como o fato de a informática ser um recurso viável no ensino de Química.
Palavras-chave: Ensino de Química. Informática. Formação de professores.
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1170 0 bytes Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Vol. 9, N |
Categoria: Química Artigos |
O que é uma Gordura Trans? |
Versão: Atualização: 7/8/2013 |
Descrição:
MERÇON, Fábio
Os principais componentes dos óleos e das gorduras são os triacilgliceróis, moléculas formadas a partir do glicerol e de ácidos graxos, que podem ser saturados ou insaturados. Apesar de termodinamicamente menos estáveis, os ácidos graxos cis ocorrem predominantemente na natureza, devido à estereoespecificidade das enzimas que atuam na biossíntese de lipídios. Durante o processo de hidrogenação parcial de óleos vegetais, ocorre a reação de isomerização com formação dos ácidos graxos trans (gordura trans). A ingestão excessiva de ácidos graxos trans acarreta malefícios à saúde, principalmente devido à alteração dos níveis de colesterol no organismo. Assim, não é recomendada a ingestão de alimentos contendo ácidos graxos trans. A abordagem desse tema em sala de aula possibilita a promoção de um ensino crítico, contextualizado e interdisciplinar.
Palavras-chave: Ácido graxo trans. Gordura trans. Isomeria cis-trans.
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3825 0 bytes QNESC. Vol. 32, N° 2, mai. 2010. |
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