Categoria: Química Artigos |
Qualidade da Educação Científica na Voz dos Professores  |
Versão: 2011 Atualização: 7/8/2013 |
Descrição:
REZENDE, Flavia; DUARTE, Márcia Sampaio; SCHWARTZ, Luziane Beyruth; CARVALHO, Roberta Comissanha de
O objetivo desta pesquisa foi investigar os sentidos de qualidade atribuídos por professores do Ensino Médio ao ensino de ciências. O estudo baseia-se em um grupo focal realizado com nove professores das ciências naturais e de matemática de escolas públicas e privadas da cidade do Rio de Janeiro. A análise do discurso dos professores baseou-se na perspectiva sociocultural de Wertsch, que integra os conceitos fundamentais da filosofia da linguagem de Bakhtin. Inventariamos perspectivas de qualidade presentes nos discursos dos professores e seu diálogo com diferentes linguagens sociais. Apesar das diferenças entre contextos educacionais e linguagens sociais usadas pelos professores, percebemos um sentido negativo de qualidade atribuído por todos eles à educação científica. Assim, os professores enunciam o que seria a suposta qualidade por meio do discurso sobre sua falta. Identificamos tensões que problematizam suas perspectivas de qualidade acerca do currículo, do trabalho docente, da aprendizagem, das tecnologias e da legislação educacional.
Palavras-chave: Ensino de ciências. Professores. Análise do discurso. Qualidade de ensino.
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477 0 bytes Ciência & Educação, v. 17, n. 2, p. 269-288, 2011 |
Categoria: Química Artigos |
Experiência no Ensino de Química Toxicológica  |
Versão: 2011 Atualização: 24/7/2013 |
Descrição:
LOPES, Renato Matos; SILVA FILHO, Moacelio Veranio; MARSDEN, Melissa; ALVES, Neila Guimarães. Experiência no Ensino de Química Toxicológica. Quim. Nova, Vol. 34, No. 7, 1275-1280, 2011
Este artigo descreve uma Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) experiência que ensinou química dos pesticidas organofosforados, seus efeitos na saúde humana e dosagem da acetilcolinesterase para alunos do ensino médio. O processo de ensino foi baseada em um caso de intoxicação real e terminou com a apresentação de relatório de actividades dos alunos. A aparente falta de referência dos professores e a inexistência de um currículo baseado em um livro estrito em que a ABP é fundamentada, leva os alunos inexperientes para a insegurança e a ideia de que os professores não estão fazendo seu trabalho. Uma forma de minimizar esta situação é a utilização de casos reais em outros interessar os estudantes como partes interessadas na solução do problema central.
Palavras-chave: Aprendizagem Baseada em Problemas. Ensino. Química toxicológica.
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478 0 bytes Quim. Nova, Vol. 34, No. 7 http:// |
Categoria: Química Artigos |
A Percepção de Professores e Estudantes sobre a Sala de Aula de Ensino Superior: expectativas e cons  |
Versão: 2010 Atualização: 24/7/2013 |
Descrição:
QUADROS, Ana Luiza de; LOPES, Cintia de Melo; SILVA, Fabio Augusto Brandão da; CORREA, Joane Mariela Miari; PIO, Jucelia Marisa; TORRES, Naira de Oliveira; PINTO, Patricia Leal; NOGUEIRA, Roberta Kelly.
A sala de aula é um espaço de formação humana, constituído pela diversidade e heterogeneidade. As relações pedagógicas que nela acontecem são impregnadas de subjetividade. Com o objetivo de entender, por meio de dados empíricos, quais são as percepções de estudantes e professores acerca das relações que se desenvolvem em sala de aula, aplicamos um instrumento de coleta de dados a professores e estudantes do curso superior de Química da Universidade Federal de Minas Gerais–UFMG. A nossa análise dos dados mostrou que as expectativas de estudantes e professores divergem em alguns pontos e que, provavelmente, não há um “contrato” preestabelecido sobre o papel de cada um. A afetividade, presente em toda relação humana, também permeia a relação professor/estudante, não sendo bem entendida. Há, inclusive, um certo “receio” de envolvimento quando a relação afetiva é vista como uma relação de amizade ou empatia.
Palavras-chave: Ensino superior. Relação professor e estudantes. Afetividade.
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483 0 bytes Ciência & Educação, v. 16, n. 1, p. 103-114, 2010 |
Categoria: Química Artigos |
Atividade Discursiva na Formação de Professores de Química: a construção do diálogo coletivo  |
Versão: 2011 Atualização: 24/7/2013 |
Descrição:
BENITE, Claudio R. Machado; DIAS, Karla Ferreira; PEREIRA, Lidiane de L. S.; BENITE, Anna M. Canavarro. Atividade Discursiva na Formação de Professores de Química: a construção do diálogo coletivo. Quim. Nova, Vol. 34, No. 7, 1281-1287, 2011
Esta pesquisa foi realizada em uma rede de pesquisa em ensino de ciências/química, como uma alternativa para formação inicial e continuada de professores. A rede é composta por professores em formação inicial, formadores de professores e professores da educação básica das diversas áreas da ciência. Assumindo a perspectiva sócio-histórica, o discurso vindo da interação social entre o coletivo de professores, foi o objeto de estudo. Nós apresentamos uma análise das interações do discurso e reflexões sobre a apropriação científica/química como uma prática social mediada pela linguagem complementar nossos resultados.
Palavras-chave: Formação de Professor em rede. Ensino de química. Diálogo coletivo.
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484 0 bytes Quim. Nova, Vol. 34, Nº 7 |
Categoria: Química Artigos |
A Pesquisa Educacional como Atividade Curricular na Formação de Licenciandos de Química  |
Versão: 2011 Atualização: 24/7/2013 |
Descrição:
SANGIOGO, Fábio André; ROSA, Simone Albrecht da; MALDANER, Otavio Aloísio.
O artigo reflete sobre a atividade de pesquisa educacional desenvolvida no componente curricular Pesquisa em Ensino de Química II, um dos componentes de iniciação à pesquisa educacional no curso de Química-Licenciatura da UNIJUÍ. Licenciandos, por meio de questionário respondido por acadêmicos de Química e da terceira série do Ensino Médio, identificaram diferentes níveis de significação envolvendo conceitos científicos fundamentais na compreensão das transformações químicas e seus efeitos térmicos. As respostas foram agrupadas segundo sua semelhança, resultando na construção de quatro categorias de análise para ambos os grupos. Foram consultados, também, livros didáticos de química do Ensino Médio e do Ensino Superior, que abordam o tema investigado. Com base no relato da pesquisa desenvolvida por licenciandos, conclui-se que a iniciação à pesquisa educacional pode ser realizada como atividade curricular, de modo a potencializar a formação do professor também como pesquisador de sua prática. Palavras-chave: Pesquisa em educação. Ensino de Química. Formação de professores. Ensino Superior. UNIJUÍ.
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487 0 bytes Ciência & Educação, v. 17, n. 3, p. 523-540, 2011 |
Categoria: Química Artigos |
La Importancia de la Historia de la Química en la Enseñanza Escolar: análisis del pensamiento y elab  |
Versão: 2010 Atualização: 2/8/2013 |
Descrição:
FERNÁNDEZ, Luigi Cuellar; GATICA, Mario Quintanilla; BLANCAFORT, Ainoa Marzàbal.
El reconocimiento de la importancia de incorporar disciplinas metacientíficas en la reflexión sobre la práctica profesional docente es uno de los aspectos en los que se trabaja actualmente en la investigación en Didáctica de las Ciencias. En el presente estudio se analizan diversos factores del pensamiento de un grupo de Profesores en Formación en relación a las implicaciones didácticas de incluir la historia de la Química en las secuencias de enseñanza. En un orden progresivo de autonomía, en la primera fase se valora a nivel teórico, en la segunda se analizan materiales con diferentes enfoques didácticos, y en la tercera fase se crean materiales inéditos. En la cuarta fase se analiza el grado de coherencia en las tres fases anteriores, y se elige una muestra representativa entre los participantes, a los que se entrevista en la quinta fase.
Palabras clave: Historia de la ciencia. Naturaleza de la ciencia. Modelos científicos. Concepciones docentes. Formación docente.
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489 0 bytes Ciência & Educação, v. 16, n. 2, p. 277-291, 2010 |
Categoria: Química Artigos |
Sustentabilidade Ambiental: Um Estudo com Pesquisadores Químicos no Brasil  |
Versão: 2013 Atualização: 6/9/2013 |
Descrição:
MARQUES, Carlos Alberto; GONÇALVES, Fábio Peres; YUNES, Santiago Francisco; MACHADO, Adélio A. S. C.
Um estudo que avaliou os pesquisadores químicos brasileiros sobre a compreensão em relação aos termos de Sustentabilidade Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, e sua avaliação de como lidar com a fragilidade ambiental e limites. Os resultados mostraram um certo grau de reconhecimento da necessidade de um desenvolvimento mais sustentável, mas pouco consenso na magnitude dos limites do ambiente. Os pesquisadores reconheceram as limitações dos paradigmas clássicos "da diluição" e "de risco", mas não mostrou nenhuma concordância sobre as exigências do novo "paradigma ecológico", baseado na sustentabilidade ambiental e os 12 princípios da Química Verde, importante para avaliar o papel de Química Verde para a Sustentabilidade.
Palavras-chave: Sustentabilidade Ambiental. Química Verde. Termodinâmica.
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497 0 bytes Quim. Nova, Vol. 36, N. 6 |
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