Categoria: Química Artigos |
Afinal, o que é Nanociência e Nanotecnologia? |
Versão: Atualização: 24/7/2013 |
Descrição:
SILVA, S. L. Abreu; VIANA, M. M.; MOHALLEM, N. D. S. Afinal, o que é Nanociência e Nanotecnologia? Uma Abordagem para o Ensino Médio. Qnesc, V. 31, n. 3, p. 172-178, ago. 2009.
A partir da história de Rita, mostramos as dúvidas mais frequentes de alunos e discutimos alguns conceitos básicos sobre nanociência e nanotecnologia. Ela tem visto e ouvido muita informação sobre nanociência, nanotecnologia e nanopartículas. Essas palavras estão sendo amplamente divulgadas e, estão se tornando mais frequentes no seu dia a dia. Ela quer descobrir o significado e a origem desses termos, como a Ciência está tratando do mundo nanométrico e se os nanomateriais são nocivos à saúde. Enfim, ela quer, diante de suas dúvidas, aprender sobre esses conceitos e, assim, se posicionar de uma forma consciente sobre o tema.
Palavras-chave: Nanopartículas. Nanociência e Nanotecnologia.
|
1278 1.96 KB Qnesc |
Categoria: Química Artigos |
Evasão do curso de Química da Universidade de Brasília: a interpretação do aluno evadido |
Versão: Atualização: 24/7/2013 |
Descrição:
CUNHA, Aparecida Miranda; TUNES, Elizabeth; SILVA, Roberto Ribeiro da
A evasão universitária vem se impondo, ao longo do tempo, como uma realidade cada vez mais ostensiva no âmbito do ensino de graduação. Tal constatação, porém, ainda que reafirmada por números alarmantes, não vem se mostrando com força o bastante para "tocar as universidades em suas raízes" e provocar, mais do que a simples curiosidade, o esforço efetivo no sentido de entender e explicar suas possíveis causas e consequências.
|
2435 0 bytes Quím. Nova, Abr. 2001, v.24, n.2, p.262-280. http:// |
Categoria: Química Artigos |
Letramento em Química, educação planetária e inclusão social |
Versão: Atualização: 7/4/2008 |
Descrição:
SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos
Discutindo diferentes concepções sobre letramento, apresentamos no presente artigo reflexões sobre o papel das sociedades científicas, dos profissionais da Química e, sobretudo, dos professores de escolas de educação básica, em relação ao compromisso de educação química em uma perspectiva planetária inclusiva, que assegure as conquistas da Química na melhora da qualidade de vida do Planeta Terra.
|
2808 0 bytes Quím. Nova, Jun. 2006, v.29, n.3, p.611-620. http:// |
Categoria: Química Artigos |
O show da Química: motivando o interesse científico |
Versão: Atualização: 7/4/2008 |
Descrição:
ARROIO, Agnaldo et al.
A maneira como a Química é abordada nas escolas pode ter contribuído para a difusão de concepções distorcidas dessa ciência, uma vez que os conceitos são apresentados de forma puramente teórica (e, portanto, entediante para a maioria dos alunos), como algo que se deve memorizar e que não se aplica a diferentes aspectos da vida cotidiana. A utilização de experimentos demonstrativos associados à música, que estimulam tanto a percepção visual quanto a auditiva, aliados a uma divulgação da pesquisa científica, abordados de forma bastante simples e didática, são boas ferramentas para a desmistificação da Ciência no Ensino Médio e Fundamental. Desta forma, neste trabalho, alguns experimentos demonstrativos foram apresentados a alunos de Ensino Médio e Superior, juntamente com temas musicais, com o objetivo de avaliar o impacto deste tipo de atividade na divulgação da Química.
|
3389 0 bytes Quím. Nova, Fev. 2006, v.29, n.1, p.173-178. http:// |
Categoria: Química Artigos |
O ensino de química quântica e o computador na perspectiva de projetos |
Versão: Atualização: 17/11/2010 |
Descrição:
ARROIO, Agnaldo et al.
A concepção de utilização do computador que norteia este trabalho é de que este recurso cria condições de aprendizagem por meio do desenvolvimento de atividades orientadas pelo professor, que assume um papel de mediador entre o aluno e todo o potencial que pode ser extraído dos computadores. Outro aspecto deste trabalho é a utilização de projetos como facilitadores da aprendizagem. Esta abordagem tem sido amplamente explorada desde a década de 20, com Dewey e recentemente com Hernández, inserida em diferentes métodos tradicionais na educação. "Os projetos de trabalho contribuem para uma resignificação dos espaços de aprendizagem de tal forma que eles se voltem para a formação de sujeitos ativos, reflexivos, atuantes e participantes".
|
2857 0 bytes Quím. Nova, Mar. 2005, v.28, n.2, p.360-363. http:// |
Categoria: Química Artigos |
Gerenciamentos de resíduos químicos em instituições de ensino e pesquisa |
Versão: Atualização: 2/8/2013 |
Descrição:
GERBASE, Annelise E.; COELHO, Fernando S.; MACHADO, Patrícia F. L.
A Química é uma das ciências básicas que mais benefícios trouxe à humanidade ao longo dos últimos tempos. Com os seus vários segmentos, ela permeia a vida de todas as pessoas que vivem em uma sociedade moderna e de alto grau tecnológico (p. ex., fármacos, materiais especiais, defensivos agrícolas, insumos para vários segmentos industriais, materiais de limpeza, higiene pessoal, beleza, etc.). Infelizmente, esse quadro, como uma moeda, não tem um lado só. O mau uso dessa Ciência tem causado graves problemas à humanidade e vem sendo responsável pela percepção negativa da Química.
|
2742 0 bytes Quím. Nova, Fev., 2005, v.28, n.1, p.3-3. http:// |
|