Educadores

Ínicio : Matemática : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Título (Z a A)

Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Mídias e Tecnologias no Ensino de Matemática Popular Versão: 
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
SIMOKA, Marcos Alexandre

A utilização de mídias e tecnologias dentro do ensino demanda mais espaço dentro das discussões atuais, em relação ao ensino e aprendizagem da Matemática. Devido a velocidade do avanço e da necessidade de uma nova visão por parte dos professores, em relação a utilização das mesmas, que ocupam cada vez mais espaço dentro do cotidiano de um educador. O foco deste artigo é retratar o uso destas tecnologias no âmbito educacional de Matemática, considerando a diversidade de métodos para compartilhar conhecimento, facilitando e aprimorando o trabalho do docente dentro de sala de aula.

Palavras-chave: Tecnologias. Ensino de Matemática e Recursos computacionais.

Downloads 5447  5447  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unipar - Universidade Paranaense  Site http://
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Metodologia da Resolução de Problemas Popular Versão: 
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
SOARES, Maria Teresa Carneiro e PINTO, Neuza Bertoni.

Um dos aspectos fundamentais que rege as mudanças educacionais e estimula as diferentes pesquisas em educação são o fato de se buscar desenvolver nos alunos a capacidade de aprender a aprender. Em nenhum momento se secundaria o conhecimento vigente, que é sempre o ponto de partida para o conhecimento novo, como bem mostra a hermenêutica. Apenas é equívoco pretender que na escola se faça apenas repasse, ou que nela apenas se ensina e apenas se aprende...

Palavras-chave: Educação matemática. Resolução de problemas.

Downloads 6032  6032  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Anped - GT19  Site http://www.ufrrj.br/emanped/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Materiais manipuláveis: uma experiência com alunos da Educação de Jovens e Adultos Popular Versão: 
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
JANUÁRIO, Gilberto

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) atende a um público que, geralmente, retoma seus estudos após longo período. Por isso, recorrer a recursos diferenciados pode ser uma boa possibilidade para motivá-los. Com esse pressuposto, apliquei regência utilizando material didático para trabalhar polinômios, pois, conforme Turrioni (2004, p. 78), os Materiais Manipuláveis, geralmente usados em escola de Educação Infantil, podem constituir um excelente recurso “para auxiliar ao aluno na construção de seus conhecimentos”. Lorenzato (2006, p. 21) defende que o Material Concreto “pode ser um excelente catalizador para o aluno construir o seu saber matemático”; Passos (2006, p. 78) considera que os Materiais Concretos “devem servir como mediadores para facilitar a relação professor/aluno/conhecimento no momento em que um saber está sendo construído”. Este trabalho visa relatar uma experiência com alunos do Ensino Médio, da EJA.

Palavras-chave: Materiais manipuláveis. Educação de Jovens e Adultos. Educação.

Downloads 15807  15807  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Pluridoc  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Matematica-divertida.com: uma comunidade virtual informal de Aprendizagem Popular Versão: pdf
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
Revemat - Revista Eletrônica de Educação Matemática. V3.4, p.41-54, UFSC: 2008

SANTOS, Renato Pires dos e SANTOS, Flávia Maria Teixeira dos

Neste trabalho apresentamos e analisamos o site Matemática Divertida (www.matematica-divertida.com), uma comunidade virtual informal de aprendizagem matemática. Essa comunidade foi criada com o objetivo de propiciar um espaço de interação, com troca de experiências, dúvidas, notícias entre os usuários; sempre no contexto da Matemática Divertida. Este site recebe uma média de 2000 visitantes semanais, que interagem em chats e fórum de discussão. Neste texto discutimos as características e a natureza das intervenções no fórum dessa comunidade e os padrões discursivos empregados pelos usuários.

Palavras Chave: Comunidade virtual. Matemática Divertida

Downloads 1079  1079  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revemat  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Matemática, Matemática Escolar e o Nosso Cotidiano Popular Versão: pdf
Atualização:  29/4/2012
Descrição:
Publicado em: Teoria e Prática da Educação, 4(8), pp. 125-138 (2001).

RUIZ, Adriano Rodrigues

Neste artigo apontamos a matemática e a matemática escolar como construções muito diferentes. Ao identificar as exigências matemáticas presentes em nosso cotidiano de não- matemáticos, percebemos que o espírito da matemática escolar é impróprio para a leitura das tramas que compõem o mundo em que vivemos. Enquanto isso, o acesso ao espírito contemporâneo da matemática surge como possibilidade intelectual para interrogarmos a realidade.

Palavras-chave: Leitura da realidade. Matemática. Matemática escolar.

Downloads 2292  2292  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Teoria e Prática da Educação  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Matemática e o caminho das artes: alfabetização matemática Popular Versão: PDF
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
TEIXEIRA, Manoel L. C.

Apresentamos neste trabalho considerações sobre a prática docente e estabelecemos relações entre linguagem e matemática. Usamos como base metodológica o lúdico, o jogo, a resolução de problemas, laboratório de matemática, visita a museus e fitas de áudio e vídeo e o Ateliê de Matemática. As modalidades de pesquisas são a histórica dialética e pesquisa ação. As artes que foram produzidas no Ateliê de Matemática, durante 15 anos serão divulgadas por meio dos trabalhos confeccionados. A experiência do professor em incluir nas disciplinas do curso de Pedagogia da UFRJ esta avançada abordagem de ensino tem sido motivo constante de criação de novas peças que serão apresentadas na exposição “Matemática e os Caminhos das Artes: Alfabetização Matemática”. A publicação do catálogo “Matemática e os Caminhos das Artes” e do livro “Alfabetização Matemática” foram alguns resultados obtidos.

Palavras-chave: Alfabetização Matemática. Linguagem. Matemática. Educação Matemática. Arte e Educação.

Downloads 2060  2060  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFRJ  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Matemática e língua materna: proposta para uma interação positiva Popular Versão: 
Atualização:  9/5/2012
Descrição:
COURA, Flávia C. Figueiredo.

Durante minha experiência escolar – inicialmente como aluna – sempre me chamou atenção a dificuldade que meus colegas apresentavam em “traduzir” o enunciado dos problemas da Língua Portuguesa para a Matemática. Dificuldade essa que continuou a me intrigar enquanto professora, pois se no trabalho com a utilização de algoritmos os alunos acabam atingindo os objetivos propostos, o mesmo não acontece quando se propõe a resolução de situações - problema. Nesse caso, pude observar que meus alunos apresentam dificuldade em, partindo das informações contidas no texto da situação problema, escolher uma estratégia para a resolução. Tendo como pressuposto a influência da leitura em Língua Portuguesa na aprendizagem em Matemática, minha proposta de trabalho tem como objetivo realizar um estudo para identificar as relações entre Matemática e Língua Materna, no âmbito das práticas de leitura e escrita nas aulas de matemática, bem como compreender como essas relações influenciam na aprendizagem dos alunos.

Downloads 5264  5264  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFMG.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Matemática e Educação Matemática: Re(construção) de sentidos com base na representação social Popular Versão: 
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
SILVA, Neide de Melo Aguiar.

Como construção lógico-dedutiva, como exercício de pensamento ou como auxiliar na experiência humana, o conhecimento matemático permeia a linguagem e as práticas cotidianas. Para alguns desperta interesse e instiga, para outros pode ser indiferente. Mas, para muitos, a assimilação (ou não) do conhecimento matemático no contexto escolar pode tornar-se constrangedor, gerando dificuldades, rejeição e pouco aproveitamento. Assim questiona-se, frequentemente, tanto os limites da construção como as formas de apropriação desse conhecimento. Várias dificuldades de aprendizagem apóiam-se em consensos como, por exemplo, que a Matemática é, por excelência, uma ciência abstrata e por isso mais difícil de ser assimilada; ou, ainda, que sua compreensão exige do aprendiz posturas e habilidades especiais. Dentre tantos que permeiam os vários contextos, os consensos podem se caracterizar como constitutivos da representação social da Matemática em um dado grupo, contribuindo por discernir motivos que levam (ou não) à sua expansão enquanto conhecimento a ser socializado. Tendências educacionais e correntes pedagógicas da atualidade propõem, de modo geral, uma abordagem de conteúdos capaz de contemplar o contexto social do estudante e suas individualidades. Jean Piaget, juntamente a inúmeros estudiosos que compartilham de suas ideias, defende o construtivismo e propõe um ensino de Matemática que ressalte situações concretas. Paulo Freire, educador brasileiro de renome internacional, preocupa-se com o educando inserido num contexto social a partir do qual se dará a inserção de conteúdos. Tais perspectivas são compartilhadas também dentre os educadores matemáticos, contribuindo por redefinir o campo, o objeto de estudo e novas diretrizes para a Educação Matemática. Ubiratan D’Ambrósio, um apaixonado por esta causa, defende uma abordagem aberta à Educação Matemática, com atividades motivadas, orientadas e induzidas a partir do meio; consequentemente, tratam-se de construções fundadas em conhecimentos anteriores. Estudos desenvolvidos por SOUZA(1992), FLORIANI (2000), SKOVSMOSE (2002), e muitos outros pesquisadores com atuação em diferentes contextos, defendem em comum quatro pontos fundamentais à Educação Matemática: contextualização do ensino, respeito à diversidade, desenvolvimento de habilidades e reconhecimento das finalidades científicas, sociais, políticas e histórico-culturais. Os Parâmetros Curriculares Nacionais, por sua vez, vêm sendo tomados no país como instigadores do diálogo entre docentes e destes com o próprio meio social. Enquanto diretrizes educacionais apontam a identificação de sentidos e significados da Matemática para os estudantes como mecanismos de reconhecimento e consolidação de conexões estabelecidas entre o conhecimento e o cotidiano, entre os diversos conteúdos, disciplinas e áreas do conhecimento. E dentre os jovens estudantes, como se organizam as diversas concepções acerca do conhecimento matemático? O conhecimento dessas organizações pode constituir-se como delineador na sistematização e estruturação da Matemática e Educação Matemática, enquanto áreas do conhecimento que perpassam o espaço escolar?

Downloads 821  821  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma FURB.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Matemática e arte – implicações pedagógicas Popular Versão: PDF
Atualização:  8/8/2013
Descrição:
GUSMÃO, Lucimar Donizete

Este relato é resultado de um trabalho realizado com professores de Matemática da Rede Pública Estadual de Ensino, do Estado do Paraná. Visando a formação continuada dos professores, alguns minicursos foram elaborados, entre eles Matemática e Arte – Implicações Pedagógicas. O objetivo do mesmo foi desenvolver um trabalho interdisciplinar entre Matemática e Arte a fim de ampliar as possibilidades de abordagens dos conteúdos e promovendo um ensino e uma aprendizagem mais efetivos em Matemática. O minicurso em questão promoveu discussões sobre padrões de beleza e tratou de conceitos de Razão Áurea, Proporção, Proporção Áurea, Número de Ouro, Polinômios, Equações, Geometria Plana, Sequências, entre outros. Por meio de atividades práticas, esses conceitos foram construídos gradativamente, sendo possível a abordagem tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio. O minicurso apresentou reflexões, indagações, promoveu discussão e resgatou novas e diferentes estratégias para o ensino da Matemática na Educação Básica no Estado do Paraná.

Palavras-chave: Formação Continuada. Matemática. Arte. Interdisciplinaridade.

Downloads 2029  2029  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma X ENEM  Site http://www.lematec.net/CDS/ENEM10/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Manipulando Materiais, (Re)Descobrindo a Matemática: possibilidades em sala de aula Popular Versão: 
Atualização:  9/5/2012
Descrição:
JANUÁRIO, Gilberto; TINTI, Douglas da Silva

O Ensino Médio tem sido muito discutido em encontros educacionais, possivelmente por ser o período escolar que antecede o Ensino Superior. As instituições governamentais ligadas ao MEC vêm mostrando preocupação com esse nível de ensino e, por isso, elaboram constantemente material para auxiliar os professores. Com isso, há uma cobrança para que esses docentes mostrem resultado por meio de notas que seus alunos obtêm nas avaliações institucionais. Nossa proposta, neste trabalho, não é questionar o sistema avaliativo ou mesmo as políticas educacionais, mas discutir: De que forma podemos, enquanto educadores contribuir, em sala de aula, para motivar os alunos a se interessarem pelas aulas de Matemática? Que recursos utilizar? De que forma utilizá-los para que os educandos tenham uma aprendizagem significativa? Jesus e Fini (2005) buscam dar significado à Matemática por meio da manipulação de materiais, especificamente de jogos, pois “esses recursos poderão atuar como catalisadores do processo natural de aprendizagem, aumentando a motivação e estimulando o aluno, de modo a aumentar a quantidade e a qualidade de seus estudos”.

Palavras-chave: Aprendizagem significativa. Materiais manipuláveis. Jogo.

Downloads 5061  5061  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UnG- Universidade de Guarulhos  Site http://
Avaliação: 9.00 (2 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 (10) 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 »