Educadores

Ínicio : Química : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do menos para o mais procurado)

Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Qualidade da Educação Científica na Voz dos Professores Popular Versão: 2011
Atualização:  7/8/2013
Descrição:
REZENDE, Flavia; DUARTE, Márcia Sampaio; SCHWARTZ, Luziane Beyruth; CARVALHO, Roberta Comissanha de

O objetivo desta pesquisa foi investigar os sentidos de qualidade atribuídos por professores do Ensino Médio ao ensino de ciências. O estudo baseia-se em um grupo focal realizado com nove professores das ciências naturais e de matemática de escolas públicas e privadas da cidade do Rio de Janeiro. A análise do discurso dos professores baseou-se na perspectiva sociocultural de Wertsch, que integra os conceitos fundamentais da filosofia da linguagem de Bakhtin. Inventariamos perspectivas de qualidade presentes nos discursos dos professores e seu diálogo com diferentes linguagens sociais. Apesar das diferenças entre contextos educacionais e linguagens sociais usadas pelos professores, percebemos um sentido negativo de qualidade atribuído por todos eles à educação científica. Assim, os professores enunciam o que seria a suposta qualidade por meio do discurso sobre sua falta. Identificamos tensões que problematizam suas perspectivas de qualidade acerca do currículo, do trabalho docente, da aprendizagem, das tecnologias e da legislação educacional.

Palavras-chave: Ensino de ciências. Professores. Análise do discurso. Qualidade de ensino.

Downloads 397  397  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência & Educação, v. 17, n. 2, p. 269-288, 2011  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!A identidade docente: constantes e desafios Popular Versão: 2009
Atualização:  5/9/2013
Descrição:
A melhoria na qualidade do ensino requer bons professores. Docentes comprometidos com a difícil tarefa de ensinar que, por sua vez, exige dos profissionais sentido e responsabilidade. A identidade profissional docente se constitui como uma interação entre a pessoa e suas experiências individuais e profissionais. A identidade se constrói e se transmite. E existem algumas características ou constantes da identidade profissional docente que se repetem e que são, geralmente, independentes do contexto social ou cultural. Neste artigo, discutimos essas características da profissão docente que lhes garantem identidade.

Palavras-Chave: Docentes. Ientidade Profissional. Cultura Profissional. Desenvolvimento Profissional.

Downloads 398  398  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Form. Doc. v. 01, n. 01, p. 109-131, ago./dez.  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!A Percepção de Professores e Estudantes sobre a Sala de Aula de Ensino Superior: expectativas e cons Popular Versão: 2010
Atualização:  24/7/2013
Descrição:
QUADROS, Ana Luiza de; LOPES, Cintia de Melo; SILVA, Fabio Augusto Brandão da; CORREA, Joane Mariela Miari; PIO, Jucelia Marisa; TORRES, Naira de Oliveira; PINTO, Patricia Leal; NOGUEIRA, Roberta Kelly.

A sala de aula é um espaço de formação humana, constituído pela diversidade e heterogeneidade. As relações pedagógicas que nela acontecem são impregnadas de subjetividade. Com o objetivo de entender, por meio de dados empíricos, quais são as percepções de estudantes e professores acerca das relações que se desenvolvem em sala de aula, aplicamos um instrumento de coleta de dados a professores e estudantes do curso superior de Química da Universidade Federal de Minas Gerais–UFMG. A nossa análise dos dados mostrou que as expectativas de estudantes e professores divergem em alguns pontos e que, provavelmente, não há um “contrato” preestabelecido sobre o papel de cada um. A afetividade, presente em toda relação humana, também permeia a relação professor/estudante, não sendo bem entendida. Há, inclusive, um certo “receio” de envolvimento quando a relação afetiva é vista como uma relação de amizade ou empatia.

Palavras-chave: Ensino superior. Relação professor e estudantes. Afetividade.

Downloads 398  398  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência & Educação, v. 16, n. 1, p. 103-114, 2010  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Sustentabilidade Ambiental: Um Estudo com Pesquisadores Químicos no Brasil Popular Versão: 2013
Atualização:  6/9/2013
Descrição:
MARQUES, Carlos Alberto; GONÇALVES, Fábio Peres; YUNES, Santiago Francisco; MACHADO, Adélio A. S. C.

Um estudo que avaliou os pesquisadores químicos brasileiros sobre a compreensão em relação aos termos de Sustentabilidade Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, e sua avaliação de como lidar com a fragilidade ambiental e limites. Os resultados mostraram um certo grau de reconhecimento da necessidade de um desenvolvimento mais sustentável, mas pouco consenso na magnitude dos limites do ambiente. Os pesquisadores reconheceram as limitações dos paradigmas clássicos "da diluição" e "de risco", mas não mostrou nenhuma concordância sobre as exigências do novo "paradigma ecológico", baseado na sustentabilidade ambiental e os 12 princípios da Química Verde, importante para avaliar o papel de Química Verde para a Sustentabilidade.

Palavras-chave: Sustentabilidade Ambiental. Química Verde. Termodinâmica.

Downloads 399  399  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Quim. Nova, Vol. 36, N. 6  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Experiência no Ensino de Química Toxicológica Popular Versão: 2011
Atualização:  24/7/2013
Descrição:
LOPES, Renato Matos; SILVA FILHO, Moacelio Veranio; MARSDEN, Melissa; ALVES, Neila Guimarães. Experiência no Ensino de Química Toxicológica. Quim. Nova, Vol. 34, No. 7, 1275-1280, 2011

Este artigo descreve uma Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) experiência que ensinou química dos pesticidas organofosforados, seus efeitos na saúde humana e dosagem da acetilcolinesterase para alunos do ensino médio. O processo de ensino foi baseada em um caso de intoxicação real e terminou com a apresentação de relatório de actividades dos alunos. A aparente falta de referência dos professores e a inexistência de um currículo baseado em um livro estrito em que a ABP é fundamentada, leva os alunos inexperientes para a insegurança e a ideia de que os professores não estão fazendo seu trabalho. Uma forma de minimizar esta situação é a utilização de casos reais em outros interessar os estudantes como partes interessadas na solução do problema central.

Palavras-chave: Aprendizagem Baseada em Problemas. Ensino. Química toxicológica.

Downloads 401  401  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Quim. Nova, Vol. 34, No. 7  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Analisando a Implementação de uma Abordagem CTS na Sala de Aula de Química Popular Versão: 2011
Atualização:  24/7/2013
Descrição:
FIRME, Ruth do Nascimento Firme; AMARAL, Edenia Maria Ribeiro do.

Neste artigo analisamos como dois professores de química desenvolveram, em sala de aula, uma intervenção didática previamente planejada com enfoque CTS, buscando identificar obstáculos e dificuldades para o estabelecimento de uma prática docente pautada nessa perspectiva de ensino. As aulas foram filmadas, transcritas e os dados analisados a partir da dinâmica discursiva estabelecida entre professores e alunos. A análise apontou que dificuldades no desenvolvimento das atividades podem estar associadas não somente à prática docente, mas também a fatores tais como: ausência de informações técnicas e científicas sobre o tema; velocidade da inovação tecnológica; complexidade científica na abordagem de alguns temas; dificuldade em articular adequadamente conceitos científicos com questões tecnológicas, associadas a um tema social relevante; e dificuldade de material didático que suporte as discussões de temas específicos na sala de aula.

Palavras-chave: Ensino de Química. Implementação de abordagem CTS.

Downloads 403  403  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência & Educação, v. 17, n. 2, p. 383-399, 2011  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!A Pesquisa Educacional como Atividade Curricular na Formação de Licenciandos de Química Popular Versão: 2011
Atualização:  24/7/2013
Descrição:
SANGIOGO, Fábio André; ROSA, Simone Albrecht da; MALDANER, Otavio Aloísio.

O artigo reflete sobre a atividade de pesquisa educacional desenvolvida no componente curricular Pesquisa em Ensino de Química II, um dos componentes de iniciação à pesquisa educacional no curso de Química-Licenciatura da UNIJUÍ. Licenciandos, por meio de questionário respondido por acadêmicos de Química e da terceira série do Ensino Médio, identificaram diferentes níveis de significação envolvendo conceitos científicos fundamentais na compreensão das transformações químicas e seus efeitos térmicos. As respostas foram agrupadas segundo sua semelhança, resultando na construção de quatro categorias de análise para ambos os grupos. Foram consultados, também, livros didáticos de química do Ensino Médio e do Ensino Superior, que abordam o tema investigado. Com base no relato da pesquisa desenvolvida por licenciandos, conclui-se que a iniciação à pesquisa educacional pode ser realizada como atividade curricular, de modo a potencializar a formação do professor também como pesquisador de sua prática.
Palavras-chave: Pesquisa em educação. Ensino de Química. Formação de professores. Ensino Superior. UNIJUÍ.

Downloads 408  408  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência & Educação, v. 17, n. 3, p. 523-540, 2011  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Mediação Interdisciplinar na Construção de um Projeto de Ensino de Química Popular Versão: 2002
Atualização:  2/8/2013
Descrição:
ROSA, Maria Inês de Freitas Petrucci Santos; ROSSI, Adriana Vitorino.

Apresentamos uma investigação qualitativa das possibilidades de parcerias entre formadores oriundos de diferentes áreas de pesquisa, tendo como objeto a criação de processos didáticos com licenciandos. Identificamos alguns elementos característicos desta aproximação, como: a assimetria de concepções; o diálogo sustentado pela episteme própria da Química; e a preocupação em superar estereótipos de diferentes áreas.

Palavras-chave: Formação docente. Projeto de ensino. Licenciatura.

Downloads 410  410  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Qnesc, N° 16, NOVEMBRO 2002  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!As Concepções de Ciência dos Livros Didáticos de Química, Dirigidos ao Ensino Médio, no Tratamento d Popular Versão: 2009
Atualização:  5/9/2013
Descrição:
MARTORANO, Simone Alves de Assis; MARCONDES, Maria Eunice Ribeiro

Este relato é parte do trabalho que foi desenvolvido dentro do tema cinética química e que teve como objetivo investigar como o conhecimento cientifico presente neste tema foi sendo apropriado pelos livros didáticos destinados ao ensino médio, identificando-se as possíveis concepções sobre ciência vinculadas a estes livros. Para isso, baseando-se na linha de pesquisa desenvolvida por Níaz (1994), foram utilizadas categorias que representam as perspectivas filosóficas empiristas/indutivistas e a racionalista com o objetivo de verificar quais são as concepções de ciências que os 20 livros didáticos brasileiros, editados no período de 1929 a 2004, apresentam no desenvolvimento do seu conteúdo.

Palavras-chave: Livro Didático. Cinética Química. Filosofia da Ciência.

Downloads 411  411  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências – V14(3)  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!La Importancia de la Historia de la Química en la Enseñanza Escolar: análisis del pensamiento y elab Popular Versão: 2010
Atualização:  2/8/2013
Descrição:
FERNÁNDEZ, Luigi Cuellar; GATICA, Mario Quintanilla; BLANCAFORT, Ainoa Marzàbal.

El reconocimiento de la importancia de incorporar disciplinas metacientíficas en la reflexión sobre la práctica profesional docente es uno de los aspectos en los que se trabaja actualmente en la investigación en Didáctica de las Ciencias. En el presente estudio se analizan diversos factores del pensamiento de un grupo de Profesores en Formación en relación a las implicaciones didácticas de incluir la historia de la Química en las secuencias de enseñanza. En un orden progresivo de autonomía, en la primera fase se valora a nivel teórico, en la segunda se analizan materiales con diferentes enfoques didácticos, y en la tercera fase se crean materiales inéditos. En la cuarta fase se analiza el grado de coherencia en las tres fases anteriores, y se elige una muestra representativa entre los participantes, a los que se entrevista en la quinta fase.

Palabras clave: Historia de la ciencia. Naturaleza de la ciencia. Modelos científicos. Concepciones docentes. Formación docente.

Downloads 416  416  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência & Educação, v. 16, n. 2, p. 277-291, 2010  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 (2) 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 »