Educadores

Ínicio : Matemática : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Data (novos listados primeiro)

Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Modelagem Matemática: as Interações Discursivas de Crianças da 4ª série a partir de um Estudo sobre  Popular Versão: pdf
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
Publicado na V Conferência Nacional sobre Modelagem Matemática – V CNMEM

LUNA, Ana Virginia de Almeida e ALVES, Josélia

Este estudo pretendeu compreender as interações discursivas entre professor-aluno e aluno-aluno nas séries iniciais a partir do ambiente de Modelagem Matemática. Os participantes da investigação foram uma professora e vinte e duas crianças, entre nove e onze anos de idade, que cursavam a quarta série do Ensino Fundamental em uma instituição particular de ensino em Feira de Santana, no interior da Bahia. A trajetória teórico-metodológica proposta partiu de uma abordagem qualitativa, sendo os dados coletados a partir de registros orais transcritos de filmagens, bem como de escritos realizados durante as observações. A análise dos dados apontou que a Modelagem Matemática é um ambiente de aprendizagem que favorece o desenvolvimento de interações discursivas, contribuindo para o desenvolvimento de um pensamento mais crítico e reflexivo pelas crianças e ampliação do repertório dos alunos em relação aos conhecimentos técnicos e matemáticos.

Palavras-chave: Modelagem Matemática. Interações discursivas. Séries iniciais.

Downloads 1686  1686  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma CNMEM  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Modelagem matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma investigação imperativa Popular Versão: PDF
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
SILVA, Vantielen da Silva e KLÜBER, Tiago Emanuel

As pesquisas sobre Modelagem Matemática na Educação Matemática têm se ampliado no cenário educacional e apresentado contribuições relevantes para o ensino da matemática nas diferentes etapas da Educação. A partir disso, com o intuito de nos aproximarmos dessas pesquisas, pelo menos em parte, desenvolvemos esse artigo buscando responder ao questionamento: em que níveis de ensino estão focadas as pesquisas brasileiras sobre Modelagem Matemática na Educação Matemática e o que isso revela? Para responder a esse questionamento direcionamos nossa pesquisa aos resumos dos trabalhos stricto sensu disponíveis no Banco de Teses da Capes, Brasil. Nesse momento inicial, pudemos compreender que a Modelagem Matemática no âmbito da Educação Matemática apresenta-se como uma tendência que contribui com o desenvolvimento da aprendizagem significativa e com a melhoria da qualidade de Ensino em Matemática. Porém, a maior parte das investigações aponta a sua presença e contribuições para os Anos Finais e Ensino Médio, sendo incipientes as produções ou reflexões sobre a possibilidade de seu uso nos Anos Iniciais, ou seja, entre o 1º e 5º Ano do Ensino Fundamental.

Palavras-chave: Matemática. Anos Iniciais. Educação Matemática. Modelagem.

Downloads 492  492  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Reveduc  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Modelagem Matemática nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental: um Estudo de Caso no 1º Ciclo Popular Versão: pdf
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
Publicado em: Conferencia Interamericana de Educacion Matematica, 12, Santiago de Querétaro. Anais... Santiago de Querétaro: Comitê Interamericano de Educación Matemática, 2007. 1 CDROM.

LUNA, Ana Virginia de Almeida

A presente pesquisa está dirigida à compreensão de aspectos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem de conhecimentos matemáticos através do ambiente de Modelagem Matemática. O objetivo da investigação foi contribuir para uma melhor compreensão sobre o papel das discussões matemáticas em situações de modelagem nas séries iniciais, com temas inicialmente propostos pela pesquisadora e, posteriormente, ampliados pelos sujeitos da pesquisa. A população investigada foi um grupo de segunda série do Ensino Fundamental com uma professora e vinte e dois sujeitos, entre oito e nove anos de idade, em uma instituição particular de ensino em Feira de Santana, no interior da Bahia, no Brasil. Para isso, a trajetória teórico-metodológica proposta partiu de uma abordagem qualitativa através do desenvolvimento de um estudo de caso, sendo os dados coletados a partir de registros orais transcritos de filmagens e de registros escritos realizados no decorrer do trabalho em sala de aula. A análise dos dados aponta que a Modelagem Matemática é um ambiente de aprendizagem que favorece o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem da Matemática, propiciando o desenvolvimento de um pensamento mais crítico e reflexivo pelas
crianças.

Palavras-chave: Modelagem Matemática. Ensino-aprendizagem. Séries iniciais.

Downloads 5434  5434  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma CIEM  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Modelagem Matemática e Pedagogia de Projetos: aspectos comuns Popular Versão: PDF
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
ALEXANDRIA Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.2, n.2, p.87-116, jul. 2009 ISSN 1982-5153

RIPARDO, Ronaldo Barros; OLIVEIRA, Marcelo de Sousa; SILVA, Francisco Hermes da

É emergente na educação escolar brasileira a necessidade da adoção de novos comportamentos no que diz respeito à prática docente, pois, do modo como está sendo conduzida, muito pouco se conquistará do imenso leque de objetivos que a ela são atribuídos. O ensino da matemática urge pelo incremento de novas práticas pedagógicas com o intuito de tirar do professor a ideia de que exclusivamente por sua ação verbal se conseguirá promover um aprendizado significativo. A modelagem matemática e os projetos de trabalho aliam em si a vantagem de partirem de uma situação-problema que envolve diretamente o aluno para fazê-los chegarem a uma resposta, a um modelo matemático a partir do diálogo e da interação entre os pares. Rompem com o antigo sistema que se utiliza de constructos matemáticos prontos e acabados para almejar-se uma posterior contextualização. Como nova tendência que surge no campo da Educação Matemática, a modelagem precisa ser discutida e debatida em consonância com outras possibilidades de práticas educacionais, como a Pedagogia de Projetos, para que suas confluências possam ser percebidas e, aos poucos, irem sendo acrescidas nas atividades de ensino nas escolas brasileiras, principalmente nas aulas de matemática.

Palavras-chave: Educação matemática. Pedagogia de projetos. Projetos de trabalho. Modelagem matemática.

Downloads 6251  6251  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Alexandria  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Mídias e Tecnologias no Ensino de Matemática Popular Versão: 
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
SIMOKA, Marcos Alexandre

A utilização de mídias e tecnologias dentro do ensino demanda mais espaço dentro das discussões atuais, em relação ao ensino e aprendizagem da Matemática. Devido a velocidade do avanço e da necessidade de uma nova visão por parte dos professores, em relação a utilização das mesmas, que ocupam cada vez mais espaço dentro do cotidiano de um educador. O foco deste artigo é retratar o uso destas tecnologias no âmbito educacional de Matemática, considerando a diversidade de métodos para compartilhar conhecimento, facilitando e aprimorando o trabalho do docente dentro de sala de aula.

Palavras-chave: Tecnologias. Ensino de Matemática e Recursos computacionais.

Downloads 5448  5448  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unipar - Universidade Paranaense  Site http://
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Metodologia da Resolução de Problemas Popular Versão: 
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
SOARES, Maria Teresa Carneiro e PINTO, Neuza Bertoni.

Um dos aspectos fundamentais que rege as mudanças educacionais e estimula as diferentes pesquisas em educação são o fato de se buscar desenvolver nos alunos a capacidade de aprender a aprender. Em nenhum momento se secundaria o conhecimento vigente, que é sempre o ponto de partida para o conhecimento novo, como bem mostra a hermenêutica. Apenas é equívoco pretender que na escola se faça apenas repasse, ou que nela apenas se ensina e apenas se aprende...

Palavras-chave: Educação matemática. Resolução de problemas.

Downloads 6034  6034  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Anped - GT19  Site http://www.ufrrj.br/emanped/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Materiais manipuláveis: uma experiência com alunos da Educação de Jovens e Adultos Popular Versão: 
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
JANUÁRIO, Gilberto

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) atende a um público que, geralmente, retoma seus estudos após longo período. Por isso, recorrer a recursos diferenciados pode ser uma boa possibilidade para motivá-los. Com esse pressuposto, apliquei regência utilizando material didático para trabalhar polinômios, pois, conforme Turrioni (2004, p. 78), os Materiais Manipuláveis, geralmente usados em escola de Educação Infantil, podem constituir um excelente recurso “para auxiliar ao aluno na construção de seus conhecimentos”. Lorenzato (2006, p. 21) defende que o Material Concreto “pode ser um excelente catalizador para o aluno construir o seu saber matemático”; Passos (2006, p. 78) considera que os Materiais Concretos “devem servir como mediadores para facilitar a relação professor/aluno/conhecimento no momento em que um saber está sendo construído”. Este trabalho visa relatar uma experiência com alunos do Ensino Médio, da EJA.

Palavras-chave: Materiais manipuláveis. Educação de Jovens e Adultos. Educação.

Downloads 15808  15808  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Pluridoc  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Matematica-divertida.com: uma comunidade virtual informal de Aprendizagem Popular Versão: pdf
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
Revemat - Revista Eletrônica de Educação Matemática. V3.4, p.41-54, UFSC: 2008

SANTOS, Renato Pires dos e SANTOS, Flávia Maria Teixeira dos

Neste trabalho apresentamos e analisamos o site Matemática Divertida (www.matematica-divertida.com), uma comunidade virtual informal de aprendizagem matemática. Essa comunidade foi criada com o objetivo de propiciar um espaço de interação, com troca de experiências, dúvidas, notícias entre os usuários; sempre no contexto da Matemática Divertida. Este site recebe uma média de 2000 visitantes semanais, que interagem em chats e fórum de discussão. Neste texto discutimos as características e a natureza das intervenções no fórum dessa comunidade e os padrões discursivos empregados pelos usuários.

Palavras Chave: Comunidade virtual. Matemática Divertida

Downloads 1083  1083  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revemat  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Matemática e o caminho das artes: alfabetização matemática Popular Versão: PDF
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
TEIXEIRA, Manoel L. C.

Apresentamos neste trabalho considerações sobre a prática docente e estabelecemos relações entre linguagem e matemática. Usamos como base metodológica o lúdico, o jogo, a resolução de problemas, laboratório de matemática, visita a museus e fitas de áudio e vídeo e o Ateliê de Matemática. As modalidades de pesquisas são a histórica dialética e pesquisa ação. As artes que foram produzidas no Ateliê de Matemática, durante 15 anos serão divulgadas por meio dos trabalhos confeccionados. A experiência do professor em incluir nas disciplinas do curso de Pedagogia da UFRJ esta avançada abordagem de ensino tem sido motivo constante de criação de novas peças que serão apresentadas na exposição “Matemática e os Caminhos das Artes: Alfabetização Matemática”. A publicação do catálogo “Matemática e os Caminhos das Artes” e do livro “Alfabetização Matemática” foram alguns resultados obtidos.

Palavras-chave: Alfabetização Matemática. Linguagem. Matemática. Educação Matemática. Arte e Educação.

Downloads 2065  2065  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFRJ  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Matemática e Educação Matemática: Re(construção) de sentidos com base na representação social Popular Versão: 
Atualização:  6/6/2013
Descrição:
SILVA, Neide de Melo Aguiar.

Como construção lógico-dedutiva, como exercício de pensamento ou como auxiliar na experiência humana, o conhecimento matemático permeia a linguagem e as práticas cotidianas. Para alguns desperta interesse e instiga, para outros pode ser indiferente. Mas, para muitos, a assimilação (ou não) do conhecimento matemático no contexto escolar pode tornar-se constrangedor, gerando dificuldades, rejeição e pouco aproveitamento. Assim questiona-se, frequentemente, tanto os limites da construção como as formas de apropriação desse conhecimento. Várias dificuldades de aprendizagem apóiam-se em consensos como, por exemplo, que a Matemática é, por excelência, uma ciência abstrata e por isso mais difícil de ser assimilada; ou, ainda, que sua compreensão exige do aprendiz posturas e habilidades especiais. Dentre tantos que permeiam os vários contextos, os consensos podem se caracterizar como constitutivos da representação social da Matemática em um dado grupo, contribuindo por discernir motivos que levam (ou não) à sua expansão enquanto conhecimento a ser socializado. Tendências educacionais e correntes pedagógicas da atualidade propõem, de modo geral, uma abordagem de conteúdos capaz de contemplar o contexto social do estudante e suas individualidades. Jean Piaget, juntamente a inúmeros estudiosos que compartilham de suas ideias, defende o construtivismo e propõe um ensino de Matemática que ressalte situações concretas. Paulo Freire, educador brasileiro de renome internacional, preocupa-se com o educando inserido num contexto social a partir do qual se dará a inserção de conteúdos. Tais perspectivas são compartilhadas também dentre os educadores matemáticos, contribuindo por redefinir o campo, o objeto de estudo e novas diretrizes para a Educação Matemática. Ubiratan D’Ambrósio, um apaixonado por esta causa, defende uma abordagem aberta à Educação Matemática, com atividades motivadas, orientadas e induzidas a partir do meio; consequentemente, tratam-se de construções fundadas em conhecimentos anteriores. Estudos desenvolvidos por SOUZA(1992), FLORIANI (2000), SKOVSMOSE (2002), e muitos outros pesquisadores com atuação em diferentes contextos, defendem em comum quatro pontos fundamentais à Educação Matemática: contextualização do ensino, respeito à diversidade, desenvolvimento de habilidades e reconhecimento das finalidades científicas, sociais, políticas e histórico-culturais. Os Parâmetros Curriculares Nacionais, por sua vez, vêm sendo tomados no país como instigadores do diálogo entre docentes e destes com o próprio meio social. Enquanto diretrizes educacionais apontam a identificação de sentidos e significados da Matemática para os estudantes como mecanismos de reconhecimento e consolidação de conexões estabelecidas entre o conhecimento e o cotidiano, entre os diversos conteúdos, disciplinas e áreas do conhecimento. E dentre os jovens estudantes, como se organizam as diversas concepções acerca do conhecimento matemático? O conhecimento dessas organizações pode constituir-se como delineador na sistematização e estruturação da Matemática e Educação Matemática, enquanto áreas do conhecimento que perpassam o espaço escolar?

Downloads 822  822  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma FURB.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 (10) 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 »