Categoria: Matemática Artigos |
História da Educação Matemática: interrogações metodológicas |
Versão: pdf Atualização: 6/6/2013 |
Descrição:
Revemat - Revista Eletrônica de Educação Matemática. V2.2, p.28-49, UFSC: 2007
VALENTE, Wagner Rodrigues
Este texto discute aspectos teórico-metodológicos envolvidos em pesquisas da história da educação matemática. A argumentação desenvolvida alinha as investigações de caráter histórico, no âmbito da educação matemática, à história, à história da educação. Assim, o trabalho defende a ideia da necessidade dos historiadores da educação matemática ficarem de posse do instrumental utilizado por historiadores, em seu ofício de produzir história. Afastando-se do viés didático de pensar a história com instrumento de ensino, o texto intenta discutir a pesquisa, em história da educação matemática, como o alargamento da compreensão do processo de escolarização dos saberes, em particular, da matemática.
Palavras-chave: História da educação matemática. Metodologia. Livro didático de matemática.
|
673 0 bytes Revemat http:// |
Categoria: Matemática Artigos |
História da Matemática e Educação Matemática |
Versão: Atualização: 29/4/2012 |
Descrição:
VIANNA, Carlos Roberto.
Recentemente estive em uma mesa redonda onde os temas seriam as Tendências da Educação Matemática. Uma destas tendências era a História da Matemática e sobre ela competia a mim discorrer. Na apresentação das pessoas que comporiam a mesa foi dito que eu era um doutor em História da Matemática. Minha intervenção já estava escrita e impressa, e nela eu começava por questionar se, de fato, a História da Matemática tinha condições de ser entendida como uma “tendência” dentro da educação matemática... e também tive que explicar que eu não era doutor em História da Matemática, e sim em Educação, embora meus trabalhos de mestrado e de doutorado tenham muitos vínculos com a História (sem ser “da” matemática!). Então, cá estou de novo, escrevendo uma intervenção que será discutida em um Seminário de caráter nacional, e o tema dessa mesa põe em relação a História da Matemática e a Educação Matemática. Ante a insistência dos organizadores dos congressos, nacionais e internacionais, devo admitir que deva haver uma relação entre elas.
|
3901 0 bytes GHOEM - Grupo História Oral e Educação Matemática. http:// |
Categoria: Matemática Artigos |
História Oral e Educação Matemática: de um inventário a uma regulação. |
Versão: Atualização: 29/4/2012 |
Descrição:
GARNICA, Antonio Vicente Marafioti.
Em trabalho anterior (Cf. GARNICA, 2002) investigamos a radical mudança paradigmática da historiografia – a escola dos Annales – e acompanhamos, com as gerações que sucedem a de Marc Bloch e Lucien Febvre, a trajetória que culmina nos dias de hoje quando é questionado o corpo fragmentado da História contemporânea em suas múltiplas tendências, objetos, interfaces e metodologias, dentre as quais a História Oral. Acreditando ser a abordagem metodológica radicada na História Oral extremamente apropriada para a História da Educação Matemática, tratamos de analisar pesquisas em Educação Matemática já desenvolvidas sob os parâmetros da História Oral (Oliveira, 1997; Souza, 1999; Vianna, 2000; Teixeira, 2000; Lando, 2002 e Guérios 2002) visando à elaboração de um referencial teórico – ao que chamamos “uma regulação” metodológica. Tendo esses trabalhos em Educação Matemática como suportes primários, juntamos a eles outras referências vindas da História, da Sociologia, da Psicologia Social e da Antropologia e formulamos a regulação que cabe a esse artigo apresentar.
|
2018 0 bytes GHOEM - Grupo História Oral e Educação Matemática. http:// |
Categoria: Matemática Artigos |
História Oral e Educação Matemática: proposta metodológica, exercício de pesquisa |
Versão: Atualização: 29/4/2012 |
Descrição:
GARNICA, Antonio Vicente Marafioti.
O ensaio no qual se inscreveu primeiramente este texto(1) foi propositalmente pensado e desenvolvido de forma a ressaltar, caoticamente, a organicidade e estabilidade no – também defendido como caótico – movimento de pesquisa. Assim, os procedimentos metodológicos que lhe dão sustentação, radicados na História Oral, não são totalmente casuais ou empregados de modo inédito. Para coletar os depoimentos e configurá-los numa forma julgada adequada ao trabalho de pesquisa, seguimos as indicações bibliográficas que nos foram surgindo e, mais importante do que esse arsenal bibliográfico básico, foi nossa proximidade com os projetos (finalizados ou em andamento) dos integrantes do Grupo de Pesquisa “História Oral e Educação Matemática”. Assim, a terceira pessoa do plural que usamos no decorrer de todo esse estudo não é uma humildade disfarçada (o nós descentralizando o eu) nem um exercício de diluição de responsabilidades. Trata-se de ressaltar que as elaborações aqui registradas são apropriações de esforços vários, de um coletivo de pesquisadores que com seus trabalhos têm contribuído para inscrever a História Oral como método de pesquisa adequado, importante e produtivo para a Educação Matemática.
|
1539 0 bytes GHOEM - Grupo História Oral e Educação Matemática. http:// |
Categoria: Matemática Artigos |
História Oral e Educação Matemática: um inventário |
Versão: Atualização: 6/6/2013 |
Descrição:
GARNICA, Antonio Vicente Marafioti.
Este texto é parte de um projeto de pesquisa que visa à sistematização de um referencial teórico para estudos em Educação Matemática que tomam – ou pretendem tomar – a História Oral como solo comum a partir do qual diferentes “objetos” são focados. Os projetos em Educação Matemática e História Oral, atualmente, são desenvolvidos de forma sistemática por integrantes do grupo de pesquisa “História Oral e Educação Matemática” (GHOEM), constituído em meados de 2002, que, interinstitucionalmente, reúne pesquisadores da USC – Universidade do Sagrado Coração de Bauru, Unesp – campus de Bauru e campus de Rio Claro, UFPR – Universidade Federal do Paraná, Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), Universidade Paulista (UNIP), Unicamp – Universidade de Campinas (Unicamp) e Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UFMS). Este artigo resume as contribuições de pesquisadores que desenvolveram trabalhos na interface História Oral/Educação Matemática antes da formação do referido grupo de pesquisa, e apresenta-se como uma contribuição na medida em que traça um esboço do panorama das pesquisas desenvolvidas entre 1997 e 2001, a partir do que a sistematização de uma linha teórico-metodológica específica pode ser constituída com maior clareza, como síntese de um esforço conjunto de vários pesquisadores, em diferentes momentos e com interesses vários. Trata-se, portanto, de agrupar contribuições por vezes dispersas, com o que se constitui um esboço de estado da arte no qual são listados e apresentadas investigações precursoras neste enfoque específico de vinculação História Oral/Educação Matemática. Poderíamos caracterizar os trabalhos aqui listados, de forma mais resumida, como estudos que, em Educação Matemática, assumem a História Oral como metodologia de pesquisa.
|
763 0 bytes GHOEM - Grupo História Oral e Educação Matemática. http:// |
|