Categoria: Química Artigos |
Analisando a Implementação de uma Abordagem CTS na Sala de Aula de Química |
Versão: 2011 Atualização: 24/7/2013 |
Descrição:
FIRME, Ruth do Nascimento Firme; AMARAL, Edenia Maria Ribeiro do.
Neste artigo analisamos como dois professores de química desenvolveram, em sala de aula, uma intervenção didática previamente planejada com enfoque CTS, buscando identificar obstáculos e dificuldades para o estabelecimento de uma prática docente pautada nessa perspectiva de ensino. As aulas foram filmadas, transcritas e os dados analisados a partir da dinâmica discursiva estabelecida entre professores e alunos. A análise apontou que dificuldades no desenvolvimento das atividades podem estar associadas não somente à prática docente, mas também a fatores tais como: ausência de informações técnicas e científicas sobre o tema; velocidade da inovação tecnológica; complexidade científica na abordagem de alguns temas; dificuldade em articular adequadamente conceitos científicos com questões tecnológicas, associadas a um tema social relevante; e dificuldade de material didático que suporte as discussões de temas específicos na sala de aula.
Palavras-chave: Ensino de Química. Implementação de abordagem CTS.
|
427 0 bytes Ciência & Educação, v. 17, n. 2, p. 383-399, 2011 |
Categoria: Química Artigos |
Algo Aqui Não Cheira Bem... A Química do Mau Cheiro |
Versão: 2011 Atualização: 24/7/2013 |
Descrição:
SILVA, Vitor de Almeida; BENITE, Anna Maria Canavarro; SOARES, Márlon Herbert Flora Barbosa
O presente trabalho busca explorar o universo dos odores como uma forma de oferecer aos professores de ciências uma nova maneira de contextualizar alguns temas da química, explorando, para isso, o sistema olfativo. Culturalmente, associamos o mau cheiro a situações que nos alertam perigo ou a fenômenos que exigem grande cautela. Geralmente essas sensações de estresse psicológico fazem com que o nosso cérebro memorize o odor que está associado a tais situações. Ao relembrar do odor, lembramo-nos do momento vivido e procuramos evitá-lo novamente. É exatamente esse processo de significância que o odor atribui a um momento de estresse ou perigo que o artigo explora que auxiliará na abordagem de conteúdos de ciências. Por meio do olfato, espera-se desenvolver melhor o campo dos modelos mentais pela sensação que o odor é capaz de provocar, desmistificando a ideia de que os experimentos visuais são o tipo que mais apresentam significância aos experimentos de ciências.
Palavras-chave: Mau cheiro. Sistema olfativo. Ensino de química.
|
702 0 bytes Qnesc, Vol. 33, N. 1, fev. 2011 |
Categoria: Química Artigos |
A Pesquisa Educacional como Atividade Curricular na Formação de Licenciandos de Química |
Versão: 2011 Atualização: 24/7/2013 |
Descrição:
SANGIOGO, Fábio André; ROSA, Simone Albrecht da; MALDANER, Otavio Aloísio.
O artigo reflete sobre a atividade de pesquisa educacional desenvolvida no componente curricular Pesquisa em Ensino de Química II, um dos componentes de iniciação à pesquisa educacional no curso de Química-Licenciatura da UNIJUÍ. Licenciandos, por meio de questionário respondido por acadêmicos de Química e da terceira série do Ensino Médio, identificaram diferentes níveis de significação envolvendo conceitos científicos fundamentais na compreensão das transformações químicas e seus efeitos térmicos. As respostas foram agrupadas segundo sua semelhança, resultando na construção de quatro categorias de análise para ambos os grupos. Foram consultados, também, livros didáticos de química do Ensino Médio e do Ensino Superior, que abordam o tema investigado. Com base no relato da pesquisa desenvolvida por licenciandos, conclui-se que a iniciação à pesquisa educacional pode ser realizada como atividade curricular, de modo a potencializar a formação do professor também como pesquisador de sua prática. Palavras-chave: Pesquisa em educação. Ensino de Química. Formação de professores. Ensino Superior. UNIJUÍ.
|
441 0 bytes Ciência & Educação, v. 17, n. 3, p. 523-540, 2011 |
Categoria: Química Artigos |
Afinal, o que é Nanociência e Nanotecnologia? |
Versão: Atualização: 24/7/2013 |
Descrição:
SILVA, S. L. Abreu; VIANA, M. M.; MOHALLEM, N. D. S. Afinal, o que é Nanociência e Nanotecnologia? Uma Abordagem para o Ensino Médio. Qnesc, V. 31, n. 3, p. 172-178, ago. 2009.
A partir da história de Rita, mostramos as dúvidas mais frequentes de alunos e discutimos alguns conceitos básicos sobre nanociência e nanotecnologia. Ela tem visto e ouvido muita informação sobre nanociência, nanotecnologia e nanopartículas. Essas palavras estão sendo amplamente divulgadas e, estão se tornando mais frequentes no seu dia a dia. Ela quer descobrir o significado e a origem desses termos, como a Ciência está tratando do mundo nanométrico e se os nanomateriais são nocivos à saúde. Enfim, ela quer, diante de suas dúvidas, aprender sobre esses conceitos e, assim, se posicionar de uma forma consciente sobre o tema.
Palavras-chave: Nanopartículas. Nanociência e Nanotecnologia.
|
1403 1.96 KB Qnesc |
Categoria: Química Artigos |
A Retórica da Linguagem Científica em Atividades Didáticas no Ensino Superior de Química |
Versão: 2011 Atualização: 24/7/2013 |
Descrição:
OLIVEIRA, Jane Raquel Silva de; QUEIROZ, Salete Linhares.
Este trabalho faz parte de uma pesquisa que teve como objetivo analisar as contribuições de atividades didáticas sobre características retóricas da linguagem científica no sentido de desenvolver nos estudantes de graduação habilidades de identificação de tais estratégias e de leitura crítica de textos científicos da área de química. Para tal, elaboramos um material didático sobre características retóricas dos textos científicos e o utilizamos em atividades realizadas em uma disciplina de Química Orgânica de um Curso de Bacharelado em Química. Neste artigo descrevemos a aplicação de tais atividades e analisamos, sob a perspectiva teórica dos estudos de Latour, Campanario e Coracini, as produções escritas dos estudantes nos exercícios propostos. Concluímos que as atividades estimularam os estudantes a ler e analisar os textos científicos de uma forma menos ingênua, reconhecendo as estratégias de persuasão e os elementos de subjetividade como características do discurso da ciência e posicionando-se criticamente diante de tais aspectos.
Palavras-chave: Linguagem científica. Retórica. Atividades didáticas. Ensino superior. Química.
|
465 0 bytes ALEXANDRIA, v.4, n.1, p.89-115, maio 2011 |
Categoria: Química Artigos |
A química medicinal brasileira de 1998 a 2008 nos periódicos |
Versão: 2009 Atualização: 24/7/2013 |
Descrição:
BASTOS, Renato S.; SILVA, Bárbara V.; PINTO, Angelo C.
Neste artigo apresentamos as publicações brasileiras, os pesquisadores envolvidos, a contribuição por Estado da federação e as principais doenças estudadas no período de 1998 a 2008 nas revistas Journal of Medicinal Chemistry, Bioorganic and Medicinal Chemistry, Bioorganic and Medicinal Chemistry Letters e European Journal of Medicinal Chemistry.
Palavras‐chave: Química medicinal. Journal of Medicinal Chemistry. Bioorganic and Medicinal Chemistry. Bioorganic and Medicinal Chemistry Letters. European Journal of Medicinal Chemistry.
|
929 0 bytes Rev. Virtual Quim., V. 1, N. 1., 2009. |
Categoria: Química Artigos |
A Percepção de Professores e Estudantes sobre a Sala de Aula de Ensino Superior: expectativas e cons |
Versão: 2010 Atualização: 24/7/2013 |
Descrição:
QUADROS, Ana Luiza de; LOPES, Cintia de Melo; SILVA, Fabio Augusto Brandão da; CORREA, Joane Mariela Miari; PIO, Jucelia Marisa; TORRES, Naira de Oliveira; PINTO, Patricia Leal; NOGUEIRA, Roberta Kelly.
A sala de aula é um espaço de formação humana, constituído pela diversidade e heterogeneidade. As relações pedagógicas que nela acontecem são impregnadas de subjetividade. Com o objetivo de entender, por meio de dados empíricos, quais são as percepções de estudantes e professores acerca das relações que se desenvolvem em sala de aula, aplicamos um instrumento de coleta de dados a professores e estudantes do curso superior de Química da Universidade Federal de Minas Gerais–UFMG. A nossa análise dos dados mostrou que as expectativas de estudantes e professores divergem em alguns pontos e que, provavelmente, não há um “contrato” preestabelecido sobre o papel de cada um. A afetividade, presente em toda relação humana, também permeia a relação professor/estudante, não sendo bem entendida. Há, inclusive, um certo “receio” de envolvimento quando a relação afetiva é vista como uma relação de amizade ou empatia.
Palavras-chave: Ensino superior. Relação professor e estudantes. Afetividade.
|
436 0 bytes Ciência & Educação, v. 16, n. 1, p. 103-114, 2010 |
|