Categoria: Química Artigos |
Uso Combinado de Mapas Conceituais e Estratégias Diversificadas de Ensino: Uma Análise Inicial das L  |
Versão: 2012 Atualização: 7/8/2013 |
Descrição:
TRINDADE, José Odair e HARTWING, Dácio Rodney
Apresenta a estratégia dos mapas conceituais, por ser um recurso válido para sondar em profundidade as limitações e potencialidades de aprendizagem dos alunos, mesmo em terrenos muito áridos, onde predomina a falta de motivação para a aprendizagem significativa e a ausência de recursos materiais. Houve uma grande aceitação dos alunos por atividades de informática e modelos, mas menor pela elaboração dos mapas. É possível que essa resistência seja uma consequência dos bons resultados anteriores em abordagens de aprendizagem mecânica, porque tornam os estudantes inseguros na mudança para estratégias de aprendizagem significativa, visto que consideram um desafio tomarem a responsabilidade pela construção dos seus próprios significados, embora compensadora para alguns aprendizes.
Palavras-chave: Aprendizagem significativa. Mapas conceituais. Realidade virtual no ensino de química.
|
714 1.67 KB QNEsc, Vol. 34, N° 2, p. 83-91, MAIO 2012 http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_2/ |
Categoria: Química Artigos |
A Matriz de Referência do Enem 2009 e o Desafio de Recriar o Currículo de Química na Educação Básica  |
Versão: 2011 Atualização: 24/7/2013 |
Descrição:
MACENO, Nicole Glock; RITTER-PEREIRA, Jaqueline; MALDANER, Otavio Aloisio; GUIMARÃES, Orliney Maciel. A Matriz de Referência do Enem 2009 e o Desafio de Recriar o Currículo de Química na Educação Básica. Qnesc, Vol. 33, N. 3, AGOSTO 2011.
A proposição de matrizes vem sendo recorrentes no Brasil a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Brasil, 1996) a fim de induzir a reorganização curricular na educação básica, preconizando os princípios de interdisciplinaridade e de contextualização para o desenvolvimento cognitivo dos alunos. Nesse contexto, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) emerge como possibilidade de contemplar tais princípios e vem ganhando legitimidade no contexto escolar e na formação de professores. No presente texto, analisou-se o que é preconizado para o ensino na Matriz de Referência do Enem 2009 (Brasil, 2009a), especificamente na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e nos objetos de conhecimento, no qual foram identificadas contradições entre o que defende tal Matriz em relação ao seu anexo, podendo induzir às interpretações equivocadas, resgatar um tipo de ensino já em fase de superação e inviabilizar a inovação educacional na educação básica.
Palavras-chave: Enem. Currículo. Matriz de Referência.
|
719 0 bytes Qnesc, Vol. 33, N. 3, AGOSTO 2011 |
Categoria: Química Artigos |
A usabilidade de Carbópolis, um software livre para a educação ambiental  |
Versão: 2004 Atualização: 10/5/2012 |
Descrição:
GUTERRES, Juliano de Oliveira; EICHLER, Marcelo Leandro; DEL PINO, José Cláudio Del Pino
Concluída a implementação computacional de Carbópolis, foram desenvolvidas atividades de avaliação da usabilidade do software em diferentes realidades de escola. Nesse sentido, foram realizados cursos de divulgação do software para professores de escolas públicas e privadas. Posteriormente, foram acompanhadas as transposições realizadas pelos professores. Neste artigo, mostraremos e discutiremos a diversidade contextual e as diferentes propostas de trabalho observadas com o uso do software Carbópolis.
Palavras-chave: Software educacional. Educação ambiental. Formação de professores.
|
722 0 bytes Tecnologia Educacional, ANO XXXI, N.163/166, 2003/ |
Categoria: Química Artigos |
Ensino Experimental de Química: Uma Abordagem Investigativa Contextualizada  |
Versão: 2010 Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
FERREIRA, Luiz Henrique; HARTWIG, Dácio Rodney; OLIVEIRA, Ricardo Castro de.
Neste trabalho, apresentamos resultados obtidos a partir de uma atividade experimental de Química desenvolvida por meio da abordagem investigativa. Os alunos receberam um texto envolvendo uma contextualização e um problema que somente poderia ser resolvido experimentalmente, na completa ausência de qualquer roteiro previamente fornecido. A resolução deveria ser desenvolvida por meio do conteúdo conceitual e procedimental correspondentes, que foram explicados e discutidos antes do experimento. Os alunos trabalharam em pequenos grupos que deveriam propor um procedimento experimental para resolver o problema. Ao término do experimento, redigiram individualmente um relatório com os seguintes itens: título, objetivo, material, procedimento experimental, resultados e discussão e conclusão.
Palavras-chave: Ensino. Atividade experimental. Abordagem investigativa.
|
754 0 bytes Qnesc, Vol. 32, N° 2 , MAIO 2010. |
Categoria: Química Artigos |
Cibercultura em Ensino de Química: Elaboração de um Objeto Virtual de Aprendizagem para o Ensino de  |
Versão: 2011 Atualização: 24/7/2013 |
Descrição:
BENITE, Anna M. Canavarro; BENITE, Claudio R. Machado; SILVA FILHO, Supercil Mendes da. Cibercultura em Ensino de Química: Elaboração de um Objeto Virtual de Aprendizagem para o Ensino de Modelos Atômicos. Qnesc, Vol. 33, N° 2, MAIO 2011.
Este trabalho versa sobre a representação de modelos atômicos, utilizando aplicativos computacionais. Discorremos sobre como essa forma de apresentação se insere na aula de química; apresentamos contribuições da comunidade de pesquisa em ensino de química sobre o uso de aplicativos de visualização; e descrevemos as funcionalidades de um objeto virtual de aprendizagem desenvolvido em nosso laboratório para a sala de aula do ensino médio.
Palavras-chave: Cibercultura. Objeto virtual de aprendizagem. Modelos atômicos.
|
755 0 bytes Qnesc, Vol. 33, N° 2, MAIO 2011 |
|